Tecnologia: A Bicicleta Mais Rápida da Terra

 

A Bicicleta Mais Rápida da Terra

Escrito por 

MAX HOPPENSTEDT

 

22 May 2015 // 11:29 PM CET

Quando a bicicleta ficou popular no começo do século 19 na Europa, virou a primeira máquina de transporte privado. Hoje, quase 200 anos depois, mobilidade pessoal é um dos maiores imperativos do mundo globalizado. Nossas ruas estão repletas de veículos de duas rodas sem marcha, roadsters, riquexós, BMX e bicicletas elétricas.

O Human Power Team demonstrou o quão rápido você pode ir com a força muscular. O terceiro modelo da bicicleta deitada do time holandês, VeloX 3, alcançou a velocidade de 133,78 km/h e estabeleceu um novo recorde mundial para o veículo movido a pedal.

O engenheiro chefe Dennis Berckmoes demonstra a técnica da VeloX 1. Todas as imagens: Alexander Sußmann / VICE.

Um time de doze estudantes da Universidade de Tecnolodia de Delft, na Holanda, é responsável pela criação da bicicleta. Nos últimos quatro anos, o time tem criado um novo protótipo para sua série VeloX. Todo ano eles levam seus protótipos para Battle Mountain, em Nevada, onde os melhores times de bicicleta deitada no mundo tentam estabelecer recordes de velocidade em uma faixa de oito quilômetros de estrada.

Um chassi extra da VeloX 3 no topo do equipamento do Human Power Team.

Nós visitamos o Human Power Team em sua oficina em Delft, onde o engenheiro chefe Dennis Berckmoes nos mostrou os detalhes do processo de engenharia para atualizar seu protótipo de alta velocidade.

Leia também:  TRF-1 derruba afastamento de diretores da ANEEL e da ONS

Todos os componentes da VeloX 4, do chassi (feito de carbono extremamente duro e super leve) à aerodinâmica (testado no túnel de vento do centro espacial), do sistema especial de marchas às peças especiais impressas em 3D, são desenhadas e produzidas de modo individual. “Isso é a Formula 1 das bicicletas”, Dennis diz.

O engenheiro demonstrou a casca exterior, que tem um sistema de monitoramento de vídeo acoplado. É a única janela para o mundo exterior para o motorista.

Para muitos membros do Human Power Team, o trabalho não é só apenas bater os recordes. É ser pioneiro em um trabalho que pode levar à melhora das bicicletas do dia a dia. Um dos resultados desse trabalho é o protótipo Velo Tilt, que Wim Schermer desenvolveu junto a membros do Human Power Team.

Um perfil da VeloX1, o primeiro protótipo do Human Power Team.

O Velo Tilt vem com um porta-malas onde é possível guardar suas compras de mercado. Ele também tem três rodas, o que a torna muito fácil de operar, mesmo para iniciantes da bicicleta deitada. E isso é uma vantagem clara em comparação com o modelo de alta velocidade do Human Power Team. Até Dennis não ousa entrar na VeloX. “Tenho muito respeito por nossos motorista”, ele disse. “Eu não entro. Eu cairia depois de apenas alguns metros”.

EU NÃO ENTRO. CAIRIA DEPOIS DE ALGUNS METROS.

A maioria dos motoristas da VeloX são atletas da Universidade de Amsterdã que levaram sua experiência nas pistas para a oficina. São eles que precisam entrar em uma caixa selada onde podem ver o que acontece em volta por meio de um sistema de câmeras.

Dennis acredita que a nova geração da VeloX logo irá conseguir chegar a velocidades médias de 100 km/h em uma hora. O que o impulsiona, diz, é a ideia de fazer bicicletas deitadas de alta velocidade para serem usadas em estrada por todo o mundo. “Tenho um carro elétrico, um Tesla, mas também tenho várias bicicletas deitadas”, ele diz. “Cada litro de gasolina que não gastamos é lucro puro para todos nós. É por isso que eu tenho muito mais quilometragem na minha bicicleta do que no meu carro.”

Leia também:  Uma análise pós-eleições e o que esperar para 2022

Tradução: Pedro Graça

http://motherboard.vice.com/pt_br/read/a-bicicleta-mais-rapida-da-terra

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome