Zé Dirceu decide doar seus arquivos para a Casa de Mariana

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

no Nocaute

Zé Dirceu decide doar seus arquivos para a Casa de Mariana

O primeiro lote de documentos do ex-ministro segue nos próximos dias para Minas Gerais. O material será organizado, catalogado e digitalizado por professores e estagiários da Universidade Federal de Ouro Preto.

Por Nocaute

O ex-ministro José Dirceu anunciou neste fim de semana sua decisão de doar à Casa de Mariana, instituição criada pelo jornalista e escritor Fernando Morais, todos seus arquivos políticos e pessoais acumulados ao longo de meio século.

O material compreende cartas, documentos, anotações e fitas de áudio e vídeo referentes a todas as atividades de Dirceu:

Movimento estudantil
Congresso da UNE em Ibiúna
Participação na luta armada contra a ditadura
Primeira prisão
Libertação em troca do embaixador norte-americano
Treinamento militar em Cuba
A cirurgia plástica realizada em Havana para mudar de rosto
O retorno clandestino ao Brasil
A luta pela redemocratização
A criação do PT
As cinco campanhas eleitorais de Lula
A eleição de Lula
Na chefia da Casa Civil
A AP-470 (“mensalão”)
A cassação do mandato
A Lava Jato
Os processos, as condenações e as prisões

A primeira parte do acervo a ser enviada a Mariana refere-se exclusivamente ao período em que Dirceu foi ministro-chefe da Casa Civil de Lula. Está armazenada em seis arquivos de aço que serão transportados para Mariana nos próximos dias.

Antes da decisão de Dirceu, a Casa de Mariana já havia recebido, além do acervo de Fernando Morais, um lote de documentos doados pela família do ex-ministro Sérgio Motta e cinco caixas de cartas de Carlos Lacerda a seu advogado Fernando Veloso.

Mineiro de Passa Quatro, José Dirceu foi deputado estadual e federal pelo PT, e ministro-chefe da Casa Civil no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi líder estudantil entre 1965 e 1968, ano em que foi preso em Ibiúna, no interior de São Paulo, durante um Congresso da União Nacional dos Estudantes.

Em 1969, em troca da libertação do embaixador dos Estados Unidos Charles Burke Elbrick, Dirceu e outros catorze presos políticos foram libertados e enviados ao México. Ele exilou-se em Cuba, onde estudou, trabalhou e recebeu treinamento militar.

Em Cuba Dirceu se submeteu a uma cirurgia plástica de reconstrução facial para voltar ao Brasil sem ser reconhecido, onde viveu clandestinamente.

Retornou a Cuba e depois voltou ao Brasil em 1975, mais uma vez de forma clandestina.

Em 2012 Dirceu foi condenado pelo STF na ação penal 470, conhecida como Mensalão, por corrupção ativa. Foi preso em novembro de 2013 e, quase um ano depois, passou a cumprir a pena em regime domiciliar.

Em 2015, Dirceu voltou a ser preso, dessa vez na Operação Lava Jato. No ano seguinte, foi condenado a 23 anos e três meses, acusado de “corrupção passiva, recebimento de vantagem indevida e lavagem de dinheiro em um esquema de desvio na Petrobras”.

Em março, foi condenado novamente na Lava Jato a 11 anos e três meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Dirceu cumpre pena em regime domiciliar com tornozeleira eletrônica.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma vida inteira dedicada a

    Uma vida inteira dedicada a defesa de uma patria para todos e todas.

    Orgulho de ser conteporaneo de uma figura como esta em meio a tanta mediocridade.

  2. O Dirceu, creio, é a única

    O Dirceu, creio, é a única pessoa neste planeta de merrecas, condenado por corrupção passiva sem ocupar qualquer cargo público. Ou seja, se ele “advogou” para terceiros junto aos governos, corruptos são os funcionários que porventura tenham aceitado os subornos. Ele, mero lobista. Mas, como o desMoronado sofre “ataques sujos” e esmerdeia o país todo, que se pode esperar dessa (in)justiça cagada…

  3. Zé Dirceu

    Só tinha quinze anos, mas vibrei com a imagem daqueles caras embarcando pro exílio. Uns heróis! Dirceu, Wladimir e todos o grupo. Como faz falta ao país e ao futuro jovens politizados e destemidos como aqueles! 

  4. Os lavajateiro vão rasgar o ** com a unha

    Há alguns meses comentei que os fatos históricos estão atropelando os golpistas; mesmo que eles tenham em mãos, agora, todo o aparato de Estado, eles perderam a narrativa do golpe. Hsitórica, moral, ética, sociológica, política e jurìdicamente eles foram, estão sendo e serão FRAGOROSAMENTE DERROTADOS. Um debatedor, tomado pelo realismo pessimista e fatalista, argumentou que os golpistas neoliberais, oligarcas, plutocratas, escravocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas haviam conseguido realizar inteiramente seus intentos e que isso seria irreversível. A ele e a outros digo: irreversível apenas a morte. Todo o império tem seu fim; nenhum deles foi, é ou será eterno; o Planeta China e a Rússia – que muitos consideraram como liquidada – estão aí, prenuncianado o fim da hegemonia solitária dos EUA. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador