Sistema do INSS não está pronto e pedidos se acumulam

Fila chega a 1,5 milhão de solicitações, dois meses após aprovação da reforma da Previdência

Jornal GGN – Nenhum pedido de aposentadoria foi atendido desde o dia 13 de novembro, quando as novas regras da Previdência entraram em vigor. O governo só deve apresentar uma solução para o caso na próxima quarta-feira.

Segundo informações do jornal O Globo, mais de dois milhões de pedidos estão represados – sendo 1,5 milhão de solicitações de aposentadorias e o restante de pedidos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Apenas os benefícios que não sofreram mudanças com a reforma, como a aposentadoria rural, estão sendo concedidos.

A concessão de benefícios vem em crescente retenção por conta de um corte de funcionários por motivos de aposentadoria. Uma medida que desafogou a demanda (mas não resolveu o problema) foi a medida provisória que autorizou um pente fino no INSS, que pagava bônus para servidores voltados à análise de pedidos suspeitos de irregularidade.

Em entrevista, o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou que a decisão envolve uma análise atenta do orçamento, e há propostas na mesa do ministro da pasta, Paulo Guedes. A pasta deve efetuar um anúncio relacionado sobre o tema na quarta-feira.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Discussão da PEC sobre Fundeb é adiada para março

4 comentários

  1. Enquanto pioram a Previdência para os mais desfavorecidos (era para ser pior ainda!), não preparam os sistemas para as mudanças e demitem na Dataprev para que a privatarização fique mais barata para os comparsas, digo compradores.
    É o espetáculo da competência e da boa fé!…

  2. Fila e tempo de espera vão aumentar cada vez mais…
    porque com a reforma o direito de se aposentar passou a ser detectado pelo sistema como uma irregularidade.

    deve ter sido alterado pra isso mesmo e para evitar pagamento retroativo pela data que o trabalhador já reunia todas as condições exigidas para se aposentar

  3. A chamada fala no Sistema a matéria não.
    Sendo Dataprev devem fazer uma licitação para alguma consultoria fazer.
    Aposto em uns três meses para ter algo funcionando.

  4. A esquerda arruma a bagunça, vem a midia e judiciario pra detonar a esquerda : o povo manipulado vota na direita e se ferra : quem sabe uma hora o povo aprende e se liberta de vez

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome