O próximo ato da tragédia, por Carlos Motta

O próximo ato da tragédia, por Carlos Motta

E o golpe mostrou ao que veio.

Bastou apenas um ano para que as consequências trágicas da aventura corroessem a jovem e imatura democracia brasileira de tal maneira que reconstruí-la será uma tarefa não só demorada, mas extremamente difícil.

Isso porque os golpistas não feriram apenas a Constituição ao depor, sem que houvesse crime, uma presidenta eleita com 54 milhões de votos. 

Eles conseguiram desempregar milhões de pessoas, arruinar importantes setores da economia, aprofundar a recessão, transformar a Justiça num instrumento de perseguição política, desmontar grande parte dos programas sociais que ajudaram a combater a miséria, esgarçar as relações institucionais, e expor o Brasil como uma imensa república de bananas para o mundo todo.

Os mais recentes escândalos revelaram apenas o que já era sabido: o golpe instalou no país uma cleptocracia.  

Em sua luta desesperada pela sobrevivência, o presidente desta república de ladrões pode aprofundar ainda mais o desastre a que todos assistem.

Sua queda, porém, é questão de dias – como a história mostrou inúmeras vezes, o monstro parido pelos golpistas começa a devorar seus criadores.

A grande dúvida é sobre como será o próximo ato da tragédia, se ameno, conciliador, resultado de um amplo pacto de reconstrução nacional, ou uma mera continuidade deste lastimável prólogo, um texto absolutamente caótico.

Esse é o grande problema do Brasil, hoje e sempre – a falta de bons autores para a criação de um projeto que explore as suas imensas potencialidades e o leve ao século 21.

Os trabalhistas bem que tentaram encenar o seu roteiro social-democrata, com relativo êxito.

Mas, por ingenuidade ou incapacidade, deixaram que a peça fosse sabotada por vários de seus atores, temerosos de serem rebaixados para simples figurantes.

Agora, com o teatro em ruínas, são poucas as esperanças de que essa companhia rota e mambembe recupere, ao menos, a sua dignidade.

Para isso ela teria de ser dirigida por alguém que compreendesse a gravidade do momento e aceitasse como premissa para o seu trabalho o diálogo com todos os envolvidos no projeto – atores, produção e, principalmente, a plateia. 

 

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