Mídia esconde atentado a evento com Glenn Greenwald em Paraty, por Alceu Castilho

"Ninguém me contou, eu estava lá na mesa ao lado de Sérgio Amadeu, Sabrina Fernandes e Gregório Duvivier, além do próprio Glenn. O clima de tensão era enorme. Nossas falas eram interrompidas por rojões", afirmou Castilho

Foto: Reprodução/A Postagem

Por Alceu Castilho

No Facebook

A miserável imprensa brasileira conseguiu esconder – ou amortecer – o que aconteceu de principal, ontem, em Paraty: rojões foram atirados contra a mesa onde estava o jornalista Glenn Greenwald e na direção de uma multidão com pelo menos mil pessoas, por um grupo de apoiadores barulhentos do juiz Sérgio Moro. Ironicamente, durante um debate sobre “Jornalismo em tempos de Lava Jato”.

Os rojões foram disparados por dois homicidas em potencial. Chegaram bem perto do barco pirata da Flipei. Mas os coleguinhas da imprensa preferiram outras narrativas. Como se não fosse essa a notícia, em qualquer lugar sério do mundo. E não apenas o fato de os fascistas (não, não usaram essa palavra exata) terem abafado com som alto boa parte do debate.

Caro leitor do GGN, estamos em campanha solidária para financiar um documentário sobre as consequências da capitalização da Previdência na vida do povo, tomando o Chile como exemplo. Com apenas R$ 10, você ajuda a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel. Participe: www.catarse.me/oexemplodochile

 

O Globo foi quem chegou mais perto da notícia. Ainda que a tenha confinado ao subtítulo. Os demais veículos, nem isso. Folha e UOL tinham pelo menos três repórteres no local, fora os fotógrafos, mas elas preferiram passar ao largo do atentado – contra a liberdade de expressão e contra uma multidão.

Ninguém me contou, eu estava lá (embora o 247 tenha amputado minha participação), na mesa ao lado de Sérgio Amadeu, Sabrina Fernandes e Gregório Duvivier, além do próprio Glenn. O clima de tensão era enorme. Nossas falas eram interrompidas por rojões. O início do debate quase não foi ouvido pelo público.

Foto: Karen Garcia/OGlobo

Uma das repórteres da Folha, curiosamente convidada pelos organizadores da Flipei para acompanhar Glenn na chegada ao barco, em uma voadeira, escreveu um texto deslumbrado com o próprio furo. Mas não enxergou maior importância nos rojões, disparados na horizontal. Em determinado momento do texto, pareceu indignada ao informar que os organizadores infiltraram-se em grupos de Whatsapp da extrema-direita.

Sim, repórter, e foi com isso que eles souberam que haveria a manifestação. O que possibilitou a interrupção da passagem pela ponte – já que a polícia (indiferente ao atentado, assim como a organização da Flip) se entrincheirou por ali. Esse que foi o grande pecado político dos últimos dias? Ficar à mercê de uns rojõezinhos na cabeça, como você ficou, como eu fiquei, tudo bem, né?

Estamos tentando fazer jornalismo em tempos de barbárie. A Lava Jato é apenas uma expressão com resquícios de legalidade dessa violência abjeta, dessa celebração do grotesco. Um simulacro nadando no pântano, em meio a esta radicalização da história brasileira da infâmia.

Alguns de nós, jornalistas, continuaremos resistindo. Outros preferem fazer de conta que são intrépidos repórteres independentes, até mesmo “investigativos”, quando estão a serviço de uma narrativa putrefata – a de que ainda vivemos em tempos normais.

E não diante de gente que tem quase alguma ideia na cabeça. E alguns rojões na mão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Ao Washington Post, editor do Intercept admite medo de retaliação e omissão da Justiça

60 comentários

  1. Interessante que quando a direita solta rojões é fascista e quando a esquerda queima pneu, quebra vidros, apedreja a polícia e faz as mais misérias de coisas ruins, é luta pela democracia. Aff. Inversão de valores. Se ele sabia que o povo está contra o que foi fazer lá? Achava que seu linguajar tosco de americano travestido de brasileiro o povo ia ser bonzinho? Só fizeram o que a esquerda costuma fazer, vivendo e aprendendo com quem sabe ser terrorista. kkkkk Eles sairam ilesos não é mesmo, e Bolsonaro tem até hoje a marca da facada que o partido daquele que se diz seu marido, deixou na barriga. E uma pergunta que não quer calar. QUEM MANDOU MATAR JAIR MESSIAS BOLSONARO? Se esse gringo não está satisfeito que volte para o seu país, não fará falta nenhuma para nós, pois seu lugar deveria ser na cadeia junto com o patrão dele.

    25
    136
    • A esquerda não invade eventos da direita,para ameaçar,e intimidar a niguem,es a diferença,dessa extrema direita fascista.Tudo isso é o reflexo do ódio desse governo .

      83
      12
    • Esquerda: rojões, pneus queimados e protestos contra representantes do estado que exorbitam suas funções e exploram e cometem injustiças várias. Direita: rojões, pneus queimados e protestos contra jornalistas, partidos adversários, imigrantes, minorias de todos os tipos. Eis a diferença.

      43
      4
    • IMBEVIL, É TÃO COVARDE QUE NEM USA SUA VERDADEIRA IDENTIFICAÇÃO. VAI PROCURAR TUA TURMA DE MILICIANOS DÉBIL MENTAL.

      37
      3
    • Quanto à pergunta, a resposta é simples: ele próprio, ou um de seus filhos. Assista “A facada no mito” (YouTube), fica claro que o suposto atentado foi encenado.

      36
      4
    • O que me pergunto é se havia cerca de mil pessoas no encontro que foram atacados por alguns apoiadores do FDP moro é por qual razão, motivo e circunstância “esses mil” não partiram para cima do “alguns” e arrebentaram com a cara deles?
      Quando estes começarem a tomar porrada nos cornos vão parar de encher o saco.

      20
      2
      • E exatamente isso.
        Vale lembrar Cicero: “O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.”

    • Essa é e sempre será a diferencia. O pneu queimado, sempre é para chamar a atencão da sociedade. Parar o transito, por alguna barbarie que acontece a comunidades, atropelamento, um predio que desabou, falta de moradia, algún desrespeito o ausencia do estado, chamando a atenção da sociedade, ja que a midia no faz. Diferente de soltar rojões em direção a alguem. Mesmo se fosse uma pedra, já seria atentado.

      20
      1
    • É tão difícil assim, acreditar que a lava jato tinha um juíz que nunca agiu como juíz, e que além de não agir como se espera de um juíz, a imparcialidade, ele agiu como um criminoso, ardiloso, tomou partido, cometeu delitos, infringiu leis, abusou do poder, eh mais, agora como ministro da justiça, continua abusando do seu poderzinho de ministro de um desgoverno que age totalmente fora da lei, destruindo dia após dia, tudo que levamos anos pra construir a favor de uma sociedade mais justa. A direita odeia aceitar que errou, que foi traída, que foi usada. Aceitem os fatos, aceitem a realidade, e comecem a raciocinar um pouco!! Vcs foram traídos e não conseguem lidar com isso. Moro mente! A história está aí, confiram, reflitam!

      17
      2
    • Gado feliz e assim… Sai em defesa do seu dono… Mugi aí seu bovino… O rei do gado adora isso… Bolsonaro não levou facada nenhuma seu animal… Glenn está mostrando a verdade… E antes de vc me chamar de comunista ou esquerdista… Saiba vc que sou a anarquista seu verme… E antes de vc pensar que anarquia é bagunça e desordem… Estude um pouco sobre bakunin e proudhon…
      O estado é assassino

      3
      1
    • Queimar pneus, mata pessoas?Rojão, sim…esquerdistas apedrejando polícia…onde???Esse bando de vândalos bandidos enrolados na bandeira que eles, no fundo,odeiam…

    • Povo contra? Quem está contra a revelação destas barbáries não é o povo. A elite que está contra. Hoje o povo não tem dinheiro para comprar rojões, ou a elite estava patrocinando? Quem está contra as verdades que estão surgindo são poucos cegos que não querem ver a verdade.

  2. Os black block, SA, SS, squadristi camicie nere, não são geradas espontaneamente, existe uma esquema paramilitar amparado em forças militares/policiais para aciona-los nas necessidade deles.
    Aqueles black block nas depredações dos vinte centavos de 2013 desapareceram e hibernaram, aparecem com a costumeira violência quando o sistema periga.

    27
  3. Que midia? O brasil – enquanto o país for essa cloaca fétida escreverei em minúsculas – não tem mídia faz tempos, se é que algum dia chegou a ter…
    O que há são grupos assassinos, corruptos e mafiosos que se dizem donos da liberdade de expressão……a mesma liberdade que sufocam quando interessa…
    Não tem mídia, tem essa bosta que está aí……e seus jornalixos….

    18
    • É mesmo, só brancos e esquerdistas. Faltou o vereador Fernando Haliday e o deputado Helio Negão pra contrabalançar .

      4
      3
  4. Os Fascistas estão incomodados com a exposição da verdade. É engraçado que eles tentam abafar uma mera entrevista, um debate, qual explosivo são as verdades que coloca as entranhas fedida do poder judiciário para fora. Eu não lembro de ninguém da esquerda se prezar a esse papel. Nas manifestações da paulista por todos esses anos, ninguém da esquerda jogou jorrões nos manifestantes e nunca nenhum policial fez qualquer ostensiva contras os fascistas paulistas.

    17
    3
  5. Estamos em plena vigência de um estado de exceção, e grande parte do elenco afundou de cabeça nessa Lama..

    13
    3
  6. Vivi isso num sonho em forma de pesadelo : atacado em meus direitos, não tinha a quem recorrer, pois a polícia e a Justića, assim como meus agressores, eram também fascistas : horrivel

    15
    2
    • Mentira, eu fiquei sabendo dos rojões pela mídia, então não esconderam. E outra coisa, dou e também que vocês revidaram. Vocês não podem se queixar, vocês gostam de arruaças.Lamento muito que pessoas ( de esquerda) deem ouvidos a a pessoa desacreditada no mundo todo. Você é patético.

      1
      10
  7. Engraçado que tudo que essa matéria disse não aconteceu quem estava lá conta de forma diferente, os únicos rojões foram no céu, hino alto, e a música do pavão

    2
    9
  8. Dias terríveis estamos vivendo. Quando perguntávamos como permitiram que surgissem Hitler, Franco, Pinochet e Stalin, ditadores sanguinários de esquerda ou direita, temos agora a resposta. Isso está acontecendo hoje no Brasil. Grande imprensa, judiciário, forças armadas, e uma grande lavagem cerebral , que levou a eleição de executivo e legislativo descomprometidos com o povo está jogando o país para uma democracia de fachada, na realidade uma ditadura de extrema direita incivilizada.

    8
    2
  9. Eu, que acredito que o objetivo deles era machucar o jornalista e a população que o assistia, apenas pontuo que era muito importante que a organização, bem como os convidados, tivessem registrado o incidente em uma delegacia.
    Existem muitos casos, como o do Corinthians em 2013 na Bolívia, para se criar um paralelo.

  10. É duro ver tantos idiotas em plena Flip tentando agredir de maneira grosseira pessoas e idéias com rojões e intimidações. Convoco todos esses valentões a fazerem uma manifestação contra o tráfico de drogas no complexo do alemão. Paraty e praia de Copacabana. é mole quero ver essa valentia nas comunidades dominadas pelo tráfico. Bundões todos vocês….

    4
    1
  11. Laércio Miranda, meu nome é Claudia. Mas o nome nem é importante pq todos conhecem meu posicionamento. Ñ gosto de rótulos, mas me chame como lhe convir. Esse cara é um palhaço, mentiroso, asqueroso e q pensa q no Brasil só tem gente burra. Mas, como somos uma democracia…e vcs agradeçam…qq um fala a m..
    q quiser num palanque..

  12. Isso estava óbvio que iria acontecer com esse rola bosta .o cara vem do inferno pra militar a favor de ladrão em nosso país que já estava entubado , e condenado a morte igual cuba , Venezuela , e outros mais aí e quer que os ( brasileiros nos )fica de braços cruzados e sem mostrar nem uma indgnacão … Só no zoi mesmo que em outro lugar engravida .

  13. Esse Glenn e o intercept são duas farsas. Glenn se autodenomina “jornalista” mas é falso. Se não acredita faça o teste: coloque um comentário no intercept contrário ao texto e ele será vetado. Isso não é imprensa livre, é um bloguezinho político disfarçado de jornalismo.

  14. … muito interessante “meia dúzia de baderneiros milicianos facistas” aterrorizarem o evento da VAZAJATO alegando agir em nome do povo …

    4
    3
  15. A justiça brasileira está fechando os olhos para os crimes da extrema direita junto com a grande mídia, o governo de hoje está perto de ditaduras que já está em andamento, a esquerda foi nitidamente atacada de todas as formas, hoje o senário está mudando com os fatos já mostrados, a intercept está sendo ameaçada o tempo todo,quando fizeram as mesmas operações nos EUA não tiveram metade da retaliação que está acontecendo aqui no Brasil, esse governo tem ao seu lado as melicias que estão tendo apoio junto com seus fantoches ou seja os podres da turma de paladinos da justiça brasileira estão sendo expostos estes que alguns fazem parte deste governo que se dizia moral, acima de todos, acima de Deus, esse é o verdadeiro islogan que eles teem nas suas idéias, Moro caiu igual uma luva neste governo pois são iguais, pegou licença foi EUA, ou seja virou as costas para dizer, não sei, talvez seja, não me lembro, pode ser. Foi assim que ele conduziu seus processos, e agora tá fazendo vistas grossas para as divulgações, deixando seus maus mandados fazerem terrorismo contra intercep, é muito triste ver tudo isso acontecendo num país democrático pelo menos até surgir o Bolsonarismo.

  16. Medo de perderem seus empregos, como têm acontecido ultimamente. Se você fala mal ou você é demitido ou fica na geladeira ou o veículo não recebe nada de verba publicitária.

  17. A voce Alceu Castilho
    Aos corajosos Glenn Greenwald, Greg Duvivier e outros desta mesa e de outras
    aos idem amigos Ailton Krenak, Zé Celso Martinez e pessoal da FLIP,
    aos Euclides de Cunha, de Parati e adjacências:

    Saúda-vos do CaaGuaçu (também conhecida por Avenida Paulista),
    alguém que subiu nas costas de Neruda
    e com tribos de alma graúda
    vindas de todos os continentes
    os abraçamos.

    Obrigado ! Resistam ! Lutem ! Vocês inspiram !

  18. Contra ou a favor, quem perde tempo lendo e comentando um blog vagabundo com esse, é um babaca, inclusive eu!

  19. Facistas contra verdade essa direita só destruição.Lula Livre,moro na cadeia juntos com sua turminha da bagunça;bolsonaro pior presidente do Brasil?Seus acima de tudo e Lula Livre.

  20. O que me pergunto é se havia cerca de mil pessoas no encontro que foram atacados por alguns apoiadores do FDP moro é por qual razão, motivo e circunstância “esses mil” não partiram para cima do “alguns” e arrebentaram com a cara deles?
    Quando estes merdas começarem a tomar porrada nos cornos vão parar de encher o saco.

  21. Facistas contra verdade essa direita só destruição.Lula Livre,moro na cadeia juntos com sua turminha da bagunça;bolsonaro pior presidente do Brasil?Seus acima de tudo e Lula Livre.

  22. Só “despertarão” quando os ataques puderem ser associados as esquerdas! É como se estivessem esperando um confronto, alimentando com migalhas os imbecis até que o confronto “exploda”…
    É triste observar que isto provavelmente não esteja distante, o sistema apodrecido torce por isso!
    Muito triste!

  23. Realmente está na hora dos brasileiros de verdade reagir a esses desordeiros bolsonaristas, não podemos aceitar a intimidação desses fascistas contra quem prega a verdade, pregavam que o PT tornaria o Brasil em uma Venezuela, quando na verdade esse projeto é deles.

  24. Tudo isso é muito triste.
    A que situação chegamos,
    Eu creio que o universo está trabalhando, e vai fazer uma grande limpeza. Podem esperar… Deus é Deus

  25. Tudo isso é muito triste.
    A que situação chegamos,
    Eu creio que o universo está trabalhando, e vai fazer uma grande limpeza. Podem esperar… Deus é Deus

  26. Sim caros amigos esse triste episódio aconteceu… Sou morador da cidade de Paraty… E fui ao evento com minha filha de apenas 9 anos… Fascistas apoiadores dos milícianos e dos seus capangas… Jogavam rojões no barco onde estava o jornalista… Um desses rojões incendiou uma das mesas… Muito triste uma criança assistir cenas de violência em uma palestra que mostra verdade que vivemos… Mas enfim até Hitler teve e tem admiradores… Pq diabos Sérgio moro bolsonaro e toda sua corja não teriam… Sem esquecer do witzel…

  27. 1000 podem muito bem mostrar com quantos paus se faz uma canoa para um bando de fascistinhas. Cadê a reação? Senão vai ser como na época do Hitler, quando um punhado de nazistas prendeu e matou milhares de pessoas.

  28. Acabei de receber pelo feed de notícias do celular

    https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/-Eles-podem-matar-um-jornalista-mas-nao-podem-parar-a-informacao-diz-Glenn-Greenwald/4/44662

    Canal Autonomia Literiária – Os Desafios do Jornalismo em Tempos de Lava Jato (no canal, o articulista Alceu Castilho é citado na descrição do vídeo, mas a mediadora Sabrina Fernandes, não é, rs. Sempre alguém é esquecido…)
    https://www.youtube.com/watch?v=n_pNGdXkr_A

    Sampa/SP, 14/07/2019 – 22:12

  29. No Brasil está em curso um estado de sítio no qual as próprias vítimas são defensoras de seus algozes.
    A estupidez de seus atos é pautada no ódio por aquilo que é correto, e na valorização da ignorância.
    Cada um de nós é responsável por tudo que está acontecendo, quando com nosso silêncio, permitimos que um mentecapto chegasse ao poder, dando voz a todos os estúpidos, que se veem representado nele. É imperdoável que aqueles representantes de outras siglas, por exclusiva vaidade, tenham se abstido de participar da resistência no segundo turno da eleição passada. Aqueles que foram “passear na Europa”, quando deviam estar aqui se articulando para impedir o desmonte da Democracia Brasileira, o sangue que se derrama hoje é responsabilidade de vocês. Por mim vocês NUNCA MAIS se elegem nem pra síndico de condomínio! EU NÃO ME ESQUECEREI DE VOCÊS!

  30. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome