Ao Presidente Lula da Silva, por Eugênio Aragão

Ao Presidente Lula da Silva

por Eugênio José Guilherme de Aragão

Lula, sem queremos incorrer na rasa pieguice, precisamos dizê-lo hoje mais do que nunca: você fez muito para nós, brasileiras e brasileiros. Você mostrou que há um Brasil inclusivo possível, um Brasil onde todas e todos cabem, sem distinção de gênero, renda, origem, cor, credo ou opção sexual. Um Brasil generoso que nem você, que a maioria de nós só imaginava em sonho. Você tornou um pouco desse sonho real.

Você ensinou tolerância, respeito aos que pensam diferente, amor aos que dele carecem. Onde passa, você cativa, abraça e beija. E o faz com sinceridade, mostrando que a empatia não é uma mercadoria só encontradiça em campanha eleitoral.

Você irradiou esperança, sem iludir ninguém. Nunca se perdeu pelo caminho fácil dos rótulos e chavões. Foi sincero e verdadeiro, coisa que é tão rara de se encontrar num meio onde o poder é disputado sorrateiramente, com quimeras e mentiras. Você não hostilizou os hipócritas, mas não se rebaixou a eles.

Acusaram-no de ter confiado demais nos políticos da tradição patrimonialista, o que não é verdade. Você precisou de base para governar e criou um consenso parlamentar inédito para isso. Só com ele foi possível atender à dívida secular com a massa de excluídos deste país. Não pôde barrar ninguém que se dispusesse a lhe dar apoio nessa empreitada, ainda que, depois, muitos vieram a traí-lo.

Mesmo traído, nunca quis mal aos traidores. Estendeu-lhes a mão, mostrando que o interesse do país é maior que as emoções pessoais. Não cultivou ressentimentos e mostrou a nós que política se faz com a cabeça e o coração, mas jamais com o fígado e a bílis.

Apesar de injustiçado, fez questão de honrar todas as vias processuais, todas as instâncias decisórias para reverter uma sentença sórdida, politiqueira, corporativa e meganhocrata. Mostrou paciência e respeito pelas instituições, mesmo quando, irritadas e açodadas, não o respeitaram. Esgotou todos os meios e mostrou uma fé inquebrantável na Constituição que jurou cumprir como presidente da república.

Você é muito maior que os que o ousaram julgar, não pelos cânones legais, mas por vaidade ou pusilanimidade, por preconceitos falso-moralistas, por arrogância ou prepotência, por ambição e por interesse político indisfarçável. E está firme, consolando a todas e todos que neste momento de seu padecimento público querem-no prantear. Você não nos deixa cair na autocomiseração e nem no pessimismo, mas nos levanta e ensina a aceitar a eventual derrota como mero percalço no caminho da vitória inexorável.

Por tudo isso, Lula da Silva, nós agradecemos e assumimos o dever de continuar sua luta, que é a luta de todos nós. Você voltará nos braços das multidões e ensinará a seus detratores que não há força maior que a verdade e a justiça, mesmo que estas não se encontram nas mãos de uns burocratas regiamente pagos e, sim, na soberania popular em que, não pífias virtudes concurseiras, mas o voto de confiança merecida do povo que o elegeu é que vale.

Obrigado, Lula da Silva!

Redação

Redação

View Comments

  • Faço minhas as suas palavras

    Faço minhas as suas palavras Eugenio Aragão. Lula é imensamente maior que os seus detratores.

  • Obrigado, Lula da Silva!

    O Presidente Lula foi mais além, ele virou uma Estrela que os facínoras não conseguirão apagar da mente do povo sofrido brasileiro. Obrigado, Lula da Silva!

  • Não sei...

    ... se é o caso de lamentar ou mesmo de agradecer. Neste momento, corro o risco - digamos - de falar algo bastante controverso, e pecar pelas palavras mal dadas. Mas grande parte das pessoas reconhece não apenas o Lula como pessoa ou como político, mas também como ideia, como aquilo que ele representa. A prisão de Lula (tanto quanto a queda de Dilma) demonstra o quanto a força da grana, da limitação mental por meio da guerra psicológica e do ódio podem ser letais para um país. Ontem mesmo, eu dizia ao telefone a um amigo "precisa ler a Crítica à Filosofia do Direito de Hegel pra saber o que tá acontecendo? E mais, o que estamos fazendo, nós?" Não precisa. Mas fica um problema, o Lula é um político ou uma ideia? Ora, ideias não morrem. De ponta a ponta, temos enfrentado problemas graves.

    Mas como disse um militante dos trabalhadores, fuzilado após um julgamento controverso nos Estados Unidos, Joe Hill: "Não lamentem por mim, organizem-se e lutem."

     

  • Lula obrigado

    Muito boas as palavras do Eugênio Aragão, mas obrigado nada, EU QUERO O lULA DE VOLTA !!!

  • O dono do Bahamas é a melhor tradução desses tempos

    "Dissemos que o golpe não passaria e passou. Dissemos que a condenação de Lula não ocorreria e ocorreu. Dissemos que o TRF da 4ª Região não ousaria confrontar as massas coonestando a condenação partidária de Moro e ousou. Pensávamos que o STJ daria um freio de arrumação e não deu."

    Eugênio Aragão - atual Ministro constitucional da Justiça - 08/03/2017

    depois disseram que Lula não seria preso. e se for preso, consistirá apenas num show midiático e será libertado após pouco tempo.

    agora Lula está preso. e escrevem cartas de agradecimento...

    continuam apostando tudo nas Eleições de 2018, mas se elas acontecerem será como farsa.

    disseram que o povo não saía às ruas. e o povo se ofereceu como escudo humano à frente do Sindicato de Metalúrgicos, em São Bernardo.

    disseram que o problema era a Globo. mas a Globo não foi capaz de derrubar Temer e muitomenos de impedir 4 vitórias sucessivas do PT.

    não é sem motivo que o Alzheimer tornou-se uma patologia epidêmica em nossa época. progressivamente o que era comportamento disfuncional se cristaliza numa grave doença. e a doença é a última e desesperada tentativa do corpo em se auto-curar.

    enquanto o Lulismo persiste em acertar o prognóstico daquilo que não tem qualquer probabilidade de ocorrer, aqui postamos desde 17/05/2015:

    confesso: não tenho esperança. os cegos falam de uma saída. vejo. após os erros terem sido usados como última companhia, à nossa frente senta-se o Nada.

    de fato, um conhecido cafetão que coloca a imagem de Moro e Carmen Lúcia na fachada de seu puteiro de luxo na capital do fascismo à la Brasil, São Paulo, é a melhor tradução de um tempo em que o Brasil virou um prostíbulo no qual todos nós somos os estuprados da vez.

    .

    • Transformam o país inteiro num puteiro

      "Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
      Transformam o país inteiro num puteiro
      Pois assim se ganha mais dinheiro"

       

      Cazuza

  • A grandeza dos que fazem a História

    Sem querer apresentar reparos a um depoimento pessoal, em muito compartilhado, sinto que não devemos considerar a sua prisão arbitrária um padecimento pessoal, por tudo de isolamento que isso comporta, e caindo no inevitável chavão ao falar de grandes personagens da história da humanidade, seu sacrifício é feito por nós, tanto por decorrer de sua luta e representatividade, por ter nos escolhido como objeto de sua dedicação política e pessoal, quanto pela capacidade de mobilizar em nós, seu povo, a força que tememos reconhecer que temos e que não sabemos utilizar com sabedoria. Aliás, não foi esse o motivo alegado pelo procurador de encrenca do MPF para solicitar sua prisão? De que ele representa um risco para a ordem pública porque exerce sobre as pessoas o poder de conscientizá-las sobre seus direitos, entre eles o maior, o de serem reconhecidos iguais em num mundo fabricado por opressores mesquinhos de onde o tal procurador de sarna com toda certeza deve ter saído?

    O padecimento é ainda mais meritório por ser feito em nome, carne e osso, de milhões de brasileiros, e de cidadãos do mundo, que foram beneficiados pela sua atuação política, antes, durante e depois de seus mandatos presidenciais. Ele está sendo coagido a abandonar o povo e o povo a desistir de sonhar - esses ditadores de toga entendem ainda menos de Amor que desentendem de teoria jurídica (não falo Direito em respeito a quem de fato o representa). É de Amor que estamos falando. Não por acaso os que se nos opõem falam tanto de ódio, só não tem coragem de dizer a que - à igualdade, à justiça, à verdade, ao diferente, a quem não se submete - e se escondem sob máscaras de honestidade (cujo melhor exemplo foi terem espancado um cidadão numa padaria badalada da Av. Paulista em São Paulo esta semana e  terem lhe roubado a carteira, sob olhares comparsas da PM). País da piada pronta. 

    Querem encarcerar o símbolo, o líder, a alma de uma idéia encarnada de justiça e de empoderamento sem revanchismo, de que é possível superar séculos de atraso em décadas de investimento corajoso nas pessoas e no que as boas idéias são capazes de fazer. 

    Tamanha volúpia destruidora como a desses covardes de toga ou cargo público, donos de banco e jornal, paneleiros uniformizados de pato, generais das cavernas saindo de suas casernas sem pudor de suas cagadas equestres e falidas intervenções, a história humana conhece e repudia. 

    Lula somos todos nós que não compactuamos com a desigualdade, vítimas dela ou não. 

    O verdadeiro perigo que Lula representa para essa elite criminosa e recalcada em sua inveja e covardia é que ele encarna a força humana (que o povo conhece bem por condição de sua existência quase em "estado de natureza"), quando fiel aos valores de uma vida justa e com dignidade: humildade sem subserviência, respeito aos outros como reflexo do amor próprio e da bondade essencial - que muitos buscam em asceses espirituais e ele encontrou, como Jesus e seus ilustres companheiros de sabedoria do Oriente ao Ocidente, entre as pessoas do povo -, generosidade em compartilhar porque reconhece na ganância não apenas pequenez quanto burrice matemático-existencial - até bilionários gostam de praticar suas "benemerências" porque em algum lugar de sua consciência sabem que na morte, quando democraticamente exercida pela Natureza, seu dinheiro não vale nada e talvez por isso tentem com sua fortuna garantir a simpatia da posteridade... -, lutar por aquilo em que se acredita apesar dos muitos prejuízos pelo caminho, lutar o bom combate por acreditar que a Vida é mais do que esse estreito caminho que fazemos sobre esta Terra, retribuir o dom da vida com o cultivo da alegria, da confiança, da camaradagem, do compromisso, dos prazeres dos sentidos - da boa mesa ao bom afeto e ao contato físico com os seus, que somos todos nós. De saber rir e chorar com a plenitude da alma que vê o mundo com a pureza sonhadora das crianças. 

     

    Carne da nossa carne, sangue do nosso sangue, alma do nosso coração. Estamos encarcerados com ele, nosso Lula. Somos Lula, somos uns pelos outros. Quem é o seu próximo? 

    É a nós, comuns,  que querem calar, tolher, escravizar, silenciar, humilhar, impedir de realizar todo o potencial, dizer que não somos bons o suficiente porque não somos como eles, ambiciosos egoístas (chamam de meritocracia), essa elite nojenta, mesquinha e sanguinária. E acima de tudo covarde. Faz o que faz porque se não fizer não manterá sua "vantagem competitiva" em relação aos "menos favorecidos" (expressão cínica para dizer pobres). 

    Estamos todos na mira dessa ditadura de toga que serve ao capital predatório por não aceitarmos compactuar com sua injustiça e não nos submetermos ao seu jugo de desigualdade e desprezo à Criação - os mesmos bilionários do petróleo que compraram o judiciário brasileiro que nos envergonha e humilha são os que condenam o planeta ao risco de extinção com as consequências das mudanças climáticas, estes que deviam estar na cadeia compram os juízes que não são dignos dos cargos que ocupam; quem os prenderá? 

    É chegada a hora da revolução dos comuns - a verdadeira revolução comunista. No Brasil e no mundo. 

    Contra a opressão que serve ao dinheiro autorreferente e gera morte de vidas e de sonhos. Pela Vida em seus muitos significados e formas. 

    Pela Paz com Justiça e Liberdade, Igualdade e Democracia. 

    Somos todos Lula, todos os condenados e perseguidos por não compactuar, por ação ou omissão,  com o sistema de injustiça dos ambiciosos patronos da desigualdade e da morte. 

    Ele está preso por nós. Até o estúpido do perseguidor público federal o admitiu oficialmente. 

    Façamos por merecer seu sacrifício e sua luta. 

    Lula, nós te amamos e estamos com você em pensamento e oração. 

    #LULALIVRE

    #BRASILSEMFASCISMO

    #JUSTIÇA SEMPARTIDO

    #REVOLUÇÃODOSCOMUNS

    #RESISTÊNCIAETERNURA

     

    Nos EUA @s negr@s continuam lutando contra a segregação violenta, assim como nas periferias e favelas do Brasil e do mundo, indígenas lutam em defesa de suas terras e tradições contra a voracidade dos sem-raízes do dinheiro sem pátria, mulheres combatem a violência contra seus corpos e por igualdade civil, LGBTQs lutam por sua visibilidade e reconhecimento e se juntam aos demais segregados em busca de direitos iguais como cidadã(o)s no mundo cis-heterobrancopatriarcalmaterialista. Nossa luta é a mesma luta. É a luta da Natureza e de suas criaturas por sobrevivência, equilíbrio, diversidade, partilha e felicidade. 

     

     

    DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=-QT1IogxcZo%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=-QT1IogxcZo

     

     

     

    Sampa/SP, 07/04/2018 - 22:16 (alterado às 22:27). 

  • O ovo da serpente

    Todos os cidadãos democráticos deste país têm que exigir a cassação da concessão da Rede Globo, a maior responsável pelo clima de ódio por ela disseminado diuturnamente, 24 horas por dia, que transformou pessoas pacatas em intolerantes e fanáticos. Com a Globo no ar nunca reconquistaremos nossa jovem democracia, pelo contrário, seremos conduzidos pela emissora dos Marinho ao neofascismo, seu objetivo maior.

  • O ovo da serpente

    Todos os cidadãos democráticos deste país têm que exigir a cassação da concessão da Rede Globo, a maior responsável pelo clima de ódio por ela disseminado diuturnamente, 24 horas por dia, que transformou pessoas pacatas em intolerantes e fanáticos. Com a Globo no ar nunca reconquistaremos nossa jovem democracia, pelo contrário, seremos conduzidos pela emissora dos Marinho ao neofascismo, seu objetivo maior.

    • quem erra mais ?

      C.Poivre,

      O que teria que ser feito não o foi, a nova regulação da mídia.

      Lula preferiu salvar a empresa, endividada até o pescoço no BNDES, enquanto DRousseff iniciou o seu governo com uma entrevista para outra emissora, fato inédito, para mais adiante sugerir o controle remoto, como se isto fosse suficiente para reduzir a influência da empresa dos Marinho.

      Detesto o tal grupo de comunicação, já critiquei aquilo ali por inúmeras vezes aqui no blog, considero a qualidade da informação muito bem arquitetada, inteiramente de acordo com o público que a assiste, isto é, o bonner diz que avião é navio durante vários dias e, logo logo toda a audiência estará repetindo a asneira com uma convicção assustadora.

      E aí vem a pergunta, quem erra mais, a emissora que trata os seus telespectadores como perfeitos retardados, ou os tais retardados que "agarram" tudo que aquela corja expele diariamente ao vivo e a cores?

      Há mais de vinte anos que eu não assisto aquele festival de cretinices nem leio aquelas folhas de papel que só servem prá embrulhar peixe, mas nunca me deixei levar pelo trololó prá boçal abraçar, prá mim avião é avião, navio é navio e ponto. Todos podem fazer o mesmo, todos podem usufruir do contraditório que os bons blogs de opinião oferecem, mas a preguiça e o comodismo falam mais alto - a quadrilha global sabe disto melhor do que ninguém.

      Há mais de quarenta anos baixou por lá teve uma pessoa que ensinou aquela turma a analisar as diversas pesquisas de opinião, a como aprimorar a exploração do público, a como fazer o sujeito ficar cativo diante da telinha, melhorou o uso correto do horário da programação em função dos hábitos do público e por aí seguiu ele. Até hoje o roteiro permanece conforme o projetado por Homero Icaza Sánchez, El Brujo. 

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

4 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

4 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

4 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

5 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

6 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

6 horas ago