Categories: OpiniãoPolítica

Milagres políticos não acontecem, eles são negociados

O governo Michel Temer está terminando. Um período da história brasileira, aquele em que o PMDB se amalgamou às estruturas do Estado para governar ao lado do PSDB e do PT, foi definitivamente superado. Todavia, a crise política e econômica não chegará ao fim. De fato ela está apenas começando, pois incertezas políticas raramente provocam estabilidade e desenvolvimento econômico.

Resta a esperança. Como disse Hannah Arendt:

“A historia em contraposição com a natureza, é repleta de eventos: aqui, o  milagre do acidente e da infinita improbabilidade ocorre com tanta freqüência que parece estranho até mesmo falar em milagres. Mas o motivo dessa freqüência está simplesmente no fato de que os processos históricos são criados e constantemente interrompidos pela iniciativa humana, pelo initium que é o homem enquanto ser que age. Não é, pois, nem um pouco supersticioso, e até mesmo um aviso de realismo, procurar  pelo imprevisível e pelo impredizível, estar preparado para quando vierem e esperar ‘milagres’ na dimensão da política. E, com quando mais força penderem os pratos da balança em favor do desastre, mais miraculoso parecerá o ato que resulta na liberdade, pois é o desastre e não a salvação que acontece automaticamene e que parece sempre portanto irresistível.” (Entre o Passado e o Futuro, Hannah Arendt, Perspectiva, São Paulo, 2009, p. 219)

Tão imprevisível quanto a chegada de Michel Temer ao poder através do Impedimento mediante fraude de Dilma Rousseff, foi o efeito devastador causado ao PSDB enquanto era comandado por Aécio Neves. Não por acaso a queda dele ocorre no exato momento em que intelectuais tucanos começam a repensar o Brasil sem Michel Temer e, principalmente, sem o neoliberalismo defendido pelos tucanos nas últimas eleições. Digo isto pensando especificamente nas iniciativas e textos de Bresser Pereira e Renato Janine Ribeiro.

Durante quase duas décadas o PT e o PSDB se digladiaram pelo poder, proporcionando ao PMDB a possibilidade de exercer o papel de fiador de qualquer presidente eleito sem maioria no Congresso Nacional. A crise em que afundou o PMDB nos últimos meses, impredizível no momento em que o golpe levou Michel Temer à presidência, pode provocar uma virtuosa aproximação entre tucanos e petistas. FHC parece ter intuído isto, tanto que ele preferiu ficar ao lado de Temer à escolher uma das saídas debatidas na mídia.

O envelhecido líder tucano sabe que o PSDB não pode ter esperanças de eleger diretamente um presidente neste momento. Também sabe que a solução indireta apenas transferirá a herança maldita de Michel Temer ao seu sucessor eleito pelo Congresso Nacional num quadro em que a instabilidade político continuará a ser alimentada pelos defensores das Diretas Já.  

As eleições diretas indesejadas por FHC, que tenta salvar o que restou do PSDB até 2018, podem se tornar irresistíveis. Mas o que parece ser um desastre será o “milagre” de que fala Hannah Arendt, especialmente se Lula conseguir um vice entre os tucanos que se dispuseram a repensar o Brasil para além do neoliberalismo em que o país afundou duas vezes (sob o próprio FHC e sob Michel Temer).

Lula foi versátil o suficiente para escolher um vice-presidente respeitável no meio empresarial. Será ele suficientemente arguto para eleger um vice-presidente tucano comprometido com um projeto de país semelhante àquele que é defendido pelo PT? A conferir. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • "Lula foi versátil o

    "Lula foi versátil o suficiente para escolher um vice-presidente respeitável no meio empresarial. Será ele suficientemente arguto para eleger um vice-presidente tucano comprometido com um projeto de país semelhante àquele que é defendido pelo PT? A conferir. "

    Qual ?

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago