Categories: OpiniãoPolítica

PMDB: nascido do ventre do MDB, sempre será o velho PSD, por Maria Fernanda Arruda

Foto Guito Moreto/O Globo
PMDB: nascido do ventre do MDB, sempre será o velho PSD
por Maria Fernanda Arruda
Por repetição, usos e costumes, e a imprensa especializada ensina assim, o cenário político brasileiro é entendido como sendo de longa data dominado pelas disputas entre dois partidos, o PT e o PSDB, sempre mirando a Presidência da República. Mas eis que, de repente, não mais que de repente, surge o PMDB e nos impõe um presidente, nascido de um limbo, onde se arquivam os que foram feitos para uma vice-presidência sem brilho e sem graça?
PMDB: nascido do ventre patriota do MDB, sempre foi, é e será o velho e sempre vivo PSD, o partido criado por Vargas, para que pudesse depor Vargas e depois convidá-lo ao suicídio, o antro das “raposas da politica brasileira”. Enquanto a UDN produzia oradores com vozes barulhentas, o PSD produziu silêncios conspiratórios, aceitando-se amigo oculto dos golpes de 1945, 1954, 1961 e 1964. De Benedito Valadares, aquele que Vargas escolheu por ser o mais improvável, e que mais adiante criou duas figuras, Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, até Michel Temer, o PSD produziu conspiradores.

Os oito anos de governo de FHC, alimentado no seu narcisismo por economistas-banqueiros, teve como resultado a delapidação do patrimônio do Estado, permitida por ajustes na Carta de 1988, inaugurando-se, para que isso fosse possível, a feira-livre de compra e venda de apoios e votos Os precursores da ação corruptora tinham nome e sobrenome: Antônio Carlos Magalhães e Sergio Motta. A volta de índices de inflação mais expressivos, o aumento em proporções geométricas da dívida pública, o desemprego em níveis assustadores, o desequilíbrio quantificado nos déficits de balança de pagamentos, tudo isso evidenciava em termos gritantes o fracasso do neoliberalismo, bandeira oculta do PSDB. Some-se a essa falência a perda das competências de corrupção política de ACM e de Serjão. FHC não era estrategista, sempre foi um falastrão simpático.
O ex prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes é o retrato do PMDB que domina o Rio de Janeiro e que por sua vez é mostrada na figura patética de Jorge Picciani. E esse, quem é? Quando ingressou na política, ele já era um produtor rural (mais recentemente, com as pedreiras adquiridas, habilitou-se como fornecedor da brita aplicada nas obras olímpicas). Elegeu-se pela primeira vez em 1990 e reelegeu-se deputado estadual quatro vezes. Presidiu a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro entre 2003 e 2010. Nas quatro vezes em que foi eleito presidente (as votações para a Mesa Diretora ocorrem a cada dois anos), concorreu sozinho à Presidência e teve praticamente a unanimidade dos votos. Na eleição de 2014, candidatou-se novamente para a ALERJ e foi eleito com 76.590 votos (nona maior votação no Estado do Rio e a terceira do PMDB/RJ), em seguida e imediatamente sendo reposto na presidência da Assembléia. Ao mesmo tempo, compõe a lista de proprietários ‘mais que suspeitos’ na utilização do trabalho escravo em suas fazendas.
Maria Fernanda​, midiativista e escritora​

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago