Small Caps: conheça a classificação de ações menos conhecidas

Quando o assunto são ações da Bolsa de Valores, muitas pessoas logo pensam em papéis de grandes instituições como Petrobras, Vale, Itaú, entre outras. Porém, é preciso lembrar que existem ações que não são tão conhecidas como as citadas aqui, mas que podem se mostrar ótimas oportunidades para o investidor.

Essas ações de empresas menos conhecidas são chamadas de Small Caps, conceito que você vai entender melhor a seguir.

O que são Small Caps?

O primeiro passo para entender as Small Caps é compreender o que diferencia grandes empresas das pequenas na Bolsa de Valores. Neste ambiente, as empresas são divididas de acordo com sua capitalização ou valor de mercado. As Small Caps são ações de empresas que possuem baixa capitalização, as quais também costumam ser chamadas de ações de segunda ou terceira linha.

As ações também podem ser consideradas Small Caps por outro motivo: elas não possuem a mesma liquidez que os papéis de grandes empresas da Bolsa. Ao compararmos o volume de negócios dessas ações, percebemos que o volume das small caps é bem menor do que as ações chamadas de primeira linha.

Um exemplo de Small Caps neste início de 2018 é a Gerdau Metalúrgica. O papel tem apresentado um ótimo desempenho desde o começo do ano e atraído os olhares de muitos investidores. Outro destaque é a Duratex, empresa que fabrica louças, componentes metálicos e painéis de madeira.

Cuidados na hora de investir em Small Caps

Apesar de poder ser uma grande oportunidade, por ter alto potencial de crescimento e de valorização, investir em Small Caps exige alguns cuidados devido aos riscos que o investidor fica exposto.

O primeiro deles é a baixa liquidez. Como o volume dessas ações costuma a ser baixo, o investidor que comprar essas ações pode encontrar dificuldade para vendê-las.

Outro problema que pode ser encontrado é a dificuldade de análise dessas ações, já que muitas vezes elas estão na Bolsa há pouco tempo e há dificuldade de definir padrões gráficos ou analisar os fundamentos de gestão de forma aprofundada.

O fato de serem empresas novas também torna o processo de precificar as ações de maneira correta e compatível com as operações e valorização de marca. Afinal, da mesma maneira que elas podem sofrer grandes valorizações, também podem cair de forma expressiva.

Por último, outro problema que precisa ser levado em consideração é a incerteza de crescimento. Como a maioria das empresas na lista de ações Small Caps ainda é jovem, pode ser que suas operações ainda não sejam sólidas ou que a instituição esteja enfrentando problemas financeiros ou até jurídicos, como uma recuperação judicial.

Sendo assim, é muito importante estudar bem o mercado e os papéis que se pretende adquirir. Contar com o apoio de profissionais do mercado também pode fazer uma grande diferença na hora de tomar boas decisões.

Conheça o índice das Small Caps

A Bolsa de Valores brasileira, a B3, conta com um índice muito importante e também muito conhecido: o Índice Bovespa, ou apenas Ibovespa (IBOV). Ele está ligado aos grandes papéis negociados na Bolsa.

Apesar dos holofotes estarem focados no Ibovespa, existem outros índices na Bolsa de Valores brasileira e um deles é o SMLL. Assim como o IBOV, o SMLL é uma carteira teórica de ações, mas nesse caso é composto pelas ações e units das empresas de menor capitalização da Bolsa.

Dessa forma, ele funciona como um indicador do desempenho médio dessas ações.

Atente-se bem a um detalhe do SMLL: não é possível investir em ações Small Caps fazendo investimentos no índice. Se você pretende investir no SMLL, deve procurar fundos de índice de ações, conhecidos como ETF (Exchange Traded Funds).

 

O investimento em Small Caps é mais uma entre as tantas formas que o investidor tem para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores. Este ambiente é rico de possibilidades e pode potencializar ganhos, se o investimento for feito de forma estratégica e planejada.

 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador