fbpx
quarta-feira, novembro 20, 2019
  • Carregando...
    Início Opinião

    Opinião

    A terra é plana, os evangélicos não são terroristas e o MBL defende o...

    A deformação sofrida pelo liberalismo no Novo Mundo foi inevitável. Cinco séculos depois ainda somos incapazes de reconhecer tranquilamente os direitos dos índios.

    Inimputáveis, por Wilson Ramos Filho

    A resignação da gente normal frente à iniquidade, à desumanidade, à sandice, é que incomoda. Constitui-se em desafio para os cientistas e analistas políticos.

    Bolsonaro quer regredir para antes da Carta de 1824, por Gilberto Maringoni

    Para Bolsonaro e Guedes, descartar a inteligência não é problema. O projeto é mesmo nos transformar em colônia. Nada pega mal para as milícias planaltinas.

    “Catalunha, Espanha e Europa são melhores juntos”, reafirma presidente espanhol Pedro Sánchez

    ‘A Europa que admiramos foi construída com base no princípio da sobreposição de identidades e igualdade para todos os cidadãos, rejeitando extremismos nacionalistas'

    Agora é que Lula está preso, junto conosco, por Flavio Morgado

    E para além de toda adoração que possa envolver em sua soltura, olha-lo, nesse específico cenário, como um corpo de alegria é quase reconhecer que agora é que ele está preso, junto conosco.

    Lula é culpado?, por Vitor Souza

    Lula se tornou com essas políticas um dos políticos mais populares do mundo no fim do seu mandato. A grande mídia, iniciou um massacre contra ele, o PT e a esquerda em geral (mais que de costume).

    Ecologia do poder II, por Gustavo Gollo

    Costumamos supor que o poder político é exercido por aqueles que ocupam altos cargos em instâncias governamentais ou outras esferas influentes.

    “Pobre de avião”, o DNA da ultra-direita brasileira, por André Motta Araújo

    O pobre chegando perto avivou memórias seculares de perda de posição social, mais forte ainda nas camadas oriundas da imigração do Seculo XIX

    Missas negras em latim na Esplanada dos Ministérios, por Fábio de Oliveira Ribeiro

    Quando perdoou um Ministro corrupto, Sérgio Moro criou uma modalidade de extinção da punibilidade e invadiu a competência do Judiciário

    A “Equação de Drake” e a beligerância humana, por Sebastião Nunes

    É tempo de opor ideias ao vazio beligerante de indivíduos como Donald Trump, Jair Bolsonaro, Boris Johnson, Sebastián Piñera e suas políticas de exclusão

    Só resta fechar o Supremo, por Fernando Horta

    Ocorre que a vontade do STF de passar pano não consegue acompanhar a quantidade de vazamentos de óleo que o milício-clã consegue fazer por dia

    A era das mentalidades desequilibradas, comentário de Lúcio Vieira

    Num mundo onde o mais provável adiante sejam a escassez e as dificuldades econômicas e ecológicas, a ruptura para uma possível nova era será drástica e selvagem

    Pesadelo, por Rogério Marques

    É impossível ignorar que o discurso de ameaças e de ódio, que se repete quase diariamente, continua fascinando boa parte dos brasileiros.

    O Leão Fascista – A ameaça do Golpe, por Arnobio Rocha

    Todas as instituições democráticas são tratadas como inimigas, apenas ele, o Leão, seria o bom, o homem de bem, contra as hienas, animais repugnantes.

    Coringa: saúde mental, contradições sociais e revolta popular, por Alexandre Camargo de Sant’Ana

    Não só é Arthur Fleck que está doente e abandonado pelo Estado. Reina uma ideologia do cada um por si, cada qual cuidando dos seus interesses, inclusive da própria segurança.

    Sobre heróis e cidadãos: o holocausto brasileiro, por Vilma Aguiar

    Sucessivos governos usaram o capital ambiental brasileiro como se este fosse infinito.   

    Presente-se, por Alcilene Oliveira Santos

    Nossas universidades se encontram num estado deplorável, onde o básico é tido como luxo, sofrendo a cada dia um tipo de retaliação.

    Avacalhando o país, por Gustavo Gollo

    O governo brasileiro, em conluio com os meios de comunicação, no entanto, vem tentando fazer os brasileiros de idiotas e ocultar a catástrofe.

    Um Quixote pós-moderno, por Aquiles Rique Reis

    Se hoje vivemos tempos retrógrados, temos o rock’n’roll de Odair José instigando a rebeldia contra o arbítrio e a caretice

    Sobre passividade política e falta de lideranças, por Roberto Bitencourt da Silva

    É típico de uma compreensão do mundo destituída de capacidade crítica o desprezo elitista pela massa, conferir a ela uma impotência em participar dos processos decisórios.

    Mais comentados

    Últimas notícias