Xadrez do MBL e da grande autocrítica, por Luis Nassif

Há uma enorme lista de erros, o mais brutal dos quais foi a corrupção da informação e das análises e o comprometimento de espaços de mediação.

Renan Santos, coordenador nacional do MBL (Movimento Brasil Livre) inaugurou um precedente relevante para um futuro pacto nacional: uma autocrítica ampla (clique aqui). E desafiou para que a mídia e o PT façam o mesmo.

Não se trata de pouca coisa, ainda mais partindo do mais deletério grupo do início do processo de radicalização e ódio que levou Bolsonaro ao poder.

Diz ele.

Sobre liberalismo político

O problema é que focamos muito o liberalismo econômico, e o liberalismo político perdeu força. Tanto que a ideia de democracia é questionada. Tivemos um déficit de atuação nesse ponto.

Se distancia do bolsonarismo e do lavajatismo

A direita que surgiu no Brasil é dividida em três partes: uma é baseada na ideia de ordem; outra é moralista, quase udenista, a da Lava Jato; e outra é reformista e modernizadora, a do MBL.

Sobre a perda de controle para a ultradireita

Em 2015, entramos com liminar para proibir o pessoal da intervenção militar de se manifestar no nosso ato. Hoje, eles são mainstream. Então, tem alguma coisa que não está funcionando.

Sobre a espetacularização da política

E aí entra o nosso erro. Trabalhamos a ideia de espetacularização da política, e isso funcionou para a gente enfrentar os inimigos. Mas começou a funcionar para todo mundo, inclusive para pessoas que não têm as mesmas concepções que as nossas. A gente tem uma responsabilidade num agravamento do discurso público? Temos

Sobre a polarização

A gente espetacularizaria menos, simplificamos demais a linguagem política. A gente polarizou, e era fácil e gostoso polarizar. Quando começaram a proliferar as camisetas do Bolsonaro e as pessoas diziam “mito, mito”, a ideia de infalibilidade dele, muito foi porque ajudamos a destampar uma caixa de Pandora de um discurso polarizado.

Sobre a autocrítica

Temos que fazer essa mea culpa. O que queremos é que os outros agentes políticos também a façam: a esquerda, a imprensa…

A autocrítica da mídia

A autocrítica da mídia não seria muito diferente. Há uma enorme lista de erros, o mais brutal dos quais foi a corrupção da informação e das análises e o comprometimento de espaços de mediação. Mas ainda está longe da hora da verdade, a julgar pela reiteração do Jornal Nacional na manipulação de chamadas, visando prorrogar a guerra santa ideológica.

Ao apelar ao uso sistemático de fake news, na pior fase do jornalismo de esgoto, a imprensa brasileira comprometeu os princípios fundamentais da atividade jornalística.

No dia em que for feita, será uma autocrítica dolorosa:

• O exercício diuturno da guerra cultural desde 2005.

• O discurso da criminalização dos adversários.

• O uso de fake news contra o inimigo.

• O discurso do ódio e da consagração do direito penal do inimigo.

• O desvirtuamento dos fatos e das análises, atentando contra os pilares básicos do jornalismo. A quantidade de fake news, especialmente nas eleições de 2010, é um dos episódios mais vergonhosos da história do jornalismo.

• O não comprometimento com a Constituição e o Estado de Direito.

• O endosso ao golpe do impeachment.

• A cobertura da Lava Jato.

• O estímulo ao julgamento e prisão políticos de Lula.

A autocrítica do PT

Por enquanto, a exigência de autocrítica do PT é maliciosa, visando atribuir a ele a culpa pelo impeachment. É o mesmo procedimento de criminalizar a vítima de estupros ou o sujeito que foi assaltado por ter se esquecido de trancar a casa.

Em algum ponto do futuro, com os espíritos mais desarmados, não haverá como o PT escapar de uma autocrítica severa, que abra caminho para os novos tempos, desde que resulte em lições e mudanças de práticas.

O abandono dos sistemas participativos

Havia um modelo em andamento, permitindo a participação da sociedade civil em vários níveis, que foi gradativamente sendo abandonado a partir de 2010.

Além de alimentar o Estado de subsídios para a definição das grandes políticas públicas, mantinha-se o necessário contato com os principais atores sociais.

No plano federativo, havia a troca de experiências entre entes federados, estados, municípios e União, como o caso das Conferências de Assistência Social e de Saúde. No plano setorial, discussões proveitosas entre empresas, movimentos sociais e sindicatos – como no caso das Conferências de Inovação, de Mídia e de Educação.

No plano empresarial, os fóruns criados na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que deveriam alimentar as políticas de investimento em inovação da FINEP (Financiadora de Estudos e Pesquisas), construindo canal relevante de contato com o setor privado, pontos estes mais foram acionados.

Finalmente, o Conselhão (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), que deveria ser a grande câmara de eco de vários segmentos sociais, e alimentador de novas ideias, que foi praticamente desmobilizado a partir de 2010.

Essa postura isolou o governo da sociedade, de movimentos sociais a empresariais.

Visão autocrática das políticas públicas

O isolamento reforçou a visão autocrática das políticas públicas. Políticas públicas relevantes foram desenhadas sem uma visão sistêmica, capaz de prevenir distorções.

Foi o caso do “Minha Casa Minha Vida” que, à parte as unidades entregues, promoveu uma explosão dos aluguéis nas regiões metropolitanas. Ou as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sem a preocupação de criar uma infraestrutura básica, como, por exemplo, capacitação de estados e municípios para desenvolver projetos e fiscalizar a implementação das obras.

Havia um desenho de cooperação federativa no início, mas que se perdeu com a centralização ocorrida.

Voluntarismo e megalomania

Ganhando corpo, a visão autocrática resvalou para a megalomania. Programas inicialmente bem desenhados, como o FIES (Financiamento Estudantil), Ciência Sem Fronteira, as obras para a Copa do Mundo, depois de um início promissor, foram superdimensionados, deixando de lado precauções básicas de controle.

Questões decisivas de política econômica foram tomadas de forma isolada, voluntarista.

Centralização e voluntarismo mataram a capacidade de inovação dos diversos Ministérios.

Virtudes e impeachment

Obviamente, nada disso justifica o impeachment e nem apaga o lado virtuoso das políticas do PT, o Fome Zero, Luz Para Todos, a expansão da rede federal de universidades, o avanço nos indicadores de educação, os avanços nas políticas cientifico-tecnológicas, a diplomacia comercial, o estímulo à agricultura familiar e ao agronegócio.

A inclusão social, agora em franco retrocesso, foi um dos feitos políticos mais relevantes de um período mundialmente marcado pela concentração de renda e falta de foco no combate à miséria.

A hipocrisia de exigir autocrítico do PT visava reforçar a má consciência do golpismo que se apossou de setores relevantes da vida nacional.

A autocrítica, agora, poderá ser o caminho para um realinhamento que permita recuperar os valores originais da política, preparando-o para o grande pacto nacional que surgirá em algum ponto do futuro para resgatar o país das milícias e dos oligarcas.

Autocrítica de FHC

Jamais ocorrerá, nem fará diferença.

Luis Nassif

74 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não confio na sinceridade. Eles são uma agência e estão perdendo clientes. Mudam para não serem engolidos pelo novo regime.autoritário que ajudaram a implantar.

    1. Concordo plenamente com vc, Marcello. Definitivamente não acredito na remissão deles. Se anunciam mudanças, pode acreditar que tem algum interesse por trás.

    2. Marcelo você tem razão! Comete um erro grave quem confia nesta gente. O MBL não veio das massas, do lado mais sofrido da população Brasileira, é gente que não sabe o que é passar necessidade na vida. Eles são resultado da burguesia corrupta e egocêntrica. São na verdade os filhos desta gente, com a diferença de que são os herdeiros medíocres de uma parta da burguesia, corrupta e preparado para arrancar pedaços aos pobres. Confiar nessa gente é trair o Brasil. E este país não merece mais isso. Chega de traidores. Ao MBL, é a Guerra que se deve declarar, eles se quiserem que fiquem lá do lado do Bolsonaro, o lixo que eles ajudaram a pôr no poder. Nós da Esquerda devemos estar preparados para enfrentá-los até as últimas consequências, ainda que isso signifique literalmente uma guerra. Infelizmente, é o preço que o Brasil tem que pagar. Não existi conciliação ou reconciliação com o fascismo, contra este só sua derrubada e extermínio!

      1. MBL foi financiado para ser MBL, ou seja, foram inventados, são um farsa. Mas agora que conseguiram cargos eleitorais, estão com medo de perder votos para a direita sanguinária que eles mesmos representaram um dia.

        1. De acordo com o seu e com os demais comentários linkados, ipsis litteris.
          Eu vou viver para ver MBL desaparecer na poeira. Pode deixar resíduos, como Kim Kataguiri, mas pendurados em outra sigla reaça, DEM, PSD ou Novo.

  2. De fato, estão percebendo que o PT é maior do que se imaginava. O Partido parece resistir até mesmo a material radioativo.Quem de nós não necessita de uma autocrítica constante e produtiva? A mim parece que as Forças Armadas não entendem assim, tampouco o PSDB e demais partidos. E que dizer dos paneleiros?

    1. Se a autocrítica deles é hipocrita ou não, pouco importa. Mas importa sim o caráter essencial da autocrítica como instrumento de fortalecimento. Reconhecer erros e fragilidades serve para mudar os rumos, não é autoflagelar-se em praça pública. Seria justamente a “não política “, o diferente de “tudo o que está aí “, tão difuso e ainda não materializado nem correspondido. Bozo foi o voto do NÃO, da negação da política, do saco cheio de ser enganado (pra continuar sendo…). Quem perdeu pelo PT não fazer autocrítica fomos todos nós, se encastelar em méritos (verdadeiros! !) não bastou! É óbvio que o que derrubou o PT foi a falta de participação das massas, a manipulação da mídia só existe graças à um vácuo, um vazio na permeaçao das esquerdas nas massas – ora vejam só! Justamente o que tem as igrejas pentecostais! O pior cego é aquele que não quer ver e a autocrítica ou auto-análise é justamente tirar a venda dos olhos e parar de ficar acomodado sobre os louros da vitória que passou.

      1. Totalmente de acordo. O PT da cidadezinha onde moro, foi abandonado pelos deputados, senadores e outros do partido. Ficou so como o lugar para ajudar trabalhadores da lavoura conseguir prova pra aposentadoria.
        Alguem dos escaloes maiores de dentro do partido nunca apareceu por la.
        Voltar as bases nao e pra Mercadante, Cardozo, Celso Amorim, Haddad, etc…So Lula mesmo pra sair atras do povo e viajar encontrando os mais pobres.
        A classe media do PT nao quer ser vista com gente ppobre.
        A parte do Lula nao sei de ninguem…eu posso ate me equivocar, mas nao vi ninguem nas Minas Gerais do PT se encontrar conosco.

  3. “O problema é que focamos muito o liberalismo econômico”

    Mentira: no Brasil NUNCA JAMAIS correu tanto dinheiro quanto correu aa era Lula.

    Vai enfiar sua “autocritica” no rabo, filhos da puta.

    (Ja cansei, de fato.)

  4. “”autocrítica, agora, poderá ser o caminho para um realinhamento”:

    EU nao quero nenhum desses caras “realinhado” do MEU lado. Repito: euzinho NAAAAOOOOOOO te devo “autocritica” de merda nenhuma, talkei, bastardos?

    Agora contem pra nos quem envia videos de pornografia gay pro Bolsonaro.

  5. As bestas feras do MBL tentando reciclar o esgoto em que transformaram o Brasil. São culpados, hipócritas e cínicos que irão para a lata de lixo da história, sem dó nem piedade.

  6. O MBL deve ter recebido dinheiro da CIA. Ali só tem malandro, picaretas e psicopatas.
    Quanto à necessidade de quase todos, ou de todos fazerem autocrítica, perfeito o pensamento.
    O grande problema, caro Nassif, é que a grande imprensa faz parte e sempre fez desse “sistema”. Desse processo de dominação. Com a necessidade de destruir o PT, fizeram essa “esculhambação”, esse jornalismo de esgoto e, me desculpem, vai talvez custar uma década ou mais para podemos dar um pingo de crédito a eles.
    Eu não vejo nenhum jornalão, nem assisto nenhum programa jornalístico na tv desde 2016. Nunca mais verei.
    Informações, tenho somente através da blogosfera. GGN e afins. É só através de vocês que se pode ouvir algo sério e verdadeiro.
    A Veja e a Folha estão fazendo campanha pro PSDB já!!!! A vaza jato destrói o Conge e destrói o Bozo. O Lula nunca vai ser tratado como ser humano por eles.
    Quem resta?

  7. São claras as prioridades a serem ordenadamente realizadas.
    Aparar as arestas, pactuar em linhas gerais um plano nacional.
    Existem muitas esquerdas e muitos líderes dentroa dessas esquerdas. A única forma de se unirem é em torno de temas em que todos possam contribuir para um projeto nacional.
    Se me perguntassem falaria que teria de se dá segurança pública.
    Porque é uma pauta que veio sendo dominada pela direita, a esquerda tratou com muita ingenuidade durante anos e achou que a inclusão social promovida resolveria tudo.
    É uma bandeira que traria todos os espectros democráticos para o plano.
    Há pessoas sensatas pela direita, nacionalistas com capacidade de aplicar a soberania e a nacessidade de trazer o plano republicando, pautando.
    É delírio, não vai acontecer.

  8. Esta auto-crítica não é real. É hipócrita.
    O fascismo não respeita o pensamento diferente do seu.
    O fascismo não tolera divergência ideológica.
    O fascismo se impõe (ou se afirma) pela força e extermina os oponentes.
    O fascismo do MBL é o fascismo.
    Simples assim. Está na sua essência.

  9. Não vi nada disso….

    Estão totalmente isolados…….foi gostoso radicalizar com a Dilma e o PT, recursos brotaram da terra para isso……..mas e agora? Vão radicalizar contra o inominável? Se o fizessem iriam apanhar mais do que criançinha levada………….

    Esqueçam, foi um movimento de conveniências, que se dizia apolítico, e que atualmente perdeu a serventia, e, do contrário, ao se comprovarem políticos, viraram adversários, de pedra a vidraça….

    Como disse nobre comentarista, deveriam explicar de que infernos esses grupos surgiram, quem os financiou, para ajudar a acabar com a democracia no país…….

    Querem enganar a quem??????

  10. O maior desafio para o país é unir o campo democrático em torno de um projeto nacional suprapartidário.
    A autocrítica é um bom começo, significa que o grupo que a fez, reconheceu seus problemas e está desarmado esperando o outro campo político fazer o mesmo.
    O próximo passo é sentar a mesa e delinear um projeto com a contribuição de todos
    Esse projeto tem que ser traçado de tal forma que, não importa quem vencer a eleição, este deverá implementa-lo.
    Arrisco a dizer que o da segurança pública alinharia o espectro democrático amplo, não só a esquerda.
    Temos que contar com o centro sensato que está disposto a isto TB.
    Esse plano pode ser um acordo mínimo, a disputa eleitoral ficar acima deste projeto, ou seja nos detalhes em desacordo, porém o mínimo pactuado num acordo formalizado, já estaria garantido.
    E aí alinham se militares legalistas, democratas e desenvolvimentistas. Há muitos preparados e com desejo de ver o país crescer. A pauta da segurança pública é prioritária para eles.
    Governadores pois é impossível traçar um projeto desta monta sobre um tema a cargo do governo dos Estados .
    Profissionais da segurança pública, desde agentes, passando por intelectuais até o sistema judiciário.
    A esquerda tratou deste tema com muita ingenuidade e está claro que foi isso que fez com que as milícias tomassem o poder.

  11. Conversa fiada.

    Perceberam o naufrágio (talvez demorado mas) inevitável do bolsomorianismo e estão pulando do barco pra se jogar nos braços do Dória.

  12. Os caras perderam cerca de 400 k (gostaram do k?) de seguidores e com isto perderam relevância. Desde então os “Esquerdopatas” pararam de criticá-los, gerando uma abstinência insuportável que somente a autocrítica pôde minimizar.

  13. Acho que o PT não tem de fazer autocrítica PORRA nenhuma.
    Não vi estes bastardos financiados sabe-se lá por quem exigirem autocrítica do PSDB, por exemplo.
    E o judiciário e mpf? Dois dos principais atores do golpe da desgraça associados a globo, com ficam?
    Vão se foder bando de viados do Movimento do Boiolas Liberados.

  14. Meu Deus, soube pelo Blog do Esmael que a ONU só vai julgar o moro em 2020. Não adianta, até a Onu faz corpo mole com o Lula. É sabido dos leitores deste blog que o Lula só tem chance de ser libertado depois de Onu ou/e o Nobel. Se isso continuar assim esta gigantesca injustiça só poderá ser corrigida a partir do ano que vem. Por favor, deem-me um boa notícia pra começar a semana, prque esta me desanimou.

  15. Cobram demais autocrítica do PT. Só erra quem faz. Está pagando até demais, com a prisão injusta do Lula.
    PSDB e esse governo atual só desfazem, melhor dizendo, DESTROEM!
    E A AUTOCRÍTICA DO JUDICIÁRIO???
    Bem lembrada a da midia. Essa precisa fazer penitência!

  16. -> A autocrítica, agora, poderá ser o caminho para um realinhamento que permita recuperar os valores originais da política, preparando-o para o grande pacto nacional que surgirá em algum ponto do futuro para resgatar o país das milícias e dos oligarcas.

    Rodrigo Maia alerta sobre colapso social. Gal. Etchegoyen propõe um Pacto de Moncloa. Armínio Fraga defende um Green Brasil Novo. MBL faz autocrítica…

    milagres que só um Messias pode fazer?

    nada disto!

    o setor dominante sabe que deu ruim. para aplicar as medidas impopulares derrotadas 4 vezes seguidas nas urnas, foi necessário o Golpeachment e fraudar as Eleições de 2018.

    mas o efeito colateral se mostrou inesperado e fora de controle: a ascensão BolsoNazi.

    ainda que a pauta ultraliberal seja aplicada conforme o previsto, o gênio saiu da garrafa e se tornou mainstream: os Porões da Ditadura ocuparam o Palácio do Planalto.

    o setor dominante já percebeu ser impossível colocar sob suas rédeas o clã Bolsonaro.

    o Brasil marcha para um estado de exceção, cuja configuração ainda não se definiu completamente. mesmo assim se mostra indecorosamente brutal para uma elite hipócrita incapaz de se assumir como sempre foi: bárbara.

    não haverá nenhum pacto. assim como não estamos num impasse entre civilização versus barbárie.

    o cotidiano do Povo Brasileiro sempre foi a barbárie. a História da civilização humana é uma sucessão de genocídios.

    nunca houve tanta desigualdade em meio a tanta abundância quanto agora. em todo o planeta.

    situações como esta não se resolvem com pactos. não se trata de opção mas de circunstâncias objetivas.

    o Capitalismo se tornou impessoal e irracional. a mão invisível do mercado já não é mais humana. todos nós, inclusive os mega empresários, nos tornamos supérfluos. o sistema ganhou dinâmica própria.

    o Capital não fará nenhum pacto. ou o derrotamos, ou seremos extintos.
    .

    1. “situações como esta não se resolvem com pactos. não se trata de opção mas de circunstâncias objetivas.
      o Capitalismo se tornou impessoal e irracional. a mão invisível do mercado já não é mais humana. todos nós, inclusive os mega empresários, nos tornamos supérfluos. o sistema ganhou dinâmica própria.
      o Capital não fará nenhum pacto. ou o derrotamos, ou seremos extintos.”
      .
      Sei que meu comentário te soará incoerente, Arkx…. Mas vamos lá – rs.
      Eu concordo com você em gênero, número e grau…. Mas creio que seu discurso traz uma informação severa e provavelmente verdadeira: “O sistema ganhou dinâmica própria”
      1 – sim, ganhou vida própria, mas não podemos esquecer que essa “vida própria” segue tendo capitalistas, generais, políticos, se articulando por trás dos cordéis.
      2 – Se “ganhou vida própria”, eu sigo vendo como uma UTOPIA a possibilidade de vencê-lo. Acredito que poderemos, no máximo, e isso quando a Educação e a civilidade predominarem no mundo (será possível isso???????), CONTROLÁ-LO, pelas mãos do Estado, um Estado forte e realmente representativo doa vontade daquela determinada sociedade.
      3 – Enquanto isso, pactos são necessários para minimizar os males, restaurar bases civilizatórias perdidas e até mesmo, tirar da miséria absoluta o maior número possível de pessoas.

      Não podemos nos esquecer que “o mal” não está no que Lula fez…. está NAQUILO QUE ELE NÃO FEZ, referindo-me aqui, especificamente, à sua ingenuidade quase infinita de não ter preparado antídotos sociais contra o esgoto fascista “adormecido” em parte de seus dois governos, mas tendo demonstrado toda a sua imundície (mídia + classes médias + Judiciário) em várias ocasiões, como no julgamento do mensalão, o episódio do grampo sem áudio, etc. etc………
      Porque as esquerdas não aproveitaram alguns anos mais tranquilos para preparar com força, bases populares mais educadas em política, História, sociologia, etc?
      Porque Lula e Dilma não escolheram PGRs dignos e até, sendo bem pragmáticos, PGRs amigos, como se faz em todo o mundo?
      Porque escolheram tão pessimamente os ministros do STF?
      Porque Lula não enxergou que uma gerentona séria como Dilma, JAMAIS poderia ser presidente do Brasil, por sua falta de capacidade de lidar com essas serpentes bestiais (até por sua dignidade acima de qualquer outra coisa….)?

      Daria um livro, paro por aqui. Seu sonho é o meu, adoro uma boa utopia……. Meu problema é uma intuição que me diz que o abismo entre o ideal e a realidade é largo e profundo demais para ser atravessado nesse momento….

      Abraço!!!!!

      1. -> 1 – sim, ganhou vida própria, mas não podemos esquecer que essa “vida própria” segue tendo capitalistas, generais, políticos, se articulando por trás dos cordéis.

        para reflexão:

        qual poder tem de fato um poderoso CEO? sua autonomia é a de um vassalo do Conselho de Administração, Conselhos Fiscais, órgão reguladores, compliances, auditorias externas, associação de acionistas, escritórios de advocacia, agências de risco, mercado…

        o poder se tornou impessoal e não representativo porque não é quem o exerce aquele que o controla.

        -> 2 – Se “ganhou vida própria”, eu sigo vendo como uma UTOPIA a possibilidade de vencê-lo. Acredito que poderemos, no máximo, e isso quando a Educação e a civilidade predominarem no mundo (será possível isso???????), CONTROLÁ-LO, pelas mãos do Estado, um Estado forte e realmente representativo doa vontade daquela determinada sociedade.

        esta janela histórica se fechou definitivamente com a Crise de 2008. ela havia sido aberta pela Crise de 1929 e a II Guerra Mundial. e teve seu auge nos anos dourados do capitalismo keynesiano fordista do pós guerra.

        assim como no caso de quem está “por trás dos cordéis”, e já não há mais ninguém lá a não ser a impessoalidade do Capital, o Estado se esvaziou de poder, do mesmo modo que suas instituições.

        o poder hoje habita a infraestrutura logística. o governo já não está no governo.

        o poder hoje é exercido muito mais pelo Google, Facebook, Amazon, Netflix, Apple através dos verdadeiros dispositivos de conexão neural que são os aparelhos celulares.

        assunto complexo.

        -> 3 – Enquanto isso, pactos são necessários para minimizar os males, restaurar bases civilizatórias perdidas e até mesmo, tirar da miséria absoluta o maior número possível de pessoas.

        o artigo do Nassif identifica com muita propriedade como os segmentos menos bárbaros, ou “mais civilizados”, do setor dominante já sabem a enrascada em nos meteram e na qual eles mesmos se meteram.

        se Bolsonaro foi a última bala para impedir a volta de Lula, agora se tornou um estorvo. pretendem rifá-lo, como uma vez fizeram com Collor.

        mas Bolsonaro não é Collor. não será tão fácil…

        -> Porque as esquerdas não aproveitaram alguns anos mais tranquilos para preparar com força, bases populares mais educadas em política, História, sociologia, etc?
        Porque Lula e Dilma não escolheram PGRs dignos e até, sendo bem pragmáticos, PGRs amigos, como se faz em todo o mundo?
        Porque escolheram tão pessimamente os ministros do STF?

        pois é… mas não apenas em 2006, quando nosotros aqui já fazíamos estas ponderações, como mesmo recentemente antes das Eleições de 2018, éramos acusados de “fazer o jogo da Direita” e até de “agentes infiltrados”.

        quanta cegueira, quanta estupidez. merecemos o que agora passamos…

        abração
        .

        1. Seus argumentos são válidos, meu amigo…… Segue a questão do que fazermos…. o possível? Ou uma luta radical em busca da utopia?
          Continuo pensando que é mais lúcido PENSARMOS os dois caminhos, mas LUTARMOS, hoje, prioritariamente, pelos objetivos mínimos que forem alcançáveis.

          Abraço fraterno!!!!

  17. Só nao sei se há pessoas no PT capazes de conduzir este processo de auto-avaliação e auto-crítica. O PT, de tanto apanhar e por falta mesmo de lideranças mais pragmáticas dificilmente conduzirá tal processo interno com posterior busca de um pacto com o centro e o centro-direita. Haddad lembra um pouco, mas nem de longe tem a capacidade do lider espanhol Pedro Sanches do PSOE. E mesmo lá tá difícil a costura de um pacto que exclua a ameaça da ultra direita representada pelo VOX. Tempos bem difíceis estamos a viver!

  18. Agora aparece este bando tosco do MBL falando em “autocrítica” após o povo brasileiro ser estuprado por um bando de infames que entregam nossas riquezas.
    Canalhas!
    Mas é sabido que o diabo não se arrepende. Então, não há como alguem que seja capaz de raciocinar um pouco caia nessa conversa fiada.

  19. É preciso entender que o MBL é uma organização FINANCIADA. Os ativistas que aparecem (Kim Kataguri, Renan, Fernando Holiday…) são orientados pelos verdadeiros líderes que estão à sombra.
    Portanto, essa autocrítica revela que o isolamento do governo Bolsonaro está se ampliando. Inclusive com deputados eleitos pelo PSL (sejamos realistas: Bolsonaro é um ignorante, estúpido, boçal).
    Se os democratas conseguirem superar as VAIDADES HEGEMÔNICAS podemos recuperar o Estado Democrático de Direito já em Agosto. O STF está esperando um apoio maciço da sociedade civil para recolocar a ordem jurídica no devido lugar. Adiou para agosto as votações, para dar tempo à nova conjuntura política que está se formando.

  20. Considerar o MBL tendo representatividade para uma negociação de uma saída institucional do atoleiro Lavajatobolsonarista? Por São Serapião dos Embusteiros Nassif, não caia nessa. A “mea culpa” desses farsantes só saiu porque o guru Olavo os detonou, depois que a nave Bozonautica atinge a órbita ela pode descartar os estágios que usou para a ascenção, que eles queimem na reentrada e afundem nas profundezas abissais de onde saíram. Melhor que essa pseudoautocrítica fajuta seria revelar quais foram e quanta grana receberam dos oligarcas que financiaram a farra e agora compram os ativos da nação na bacia das almas. Perderam a influência e a importância? Então vão chorar na cama que é lugar quente e não fiquem enchendo o saco com duas lamúrias.

  21. Basta a esquerda voltar ao poder,pra eles retomarem a prática; uma vez fascista , sempre fascista.
    Na verdade ,estão fazendo o que seus financiadores mandam.

  22. “NI OLVIDO ,NI PERDÓN” frase que norteia a massa que sofreu as aberrações promovidas pela ditadura militar na Argentina ( a imensa maioría do povo).
    Vale para nós,estou me lixando para a autocrítica desses bastardos.
    Assim como o melhor resultado do arrependimento dos imbecis que foram “enganados” pelo DELINQUENTEjair bolsonaro e sua quadrilha é :”–NUNCA MAIS— IREI VOTAR NA VIDA,SOU UM IMBECIL ,FACILMENTE MANIPULÁVEL,VOU AJUDAR O BRASIL “

  23. Li, não lembro onde, que os filhos dos Irmãos Koch, estavam desgostosos com os resultados dos financiamentos para políticas de direita que faziam nos Estados Unidos e alhures. Viram que criaram monstros – fundamentalistas apocalipticos, Trump, Viktor Orban, Poroshenko e os nazistas ucranianos, etc.- e estavam redirecionando os financiamentos dos pais. Será se o MBL, como cria que é desses financiamentos, não está apenas se reposicionando, sob ordens dos chefes?

  24. MBL “reformista e modernizante” ? Eu só não saí do site depois desta porque sei que é feito por jornalistas dignos, independentes e com ótima capacidade analítica. As críticas que o artigo faz aos caminhos que o governo petista percorreu após 2010 são corretas, . Essa “auto-crítica” hipócrita e canalha dos extremistas violentos do mbl serve apenas para eles demarcarem seu espaço na extrema-direita diferenciando-se do bolsonarismo, que poderá ser bastante atingido se o governo neofascista atual for um retumbante fracasso. Auto-crítica da mídia será feita somente por alguns poucos que estiveram na mídia oligopolizada criando esse clima de guerra em nosso país desde 2005. O PT existe há quase 50 anos, não está na clandestinidade e , no entanto, se comunica “tão bem” com o povo mais pobre que a esquerda eleita para o congresso é ridiculamente minoritária. O intelectual esquerdista vive tão embriagado de seu ópio (teorias do século 19) que não entenderam o que Kennedy quis dizer com a frase “ganhar corações e mentes”. Talvez eles estejam esperandosque o espírito santo venha ensinar para o povo, em detalhes mas de forma compreensível, sem ” academiquès, que o povo sofre devido à sociedade brasileira ser um gigantesco cancro bizarro e monstruoso no mundo atual devido à uma faraônica, extremíssima concentração da riqueza na mão de pouquíssimos indivíduos. O fato do governo federal usar a metade do que arrecada pagando juros pro sistema financeiro deveria ser conhecido pelo povo com a mesma clareza que eles conhecem os detalhes da última rodada do brasileirão. O Brasil teve 12 anos de prosperidade com inclusão social porque Lula não cursou ciências humanas. Incapazes ou mal-intencionados que não divulgam conhecimento acessível para o povo com o objetivo de serem uma poderosa casta burocrática quando voltarem ao poder às custas das realizaçôes de Lula, que agora está encarcerado devido à incapacidade dos narcisos gurus dos campus desse Brasil ou , talvez, devido â sede de poder burocratizado que possuem esses seres.

  25. MBL… este nome já é uma corruptela… uma fraude intencional… o que estava em evidência quando eles surgiram era o MPL (Movimento Passe Livre) que estava convocando atos contra o aumento do preço dos transportes coletivos em São Paulo. Estes atos (ainda pequenos e sem destaque midiaticos) foram reprimidos sistematicamente pela violência policial…. e foram crescendo pela solidariedade social contrária a esta violência. Abrindo espaço para a publitizacao da pauta mais ampla do MPL (Movimento Passe Livre) que é a garantia do direito de circulação nas cidades atraves do transporte público gratuito… ou seja uma pauta com grande potencial popular (de ser apoiada pela população pauperizada).
    O aumento da quantidade de pessoas que saiam as ruas (nos atos convocados) contra o aumento do preço dos transportes públicos e o fato de que a violência policial estava surtindo um efeito reverso (ao invés de assustar e dispersar o movimento, estava aglutinando e produzindo solidariedade social ao MPL) fez com que setores rigidamente contrários aos interesses populares utilizassem uma tática inversa: ao invés de permanecer reprimindo e difamando (como usualmente fazem) resolveram se tornar promotores… divulgadores da mobilização da população nas ruas… se apropriando de uma mobilização popular e apartir desta apropriação mudando o foco… nao mais um questionamento de porque um partido de esquerda (PT na gestão da prefeitura de São Paulo) aumentava o preço do transporte público. E como isso era ilegítimo porque dificultava o fruir do direito de circulação dos mais pobres.
    A pauta se tornou, na mão dos setores anti populares… uma critica violenta a toda a gestao do PT (dos dois mandatos de Lula e do mandato Dilma) em geral… e materializada diretamente na crítica violenta aos eventos internacionais (Copa do Mundo/ Olimpiadas).
    Esta apropriação é muita clara no nome de dois movimentos -reacionarios, porque dispersantes da pauta progressista do Passe Livre-: Movimento VEM PRA RUA ( lema entoado pelos manifestantes do Passe Livre chamando a população: vem pra rua contra o aumento)… e o MBL que tem uma sonoridade quase identica a MPL.
    Considero a cobertura televisiva feita na TV Bandeirantes no programa “Brasil Urgente” um simbolo inequivoco desta mudança de tática dos setores anti-populales… o apresentador mostrava a manifestação falando da “obstrução do transito, do vandalismo e da baderna” e pedia aos expectadores que telefonassem dizendo se eram contra ou a favor da manifestação…. mesmo ele entoando permanente critica ao ato publico a enquete dava resultado favoravel aos manifestantes… eis que diante da alta aprovação ao ato…. ele cede e diz… “se o povo esta a favor… eu tambem estou”.
    Faço toda essa digressão para dizer que o Movimento Brasil Livre (assim como o Vem pra Rua) são movimentos falsarios desde a origem. São fruto daquela velha maxima elitista: “Façamos a ‘revolução’ antes que o povo faça”.
    Utilizaram uma onda de popularização de uma pauta realmente popular (transporte publico gratuito/ direito de expressão desta pauta/ contra a violencia policial) para fabricar comites reacionários que entraram (apoiados pelos grandes Mídias e Poder Economico hegemonicos) na frente das pautas populares…
    Agora que a grande onda da mobilização de rua passou (chegou a ser MODA ir em manifestação… a PM possava pra fotos com manifestoches…. liberam catracas do Metro em SP… entre outras extravagâncias nao consentidas quando a pauta de manifestação é realmente popular). É que aparece o fato: estes movimentos sao falsarios… nao tem verdadeiramente a base popular da qual desfrutaram através de uma jogadinha de se apropriar de simbolos contruidos por outro movimento. Agora que o poder do Estado está em mãos que não se afligem em declarar e praticar o ataque a população em geral e aos mais fragilizados em especifico…. eles saem com uma AUTO-CRITICA…. observem que um movimento que acreditou ser capaz de mobilizar dezenas de milhões de pessoas no país inteiro… agora se percebe muito mais frágil porque nao mobiliza como lhe foi permitido sonhar…

    A VERDADEIRA AUTO-CRITICA O MBL NÃO PODE FAZER… SERIA RECONHECER:

    1)QUE SÃO FRUTO DE UM ENGODO SONORO (MPL/MBL),

    2)QUE SAO FRUTO DE UMA APROPRIAÇÃO INDEBITA DE UMA PAUTA REALMENTE POPULAR (DO INTERESSE REAL NO COTIDIANO DAS PESSOAS) PRA TRANSMUTA-LA EM FERRAMENTA DE EMPODERAMENTO DE GRUPOS ANTI-POPULARES COM VISTA AO ENRIQUECIMENTO PESSOAL E EMPODERAMENTO POLÍTICO INSTITUCIONAL,

    3)SERIA DECLARAR QUEM FINANCIOU ESTE MOVIMENTO (MUITO CARO ECONOMICAMENTE) DE APROPRIAÇÃO INDEBITA,

    4)E, ENFIM, CRITICAR PUBLICAMENTE OS PARCEIROS QUE APOIARAM (RECEBENDO DINHEIRO E TAMBEM OS VOLUNTARIOS) ESTA APROPRIAÇÃO INDEBITA.

    Esta AUTO-CRITICA como é ÓBVIO o MBL NÃO FARÁ… Cabe a nós, que nunca apoiamos este factoide, fazer esta critica… ate que este “movimento” seja em publico o que sempre foi em privado… um engodo… uma fraude… um esquema elitista….
    VENCEREMOS!!!

  26. Renan Santos continua sendo apenas… Renan Santos, o picareta conforme consta de sua “capivara”, dono de uma firma chamada MBL. E cínico: que auto crítica mais condescendente, não? Por exemplo, não li nada sobre aceitar recurso estrangeiro para botar fogo nas instituições do próprio país. E há muito mais, muito mais atentados contra nosso país feitos por essa firma do que seria confessável. É claro que o MBL jamais vai fazer uma auto crítica séria e menos ainda fazê-la publicamente. O pessoal dessa firma sabe muito bem que esse negócio de auto crítica só serve para abrir os flancos para que críticas externas sejam feitas. Bobo é quem pensa que os outros são bobos…

    Quanto à imprensa… bem, diria que de um lado há um bloco de firmas alinhadas que, pela uniformidade de sua narrativa, não vai nunca fazer uma auto crítica. Do outro lado, diversas tendências mas todas elas com uma característica em comum: o apelo à reflexão, à inteligência, ao questionamento e à civilidade. De modo geral, só haverá Jornalismo no nosso país quando o estado voltar a fomentar a pluralidade, a diversidade democrática. E tem que ser o estado porque, como sabemos, a iniciativa privada só fomenta a imprensa quando esta serve a seus interesses privados. Da minha parte gostaria de que a imprensa mais desvinculada dos interesses econômicos privados fosse mais agitadora. Sem perder nunca o aspecto da reflexão. A meu ver faltou, como se diz, “sangue nos olhos” para combater a barbárie e o vandalismo. Mas não vejo necessidade de auto crítica pública, não; a meu ver bastaria assumir compromissos daqui por diante.

    E quanto ao PT, a crítica que o próprio partido faz toda vez que é instado é ter abandonado a pessoa comum e ter se aproximado das elites e oligarquias, de dar abertura para os privatistas organizarem o que é público. Por exemplo o MCMV perdeu o foco inicial, que era prover moradia digna a vulneráveis, e passou a financiar as firmas empreiteiras em mera especulação imobiliária. Esse mesmo erro se repete em quase todas as iniciativas públicas durante suas gestões (Educação, Cultura, cidadania, infraestrutura, transportes, eletricidade, água, espaço aéreo, petróleo etc.), exceto a Saúde e, talvez, o cuidado com a soberania nacional.

  27. Não sentaram à mesa farta e gorda, ficaram aguardando as migalhas. Elas não foram o suficiente para alimentar a goludice. Agora com o rabo entre as pernas fazem autocrítica, como forma ganhar a confiança. Que tenha algo de verdade neste texto, para o arrependimento seja verdadeiro e não apenas uma retórica.

  28. O PT não deve fazer autocrítica.
    Quando um perseguido e ilegalmente condenado tem que fazer autocrítica? Um LULA preso por um ano já é uma injusta desgraça.
    E o judiciário faria o que? E a PF, como ficaria?
    Uma autocritica do mesmo nível para a imprensa golpista significaria que eles da imprensa fariam uma confissão de crime contra o povo e o país e pediria para como recompensa pela autodelação prisão não maior que 10 anos e desistência de toda a concessão de ser imprensa.
    O nassif, não sei por que, tem gana na Dilma e no PT, mas não convence ninguém.

  29. Imagine a globo fazendo auto crítica: desculpem-nos por ter destruído e criado o ódio público no país; estamos pagando uma multa auto definida em 40 bilhões dos marinhos e abrindo mão da concessão de nossas empresas. A miriam: desisto de ser jornalista e me mudarei para o Haiti vendo o que posso fazer de melhor alí. Levo meu filho vladimir e família.

  30. Pacto nacional com os golpistas? O que é isso? Um acordo em que eles entram com a guilhotina e a sociedade com o pescoço? É conveniente para a direita falar agora em conciliação. Perdemos o pré-sal, nossa infraestrutura, os nichos tecnológicos da industria aeroespacial e naval, os direitos sociais e trabalhistas, mas ganharemos de volta o direito democrático de chorar e lamentar o país que perdemos. Mas, … contanto que nós prometermos não exigir que eles nos sejam devolvidos um dia, bem entendido. Enfim, voltamos a matriz econômica de 1908 e eles querem a conciliação? Os lulistas devem estar exultantes! Agora sim, uma razão a mais para apoiar Haddad na presidência do PT. Ele mesmo! O que prometeu aos banqueiros, na campanha de 2018, que não iria mexer nos contratos e leis “juridicamente perfeitos”. Ele é a pessoa ideal para assinar o Tratado Versalhes que nos será imposto. Ninguém melhor do que ele para dizer é fato consumado, perdemos… Mas teremos o sopão dos pobres e um bolsa família de USD 100 dólares,… finalmente a renda mínima sonhada por Suplicy.

    Porque eu não estou feliz e esperançoso como o nosso otimista articulista? Será por que eu não uso os mesmo óculos de Pongloss que ele?

  31. Observações sobre a entrevista:
    1- falar que considera o PT um mal maior que Bolsonaro fragiliza a própria fala dele de algum suposto distanciamento do governo.
    2- a defesa da Lava Jato e o questionamento qto a veracidade dos dados vazados divulgados tbm contradizem a fala dele, só retórica, de que eles são uma direita diferente da que se preocupa do com a ordem (Bolsonaro) tanto qto com aquela udenista (Lava Jato), na tipologia por ele mesmo definida.
    3 – ele diz que o MBL não se pretende partido, mas toda a pauta dele (liberalismo pra pobre, a partir da ideia de propriedade, por meio da regularização fundiária, um instrumento de política pública de habilitação; discussão de temas locais; etc) é pauta muito mais afeta a partidos do que movimentos sociais, como eles gostam de se denominar.
    4- por fim, que estória é essa de base que ele acha que o MBL tem?? A criação e a ação do MBL estão intrinsecamente ligados a própria guerra híbrida forjada no Brasil… Os caras foram uma criação artificial para se prestar a ser tão somente o que foram… Meros instrumentos para ser o que foram… Esse povo não tem base na acepção sociológica do que se entende de base de movimentos sociais…

  32. Autocritica do MBL ?
    Me ajuda né…..

    Eles foram a ferramenta que organizou a classe media para o golpe no Brasil.

    Alem de sere. responsaveis pela criminalizacao da politica e ascensao do facismo.

    E com $$ externo….

  33. 1. Devolvam o dinheiro que receberam para polarizar.
    2. Peçam uma audiência em Curitiba com Lula e se desculpem ele, pessoalmente, face a face, por todo mal que fizeram a ele, à família dele e ao Brasil.
    Depois, conversamos.

  34. Depois de anos a fio espalhando mentiras com táticas nazistas e financiamento obscuro ainda ganha espaço. Não são dignos nem de nota… que voltem para o esgoto de onde sairam!!

  35. Nassif, uma das poucas vezes em que discordo frontalmente de uma premissa inicial sua… Não da necessidade da autocrítica dos diversos agentes políticos atuantes no Brasil, isso pode ser bem vindo e até essencial para um início de diálogo construtivo que salve o país do esgoto atual em que estamos todos metidos…
    A questão, é que O MBL FAZ PARTE DESSE ESGOTO, não é algo periférico ou secundário, não se trata deles “apenas” “terem colaborado” para que toda essa selvageria ocorresse, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ELES FAZEM PARTE DOS SELVAGENS, dos terroristas, dos mentirosos, dos intolerantes… Eles não nos “empurraram ao ódio”, ELES FOMENTARAM O ÓDIO! Por isso, são imperdoáveis, no mínimo enquanto essa “autocrítica” for o que é: uma aparente farsa!
    .
    Não há como abraçar uma “autocrítica” desses grupos, se não reconhecem a sordidez de muitas de suas ações. Não há porque aplaudir essa “autocrítica”, se eles não reconhecerem que foram sim, ferramenta vital à celebração de Moro e dos procuradores enquanto “heróis nacionais” – como se eles não soubessem dos elementos farsescos presentes na Lava Jato.
    Vou além: nenhuma autocrítica de grupos da direita pode ser levada a sério sem o reconhecimento do massacre perverso, canalha, sórdido ao cidadão, ao ser humano, ao líder Luís Inácio Lula da Silva – talvez, a maior das injustiças indignas perpetradas por Moro e o MPF…
    Como celebrar uma autocrítica que não reconheça a imperiosa urgência de que se faça JUSTIÇA a Lula?
    No mais, se for apenas para comemorar a “ideia em si” – e não a forma como foi concretizada, péssima!… – aí sim, podemos todos encarar como saudável, uma prática que pode vir a fomentar o diálogo entre ideologias e propostas diferentes para o nosso país.
    Desde que feitas com honestidade e ética!

    1. Concordo e peço permissão para acrescentar: Quando o Nassif elenca os motivos para uma eventual autocrítica do PT, necessária, tudo o que ele mostra são erros. Cometidos talvez mais por inexperiência, ingenuidade, do que por incompetência. Nunca por dolo. Sou tentado a afirmar, o que não será comprovado, que se Dilma se tornasse presidenta novamente, não repetiria ESSES erros. Nem Lula, nem o PT. Eu acreditarei sim, no MBL, na Globo, até em Bolsonaro, Moro, Dallagnol e FHC, se eles se ajoelharem no milho e pedirem perdão pelo impeachment, pela destruição do Estado de Direito e da Economia, pela prisão sem crime de Lula, e se irmanassem para dar liberdade física urgente de um preso político. (Vai acontecer, né !). E que não venham com essa baboseira sobre liberalismo econômico e político, quais são as partes da direita, e outras de soMENAS, para disfarçar. O que eles fizeram não foi cometer erros, foi crime.

    2. -> Por isso, são imperdoáveis, no mínimo enquanto essa “autocrítica” for o que é: uma aparente farsa!

      a autocrítica do MBL não é uma farsa. desde que compreendida da perspectiva não só do próprio MBL como, principalmente, do setor dominante brasileiro.

      ou seja, em outras palavra: uma autocrítica única e exclusivamente quanto a eleição de Bolsonaro.

      nem MBL, nem os setores que representa (inclusive os mega interesses globalizados) são contra o ultra-liberalismo BolsoNazi. ao contrário!

      mas não podem com pactuar com aquilo que denominam déficit de “liberalismo democrático” e ainda mais com hiper-conservadorismo nos costumes.

      só que o Capital não necessita de nenhum “liberalismo democrático”. assim como pouco se importa com os costumes, e sim com a taxa de lucro.

      o modelo do Capital é o Daesh e sua necropolítica: Viva la Muerte!

      o lumpem-empresariado brasileiro gerou as condições para que os Porões da Ditadura Civil-Militar agora estejam no comando do país.

      e por mais que façam e demandem autocrítica, simplesmente não tem a mais remota idéia de como podem resolver esta catástrofe.

      pois é este mesmo lumpem-empresariado brasileiro a causa da catástrole. por isto, não haverá nenhum pacto que o inclua.
      .

      1. “a autocrítica do MBL não é uma farsa. desde que compreendida da perspectiva não só do próprio MBL como, principalmente, do setor dominante brasileiro.
        ou seja, em outras palavra: uma autocrítica única e exclusivamente quanto a eleição de Bolsonaro.”

        Verdade, Arkx….. olhando por esse ângulo, eles foram bem sinceros…. – rs.

        Achei todo o seu comentário de lucidez irretocável!!!! Como precisamos educar nossos pobres para que entendam (uma delas…) a verdade, de que a luta de classes no Brasil é uma realidade EXACERBADA, perversa, maldita….. E que, se não se levantarem em revolta contra isso, morrerão esperando uma ajuda que nunca virá – salvo em “tempos de exceção”, se e quando um “novo Lula vencer uma eleição….

        Mas cabe a pergunta essencial: podem, milhões de seres, viverem de paliativos?

        Evidente que não!

        Abraço!!!!

  36. é das coisas mais surpreendentes e inesperadas dos anos 2000 (tive q reler várias vezes). Oxalá q q possa num curto espaço de tempo haver de fato uma união de forças, já q muitos estão descobrindo agora q os inimigos de antes eram uns amores perto dessa galera de hoje. Só assim sairemos dessa, Do contrário eles, os do mal, irão se perpetuar no poder. Um brasileiro nunca pensará como outro, ou seja, do mesmo modo q diferentes se uniram para lutar pelo fim da ditadura, agora talvez a condescendência tenha q ser gigante, bem maior do q foi no passado, para q os q são tão diferentes possam lutar juntos antes q a vaca vá literalmente para o brejo. Já q a partir de certo ponto, poderá não haver mais recuperação ou retorno para a civilização

  37. A julgar pelos comentários abaixo, realmente acho essencial que haja uma autocrítica urgente do PT e de outros polarizados. Até porque se você acha que o “outro” é o único culpado nesta história de horror no qual o Brasil está vivendo hoje, é porque um sentimento de polarização foi criado, inflado, copiado e melhorado, a ponto de se chegar a colocar na cátedra máxima do Executivo um ser que tenta imitar o Pai da Mentira, que não se importa com a vida humana, nem liga para o bem do Brasil, apesar de seus seguidores juntarem que sim. Fazer o quê? Democracia é assim mesmo. Uns preferem acreditar no absurdo, não se importando em serem consagrados Otários. Outros se acham tão perfeitos e superiores que não conseguem enxergar como se parecem com o outro lado da extremidade. Mais similaridades do que diferenças. É óbvio que o MBL errou e muito. E vocês querem o quê? Que todos que não pensam igualzinho a vocês sejam decretados inimigos imperdoáveis? Não te lembra um outro grupo, não, está atitude? Enquanto isto o povo brasileiro, seja de qual espectro político ele seja, está sofrendo e continuará sofrendo.

  38. Essa turma pariu Matheus agora balança seu bando de fdp. Vocês ajudaram a colocar esse engodo no poder e agora vem fazer auto análise. Me poupe.

  39. Não acredito na mea culpa do MBL.
    Mentira ! Cascata !
    Outra coisa, duvido que este discurso tenha partido do Kim, Holliday e o outro que não sei o nome. Aqueles muleques são uns imbecis.
    Como sempre, tem alguém por trás manipulando esse MBL, tentando amenizar seu radicalismo já visando ter o apoio ou o controles deles nas próximas eleições.
    Sei não, João Dória é mais esperto que muitos pensam. Acho que está querendo agregar essa turma “ao novo ” PSDB. Sem Aécio, Alkimin, Richa e por aí afora.
    Quem fez essa mea culpa tem visão política, e com certeza não foram aqueles idiotas.
    Tem mais, tem que parar com esse papo que o PT/Esquerda tem que fazer mea culpa.
    O partido foi massacrado durante 13 anos com Fake New. Quem tem que fazer mea culpa é a grande mídia, que durante 13 anos alimentou esse idiotas de verde amarelo.
    Putz ! Kim e Holiday com visão política e estratégica. Tá bom !

  40. Caixa de pandora, mesmo. E de dentro, coisa boa não sai. O diabo cobrara caro do mbl pela aliança. Vai ser comido e cuspido pelo mbl. O medo faz o mbl fazer autocrítica. O mbl sabe q não sobreviverá, ao contrário do PT q é FENIX. PT é vítima. E os erros do PT não diminui esse fato.

  41. Autocrítica do MBL? Não acredito numa ÚNICA palavra desses FDP.
    Eles são culpados do que acontece com o país, como são culpados o Itaú, Bradesco, FIESP, Fiergs, Farsul, o dono da Havan, Luciano Huck, Ratinho, Marcelo Tas, Emílio Zurita, Jovem Pan, Ricardo Boechat, Datena, Reinaldo Azevedo, Globo, SBT, Veja, IstoÉ, Record, FFAA, PSDB, PFL, PTB, etc. A lista não tem fim…. Mas também são culpados os quase 58 milhões de idiotas que votaram no Bolsonaro e que agora, em sua imensa maioria, se escondem de vergonha.
    Não esqueço. Não perdoo. Não quero saber de explicações dessa gente. Não adianta querer negar o que fizeram. Não adianta se desculpar. A verdade é uma só: são todos PIORES que o Bolsonaro. Sabiam o que faziam e fizeram porque quiseram.

  42. A maior auto critica seria reconhecer que esse movimento manipulou e foi manipulado pelo interesse do grande capital (armas, petroleo, amazonia).
    Auto critica do PT e da esquerda ? si… faz sempre bem. A esquerda precisa se unir e fazer uma frente unica contra essa barbarie, sobretuto ter um proprama de base que vise o bem do povo brasileiro.
    UNIDADE!!!

  43. Tenha piedade da inteligência de seus leitores, Nassif.
    Autocrítica ou manobra política?

    Pretende, nitidamente, afastar-se da carga negativa do bolsonarismo e da Lava Jato, afirmando-se heróis liberais. Depois de camisas estampadas com o “mito” e dos bonecos de super-homem do ex-juiz, querem, agora, limpar a própria imagem. Mais uma mentira, de inúmeras contadas pelos portais de notícias falsas por eles sustentados.

    Dizem-se reformistas modernos, diferentes dos violentos seguidores do discurso de ordem do presidente e dos inflamados udenistas falso moralistas e protofascistas. Seu mal foi apostar demais no liberalismo… Como é comovente a autocrítica do MBL.

    Querem uma autocrítica do PT? Saibam que este conservadorismo assassino e sanguinário da direita brasileira sempre existiu e, a despeito disso, o PT promoveu a maior inclusão social da história do país, com criação de imensa quantidade de universidades públicas e acesso ao ensino superior às pessoas tradicionalmente excluídas deste espaço de dominação cultural. O PT tirou leite de pedra, fez quase um milagre, quase uma revolução.

    “Para fazer uma revolução neste país não é preciso ler manifesto comunista ou cartilha trotskista. Basta ler a constituição”, Luís Inácio Lula da Silva.

  44. “Foi o caso do “Minha Casa Minha Vida” que, à parte as unidades entregues, promoveu uma explosão dos aluguéis nas regiões metropolitanas. ”

    NÃO FOI o MCMV que inflacionou as regiões metropolitanas, foi o financiamento da CAIXA de 100% de imóveis usados. Isso que estilingou os bairros de classe média e acabou transbordando. Quando acordaram já era tarde, os manifestoches já estavam na rua.

  45. Autocrítica do PT é pegadinha,o bom mocismo de MBL e Glenn vêm curiosamente logo após os estrangeiros garantirem seus ganhos via STF e etc…agora querem normalidade pq tudo tá garantido,sqn,se o PT abraçar essa ideia,ele já era,simplesmente pq as bases estão muito politizadas e atentas a tudo, o q estão querendo é desandar o partido,é preciso q deixem os golpistas andarem sozinhos não o peguem pela mão será suicídio,a verdade é q ELES PRECISAM DESESPERADAMENTE DO PT seja para polarizar ou p passar as mãos em suas cabeças,o PT precisa se fechar em si mesmo e com o povo, os golpistas vão se autodestruir e o PT precisará estar organizado/focado para agir na hora certa, ninguém nunca tá/estava satisfeito com o PT, se ele fez/faz 10 coisas boas e 2 ruins aí todo mundo quer APARECER E CAPITALIZAR POLITICAMENTE/MIDIÁTICAMENTE em cima dos 2 erros e esquecem os acertos,isso é cultural no Brasil(ingrato,sem memória)inclusive acontece com o Nassif q fez/faz muito pela luta democrática e um vacilo já caem matando em cima como se ele nunca tivesse feito nada de bom(mau caratismo)Lula precisa tomar as rédeas do partido e se possível praticar terrorismo(no PT)pra isso,será necessário q o partido decida o q quer da vida claramente pq nós do povão não aceitaremos mais ser enganados !!!
    Obs:Lula e o PT já estão dissociados só o Lulão q não quer perceber,se não fizerem o vc quer(dirigentes de sua confiança)vá ou apóie outro partido,vc materialmente e institucionalmente(não moralmente)já tá fud…mesmo,estão querendo lhe pegar pelo seu ponto fraco!
    Ass: José Marcelo analista especializado em qq assunto formado pela Faculdade da Vida e com graduação em Harvard(vixeee!)

  46. Um fato que acho que está passando despercebido é a divulgação detalhada do modus operandi do suposto hacker. SEMPRE que notícias desse tipo são liberadas para a imprensa a polícia ou a Justiça não divulgam detalhes da fragilidade encontrada e explorada pelos hackers ou golpistas. Até para não ensinarem outros a fazerem o mesmo, geralmente informam em linhas gerais sem entrar em detalhes.
    Nesse caso está parecendo aquela estória do Joãozinho que quer matar aula e, se passando por sua mãe, escreve um bilhete para a professora e para dar credibilidade coloca no bilhete: este bilhete é verdadeiro e foi escrito pela minha mãe.

  47. Sobre a ideia de que, um dia, no futuro, a Imprensa vai fazer um mea culpa: Sim, ela fará um dia, como um dia a própria Globo admitiu ter apoiado e ajudado a Ditadura. mas a Grande Imprensa só admitirá sua participação no Golpe de 2016 quando estiver nas mãos de uma nova geração, a qual denunciará os crimes de seus antecessores, enquanto praticam seus próprios crimes de seus tempo…

  48. Quero que o MBL se auto imploda e desapareça,junto com TODOS os CANALHAS MAUS CARÁTERS integrantes desse grupelho OPORTUNISTA ,LEVIANO e CANALHA.São ratos de esgoto que voltem pro esgoto de onde NUNCA deveriam ter saído.

  49. Quero que o MBL se auto imploda e desapareça,junto com todos os canalhas mau caraters integrantes desse grupelho oportunista ,leviano e canalha.São ratos de esgoto que voltem pro esgoto de onde nunca deveriam ter saído.

  50. Se eles querem fazer autocrítica, que façam. A esquerda não deve autocrítica nenhuma a eles e é um acinte eles, justamente eles, fazerem esse tipo de cobrança. O corolário de eles admitirem uma parte (imensa) da culpa no processo de destruição da democracia no Brasil deveria ser uma posição de humildade, não essa arrogância de cobrar autocrítica dos outros. Ainda mais que a gente sabe que o que os move não é nenhum princípio de coerência política, sequer uma consciência pesada. É medo, porque o Olavo começou a bater neles e a choldra do Bozo mostrou-lhes os dentes. Eles sabem do que esse povo é capaz, e agora ficam com medo.
    Além disso, estou esperando autocrítica da parte deles. Simplesmente dizer que “polarizamos porque era gostoso” é vago demais, ameno demais, diante de tudo o que eles fizeram.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador