Fusão do PSB e PPS vai gerar 2º maior partido de oposição, atrás do PSDB

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Oficializada nesta quarta-feira (29), a fusão do PPS e do PSB, nas contas dos dirigentes, vai gerar o segundo maior partido de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT), perdendo em dimensão apenas para o PSDB de Aécio Neves. Os dois partidos, liderados por Roberto Freire e Carlos Siqueira, respectivamente, iniciaram os trâmites legais e esperam concluir o processo de junção até junho, a tempo de disputar as eleições municipais em “quase todas as capitais” do Brasil.

Uma das cartas na maga do novo partido, é a senadora Marta Suplicy, que entregou esta semana sua carta de desfiliação aos diretórios municipal, estadual e nacional do PT. Marta está de olho na eleição em São Paulo, contra o prefeito Fernando Haddad (PT), e recebeu proposta do PSB para ser a candidata do partido. “A vinda de Marta damos como certa. Será nos próximos dias. Teremos nomes competitivos para quase todas as capitais nas eleições de 2016”, disse Carlos Siqueira.

Com a integração entre PPS e PSB, a nova legenda terá três governadores (Distrito Federal, Paraíba e Pernambuco), nove senadores (incluindo Marta e a ex-tucana Lúcia Vânia) e 45 deputados federais. Será a quarta maior bancada do Congresso, perdendo para PT, PMDB e PSDB. Siqueira garantiu que não haverá acorco com Dilma Rousseff. “Não temos motivos para apoiar o governo”, disse, segundo informações do Estadão.

O encontro para anunciar a fusão registrou ausência de algumas lideranças socialistas que não concordam com o tipo de oposição que o partido de Roberto Freire faz. Segundo o deputado Bebeto Galvão (PSB-BA), o “raivoso” do PPS não condiz com a herança deixada pelo ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no litoral paulista, enquanto cumpria agenda de candidato presidencial pelo PSB. Para Bebeto, a fusão é o “casamento da cobra com o jacaré”.

Ao Estadão, Glauber Braga, do PSB do Rio, disse que não faz sentido se unir a um partido de oposição para provavelmente orbitar em torno do PSDB na eleição de 2018. O deputado alegou que Campos rompou com Dilma em 2013, para não mais ser “satélite do PT”, e empunhar a bandeira da terceiriza via no Brasil, rompendo com a polarização entre petistas e tucanos.

Para Roberto Freire, entretanto, PSB e PPS têm “uma história em comum” e podem formar um novo partido de esquerda, que apontará rumos para a crise que enfrenta o País. Uma prova da “semelhança”, segundo ele, é que o PPS não tem participado das discussões para viabilizar, na Câmara, o pedido de impeachment de Dilma. Para o popular-socialista, não há condições políticos para tal iniciativa.

Um ponto de divergência entre os novos parceiros tem sido a disputa pelo nome da agremiação. Para Siqueira, a marca do PSB está consagrada e a fusão deve gerar o “PSB 40”. Já os militantes do PPS sugerem que o nome seja “PS” (Partido Socialista).

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Esquerda acrescida com o

      Esquerda acrescida com o sufixo “lha”. Vou ter que continuar votando nos que tenho votado ultimamente. A não ser que Ciro Gomes, surja por aí…

  1. Quando vemos essas fusões

    Quando vemos essas fusões animadas apenas pela resultante do somatório de ressentimentos mais interesses políticos mesquinhos fica ainda mais reforçado nosso sentimento de que nosso sistema político se perverteu, se degradou ao ponto de necessitar “para ontem” de uma reforma.  

    O máximo de contrafação é incluir o socialismo nas suas denominações. Quem acompanha a trajetória do PPS-Partido Popular Socialista sabe que este nada tem de popular e muito menos de socialista. Idem para o PSB. Trata-se apenas de um adorno, não alegórico, mas para enganar os abestados. 

    Roberto Freire se tornou a epítome do político RRR-raivoso, ressentido e rabujento. Seu ódio ao Lula demanda quantas teses se queira para  explicá-lo. Hoje é um figurante político, um “leva-mala” do Serra. 

    Basta de tanta enganação. Reforma política já para que chamemos as coisas pelos seus verdadeiros nomes. 

  2. PSB do Coelho
    O partido de Bob Freire, ex-comunista da CIA, e o partido de Bob Jefferson, da tropa de choque do cagador de marajás…Deus do céu! No que vai dar essa fusão? Em plena ditadura, o comunista(!?) Bob Freire foi nomeado pelo general de plantão para chefiar a procuradoria do INCRA. Porque os generais, o SNI, a CIA, o DOI-CODI-OBAN-DOPS, marinha, aeronáutica aceitariam a nomeação de comunista (!) para cargo estratégico da administração federal? Tudo bem, todos sabiam, e ainda sabem, que a função principal do INCRA era, e é, evitar que se faça alguma reforma agrária no Brasil, mas mesmo assim e por isso mesmo, por que um comunista? Comunista???!! E dizem que esse novo partido será de esquerda??? O partido de Blá-blá, Bob Jefferson, Feldman (da CBF), Beto Alququerque? Que pena que o Cessna Citation caiu, pois seria o único partido com força aérea própria… O nome desse partido seria PSB40? A dezena 40 é do coelho, predador voraz e insaciável dentro de uma pele macia e felpuda.Bem adequado.

     

     

     

     

     

     

     

  3. Essa foto é muito

    Essa foto é muito emblematica.

    Não tem mulher,

    não tem gente de erquerda,

    não tem negro. 

    Mais um partido de gabinete!

    Mais um que vai apoiar os barões

  4. Nunca pensei em ver isso, mas

    Nunca pensei em ver isso, mas realmente com Temer e Levy no comando, o PT virou partido de direita, ruralista e lobista de empreiteiras. E o PSB e PPS, os únicos de esquerda. Já PSOL, PCdB, PSTU, PCO são clubes satélites do PT, não contam. A vida dá voltas.

    1.   Amigo, a vida deu tantas

        Amigo, a vida deu tantas voltas que você ficou zonzo.

        Entre outras… tonturas, diga-me onde você viu que o PPS é um partido de esquerda – não vale dizer no nome. E tirando o PCdoB, que tem histórico de alinaça com o PT, peço encarecidamente que me diga de que maneira todos os outros são clubes satélites do PT, se batem no partido diuturnamente.

       

  5. Mais uma mula sem cabeça no

    Mais uma mula sem cabeça no cenário, sem consistência e raivosa. Mas não podemos deixar de notar a persistência em alcançar o poder sem votos e a “criatividade”. 

  6. Gostaria de saber como se

    Gostaria de saber como se posicionam, a esse respeito, as partes do PSB francamente democratas e comprometidas à esquerda, como os Capiberibe do Amapá.

  7. Nas águas turvas do Paranoá

    Só quero ver no que pode dar a fusão de um partido que não é Popular, e muito menos Socialista, com outro que até é Brasileiro, mas tampouco é Socialista… Prevejo que mesmo o peso leve de ambos terminará por fazer soçobrar o barquinho miúdo posto nas águas turvas do Paranoá…

  8. Que sejam felizes enquanto dure

    Luiza Erundia, minha filha, o que você ainda esta fazendo ai?? Viram a foto ? So a “buena” gente dos dois partidos.  

  9. L 4330

    Esquerda ???

     

    Votos sobre a “lei da Tercerização” 

     

    PPSAlex ManenteSPSimArnaldo JordyPANãoCarmen ZanottoSCSimEliziane GamaMANãoHissa AbrahãoAMSimMarcos AbrãoGOSimMoses RodriguesCENãoRaul JungmannPESimRoberto FreireSPSimRubens BuenoPRSimSandro AlexPRSim

     

    PSBAdilton SachettiMTSimÁtila LiraPINãoBebetoBANãoFabio GarciaMTSimFernando Coelho FilhoPESimFlavinhoSPSimGlauber BragaRJNãoGonzaga PatriotaPESimHeitor SchuchRSNãoHeráclito FortesPISimJanete CapiberibeAPNãoJoão Fernando CoutinhoPESimJosé ReinaldoMASimJose StédileRSNãoJúlio DelgadoMGSimKeiko OtaSPSimLeopoldo MeyerPRSimLuciano DucciPRSimLuiz Lauro FilhoSPSimLuiza ErundinaSPNãoMaria HelenaRRNãoMarinaldo RosendoPESimPastor EuricoPESimPaulo FolettoESSimRodrigo MartinsPISimStefano AguiarMGSimTadeu AlencarPENãoTenente LúcioMGSimTereza CristinaMSSimVicentinho JúniorTOSim

     

  10. O que é que o golpista Carlos

    O que é que o golpista Carlos Lacerda está fazendo no meio da foto?
    Já vejo que a vida no além é boa: está bem cevado e coradinho.

  11. Só  espero que tenham a

    Só  espero que tenham a dignidade mínima de retirar do nome da sigla resultante palavras como “socialista”, ou “popular”, que não fazem sentido algum relacionadas a indivíduos como R. Freire, o vice de Aécio ou da maioria dos integrantes das legendas fusionantes.

    Se bem que é esperar demais essa gente abrir mão de um engodo já que tudo não passa de oportunidade e conveniência eleitoral à margem de qualquer componente ideológico ou da solução de reais problemas politicos (o que uma reforma política que não ocorrerá,  pois não tem o apoio de parlamentares desse caráter e calibre, poderia prestar).

    E assim segue a politicalha…

    1. Já que é por aí, qual foi a

      Já que é por aí, qual foi a última vez que o Lula morou numa casa paga com o dinheiro de seu próprio trabalho?

  12. Golbery e turma estãodeixando

    Golbery e turma estãodeixando o diabo maluco. E não por menos. Enquato Sarney, Collor, Jader Barbalho e tanto que criaram aderem de forma amorosa pela sua esquerda, partidos de esquerda que nem deveria haver fora do petismo pensa até em fazer oposição

  13. Conta não fecha…

    Vai abrir uma janela – e provavelmente o PROS, PDT e outros vão ganhar mais alguns depufedes e quem sabe alguns senadores e governadores… Pode ser que a ala mais progressista do PSB aproveite pra trocar de partido…

    Quanto à Marinalien, a 8ª Passageira, ela não ia afundar a Rede?

  14. Risível

    O mais engraçado é ver duas siglas que ostentam o cunho do Socialismo serem oposição a um governo progressista.

    Só no Brasil mesmo…

  15. Olha, até fica melhor!

    Muitos partidos que se dizem de esquerda atrapalham o eleitorado, juntando tudo num só até fica mais fácil.

    Que se junte o DEM com o PTB.

  16. triste fim, hein, Casagrande?

    triste fim, hein, Casagrande? não foi capaz nem de se reeleger no ES, andou de mãos dadas com o que há de pior (Vidigal, por exemplo) e agora…bem, agora nem rezando! (sobre Roberto Freire, este dispensa apresentação…)

    1. Foi tratorado,  humilhado,

      Foi tratorado,  humilhado, pelo Paulo Hartung, que não é nada melhor do que ele.

      Aqui, no ES, tornou-se um anão politico. Precisará de muito “biotônico fontoura” para poder disputar um vaguinha, por meio de eleição. Mantida as atuais condições, será tratorado e humilhado, novamente, pelo Paulo Hartung.

      Cheguei a pensar que fosse um cara legal, apenas incompetente.

      Porém, agora, após a sua aproximação com o que há de pior, em termos de caráter e desonestidade intelectual (o roberto freire é um “estelionatário político”), tenho sérias dúvidas.

  17. Roberto Freire, o maior de todos

    A história é repleta de lideranças que se lançaram a acabar com a praga do comunismo. Poucos, no entanto, puderam comemorar algum feito concreto. De modo geral, tais lideranças se restringiram a discursar sobre os males que o comunismo, e os desajustados comunistas, poderiam fazer ao Brasil. Roberto Freire, no entanto, é o homem que mais se destaca na luta contra esta chaga. Sua estratégia foi a mais arriscada de todas: se infiltrou entre os dementes comunistas por anos e se fez liderança entre eles. Para alcançar seu objetivo, teve que enganar boa parte dos homens de bem. Assim que encontrou condições necessárias, realizou o maior feito de todos: ACABOU COM O PCB. Devemos lembra que nem os militares, durante o período da revolução, conseguiram fazê-lo, apesar de seus esforços. 

    Não bastasse a maior glória de todas, Freire não se acomodou. Sua incansável luta ainda pode lhe render a glória de outro grande feito: endireitar o PSB e torná-lo mais próximo do ideal do Partido Nacional Socialista.

  18.  Pela foto, acho que a sigla

     Pela foto, acho que a sigla ideal seria PD – Partido Direitista.

    Com os políticos que aparecem na foto é evidente que não apoiará a Presidenta Dilma. Será o substituto do DEM na linha auxiliar do PSDB, além de ficar cada vez mais próximo da Rede Globo. Triste fim do PSB.

  19. Pouco tempo atrás o congresso

    Pouco tempo atrás o congresso fez barreira à fusão do partido do Kassab com um outro partido aí, o Prona ou algo assim, e já pensavam numa reforma política para reduzir o número de siglas. Reforma políitica que é bom, nada! Agora assistimos a dança dos vampiros, ops!, a dança dos partidos. Os socialistas viraram os alpinistas sociais. Com Bob Freire, a decadência é certa, ele já acabou com o PCB e não deslanchou seu PPS. Espero que os nomes ainda com certa dignidade do PSB saiam imediatamente dessa salada tropicaliente que no fai niente…Puxa vida, o Brasil está caminhando para trás, definitivamente.

  20. Comentário.

    Dois partidos com o codinome “socialista” fazem oposição ao governo.

    Nos meus botões, fazer uma oposição socialista seria algo como ser um bolchevique.

    Mas os dois partidos de oposição de esquerda são de direita.

    São socialistas de direita sem serem nacional-socialistas, por exemplo.

    Agora começo e entender a diferença entre coisas da lógica e lógica das coisas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador