A metralhadora giratória vesga de Ciro Gomes, por Luis Nassif

Ciro torna-se um paradoxo ambulante. Seu estilo é o de promover polêmicas. Logo, provocar adesões e críticas. A cada crítica, responde com mão pesada

Por Luis Nassif

Não sei onde Ciro Gomes pretende chegar com suas incontinências verbais e sua absoluta intolerância às críticas que recebe.

Ciro torna-se um paradoxo ambulante. Seu estilo é o de promover polêmicas. Logo, provocar adesões e críticas. A cada crítica, responde com mão pesada. Todos os críticos são corruptos, diz ele, em uma mesma entrevista em que define o seu estilo como racional, baseado nos fatos e na razão. Ou seja, Ciro não mente, não chuta, não faz críticas irresponsáveis e todas suas denúncias são fundamentadas, é este o seu bordão.

Nos ataques a Paulo Moreira Leite e a Kiko Nogueira, cometidos na mesma entrevista, falhou de todos os modos. Falhou factualmente, ao atribuir a Paulo Moreira Leite, em sua passagem por Veja, o apoio à ultradireita e a demissão. Pelo contrário, nem Paulo Moreira Leite dirigiu a revista na fase esgoto (que foi posterior à sua saida) nem foi demitido, mas contratado por uma revista concorrente. Em relação a Kiko, jamais trabalhou na Época e, assim como Paulinho, jamais foi alvo de nenhuma suspeita de trabalho aético.

Mais que isso, a espingarda de Ciro estava tão vesga que, em um setor contaminado pela pusilanimidade, maledicência e disputas sem regras, mirou justamente dois jornalistas que, além de brilhante carreira jornalística, são excelentes carácteres, unanimidade nos ambientes em que trabalharam.

O terceiro erro foi classificá-los como petistas militantes. Ambos são jornalistas que atuam nos vácuos de cobertura da mídia. Hoje em dia atendem a um público preferencialmente petista, devido ao claro viés antipetista da mídia. Mas, dentro do padrão de mediação jornalística que professam, no qual não há militância política nem posição apriorística: critica-se quando se julga que se deve criticar; elogia-se quando se enxergam aspectos positivos na pessoa.

Eles provavelmente seriam os primeiros a apoiar Ciro, quando abandonasse sua metralhadora giratória, ou a calibrasse melhor, e passasse a trilhar caminhos mais positivos, na construção da grande frente democrática.

Leia também:  A terra é plana, os evangélicos não são terroristas e o MBL defende o liberalismo, por Fábio de Oliveira Ribeiro

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

42 comentários

  1. O Ciro busca um espaço de esquerda, atacando a esquerda para “agradar” e assim se tornar uma opção palatável para a direita…
    Assim ele se torna dois!
    Torna-se o candidato e ao mesmo tempo o vice-candidato…
    Isso nunca deu certo dentro da esquerda que sempre é mais minuciosa nos detalhes…
    A direita sabemos como funciona…

    31
    8
    • A mim parece que esse espaço não existe. Por isso Gomes está sempre deslocado, fora do lugar. Parece que, consciente ou intuitivamente Ciro Gomes pretende ocupar a vaga (inexistente) do Bolsonaro só que do “nosso” lado. É como se acreditasse numa simetria que, de fato, não existe: um democrata autoritário, alguém que pela truculência conseguiria vencer o autoritarismo do golpe. A “esquerda” não tem a opção de combater a “direita” usando métodos da “direita”. Por exemplo, se se pretende liderar através da alienação, isso só funciona para a “direita”. E não tem como a direita liderar através da conscientização.

      Ou isso ou está cavando um lugar ao lado dos golpistas. E quando (e se) conseguir, tentará vender-se como “o infiltrado” ou algo parecido…

      Como sempre, parece que Ciro Gomes confunde firmeza com estupidez.

      10
      3
    • Liderar pela alienação foi o que o PT fez rapaz. Pegou o voto popular e entregou o poder o pmdb. Quem não crítica isso é alienado e fanático.

      7
      9
  2. “Não sei onde Ciro Gomes pretende chegar com suas incontinências verbais e sua absoluta intolerância às críticas que recebe”.

    Em comentário feito aqui no GGN, em outro post sobre o comportamento vesgo de Ciro Gomes, manifestei minha opinião sobre seu compromisso democrático. Em suma, nenhum.

    Talvez o espanto de Nassif com relação ao boquirroto esteja aí: acreditar que Ciro coloque a democracia acima de seus interesses pessoais de chegar à presidência. Como se vê, pretensão que pretende levar a cabo a qualquer custo, pela esquerda, pela direita, seja como for.

    Tal qual biruta de aeroporto, Ciro se vira pra onde o vento sopra. Foi um dos principais ministros de Lula, e agora experimenta ser clone do Biroliro. Até cirominions ele arrumou.

    45
    4
  3. Será que Ciro está achando que o “sucesso” eleitoral (que não pode ser tomado como regra) do mitosco presidente adolinquente é algum tipo de exemplo a ser seguido? Será que acha que vai angariar eleitores presidenciais irritando mais de 1/3 do eleitorado cativo do PT desde Collor (há 3 décadas)? Ou a maior bancada na Câmara?
    Será que vai deixar o descontrole de suas emoções destruirem sua inteligência, preparo e experiência?
    Ou acha que tem algum segredo na “manga do colete”?
    Ou o explica ou muda de atitude. Ou continuará a não chegar lá.

    23
    4
  4. O Ciro não tem solução.
    Era um misto de play boy com “Coroné” do nordeste.
    Agora podemos acrescentar a isso outro componente: “velho caduco”…
    Mais do que ingrato, parece que está ficando é caduco, mesmo.
    Perguntado ( antes das últimas eleições) se ele temia a lava jato, respondeu:
    – Eu tomo leite em onça!

    Que pérola!

    29
    6
  5. Ciro quem? Mais e mais palavras gasta com o anão que se enxerga como gigante.
    Ciro tenta seguir a receita de atiçar os algoritmos para içar sua posição nos trend topics.
    Escola do trump e do bolsobosta.
    Fale qualquer merda e apareça.
    Prefiro a moça que deu o fiofó com xampu pro Renato Gaúcho.
    Muito mais honesta nos seus propósitos.

    Deixa o moço falar.
    Vai terminar 2022 igual a Marina

    21
    5
  6. Tenho para mim que Ciro acusou o golpe de ter tomado uma decisão completamente equivocada nas eleições passadas – de não aceitar a vice-presidência de Lula – que o levaria a candidato natural da esquerda.

    Sabe que teria chances reais de ganhar as eleições e poderia ocupar o cargo ora ocupado pelo traste. Chance que, talvez, jamais tenha novamente.

    Nunca vai confessar – provavelmente nem para si mesmo.

    E por isso, vai se tornando cada vez mais corrosivo. Para si mesmo e para todos os que resolveu odiar.

    18
    4
  7. Prezado senhor Luis Nassif

    E pensar que o douto candidato presidencial, que o ilustre cidadão de Sobral, referência ímpar em educação fundamental e inclusão sócio familiar.
    Nos acenou em 2018, nos fuzilou, como corpo único em 2018.
    Quem sabe dá certo mais para frente, Haddad não era uma opção dentro da oficialidade gourmet, Ciro era ou seria o contraponto ao PR.
    Faltou tato e gentileza ao acessor do GSI.
    Linguagem e sinais, não ” estávamos ” com o poste petista Haddad- preparado ressalva-se, palavras do próprio VB, cabia CG, no episódio VB, a serenidade dos conquistadores.
    No país cisplatino meridional, houve uma silenciosa manutenção da ordem legal sem alaridos de um candidato palatável.

    2
    5
  8. A cada entrevista, Ciro dá a impressão de querer disputar com certa ministra do atual governo uma hipotético competição de falar asneiras. Já ficou ridículo.

    8
    2
  9. O Ciro tem direito a criticar e se defender de quem o agride. O pessoal do PT gostaria que ele só falasse mal do Bolsonaro, mas, ele foi mais sacaneado pelo PT. Isso é fato.

    9
    26
  10. É evidente que esse sujeito está tentando se cacifar no campo da centro-direita.
    O problema é que não tem voto. Tem,ainda,alguma simpatia na mídia golpista que,desesperadamente, lança todo dia um candidato para chamar de seu.
    Mas não tem jeito. A direita já tem dono e a esquerda a eles não pertence.

    13
    5
  11. Quem tem certeza absoluta que jamais será eleito presidente não se interessa em construir um autoconceito positivo…
    só quer aparecer negativamente, como fez e ainda faz Bolsonaro

    tremenda babaquice, porque está jogando fora a melhor oportunidade de se destacar como neutro

    8
    4
  12. A manchete deveria ser:’ Lula perto da liberdade ‘ou ‘ Lula praticamente livre dos processos para as eleições de 2022 ‘. Ciro Gomes enlouquece !!! Rivotril e Gardenal não fazem mais efeito. As Elites AntiCapitalistas do Estado Absolutista Brasileiro, o Coronelato Nordestino do Estado Ditatorial e suas Facções de Socialismo e Progressismo Pelegos nas figuras de Lula e Ciro Gomes já estão digladiando pela posse do Poder Absolutista. Como sobreviver sem o Estado-Mamata destas 9 décadas? A Imprensa Partidária está mais perdida que cachorro que cai de caminhão de mudança. Uma hora Ciro é o máximo. Outra é o Lunático de sempre. Uma hora é Gilmar Mendes, defensor da Constituição. Outra hora, apenas o Jagunço que FHC colocou no STF. Outra hora até a aberração Garotinho e sua trupe merecem apoio. E dizem desconhecer o porque desta aberração preservada por 9 décadas desde o Golpe Civil Militar Ditatorial de 30? Somos Surreais !!!! Mas é preciso desenhar? Pobre país miserável. Mas de muito fácil explicação.

    2
    1
  13. Ciro visa aproveitar o anti petismo para se posivionar no centro muito à direita pegando os bolsonaristas desesperados com seu mito mico, acho que realmente é sua unica opçào pois à esquerda ele é que micou.

    3
    2
  14. Voces com essa sanha de tirar do caminho qq possivel candidato mais a eswuerda que nao seja o derrotado pt nos levarao novamente para o colo da estrema direita. Foram 55 milhoes de votos nele e nenhum bolsominho arrependido botara mo pt . E sem eles nao se elege presidente.

    6
    3
  15. O PT deveria iniciar rápidamente uma ofensiva dentro do PDT, junto com o Lupi para impedir a candidatura Ciro em 2022 e traser o partido paea o campo democrático.

    4
    5
  16. (1) “Não sei onde Ciro pretende chegar… nos ataques a Paulo Moreira Leite e Kiko Nogueira”. Eu também não sei e está aí uma bela pauta para o GGN. Gravar em vídeo uma entrevista com Ciro para que ele esclareça o porquê de seus ataques.
    (2) “… foi um erro [Ciro] classificá-los como petistas militantes”. Essa não, Nassif. Não vamos tratar PML e Kiko como madres superioras do convento das carmelitas dos pés descalços. São jornalistas petistas, que defendem as ações da burocracia do PT. Ambos trabalham em sites que atuam como propagandistas do PT e que divulgam fake news contra Ciro Gomes. Isso não dá para contestar. Hoje mesmo, PML voltou a atribuir a Ciro a responsabilidade pela eleição de Bolsonaro (essa mentira vai ser repetida até quando ?). No 247 é frequente referirem-se a Ciro como canalha, covarde, coronel, pusilâmine, portador de surto psicótico, etc. No DCM as manchetes são frequentemente falseadoras. DCM teve o seu “momento Caras” ao publicar matéria sobre jantar de Ciro com sua namorada, num restaurante no Leblon e ter tomado vinho de R$ 200. Portanto, é falso esse maniqueísmo tipo Batman (os castos jornalistas) versus Coringa (o maléfico Ciro). Vejo o 247 e o DCM atuando como propagandistas do PT (é direito deles serem o “diário oficial do PT”) e constantemente ofendem Ciro de variadas formas (é só consultar no Google).

    11
    10
  17. Aos que pariram/criaram/inventaram/acreditaram na falácia/idéia de um Ciro preparado/intelectual, meus pêsames…tais atributos não casam com destempero (raciocínio basico)…venho alertando faz tempo sobre o Coroné….

    6
    4
  18. Lula e o PT devem se mobilizar para tirar a legenda de Ciro e trazer o PDT para a mesma aliança em 2022.
    Simples assim.

    2
    3
  19. Ciro não possui inteligência/emocional, ou seja, uma pessoa que se propõe atuar no campo da política, tem que ter um grau de inteligência/emocional muito boa ou ótima caso contrário não vai conseguir.
    A inteligência emocional foi descoberta pelo americanos, onde, até então só se conhecia a inteligência racional:
    Inteligência-racional: Age pela razão (matemática) e somente pela razão (politicamente/burra);
    Inteligência-emocional: Age pela razão após considerara a emoção, ou seja, sente antes achar que tem razão (politicamente/inteligente).
    Exemplo:
    Lula: Inteligência racional boa e inteligência emocional ótima;
    Ciro: Inteligência racional boa e inteligência emocional ruim.

    2
    1
  20. Nassif, até eu um simples leitor já fui agredido, por comentário sugerindo uma possível visão diferente, no DCM e bloqueado, também no 247. Depois desbloqueado no 247 quando percebido que com ele contribuía. O ódio ao Ciro quero entender, mas pelo que parece só a grana pode explicar.

    1
    2
    • Interessante, quem ofende é você!!! “… só a grana pode explicar.” O ódio ao cirinho se explica pelo ódio feroz que ele vomita em todas as oportunidades que tem. Um dia já gostei desse bosta, me iludi que ele era corajoso; não é, é apenas uma topeira afogada na inveja e no ressentimento.

      4
      1
  21. Imagine se esse cara tivesse sido eleito presidente…
    É um legítimo representante do coronelismo nordestino, com um verniz de modernidade aplicado no exterior. Só que o verniz é fino demais e não consegue camuflar totalmente a verdadeira natureza dele.

    2
    1
  22. Não entendo o tanto de críticas que Ciro recebe por externar um sentimento que, hoje, é predominante no país. Os dessaranjos desse governo de malucos estão levando o Brasil à bancarrota! Preferiam que na base da vasilinagem, ele fosse praticar o velho discurso politiqueiro de ocasião? Apontem alguem que conheça melhor os problemas do país. Haddad é um excelente quadro, Boulos idem, Flavio Dino também. Mas nenhum deles possui a capacidade, experiencia e capital politico de Ciro, que fatalmente contará com esses quadros na hipótese de um futuro governo de esquerda. Lula, apesar da patifaria de que é vitima, não conseguiria pacificar o país e mantendo o atual divisionismo. E provavelmente se renderá ao óbvio, entendendo que para formar uma frente democrática terá que abdicar do protagonismo do PT. E por último: chama-lo de “coroné” é obviamente fruto de um racismo envergonhado contra o povo nordestino, e desqualifica o debate. Se queremos virar esta pagina triste da nossa história, não há outra opção alem de Ciro.

    2
    2
  23. quer dizer então que Ciro falou quase 60 minutos discorrendo sobre a conjuntura nacional, propondo ideias, observando equívocos de governos, mostrando soluções, e os srs se limitam observar apenas detalhes? o bom julgador procura ver os dois lados. alguém perguntou o porquê das afirmações dele sobre os jornalistas? creio que não. batem simplesmente pelo fato de Ciro ser competente, dinâmico e corajoso. tenta-se criar que ele seja apenas destemperado e inconsequente. nada mais injusto. penso que ele apenas rebate os insultos que recebe. voto nele.

    2
    2
  24. Ciro é intelectualmente privilegiado, no entanto é dominado pela incontinência visceral coronelista.
    É mais forte que ele.

  25. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome