Sérgio Moro – Sociopata ou Psicopata?

 

(Termos e definições extraídos de  https://www.geledes.org.br/5-diferencas-entre-psicopatas-e-sociopatas/ )

Apesar das semelhanças, existem algumas diferenças entre a sociopatia e psicopatia:

1. Os psicopatas não têm uma consciência:

Em absolutamente nenhum momento, seja antes ou depois, Sérgio Moro demonstrou qualquer crise de consciência, arrependeu-se de malfeitos ou mentiras. Até as “desculpas” que deu a Teori Zavascki , no caso do vazamento do áudio Lula-Dilma, foram “protocolares”. Não demonstrou qualquer indício de empatia quando Dona Marisa faleceu, mantendo-a ILEGALMENTE nos processos que condenaram o ex-presidente Lula.

Aqui, Sérgio Moro ganharia 1 ponto para ser um psicopata.

 

2. Os psicopatas são manipuladores e calculistas

Aqui, não fica difícil identificar. Grande MANIPULADOR da Lava-Jato, apesar da diminuta figura intelectual. Calculou os mínimos detalhes envolvendo depoimentos, prazos, manipulação da mídia (algo que admitiu ser necessário até em papel acadêmico, mas atualmente mente dizendo que não é coisa que já fez), manipulação da opinião pública, dos processos envolvendo a lava-jato e de tribunais superiores.

Não há nada mais afim entre um PSICOPATA e Sérgio Moro do que este tópico, então, temos 2 pontos para que nosso Ministro da Justiça seja considerado um PSICOPATA.

 

3. Os sociopatas são capazes de formar relacionamentos com os outros

Aqui, temos, talvez, o ponto mais complicado de analisar. Realmente, os sociopatas se diferenciam dos psicopatas porque são capazes de sentir “empatia”, “compaixão” e outros sentimentos afins, como “amor”, “paixão”. É sabido que Moro tem uma forte relação com sua esposa, além de amizades em vários campos do universo jurídico e extra-jurídico… NO ENTANTO, também é constatado cientificamente que os PSICOPATAS são capazes de EMULAR alguns destes sentimentos, para parecerem pessoas normais. Pessoalmente, conheço um psicopata que se passa por uma pessoa normal facilmente, tendo família, amigos e sendo uma pessoa até “popular” em seu meio de trabalho, dando palestras e até sendo uma mini-personalidade no youtube.

Porém, sem dados mais concretos, afirmar que o Senhor Sérgio Moro finge, emula, mente, em todas suas relações emocionais é um pouco demais, falta qualquer dado mais concreto.

Aqui, tiro um ponto da PSICOPATIA, deixando o Ministro como mero SOCIOPATA… in dubio, pro reu 🙂

 

4. O cérebro de um psicopata é diferente do cérebro de outras pessoas

(Como não tenho acesso a nenhum scan do cérebro de Moro, não posso afirmar nada, então deixo o texto original como referência)

Curiosamente, o cérebro de um psicopata é diferente do de outras pessoas (Robinson, 2014). Como você pode ver na foto da tomografia do cérebro, o córtex pré-frontal (a parte frontal do cérebro), que é responsável pela tomada de decisão, comportamento social e expressão da personalidade, e a amígdala (pequena área no meio), que é responsável pelas emoções, não se acendem na varredura do cérebro de um psicopata, o que significa que há pouca ou nenhuma atividade nessas regiões.

Isto significa que quando as pessoas “normais” encontram a violência, a frequência cardíaca aumenta e suas mãos começam a suar. Um psicopata tem uma reação oposta em que ele fica mais calmo. Isso ajuda psicopatas a se envolverem em comportamentos de risco, e às vezes criminosos, já que eles não temem consequências.

5. A psicopatia é uma forma mais grave da sociopatia

Aqui, como diz o Nassif, estamos no BUSÍLIS da questão. Sabemos que um Sociopata é um meio termo entre uma pessoa “normal” e um “psicopata”. Apresenta características de ambos, assim como há um amplo espectro no autismo, por exemplo.

A incidência de psicopatas e sociopatas entre figuras de autoridade, CEOs, presidentes, ministros, ditadores, reis, é amplamente provada ( https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-41981316 e https://www.polbr.med.br/2019/04/13/psicopatia-por-um-especialista/ ), mas não sou especialista ou psiquiatra para ficar dando diagnósticos.

O OBJETIVO deste texto é muito mais chamar atenção ao comportamento do Senhor Sérgio Moro e fornecer um arcabouço para entendê-lo. Se é um conjunto de afirmações ruins, deve então ser esquecido.

Pessoalmente, considero extremamente adequado… mesmo não sendo possível “provar” nada do que está aqui escrito, eu não me colocaria em uma situação de perigo frente a esta figura pública… considero que o mesmo é capaz de absolutamente qualquer coisa para conseguir o que quer.

 

Referências

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.

Robinson, K. M. (2014, August 24). Sociopath vs. Psychopath: What’s the Difference? WebMD. Retrieved from http://www.webmd.com/mental-health/features/sociopath-psychopath-difference#2

Tracy, N. (n.d.). Psychopath vs. Sociopath: What’s the Difference? HealthyPlace.com. Retrieved from http://www.healthyplace.com/personality-disorders/psychopath/psychopath-vs-sociopath-what-s-the-difference/

 

 

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador