Talibã usa gás lacrimogêneo para dispersar protesto de mulheres em Cabul

Mulheres afegãs tentaram realizar um protesto na capital do Afeganistão, mas teriam sido dispersas após o movimento usar gás lacrimogêneo e espancar pelo menos uma das ativistas

Reprodução/Twitter

da Sputnik Brasil

O Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) usou gás lacrimogêneo e tiros no ar para dispersar um grupo de mulheres afegãs que saíram às ruas de Cabul, Afeganistão, para exigir igualdade de direitos, informa no sábado (4) o correspondente da Sputnik.

Os protestos foram motivados por as mulheres estarem preocupadas com suas atuais oportunidades educacionais, assim como com o emprego.

Segundo um tweet da agência afegã TOLOnews, as mulheres tentaram fazer uma marcha em direção ao palácio presidencial de Cabul, mas foram impedidas após o Talibã usar gás lacrimogêneo.

Um correspondente relata que apoiadores dos talibãs espancaram Rabia Sadat, uma das ativistas, em uma praça próxima ao palácio presidencial. 

Rabia Sadat é uma das manifestantes de hoje [4] em Cabul espancada pelo Talibã.

No início de agosto, o Talibã intensificou sua ofensiva contra as forças governamentais no Afeganistão, em meio à saída da coalizão ocidental do país. Em 15 de agosto, os militantes entraram na capital e assumiram o controle do palácio presidencial, anunciando no dia seguinte que a guerra no Afeganistão terminou, e que a forma de governo no país seria esclarecida em breve.

Vários protestos semelhantes ocorreram no Afeganistão por medo de o movimento excluir as mulheres da vida política e socioeconômica do país. Os militantes disseram que somente as mulheres afegãs que usassem o véu islâmico teriam acesso à educação e ao trabalho.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador