Sociedade deve se unir em defesa da democracia, diz Associação Brasileira de Imprensa

Da ABI (Associação Brasil de Imprensa)

Unidade contra ameaças e intimidações

Neste momento, em que crescem as ameaças e intimidações aos jornalistas e outros brasileiros, tendo como principais exemplos as sofridas por Glenn Greenwald, Míriam Leitão e Sérgio Abranches, acompanhadas de demissões e afastamento de profissionais, promovidas por veículos de comunicação, como a que ocorreu com Paulo Henrique Amorim, a ABI conclama os jornalistas, os democratas e as entidades da sociedade civil a se unirem para garantirmos o Estado Democrático de Direito.

Veja também: Como foram plantadas as sementes do ódio que atingiram Miriam Leitão, por Luis Nassif

Leia mais: Mídia esconde atentado a evento com Glenn Greenwald em Paraty, por Alceu Castilho

A radicalização de grupos político-ideológicos, que se caracterizam, basicamente, pelo desprezo ao conhecimento e pela rejeição à diversidade, representa um retrocesso civilizatório inaceitável para a democracia brasileira.

É cada dia mais preocupante o crescimento da ousadia destes grupos, na maior parte das vezes, escondidos pelo anonimato das redes sociais. Agora, no entanto, decidiram sair das ofensas para a intimidação direta, com ameaças e ações públicas, como em Paraty.

Para a “Casa do Jornalista”, a utilização da Constituição Federal e dos demais instrumentos legais deve ser a forma de enfrentamento a estes atentados à liberdade de reunião e de expressão.

A ABI, juntamente com as demais entidades democráticas da sociedade civil, exige que o Estado brasileiro aja em defesa dos princípios fundamentais da nossa democracia, investigando e aplicando a lei contra os que ameaçam e intimidam participantes de reuniões pacíficas.

Paulo Jeronimo de Sousa
Presidente

Redação

Redação

View Comments

  • A ABI tanto chafurdou na lama que perdeu o timing.
    Onde estava ABI na semana passada? Longe de Paraty?
    Ou seja, democracia só é boa quando atacam nossos adversários políticos.
    Quando nos atacam virou ditadura.

  • Colocaram o Gleen agora pra angariar apoio. O jornalista do Intercept vem sofrendo ataque após ataque e esses vermes nem se dignaram a emitir duras notas contra essa barbaridade brasileira.

  • Confusão, mistério: quem deu a facada em Miriam Leitão não foi o Bispo... Terá sido o Sr. Mostarda, com o candelabro, na Sala de Música?

    O pessoal que dirige a firma "Globo" já cuidou de seus "esquerdistas", porque não cuidaria de seus "direitistas"? Ainda mais para fazer a caveira de Bolsonaro, que está ficando pesado... Mexer pauzinhos prás coisas acontecerem sempre foi especialidade da firma.

    Em Pomerode dizem que o pessoal de Jaraguá do Sul, de tão ordeiro e pacífico, estava preparado para receber Leitão à Dilma: "mein schatz". "Auf wiedersehen, mein schatz".

  • (Para a “Casa do Jornalista”, a utilização da Constituição Federal e dos demais instrumentos legais deve ser a forma de enfrentamento a estes atentados à liberdade de reunião e de expressão.) KKKKKKKKK... Perdemos playboy.

  • (Para a “Casa do Jornalista”, a utilização da Constituição Federal e dos demais instrumentos legais deve ser a forma de enfrentamento a estes atentados à liberdade de reunião e de expressão.) KKKKKKKKK... Perdemos playboy . Com o supremo e tudo.

  • Míriam Leitão é imparcial: Não precisa ser juíza, basta ser jornalista. Também é discreta: nunca explorou o fato de ter sido torturada pela extrema-direita, quando uma ditadura militar nos envergonhava.

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

13 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

14 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

15 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

15 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

16 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

16 horas ago