Ser ou não ser cidadão, eis a questão, por Cristiane Alves

Obras de Tarsila do Amaral

Ser ou não ser cidadão, eis a questão

por Cristiane Alves

Quando nos sentimos impedidos ou logrados dizemos que somos cidadãos, pagamos impostos, temos direitos. Pois bem, o que é ser cidadão?

O termo cidadania teve origem na Grécia antiga, cujas cidades tinham estatutos de estado, eram independentes e tinham características ímpares. Ali, era possível ser estrangeiro em uma cidade cuja língua, cultura e religião era a mesma que a sua, mas tinha função distinta.

A política surgiu na cidade. Urbanidade, a capacidade de ser cordial e ético ao tratar o outro provém do modo ideal de se relacionar dentro das cidades. A república, o poder descentralizado (conforme consideravam descentralização), as decisões conjuntas e participativas, tudo tendo como sítio ideal o urbano, a cidade. 

Parece lógico, portanto, que cidadão era o indivíduo frequentador da cidade e das relações políticas propostas por ela. Hoje cidadania parece mais ligada ao voto, aos encargos, às cobranças. É verdade, ser cidadão envolve cumprir regras, sempre foi assim. Mas não para aí.

Ser cidadão é ter o espaço urbano como um de nossos sentidos, tão intrínseco que não questionamos ou racionalizamos. É quase como respirar. Do mesmo modo como o não poder ser cidadão é como tentar vivenciar a morte estando vivo.

Ocorre que somos o espaço que frequentamos. É essa uma das razões de pessoas se tornarem diferentes conforme o bairro para onde mudam, ou o motivo de pessoas nunca saírem do mesmo bairro mesmo melhorando suas condições econômicas.

É compreensível então que, ao sermos impedidos de frequentar todos os espaços não nos sintamos cidadãos completos, e essa é a verdade. Não somos.

O compositor José Geraldo propôs uma discussão riquíssima através da canção “Cidadão”. Linda composição que narra o cotidiano de um trabalhador da construção civil, desde suas dificuldades com transporte (e transporte público é um fator relevante ao se entender o uso da cidade) até seus feitos transformadores da paisagem. Nessa narrativa o personagem é impedido de frequentar os espaços que ajudou a construir, o edifício alto, a escola que sua filha não pode frequentar por ser pobre. De todos os espaços por ele construídos apenas a igreja lhe permitiu acesso. Um cidadão incompleto é o que mostra ser com um lamento poético.

Hoje um vídeo circulando nas redes sociais causou indignação e desconforto. Nele, um segurança de shopping tenta impedir um rapaz de alimentar um garoto pobre na praça de alimentação de um shopping. O vídeo é emblemático porque, embora fale pouco ou quase nada a respeito do garoto, sua identidade ou origem (ainda bem), mostra que algumas pessoas, mesmo pagando, são menos humanas. Não mostra identidade, mas mostra, e seríamos muito desonestos se ignorássemos tudo que diz ali.

Gostaria muito que ao ler esse texto você pensasse o que nos faz mais humanos, brasileiros ou cidadãos que outros. Quem sabe um dia as pessoas vistam suas camisetas e saiam às ruas exigindo por direitos iguais para todos.

Seria realmente lindo.

 

Cristiane Alves

Cristiane Alves

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

3 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

4 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

4 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

5 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

5 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

5 horas ago