Suprema Corte deu um grande golpe na crença de Trump de que ele está acima da lei

Por Lloyd Green

No The Guardian

O futuro de Donald Trump pode recair sobre os eleitores do País e o júri de Nova York, embora não necessariamente nessa ordem. Na quinta-feira, a suprema corte dos EUA confirmou uma intimação emitida pelo promotor público de Manhattan, Cyrus Vance, que exige oito anos das declarações fiscais de Trump. Mais uma vez, os segredos de Trump não são mais dele.

Votando 7-2, o tribunal superior rejeitou a alegação do presidente de que ele estava imune à investigação simplesmente porque ele mora na Casa Branca. Ao escrever para a maioria do tribunal, o chefe de justiça John Roberts argumentou: “Não podemos concluir que a imunidade absoluta seja necessária ou apropriada nos termos do artigo II ou da cláusula de supremacia.”

Trump aprendeu da maneira mais difícil que a Constituição dos EUA não é capa nem pano de invisibilidade. Também não é o que o presidente diz que é.

Como Roberts estruturou as coisas: “Nenhum cidadão, nem mesmo o presidente, está categoricamente acima do dever comum de produzir provas quando convocado em um processo criminal”. Significativamente, sob a decisão do tribunal, o tribunal inferior continuará a exercer a supervisão dos procedimentos.

Em uma decisão separada, emitida minutos depois e com uma margem de 7 a 2, o tribunal rejeitou a alegação do presidente de que o Congresso não tinha o direito de revisar suas declarações fiscais e financeiras. Roberts observou : “Quando o Congresso busca informações ‘necessárias para uma ação legislativa inteligente’, ‘inquestionavelmente’ permanece ‘o dever de todos os cidadãos de cooperar”.

A Câmara dos Deputados estava de olho no relacionamento de Trump com o Deutsche Bank, seu emprestador de fato preferido e último recurso. Por outro lado, o tribunal negou ao Congresso acesso instantâneo aos registros.

A maioria considerou que os tribunais inferiores prestaram atenção insuficiente à questão da separação de poderes e ao potencial de invasão do poder executivo. Em outras palavras, essa batalha continuará além do mandato de Trump, a menos que o governo Biden pese. E mesmo assim.

As decisões foram tomadas no último dia do mandato de 2019-20, mas não poderiam ter chegado a um momento pior para Trump. Faltam menos de quatro meses para a eleição e, mais uma vez, o presidente está preso em uma armadilha de sua própria autoria. Uma estrela pornô, um modelo da Playboy e um suposto dinheiro silencioso estão novamente no palco.

Mesmo antes de a suprema corte anunciar suas decisões, Trump havia ido ao Twitter para reclamar de assédio. Depois que o tribunal saiu nas férias de verão, o presidente se manifestou sobre sua falta de deferência. Na prática, é improvável que os retornos de Trump sejam compartilhados com o público em breve.

Separadamente, o formulário de divulgação financeira anual de Trump tem uma extensão de 45 dias. É a única janela legalmente exigida para as participações e receitas do presidente.

Quanto aos promotores de Nova York, as questões operacionais parecem ser se a Organização Trump deduziu os pagamentos da renda declarada, a legalidade de tal movimento sob a lei estadual e quem, na órbita de Trump, ressaltou a dedução, se adotada. Espreitando em primeiro plano está a questão implícita: o que Trump sabia e quando ele sabia disso?

Atualmente, o registro reflete que Michael Cohen, então oficial da Organização Trump e advogado pessoal de Trump, orquestrou pagamentos ao ex-astro de cinema adulto Stormy Daniels e à modelo da Playboy Karen McDougal, a pedido de seu cliente , Trump. Cohen se declarou culpado de crimes federais relacionados em 2018. Na época, o departamento de justiça classificou o executivo principal como um co-conspirador não-acusado. Os registros do governo vinculam expressamente Trump, também conhecido como “Individual-1”, a Cohen. Na prática, os retornos de Trump não serão compartilhados com o público tão cedo.

A partir daqui, Kayleigh McEnany, porta-voz do presidente, será forçada a encaminhar perguntas sobre os impostos de Trump a seus advogados pessoais para obter respostas que nunca chegarão. McEnany quer que acreditemos que seu chefe é “a pessoa mais informada do planeta Terra quando se trata das ameaças que enfrentamos”.

Depois, há a realidade política. Apesar das garantias de Trump, os EUA não estão ” em grande forma “. Trump-Pence 2020 se parece muito com a foice do Ceifador . O apoio a Trump está definhando onde a marcha do Covid-19 é ininterrupta. A base do presidente não é cega.

Até o barão da tecnologia Peter Thiel, que doou mais de US $ 1 milhão para a corrida de Trump em 2016, compara seu esforço de reeleição a um barco abandonado, comandado por uma tripulação infeliz. A lealdade pode sobreviver a tantos abusos e incompetências.

Vance, o promotor de Manhattan e os Trumps têm um pouco de história. Há menos de uma década, Vance se recusou a indiciar Ivanka e Donald Jr por seu papel no projeto Trump Soho, um hotel de condomínio sub-vendido na baixa Manhattan. A óptica estava confusa, para dizer o mínimo. Vance recebeu uma contribuição de US $ 25.000 – que ele retornou – de Marc Kasowitz , outro advogado de Trump.

Desta vez, no entanto, os Trunfos podem não ter tanta sorte. Quatro décadas atrás, o pai de Vance atuou como secretário de Estado de Jimmy Carter. Mas em 1980, o ancião Vance renunciou por um esforço fracassado de resgatar 52 americanos reféns pelo Irã. A Vance pere se opôs à operação desde o início e abandonou o princípio. Por fim, seu nexo com o presidente não significou muito.

Nesse cenário, não aposte que Vance fils seja reproduzido por Trump pela segunda vez. O atual presidente é um político ferido que enfrenta a eliminação eleitoral – assim como o presidente Carter. Não há vantagem em Vance se recusar a uma acusação, se ele tiver as mercadorias. Os Vances sabem como é o atropelamento.

O autor é advogado em Nova York, Lloyd Green foi consultor de pesquisa da oposição na campanha de George HW Bush em 1988 e atuou no Departamento de Justiça de 1990 a 1992

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

4 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

5 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

5 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

6 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

6 horas ago