Suspender avaliação da alfabetização de crianças é mais um “retrocesso” do governo Bolsonaro

Jornal GGN – A política do desconstruir para construir de Bolsonaro pegou de surpreso uma série de educadores que discordam do decreto do Ministério da Educação que simplesmente suspende, até 2021, o exame nacional de avaliação da alfabetização de crianças.

A portaria que paralisa a avaliação foi divulgada pelo Estadão nesta segunda (25) e, segundo o jornal, o documento é obra do secretário nacional de Alfabetização, Carlos Nadalim, mais um discipulo de Olavo de Carvalho.

O diário ouviu da atual secretária de Educação do Estado do Ceará que a medida anunciada pelo governo Bolsonaro “é um retrocesso, uma triste notícia”. Segundo Eliana Estrela, sem a avaliação não é possível saber se as crianças estão aprendendo a ler e escrever na idade certa, quantas já foram alfabetizadas, onde deve haver um investimento maior, onde dar um olhar especial.

“Nadalim”, de acordo com o Estadão, “também foi quem elaborou a minuta do decreto revelado pelo Estado na semana passada sobre uma política de alfabetização no País. Ele defende o método fônico, considerado antiguado e limitador por muitos especialistas. Segundo fontes, Nadalim quer mudar a alfabetização para o que considera ideal e depois voltar a avaliar.”

O jornal afirma que a mudança na avaliação foi atribuída pelo Inep à secretaria de Alfabetização. “E diz que intenção é adequar a avaliação tanto à nova política do governo Bolsonaro quanto à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O problema é que as duas políticas não conversam. A BNCC, por exemplo, não privilegia nenhum método de ensino e diz que alfabetização deve ocorrer até o fim do 2 ano. No MEC, há a indicação para que isso aconteça no fim do 1 ano.”

O diretor presidente do Instituto Natura, David Saad, disse que se o MEC “pretende avaliar a alfabetização de outra forma ou se esta transferindo essa responsabilidade para Estados e municípios”, deve comunicar.

“O Instituto trabalha justamente com projetos de alfabetização em parcerias com secretarias estaduais e municipais. Atualmente, são poucos os municípios do País que avaliam a alfabetização de seus alunos. Todos contavam com as provas feitas pelo MEC.”

Redação

Redação

View Comments

  • O desgoverno Bolsonaro tem um mérito. Ele renovou o interesse no Plan de législation criminelle que Marat publicou em 1779:

    "Toujours une aveugle obéissance suppose une ignorance extrême: ainsi, après avoir travaillé à avilir les coeurs, il travaille à abrutir les esprits."

    Tradução:

    "Uma cega obediência sempre pressupôs uma ignorância extrema; assim, após ter trabalhado para corromper os corações, ele trabalha para imbecilizar os espíritos."

    Essa não é uma descrição precisa e eloquente do desgoverno Bolsonaro ?

Recent Posts

Roberto Jefferson deve voltar à prisão após informe de hospital

Internado desde 2023, o ex-deputado apresenta quadro estável para receber alta; Alexandre de Moraes manteve…

10 horas ago

Lula lembra trabalho da Embrapa na luta contra a fome

Presidente esteve em evento que marcou aniversário de 51 anos de fundação da empresa de…

11 horas ago

Embrapa celebra aniversário fechando acordos estratégicos

Termos de cooperação englobam participação de ministérios e instituições para desenvolver projetos em torno do…

12 horas ago

O legado de 50 anos da Revolução dos Cravos que o partido Chega quer enterrar em Portugal

Arcary explica a "embriaguez social e política que deixa o mundo completamente fascinado" trazida pela…

12 horas ago

Análise: Pagamento de dividendos da Petrobras é vitória do mercado

Valor distribuído pela estatal só não é maior do que o montante pago durante o…

12 horas ago

Reforma tributária: governo define alíquotas e propõe cashback para mais pobres

Fazenda prevê IVA de 26,5% sobre produtos e serviços, exceto os alimentos da cesta básica;…

13 horas ago