25 de junho de 2026

Comando do PSDB se recusa a pagar dívida de campanha de Serra

 
Jornal GGN – O comando do PSDB se recusa a pagar uma dívida de R$ 17,1 milhões da campanha de José Serra à Prefeitura de São Paulo, em 2012, e a disputa chegou à Justiça.
 
O presidente do PSDB paulista, o deputado Pedro Tobias, não reconhece a dívida como do diretório estadual. O PSDB nacional, presidido pelo senador Aécio Neves, se recusa a assumir o passivo. 
 
A empresa Campanhas Comunicação, responsável pela comunicação da campanha de Serra em 2012, vai à Justiça levar o balanço do PSDB de 2014, para provar que o partido tinha dinheiro para pagar sua dívida, originalmente no valor de R$ 8 milhões. 
 
Enviado por Gustavo Belic Cherubine
 
Da Folha
 
 
CATIA SEABRA
THAIS ARBEX
 
Numa antecipação da briga interna pelo direito de concorrer à Presidência em 2018, o comando do PSDB se nega a pagar a dívida de R$ 17,1 milhões da campanha de José Serra à Prefeitura de São Paulo, em 2012. A queda de braço entre Serra, Aécio Neves (MG) e Geraldo Alckmin (SP) –potenciais candidatos ao Palácio do Planalto– já chegou à Justiça.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

 
Patrocinado por Alckmin, o presidente do PSDB de São Paulo, deputado Pedro Tobias, não reconhece o passivo como do diretório estadual. Sob comando de Aécio, o PSDB nacional, por sua vez, se recusa a assumir o rombo. Desde 2012, quando foi derrotado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), Serra pede ajuda a Alckmin. Sua última conversa com o governador aconteceu semana passada, no Palácio dos Bandeirantes.
 
Tobias alega que o braço paulista do partido não pode ajudar Serra porque está com seu fundo partidário bloqueado pela Justiça Eleitoral desde junho de 2014.
 
A empresa Campanhas Comunicação –do jornalista Luiz González– tenta derrubar esse argumento na Justiça.
 
Responsável pela comunicação da campanha de Serra em 2012, a agência levará ao Tribunal de Justiça o balanço patrimonial do PSDB de 2014 como prova de que, em dezembro daquele ano, havia dinheiro em caixa para quitar sua dívida, cujo valor original era de R$ 8 milhões.
 
Segundo a prestação apresentada ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o PSDB de São Paulo encerrou 2014 com R$ 9,8 milhões em aplicações financeiras. O PSDB estadual remeteu esse dinheiro para o diretório nacional e hoje diz que não poderia dispor de recursos para bancar a dívida.
 
“É impagável”, diz Tobias, que sempre foi contra a assumir a despesa.
 
Em dezembro de 2012, depois da derrota de Serra, a Executiva estadual aceitou assumir a dívida, apesar da oposição de Tobias e de César Gontijo, à época secretário-geral do diretório paulista. “A principal característica do PSDB é a responsabilidade fiscal. Ela não se aplica só à gestão pública, mas também às finanças do partido. Por isso fomos e somos contra até hoje”, diz Gontijo.
 
Assim que assumiu o partido, em julho de 2014, Tobias suspendeu o acordo para pagamento da dívida, sem juros, em 25 parcelas. A última prestação foi paga em agosto daquele ano. Desde outubro de 2015, os dirigentes tucanos –à exceção de Serra– não atendem aos telefonemas de González. O jornalista foi responsável pela campanha de Gilberto Kassab, que derrotou Alckmin na disputa pela prefeitura em 2008.
 
Anderson Pomini, advogado do PSDB, prepara a contestação da dívida. Além do valor, ele também questionará a competência do diretório estadual para pagar o débito.
 
A Folha apurou que os tucanos preferem manter o dinheiro aplicado com vistas a futuras campanhas. 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

34 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vladimir

    15 de janeiro de 2016 2:35 pm

    Não querer pagar parece um

    Não querer pagar parece um vício para essa gente do bico grande.

    1. bonobo de oliveira, severino

      15 de janeiro de 2016 3:49 pm

      E o jabá?

      Acontece que o González não deve ter concordado com o percentual de 30% (responsabilidade fiscal) do Jabá. Por isso empacou a liberação da grana.

  2. Jorge Luis

    15 de janeiro de 2016 2:35 pm

    Basta angariar algumas

    Basta angariar algumas doações de empresas e o problema está resolvido… Opa! Não dá mais? Xiii…

  3. Rogério Assis

    15 de janeiro de 2016 2:45 pm

    Será que ele não tem um
    Será que ele não tem um amigão, um Bumlai qualquer, para quitar a dívida?

    1. lenita

      15 de janeiro de 2016 4:37 pm

      Ele não precisa de nenhum amigo

      Ele tem a filha gênio, aquela que tinha uma firma especializada em trazer dinheiro de fora, em Miami e era sócia da irmã do Dantas. Agora é sorveteira e sócia do homem mais rico do Brasil. Até deu de presente ao pai , uma mansão no Alto da Lapa, se não me engano. A privatização enriqueceu muita gente, meu caro, e não vai ser um pecuarista qualquer, que ele precisa.

       

      1. Ulisses s

        15 de janeiro de 2016 8:01 pm

        Lenita, esta foi demais

        O amalndro deve está procurando até agora quem o atropelou.

        1. lenita

          15 de janeiro de 2016 11:30 pm

          Ulisses

          Essa gente imagina que estão no blog do Reinaldo Azevedo. kkkkkk

           

  4. alexis

    15 de janeiro de 2016 2:52 pm

    Acompanhar o PIG

    Há que acompanhar atentamente estes desdobramentos, pelo PIG e pelos chefes globais do PIG.

    Sabe-se que o Serra já é fundo perdido, que Aecim não ganha nem em Minas Gerais, e que os tucanos serão gradativamente reduzidos de expressão, de moral e de tamanho. As apostas do mundo global preferem apostar em novas linhas políticas, por isso que o Álvaro Dias já se mobiliza, assim como provavelmente o fará Alckmin.

    O neoliberalismo poupa 17 milhões, deixa explodir o PSDB com briga interna, e aposta suas fichas no Alckmin em outro partido mais “palatável”, um novo cavalo de troia para a direita econômica. Que tacada!

    A cobra tira a pele tucana e veste outra.

  5. Fernando J.

    15 de janeiro de 2016 3:07 pm

    Execução de títulos. Os tucanos foram para o pau!
    Fórum João Mendes Júnior da comarca de São PauloProcesso n. 1091610-04.2015.8.26.0100 do TJSPEditar tópicos 

    Andamento do Processo n. 1091610-04.2015.8.26.0100 – Execução de Título Extrajudicial – 10/09/2015 do TJSP

    Salvar • 0 comentários • Imprimir • Reportar

    Publicado por Diário de Justiça do Estado de São Paulo e extraído automaticamente da página 18 da seção Judicial – 1ª Instância – Capital do DJSP – 4 meses atrás

    0

    Fóruns Centrais

    Fórum João Mendes Júnior

    Distribuidor Cível

    PROCESSO :1091610-04.2015.8.26.0100

    CLASSE :EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL

    EXEQTE : Campanhas Comunicação Ltda.

    ADVOGADO : 77851/SP – Fabio Zinger Gonzalez

    EXECTDO : Diretório Estadual de São Paulo do Partido da Social Democracia Brasileira Psdb VARA:22ª VARA CÍVEL

  6. José Almir

    15 de janeiro de 2016 3:28 pm

    Alguem sabe me informar se

    Alguem sabe me informar se esta dívida esta na prestação de conta…….parece coisa boba mas isso faz muita diferença 

  7. Ernesto GMV

    15 de janeiro de 2016 3:29 pm

    Dívida

    Essa dívida é apenas com a empresa de comunicação?

    Parece que se aposentaram o Serra.

  8. Maria Luisa

    15 de janeiro de 2016 3:35 pm

    Tadim do Zezim

    Mas o zé da Mooca conseguiu gastar 17 milhões numa campanha municipal! Ele pensou que ganhava essa e depois… Bom.

    E o PDB é o quê, mesmo ? “A principal característica do PSDB é a responsabilidade fiscal. Ela não se aplica só à gestão pública, mas também às finanças do partido. Por isso fomos e somos contra até hoje”, diz Gontijo.””  Me matam de rir.

    Agora é que vão se depenar, às vésperas de uma nova campanha!

  9. Fernando J.

    15 de janeiro de 2016 3:44 pm

    Luiz González e o sócio Gilnei Rampazzo

    González tem (ou tinha) um sócio na Campanhas Comunicação, chama-se Gilnei Rampazzo, casado com a Eliane febre amarela Cantanhêde. 

    Antes da Campanhas Comunicação havia a GW Comunicação, fundada no início dos anos 90, formada por Luiz González, Woile guimarães, Wianey Pinheiro e Gilnei Rampazzo.

  10. Edsonmarcon

    15 de janeiro de 2016 3:50 pm

    Competência tucana

    Mas não é o PSDB que possui os melhores administradores?
    Os mais competentes?
    Os que administram controlando rigorosamente as despesas?

    No fundo, acho que sim.
    Resolveram cortar as despesas supérfluas.
    Não vão mais gastar dinheiro com quem nunca vai ganhar eleição nenhuma.

     

  11. Popolinha

    15 de janeiro de 2016 3:51 pm

    Caloteiro

    Credores cogitam enviar Kátia Abreu para efetuar a cobrança.

    1. Malú

      15 de janeiro de 2016 7:12 pm

      Com uma garrafa de vinho

      Com uma garrafa de vinho embaixo do braço.

    2. lenita

      15 de janeiro de 2016 11:23 pm

      kkkkkkk

      Excelente lembrança.

       

  12. jcordeiro

    15 de janeiro de 2016 3:58 pm

    O lance é o seguinte…l

    Nassif: ninguém sacou ainda o lance. O PSDB/DEM (irmãos siameses) querem manter o publicitário em suas futuras (e derrotadas) campanhas. E para esse profissional não ir embora lançaram mão do subterfúgio de não pagar. A proposta, já em andamento, é que ele faça as campanhas de 2016 e 2018. Serra (ou quem quer que seja) eleito, especialmente para o Planalto, então eles receberão 1,2 bilhões, correspondente ao que já se deve, nessa altura, mais o que vieram a dever (a esta altura pela casa dos 250 milhões), mais um agradinho pelo esforço. O plano é ambicioso e audaz. O caso vai ser levado a um certo Juiz de Curitiba, tucano desde o berço. A maioria dos bancos privados, mais a FIESP e a grande mídia se incumbirão dos pormenores de execução. E se alguém achar que não é assim, que expressamente traga sua versão

  13. Athos

    15 de janeiro de 2016 3:58 pm

    Partido no Serasa da pode
    Partido no Serasa da pode disputar eleição?
    Caloteiros pode disputar eleições?

  14. Alberto B

    15 de janeiro de 2016 4:02 pm

    Vou votar no PSDB nas

    Vou votar no PSDB nas próximas eleições. 

    Para uma dívida como a do Brasil, basta dizer: “É impagável!”

    Sonho com isso todos os meus dias. Achei o portador da minha alforria. Vai PSDB!!!

  15. RICARDO BRASILEIRO

    15 de janeiro de 2016 4:15 pm

    por isso que ele estava
    por isso que ele estava doidinho para ser ministro do Temer – pagar as contas da campanha que ele perdeu!!!

  16. jun

    15 de janeiro de 2016 5:59 pm

    Pede para o Paulo Preto

    Pede para o Paulo Preto colaborar!  Ou tira do Caixa 2

  17. Alan Souza

    15 de janeiro de 2016 6:18 pm

    Nem o PSDB aguenta mais o Serra!

    Só mesmo o paulista que ainda vota nessa trolha!

  18. Robson Ferreira

    15 de janeiro de 2016 6:23 pm

    O Serra é bom porque perde

    Hahaha manda a conta pra Chevron!

  19. peregrino

    15 de janeiro de 2016 7:53 pm

    dívida de campanha tucana não é dívida…

    é caixa 2 fechada para balanço

  20. Ulisses s

    15 de janeiro de 2016 8:03 pm

    Este merecia aquele filminho do Hitler

    Como José Serra desesperado por que o PSDB não quer pagar a fatura.

  21. Zé Tucaninho

    15 de janeiro de 2016 9:08 pm

    Tudo jogo de cena. O Serra e

    Tudo jogo de cena. O Serra e o PSDB estão querendo fazer crer os inocentes que eles não têm bufunfa. Só as obras do Metro  de Sampa fizeram render aos tucanos uma montanha de dinheiro. CR$ 17,l milhões é troco para quem têm as mãos grandes.

  22. Celio Mendes

    15 de janeiro de 2016 9:14 pm

     
    Ora Veja, Isto É uma

     

    Ora Veja, Isto É uma verdadeira pedalada eleitoral em uma Época como essa em que vivemos.

  23. altamiro souza

    16 de janeiro de 2016 12:00 am

    o calote é o símbolo maior da

    o calote é o símbolo maior da dita eficiencia tucana….

    o sader disse o psdb está em estado terminal…

    será que ele já sabia desse calote aí?

  24. Jose mestre Carpina

    16 de janeiro de 2016 1:12 am

    Recado…

    ” NÃO SE DEIXA UM COMPANHEIRO CAÍDO NA ESTRADA “

  25. Laure

    16 de janeiro de 2016 7:38 am

    Oportunidade de ouro pro PSDB

    Oportunidade de ouro pro PSDB mostrar sua forca e poder. Basta pedir doacoes a coxinhada desse Brasil varonil. Nao tenho duvidas que os Retardados On Line, a turma do Kinta Katiguria, o pessoal que foi as ruas contra Dilma, entre outros, nao recusarao a oportunidade de tirar dinheiro do bolso pra ajudar seu lider. 

  26. GABRIEL JÚNIOR

    12 de fevereiro de 2016 3:51 am

    SÓ RESTA AOS ENGAVETADORES DO

    SÓ RESTA AOS ENGAVETADORES DO MINISTÉRIO PUBLICO DE SÃO PAULO INVESTIGAR COMO: LUIZ SOBRAL TESOUREIRO DA CAMPANHA A ÉPOCA ABRIU UM LUXUOSO RESTAURANTE NA RUA MARANHÃO NO BAIRRO DE HIGIENOPOLIS! DE ONDE VEIO O RECURSO?

  27. GABRIEL JÚNIOR

    12 de fevereiro de 2016 3:58 am

    LUIZ SOBRAL O TESOUREIRO DA CAMPANHA

    SÓ RESTA AOS ENGAVETADORES DO MINISTÉRIO PUBLICO DE SÃO PAULO INVESTIGAR COMO: LUIZ SOBRAL TESOUREIRO DA CAMPANHA A ÉPOCA ABRIU UM LUXUOSO RESTAURANTE NA RUA MARANHÃO NO BAIRRO DE HIGIENOPOLIS! DE ONDE VEIO O RECURSO?

Recomendados para você

Recomendados