Para Olívio Dutra, condenação de petistas é justa: “eu não os considero presos políticos”

Sugerido por Frederico69
 
Do Jornal do Comércio
 
Olívio considera justa a prisão dos mensaleiros
 
Petista afirma que respeita a decisão do ministro Joaquim Barbosa
 
Notícia da edição impressa de 21/11/2013
 
Jimmy Azevedo
 
Destoando do discurso de lideranças petistas, intelectuais de esquerda e juristas, o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra não acredita que houve cunho político na condenação e na prisão dos correligionários José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, detidos, na semana passada, pelo escândalo do mensalão durante o primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Funcionou o que deveria funcionar. O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou e a Justiça determinou a prisão, cumpra-se a lei”, analisa o ex-presidente estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

 
No entendimento de Olívio Dutra, o desfecho da Ação Penal 470, conhecida popularmente como mensalão, foi uma resposta aos processos de corrupção que, historicamente, permeiam a política nacional, independentemente de partidos. 
 
Sobre a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, de ordenar a prisão dos réus no processo sobre a compra de parlamentares por dirigentes petistas para a aprovação de projetos do governo Lula, Olívio disse que cada instituição tem seu funcionamento. “Até pode ser questionado, mas as instituições têm seus funcionamentos. O que não se pode admitir é o toma-lá-dá-cá nas práticas dos mensalões de todos os partidos, nas quais figuras do PT participaram”, avalia o petista histórico. O ex-governador gaúcho reitera que tem respeito à história de lutas de José Dirceu e Genoino, mas que em nada o passado de combate à ditadura militar abona qualquer tipo de conduta ilícita. “Há personalidades que fazem política por cima das instancias partidárias e seguem seus próprios atalhos. Respeito a biografia passada dessas figuras que lutaram contra a ditadura, mas (a corrupção) é uma conduta que não pode se ver como correta”, critica. 
 
Ironicamente, Olívio Dutra, então ministro das Cidades de Lula, foi isolado por políticos fortes no governo, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, ainda antes do escândalo do mensalão vir à tona. 
 
Em julho de 2005, Olívio é retirado da pasta para dar lugar a Márcio Fortes, do Partido Progressista (PP), sigla também envolvida no escândalo de corrupção. Olívio diz que o PT está acima de indivíduos, e acredita que se fez justiça no caso de corrupção. 
 
“Não deveria ser diferente (sobre as condenações e prisões). Um partido como o PT não pode ser jogado na vala comum com atitudes como esta. Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente, e eles se conduziram mal, envolveram o partido. O sujeito coletivo do PT não pode ser reduzido em virtude dessas condutas. O PT surgiu para transformar a política de baixo para cima. Eu não os considero presos políticos, foram julgados e agora estão cumprindo pena por condutas políticas”, dispara o líder petista. 
 
‘Nunca se governa em condições ideais’, avalia o ex-governador
 
Distante da vida política, mas a par da vida partidária do PT estadual e nacional, o ex-governador gaúcho Olívio Dutra dedica os dias à família e aos estudos de Latim na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formado em Letras pela Ufrgs, Olívio pediu reingresso para aproveitar cadeiras não cursadas. Além disso, ocupa o tempo em livrarias da cidade, bem como em espetáculos culturais, gosto que fez com que ele se integrasse à Associação Amigos do Theatro São Pedro. 
 
Ovacionado em eventos públicos pela militância petista e integrantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Olívio faz uma análise da conjuntura atual e os cenários para que o PT consiga reeleger o projeto de Tarso Genro.
 
Para o Galo Missioneiro, apelido dado por admiradores, o distanciamento de forças políticas, tais como o PDT e o PSB, do governo Tarso Genro é algo natural em vésperas de eleição eleitoral, ainda mais pela conjuntura. O PSB, por exemplo, terá provavelmente o governador pernambucano Eduardo Campos como candidato à presidência da República na disputa contra a presidente Dilma Rousseff (PT). 
 
No Estado, os socialistas não descartam a possibilidade, inclusive, de uma aliança com o Partido Progressista (ex-Arena) na candidatura da senadora Ana Amélia Lemos ao Palácio Piratini, ou com o PMDB, que poderá lançar o ex-prefeito de Caxias do Sul José Ivo Sartori. 
 
“A candidatura própria do PDT é uma hipótese ainda. O fato de os partidos tomarem outros rumos antes do pleito não é novidade. As forças se estremecem quando se aproxima a eleição. Mas isso não é o ideal no campo democrático popular”, analisa Olívio. 
 
O ex-governador entende, no entanto, que nunca se governa em situação tranquila, pois há interesses pessoais e partidários distintos dentro do tabuleiro político. “Os governos (Dilma e Tarso) fazem um grande esforço para o funcionamento da máquina pública em prol da sociedade, não como projeto pessoal, para atender à maioria do povo. Nunca se terá condições ideais, claro, pois há uma pressão enorme dos poderosos.” 
 
Quando esteve no Palácio Piratini (1999-2002), seu governo foi alvo de uma CPI sobre uma suposta relação com o jogo do bicho. O Ministério Público não aceitou as acusações e decidiu não denunciar o petista e outros citados. A primeira gestão petista no Piratini também foi criticada por setores contrários à reforma agrária e à implementação de políticas de desenvolvimento social.
 
Na avaliação do governo Tarso Genro, o petista acredita que tem tido avanço nas questões sociais e na consolidação de políticas apresentadas. “O governo pode fazer mais e melhor na execução de um programa. Nunca se governa em situação ideal. Há muito o que fazer para um projeto de desenvolvimento sustentável. Por isso, defendo a reeleição”, disse Olívio, que também reiterou não desejar mais ser candidato a cargos públicos.
 
‘Há um clima de revolta muito grande’, avaliam deputados após visita aos condenados detidos
 
Uma comitiva formada por 26 deputados federais do PT visitou na tarde de ontem alguns presos do processo do mensalão, instalados no Complexo Penitenciário da Papuda. O encontro durou cerca de 30 minutos e aconteceu em sala reservada para a conversa. Estavam presentes o deputado licenciado José Genoino (PT), José Dirceu (PT), Delúbio Soares (PT) e Romeu Queiroz (ex-PTB).
 
“O que notamos é um clima de revolta muito grande pelas circunstâncias em que a prisão ocorreu, completamente ao arrepio da legislação, aos procedimentos (…) normais”, afirmou o deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA). Entre os parlamentares que visitaram os presos, estavam o gaúcho Marco Maia, além de Iriny Lopes (ES), Fátima Bezerra (RN) e Vicentinho (SP).
 
Em nome dos demais petistas, Pellegrino afirmou que não houve críticas às condições da prisão, embora haja uma preocupação sobre a situação da saúde de Genoino. “Até agora, as juntas médicas atestaram a gravidade da situação do deputado Genoino e atestaram que ele não pode estar custodiado aqui nesta unidade. Esta unidade não tem sequer um sistema de emergência”, reclamou, afirmando ainda ser precária a situação do colega.
 
Pouco depois da visita, houve discussão entre manifestantes do PT e mulheres que aguardavam desde a manhã o momento de visitar filhos e maridos no complexo da Papuda, cuja entrada só será permitida a partir da manhã de hoje. Elas começaram a gritar frases como “puxa-saco de ladrão” para os deputados. 
Luis Nassif

130 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Com um aliado(?) desses, Zé

    Com um aliado(?) desses, Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio não precisam de adversários. Parece que há um certo ressentimento por parte do Olívio Dutra. E será que ele não se beneficiou do “toma-lá-dá-cá dos mensalões”? Quanta falta de reconhecimento e gratidão. É bom que essas figuras falem e digam o que pensam. As máscaras caem.

    1. “um certo ressentimento por

      “um certo ressentimento por parte do Olívio Dutra. E será que ele não se beneficiou do “toma-lá-dá-cá dos mensalões”?”:

      Qual seriam esses?  O que o supremo mentiu a respeito ou os outros?

      Nao, nao eh mero “ressentimento” nao.  Ninguem ignora mentiras, omissoes, ilegalidades, e arbitrariedades mil do judiciario de graca.  Ninguem ignora “condenar porque a literatura juridica me permite” de graca. Ninguem ignora uso de “dinheiro publico” que nunca existiu -muito menos 70 milhoes- de graca.

      Se eu fosse o imposto de renda brasileiro eu estaria atraz dele nesse exato minuto…  Nao, nao tem a ver com “ressentimento” meu.  Tem a ver com a completa falta de logica no que ele afirma a respeito do cumprimento da “lei”no Brasil:  DE GRACA ele nao disse isso.

  2. Olívio ressentido Dutra

    Nestas alturas do campeonato uma opiniao como esta nao passa de um ressentimento político e nao podemos levá-la a sério pois ela pode ser comparada a uma tucanagem ou uma juaquinagem.

    A Olivagem é  uma coisa muito triste!

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

    1. Olívio ressentido.

      O senhor Olívio se já foi estrela no PT, hoje, é o que se pode denominar de “anão” político. O seu tempo já passou, e, encontra-se em total ostracismo.

      Coincidentemente, o prestígio de outrora, começou a declinar após a ascensão de José Dirceu á Casa Civil da Presidência da República, no primeiro mandato do ex-Presidente Lula, período em que o senhor Olívio Dutra ocupava o Ministério das Cidades 

      Ele, flagrantemente, “manifesta-se pelas vias biliares”, posto que se tornou um desafeto figadal do Dirceu. Entretanto, sequer, respeita o Genoíno e os demais companheiros de Partido.

      Ademais, o que o senhor Olívio Dutra não faz referência, ou não lhe interessa fazer, em nenhum momento, é:

      Onde estão os outros políticos que praticaram o mesmo delito do PT, ou seja, o famigerado caixa 2(*), de forma contumaz? Aliás, continuam com a mesma prática, e irão continuar, sempre.

      E, por que, o mesmo delito cometido pelos políticos do PSDB de Minas Gerais, tem tido tratamento, na seara do judiciário de forma, completamente diversa?

      Outrossim, seria importante que o senhor Olívio Dutra explicasse se ele considera legalmente aceitável que réus filiados ao PT, entretanto, sem o tal foro privilegiado, hajam sido julgados numa instância superior, no caso do STF, sem direito ao duplo grau de jurisdição, como foi o caso do Delúbio e do Dirceu, posto que, este último já não era mais detentor de mandato parlamentar.

      Esse tratamento não foi dados aos envolvido no caixa 2 do PSDB(*), haja vista, que o processo foi desmembrado e os réus que não tinham o tal foro privilegiado, tiveram os seus inquéritos enviados à primeira instância, onde exercerão a prerrogativa de se utilizarem da ampla defesa e do contraditório, sem se submeterem a um aprendiz de tirano á la Idi Amin Dada, e alguns sequazes.

      São questionamentos que não podem ficar sem uma explicação coerente.

       

      (*) Refiro-me à nomenclatura caixa 2, para todos, sem distinção, pois, é do que se trata. O tal termo mensalão foi algo incorporado pela denominada grande e mafiosa mídia, mas que não passou de uma farsa criada pelo corrupto-mor, Roberto Jefferson, que confessou haver recebido 4 milhões de reais dos mesmos recursos e, nunca justificou onde foi parar tais recursos, podendo-se inferir que os embolsou. E um sujeito desse ainda foi beneficiado com muma pena simbólica, por haver prestado relevantes serviço à Nação. É muito cinismo! Enquanto isso o João Paulo Cunha foi condenado de forma rigorosa por haver recebido 50 mil reais destinados ao pagamento de despesas da campanha eleitoral. 

       

    1. http://www.megacidadania.com.br/o-maior-segredo-de-jb-esta-perto

      MAIOR SEGREDO DE JB ESTÁ PERTO DO FIM

      20/06/2013 – Documentos, SliderSeja o primeiro a comentarsegredo

      O MAIOR SEGREDO DE JB ESTÁ POR UM FIO

      O comportamento truculento de Joaquim Barbosa tem como base, dentre outros motivos, EVITAR que seja esclarecido o fato de seu filho Felipe Barbosa ter mantido relação com a empresa Tom Brasil que está sendo investigada no inquérito 2474 no próprio STF.

      LEIA A IMPORTANTE POSTAGEM DESTE LINK http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2013/07/empresa-investigada-por-receber-r-2-5-milhoes-de-marcos-valerio-contratou-filho-de-joaquim-barbosa-4974.html

      Tom Brasil MV 2474

      SITUAÇÕES REVELADORAS

      Joaquim Barbosa atuou como relator deste inquérito 2474 por mais de seis anos e o manteve no mais absoluto sigilo e nem os demais ministros tiveram ciência do conteúdo deste procedimento, o inquérito 2474, que é paralelo à AP 470.

      Após ler com atenção a postagem do blog VIOMUNDO (link abaixo), é possível se montar o quebra-cabeça com facilidade. http://www.viomundo.com.br/denuncias/joaquim-barbosa-e-antonio-fernando-de-souza-faltaram-com-a-verdade.html

      É importante ler também o que divulgou a jorrnalista Maria Inês Nassif http://dc-5bfcb017.projetobr.com.br/blog/luisnassif/processo-contra-claudio-de-castro-vasconcelos-anda-devagar

      Acrescente-se o fato de que por solicitação da PGR/MPF, Joaquim Barbosa manteve neste inquérito 2474 o Laudo 2828, em SIGILO (inclusive sem o conhecimento dos demais ministros), e só o incluiu na AP 470 após a decisão do plenário do STF em aceitar a denúncia. Joaquim Barbosa e a PGR/MPF sabiam que o Laudo 2828 contradiz a tese da denúncia (confira nos documentos ao final da postagem).

       

  3. ressentimentos

    dores de cotovelo

    maiores que um projeto

    que malemá colocou o Brasil

    em um destino de justiça social e desenvolvimeto

     

    dá pra por fé num elemento deste

    nem que vaca guspa!

    1. Esquerdismo

      Lenine escreveu um livro sobre esse tipo de comportamento político. E o nome do livro já diz tudo: “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. Mutatis mutandis, digo esquerdismo, doença infantil da política no RS.

  4. O Olívio tem moral suficiente

    O Olívio tem moral suficiente para falar qualquer coisa, não concordo muito com o que ele disse mas o bigodão é um dos políticos com mais ética que conheço, os outros que também tem ética são são, na verdade não lembro mas que eles existem, existem!

    1. “O Olívio tem moral

      “O Olívio tem moral suficiente para falar qualquer coisa”:

      Ele nao tem “moral suficiente” pra ignorar os erros, omissoes, e mentira abertas do supremo no processo do mensalao.

      Quem tem?

  5. Olívio procure a Erundina que

    Olívio procure a Erundina que ela arruma um lugarzinho proce no PSB. Junte-se aos Bomhauser, Marco Maciel, Heráclito Fortes e muitos outros que falam sua lígua. Trairão de lagoa!

    1. Você poderia me explicar qual

      Você poderia me explicar qual seria a diferença, se ele fizesse isto, em relação ao PT com Sarney, Calheiros, Collor, Maluf, Kassab?

      Ah… já sei. A governabilidade exige, né?

      Já passou da hora dos petistas tirarem esta fantasia de imaculados.

  6. Emocionante!

    José Genoíno para presidente

    No exercício de seu mandato ou na presidência de seu partido é unânime o aplauso no julgamento de seu caráter e de sua conduta como político.

    Wanderley Guilherme dos Santos

     

     O deputado José Genoino é credor da admiração e respeito de pessoas civilizadas. E, sem dúvida, também de solidariedade ao ser vítima em condições pessoais adversas de arbitrariedades jurídicas de caráter inegavelmente político.  A dignidade com que se porta desde o início da perseguição dispensa, contudo, a pieguice caritativa que ofende mais do que homenageia.

    Não freqüento a política partidária e converso com políticos muito raramente. É possível que não tenha trocado idéias com nenhum deles mais do que meia dúzia de vezes. Nada a ver com rejeição à atividade. Ao contrário. Tenho uma simpatia natural por quem se dispõe a cuidar da cidade, do estado, do País em condições de constante disponibilidade e resistente aos desconfortos de toda ordem a que a atividade obriga ou paga em recompensa.

    Não surpreende que seja proporcionalmente ínfimo o número de candidatos a postos eletivos e, sendo estes de número bastante reduzido, o risco de ser derrotado é elevadíssimo. Destino da esmagadora maioria dos postulantes. Daí que a inclinação voluntária a ocupar um lugar na representação de outros apresente espinhoso problema a ser resolvido pela psicologia social ou pela biologia, ainda não sabemos. Descobrir subconjuntos de políticos desonrados compromete a atividade tanto quanto a negligência profissional de alguns médicos macularia a prática cirúrgica ou clínica. Fazer política é nobre, fazê-lo com integridade é confortador para o cidadão comum, sujeito às leis que regem a convivência social e a sobrevivência pessoal.

    Pois o deputado José Genuíno é um desses políticos exemplares. Observador atento do que se passa nesse mundo tão caótico como parece ser a disputa política, sempre encontrei na figura pública de José Genoino o representante reto sem dogmatismos, firme sem agressividade ou vociferações, flexível sem pusilanimidade, leal sem titubeios a seu partido e a seus correligionários. Aplicado no que faz, tornou-se um dos mais eruditos representantes parlamentares no conhecimento das regras de funcionamento da Câmara dos Deputados, dos labirintos da legislação e da administração da normal concorrência entre os pares para tornar vitoriosas as teses que defendem. 

    No exercício de seu mandato ou na presidência de seu partido é unânime o aplauso no julgamento de seu caráter tanto por seus companheiros de legenda quanto por eventuais adversários políticos. Magnânimo nas votações vitoriosas na Câmara, não abriga rancor nas derrotas pelo voto de seus pares. Tem como testemunhas a seu favor todos os parlamentares de qualquer persuasão ideológica com os quais conviveu e convive.

    Esse deputado José Genoino não capitulou face ao absurdo e excepcional processo que lhe moveram, nem se dobrou diante da condenação previa e notoriamente contratada. Combateu e combate até hoje o combate dos homens de bem. Não está sozinho na caminhada. Mas é bastante provável que todos os atuais injustiçados e perseguidos, na mesma ou em cela carcerária vizinha, nele encontrem o ícone tornado sangue e nervos da resposta à violência covarde que se esconde em veneráveis mantos.

    Bem sei que José Genoino não pode ser legalmente candidato à Presidência da República. Esboçar sua figura pública é um modo de traçar o perfil do que a população almeja encontrar em seus líderes e que não tem sido mostrado com a desejável abundância pelos pré-candidatos em circulação.

    José Genoino para Presidente – eu votaria com confiança em seu nome.

    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Jose-Genoino-para-presidente/4/29592

  7. É, mas não é.

    Como principio ninguem discorda, se o pt cometeu deslizes deve ser condenado e todos sabemos, cometeu. Mas afirmando assim que o julgamento não teve nada de errado, não foi político, teremos que concordar que: houve compra de votos, sabemos quem foi comprado e por quanto e que projeto votaram em troca do tutu; houve desvio de dinheiro público (tiraram como se trira pão de criança o dinheiro do banco do brasil, afirmou um juiz), há provas do envolvimento real do Genoino e do Dirceu. Afinal, foi por isso que se fez um inquerito de sete anos, colhendo provas e testemunhos (todos colaboraram, ninguem negou nada). Mas se depois de tudo isso alguem disse que os espertos não dixaram prova, e ai diz que não precisa de provas, usam a teoria do domínio do fato sem provas concretas como disse o autor alemão da tese, apresenta alguem que assinou algo que não tinha autoridade para assinar, não contestam a documentação que se apresentou com pagamentos até à globo para prestação de serviços normais, etc, etc, fica dificil aceitar o que o Olívio diz. Um dos juizes, só um, e me convenceu, que coisa, só um ( não é o que todos os juizes cansam de dizer?), foi claro neste sentido: não havia provas e sem prova não se condena. Mas condenaram.

    Acho que todos sabem que o pt fez o que não devia fazer (embora eu não tenha a capacidade política de avaliar muito bem, por exemplo, o Lincoln que comprou votos para aprovar a extinção dea escravatura nos eua, ou o retorno de tirar 50 milhoes da pobresa e da miséria: valeu ou não valeu a pena?). ( Não é isso a tal da política, que eu, tecnico, tanto admiro e quase não entendo?). E acho que ficou claro o que fez: repassou dinheiro  a outros partidos para obter apoio nas votações em geral. Há também a origem do dinheiro que era importantissima e facilmente identificavel e comprovável (sete anos de pesquisa), mas disseram, foi assim (desvio do bb) e pronto; nem se preocuparam de deixar muitissimo claro e incontestável esta origem. Foi assim e pronto.

    Se fosse assim: estes safos fizeram safadeza e serão presos; tudo bem. Mas dizem os tais que no estado de direito (que será mesmo isto?) não é assim. Tem que provar a acusação (acho que é isto, porque cada dia entendo menos e estou longe de admirar esta tal de… lei, embora tente cumpri-la no máximo que posso), tem que ter porvas efetivas.

    Só por isso não me alisto com o sr Olivio, a quem muito respeito.

    Em tempo: mas se estou errado e tudo está certo, merecem mesmo a condenação e foi ainda pequena, a maneira com que se executou a prisão colocando desnecessariamente em risco a vida do condenado, me chocou de maneira brutal. Esta maneira contadisse, desfez, para mim, qualque noção de justiça que pretenderam exercer.

  8. Marciano

    Por  todo este tempo o nosso grande e querido Olívio Dutra encontrava-se aonde mesmo. Em Marte? Amigo Olívio, não se esqueça de que fosse vc presidente do PT naquele momento, estarias atrás das grades. Ou será que vc teria recusado avalizar empréstimos junto a rede bancária privada para a campanha do PT? Duvidodododo. Enfim, a linha José Mujica é linda mas o Brasil não é um pais do tamanho do Uruguai onde um candidato a presidente pode fazer uma campanha distribuindo santinho de bar em bar. Aterrisa amigo

    1. Desculpe, mas em Marte vivem

      Desculpe, mas em Marte vivem os petistas fanáticos que nasceram ontem ou que sofrem um processo de amnésia seletiva que impede de lembrar que o PT passou cerca de 20 anos antes de chegar ao poder prgando Ética na Política e prometendo que era possível fazer Política de maneira diferente dos outros partidos.

      Certamente os mesmos fanáticos ainda enxergam diferença mesmo que ontem a Dilma, com seu encontro com o Kassab, tenho simbolizado mais um acordo típico do PT moderno que recebe o nome pomposo de pragamtismo, mas que para a grande maioria da população singifica “vale tudo pelo poder”.

      Parabéns ao Olivio Dutra por se manter coerente com sua história.

  9. Eu não acredito que o OLIVIO

    Eu não acredito que o OLIVIO DUTRA tenha afirmado isso. Ele deve estar muito doente ou tem “bicho de pé”……..Ele conhece perfeitamente quem é quem no PT desde do nascidouro. Portanto, poderia ser ele o preso, por ter sido presidente do PT um dia. 

  10. Olívio Dutra

    Se vivo fosse o Brizola diria que o Olívio Dutra está costeando o alambrado. 

    Não duvido que a Globo se aproveite de mais esta declaração desastrosa de um membro destacado do PT, para espezinhar mais ainda o Genuino, Dirceu e Delúbio. O outro que falou besteira foi o Jacques Wagner, que disse que houve um clamor popular pela condenação. O que houve foi uma exigência do PIG para que o STF julgasse o MENTIRÃO da maneira como julgou. Como se tivéssemos num regime de exceção.

  11. Então para o Olívio foi

    Então para o Olívio foi justo…

    A aplicação do domínio do fato foi justa?

    O dinheiro publico da visanet foi justa?

    O erro da data da morte do presidente do partido, seria justa?

    A dosimetria das penas foi justa?

    A acusação de mensalão e não caixa 2 foi justa?

    Então eu tenho que rever meus conceitos de justiça…

  12. Admiro muito Olivio Dutra.

    Admiro muito Olivio Dutra. Mas, como idealista, ele vive ainda de utopia. Quando governou o RS, sofreu nas mãos da rbs, a corrupta mídia gaúcha. Foi caluniado, massacrado, inventaram tanta podridão sobre ele que nunca mais conseguiu se eleger a nada. Mas, como ele sempe foi da ala radical do PT, é compreensível que pense dessa forma.

  13. Quando chegar a vez de Olívio

    Quando chegar a vez de Olívio Dutra, assim como  o Paulo Bernardo, o Vaccareza, o Zé Cardoso, eles sentirão na pele o poder discricionário da aliança PIG-stf, à não ser que eles partam pra REDE, e aí viram santo do dia pra noite.

    Porque o Genoíno, o Dirceu e o JP Cunha eram moderados dentro do partido, e de repente viraram o Diabo na opinião midiática.

    O objetivo da máfia midiática é acabar com o PT, só não vê quem não quer, ou é burro demais.

  14. Mais um suplicy, deve ser oficializado como ex petista

      talvez consiga negociar um novo pinheirinho acreditando na palavra da direita. Esses tipos no PT só servem pra isso.

  15. Incrível

    O cara esteve lá, sabe o que aconteceu, foi escanteado por não concordar com as práticas do PT no governo, tem um histórico que o credencia a fazer declarações conforme sua consciência, mas, por fazê-lo o neo-petismo condena-o, execra-o, axincalha-o.

    Não bastasse isso, o silêncio de outros que também estiveram lá, que se por um lado não condenam, ou o fazem de maneira velada, como é o caso de Lula, também não os defende, apenas corrobora a declaração de Olivio Dutra.

    Lamentável, cada vez mais lamentável ver no que se transformou o petismo. 

    1. X da questão

      Marcos,

      Este me parece o ponto principal da questão. De acordo com o discurso do Olívio, parece que ele tinha plena consciência da culpa dos réus. No entanto, o STF setenciou os réus sem que houvesse provas conclusivas de que eram culpados. 

      Se o Olívio tinha ciência da culpa dos réus, por que não depôs contra eles? Isso é proibido? Abster-se por imaginar que ele (Olívio) seria acusado de trair o partido é uma contradição ao seu próprio discurso, caso ele realmente creia que “O sujeito coletivo do PT não pode ser reduzido em virtude dessas condutas” (sic).

  16. Respeito a Olívio

    Meus amigos, vamos tirar a areia dos olhos.

    A MANCHETE diz que Olívio considera justa a prisão dos “mensaleiros”

    O TEXTO diz que Olívio condena o Caixa 2, crime cometido.

    E, coerentemente, afirma que passado de luta não autoriza presente ilícito.

    1. Respeito uma pinoia!
      “”Sobre

      Respeito uma pinoia!

      “”Sobre a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, de ordenar (ilegalmente) a prisão dos réus no processo sobre a compra de parlamentares por dirigentes petistas para a aprovação de projetos do governo Lula (mentira), Olívio disse que (…) “Até pode ser questionado, mas as instituições têm seus funcionamentos. O que não se pode admitir é o toma-lá-dá-cá nas práticas dos mensalões de todos os partidos, nas quais figuras do PT participaram”

      Se ele pensou que ia arrotar e cagou, agora seria uma hora muito boa de esclarecer o assunto…

      1. Então, Ivan
        O Olívio diz que

        Então, Ivan

        O Olívio diz que questiona a decisão do STF, “mas as instituições tem seus funcionamentos”

        E também diz que não se pode admitir os mensalões de todos os partidos.

        Falou o óbvio

        É matéria pra queimar ele

        (Concordo com todos os seus parênteses)

  17. Cada instituição tem seu

    Cada instituição tem seu funcionamento e temos que respeitá-la, segundo Olivio Dutra. Somente no caso de funcionarem bem né Sr Olívio? Que já devia estar escolado com as gauchadas que esse nosso País já sofreu. A última fora do Collor e deu no que deu. Hoje ele vê prevaricadores, onde o Sr. percebe respeitosos justiceiros. Poderia honrar seus conterrâneos que estão sendo exumados devido a julgamentos arbitrários por instituições até hoje aparelhadas pelo preconceito e modo de agir. Comprende-se o respeito reverencial de quem fora isentado da denúncia sobre o jogo do bicho durante o período em que foi governador. Por certo nesse período o jogo do bicho não foi operado no estado. E seria uma grande injustiça acusá-lo de leniência ou cumplicidade. Outro milagre semelhante foi o governo de outro ex-petista em Brasília quando, ao que parece e denota de seus pronunciamentos, nenhum tipo de corrupção ou malversação teria ocorrido. Não o critico por requerer justiça principalmente ao PT, também já as fiz, critico-o por não perceber que o nosso estado continua aparelhado e sofrendo a influência de uma midia golpista que os jornalista sérios desse País e não políticos como o Sr. estão nos abrindo os olhos. E tanto eles como juristas da mesma cepa, incluídos aí alguns membros do STF, criticam a forma como o processo foi conduzido. O direito processual foi desrespeitado e a ampla defesa nas instâncias adequadas não foram observadas. E, no lugar de provas, presunções. Como as suas, as minhas e as de muitos outros.

  18. A UDN adorou a autocrítica de Olívio Dutra, nosso Zé Mujica

    Basta ver os comentários dos tipinhos da direita, mas é isso mesmo: Esta declaração de Olívio Dutra cai do céu para esses udenistas de carterinha que, desde Getúlio Vargas, entoam o discurso do “mar de lama”.  Olívio não faz parte desta turma mas termina sendo instrumento destes escravocratas e torturadores de sempre. 

    Tudo bem que Olívio reclame das tais “más companhias”, por sinal essa turma faz parte do coro “Joga Pedra na Geni”. E não crreio que Olívio Dutra saia com esse tipo de declarção por guardar ressentimento contra Dirceu por ter sido trocado frente ao Ministério das Cidades por Márcio Fortes(PP). Sim, o motivo de OD é nobre, pois se trata de um estilo Zé Mujica, que ele quer adotar para o PT, mas cá prá nós,  como se sabe, Olívio é da tendência Mensagem ao Partido, não conheço a fundo o ideário desta agremiação, só sei que no nosso sistema político não é possivel ao PT governar sozinho.

    Caro OD, faço-lhe um pedido: Estude a fundo a AP 470 para não falar asneiras, talvez vc não saiba que para estar hoje atrás das grades bastarias que naquele momento fosses presidente do PT e avalizasse algum empréstimo junto a rede bancária para a campanha eleitoral ou quitação de débito da campanha, vc se recusaria, claro que não, até mesmo pq até então não era crime hediondo um partido fazer empréstimos e usar o dinheiro para aumentar a quantidade de parlamentares da base aliadas, fator essencial para as transformações que aconteceram nestes pais. Alias, Genoino não está preso por seus supostos erros e sim pelos acertos do PT, como por exemplo a inclusão de uns 40 milhões de brasileiros no mundo na vida cidadã, foram esses os crimes praticados pelos petistas, foi isso que resultou nesse processo conduzido pela mídia dos começo ao fim.

    Cafe PED Ok

    O PT Estadual abriu o Processo de Eleições Diretas – PED2013 neste domingo (10/11) com café da manhã na sede do partido.

    Quatro candidatos à presidência estadual do PT Ary Vanazzi, Jairo Jorge, Laércio Barbosa e Stela Farias, acompanhados de apoiadores, foram recebidos por lideranças e dirigentes do PT. Paulo Pimenta viajou para Santa Maria.

    O presidente Raul Pont falou em democracia interna e na unidade partidária que a construção do PED simboliza para os petistas. Salientou que a quinta edição das eleições do partido (2013) vai trazer importantes mudanças, aprovadas no 4º Congresso, como o respeito a composição das direções com a paridade de gênero e a reserva vagas para as cotas que garantem maior participação dos jovens, dos negros e negras e dos povos indígenas na direção do Partido dos Trabalhadores.

    A Ministra Maria do Rosário destacou o Processo que acontece em todo País. “Neste momento, nas mais remotas cidades do Brasil tem petista se organizando para votar”, lembrou. “Esta unidade nos dará forças para reeleger nosso projeto em todos os níveis”, destacou a Secretária de Diretos Humanos do governo Dilma.

    O presidente de Honra do PT, Olívio Dutra lembrou esta nova direção vai conduzir o partido no próximo período, “portanto precisa ter a responsabilidade de reorganizar o PT no campo democrático e popular, nos aproximar das forças de esquerda e reeleger nosso projeto com Tarso e Dilma”. Terminou desejando, “boa luta, para todos nós!”

    O governador Tarso Genro celebrou o momento democrático do partido e destacou a responsabilidade das novas direções, que serão eleitas no PED2013 que se inicia nesta manhã, “pois eram responsáveis por trabalhar para aglutinar forças para um palanque reconhecidamente do nosso campo. Destacou ainda que o palanque da presidenta Dilma em 2014 será “o palanque do Partido dos Trabalhadores”.

    As urnas estão sendo abertas em todo País às 9horas. A eleição petista se encerra às 17horas quando inicia a apuração. Os votos são contados nos municípios, encaminhados através do SISPed para registro e contagem. O PT Nacional e Estadual computam os dados. O resultado oficial está programado para ser divulgado até o dia 12 de novembro.

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

     

    A corrente petista Mensagem ao Partido marcou para o próximo dia 22 de março uma reunião na qual vai definir se lançará um candidato à presidência do partido na eleição interna marcada para novembro. A corrente fundada pelo hoje governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, tem dois possíveis nomes para a disputa: o deputado Paulo Teixeira (SP) e o ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra.

    Se optar pela candidatura, o grupo vai se contrapor ao atual presidente Rui Falcão, que disputa a reeleição para a vaga com aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ala majoritária do PT, composta pelos grupos Construindo um Novo Brasil (CNB), Novo Rumo para o PT e PT de Luta e de Massa.

    Leia mais:

    Ala do PT estuda lançar Paulo Teixeira ou Olívio Dutra para presidência do partido

    1. Onisciência, onipetência e onipresença

      Nossa, o escriba aqui, em sua onisciência, onipetência e onipresença, afirma que Olívio Dutra, mesmo sem ter feito, faria, e por isso condena-o a ocupar o mesmo balaio de gatos que aqueles que erraram.

      Presunção de culpa pouca é bobagem !

      1. Inclusive Jesus Cristo, pq não Olívio?

        Como não se tratava de ilegalidade avalizar aqueles empréstimos, vc jura que um presidente de partido, qualquer um que fosse, não faria a mesma coisa e, fosse Jesus Cristo o presidente do PT,  estaria na mesma situação que Genoíno, não faça de desentendido:

        DUTRA: “NO LUGAR DE GENOINO, TAMBÉM ASSINARIA EMPRÉSTIMOS”

        Edição247-Divulgação / Folhapress:

         

        Ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, postou no Twitter algumas mensagens de apoio ao deputado federal José Genoino; “em 2002, depois da vitória, Lula me disse que eu deveria ser o Presidente do PT. Eu respondi que não topava de jeito nenhum. O Genoino topou. No lugar dele eu também assinaria os empréstimos como avalista e hoje estaria preso. Da mesma forma como eu seria , o Genoino é inocente”, afirmou

         

        16 DE NOVEMBRO DE 2013 ÀS 16:51

         

        247 – O ex-presidente do PT José Eduardo Dutra saiu em defesa, neste sábado (16), através do Twitter, do deputado federal José Genoino, condenado na Ação Penal 470. Genoino foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. 

        “Em 2002, depois da vitória, Lula me disse que eu deveria ser o Presidente do PT. Eu respondi que não topava de jeito nenhum. O Genoino topou. No lugar dele eu também assinaria os empréstimos como avalista e hoje estaria preso. Da mesma forma como eu seria , o Genoino é inocente. Isso é apenas um toque para os que se dizem meus amigos e que , nesse momento, vibram com a prisão dele”, afirmou Dutra.

        A defesa de Dutra se soma a outras tantas através das redes sociais. O 247 republicou nesta sexta o “abraço-assinado” dirigido por intelectuais e companheiros de luta a José Genoino. Documento foi subscrito por nomes como Chico Buarque, Marilena Chauí, Franklin Martins, Nelson Jobim, Antonio Candido, Luiz Marinho, Frei Chico, Paulo Vannuchi, Fernando Morais, Marta Suplicy, Eduardo Suplicy e Rui Falcão, entre muitos outros. Ao todo, 10.460 assinaturas. Leia aqui.

         

         

          

         

        1. Cada um, cada um

          Sei lá se ele assinaria. Posso responder por mim, eu não assinaria.

          Se o outro malaco aí disse que também assinaria, é problema dele se declarar idiota ou corrupto por livre e expontânea vontade.

          Jesus Cristo ? Pegou pesado. Deixa o cara em paz.

          1. Os bons políticos que não voltam

            Eles(inclusive JC) assinariam pq naquele momento era a coisa mais normal do mundo se avalizar um empréstimo e o PT, ao contrário do que alegou o STF, tinha sim condições de quitar os débitos como os quitou, imagina só se o partido com algo em torno de 1 milhão de filados, cujos filiados detendores de cargo em comissão são obrigados a contribuir, não der conta de honrar seu compromissos ai eh complicado. Quanto a pessoa de OD, não resta dúvida de que se trata de um politico e tanto, só não entendo pq politico assim não consegue se reeleger, e o RS não teria degringolado caso os gaúchos tivessem mantido ele no cargo mas como concorrer com os caixas 1 e 2 do concorrente e com o pig detonando, lembro que OD comeu o pão que o diabo amassou por causa das CPIs 

            [video:http://www.youtube.com/watch?v=ivIVWAnGOXI%5D

  19. Olívio é coerente com o seu
    Olívio é coerente com o seu passado. É um puro ou um ingênuo, não sei; mas perguntem prá quem foi seu primeiro voto: foi prá FERNANDO FERRARI, cujo slogam era “O HOMEM DAS MÃOS LIMPAS”. Um sujeito bem intencionado, que rachou o PTB por se opor ao BRIZOLA (a então esquerda do PTB), de cujos “métodos” não concordava. Tudo muito bonitinho, só que o FERRARI foi se vice…
    do JANIO, isso mesmo, vice do candidato da direia, numa espécie de “sub legenda”. O outra candidatura é a da próprio UDN, através de MILTON CAMPOS, de MG…
    Enfim, como dizia um velho amigo, em política, ingenuidade não é virtude.
    Saravá!

  20. Olívio Dutra ‘e esforçado

    Olívio Dutra ‘e esforçado ,contudo,alheio a realidade  politica dos fatos. Aplique-se o caso  do “envolvimento com o jogo do  bicho”, de que foi acusado,imaginemos   que  a acusação prospera-se e um Joaquim Barbosa ,local,leva-se `as ‘ultimas consequências  o caso todo.Olivio,  impassível, aceitaria civilmente o processo e a sentença?

  21. O pobre do Olívio deveria ter

    O pobre do Olívio deveria ter ido p/ o PSol no início da formação do partido. Agora é tarde, pois o PSol já não é mais aquele partido “purista” e “utópico”.

      1. Calma Ruy. O sr. Olívio Dutra

        Calma Ruy. O sr. Olívio Dutra é um  “Alício no país das maravilhas” e que desconhece totalmente o que se passa no mundo real. Ele  não sabe  que, se não dançar conforme a música, fica sem par, e daí nunca poderá dançar mais . Apesar de ter sido um dos fundadores do PT ao lado de Lula, jamais teve a coragem e a ousadia deste ao entender como a política funcionava de fato, e se não fizesse as mudanças que fez, jamais haveria um “bolsa família”, Minha casa, minha vida, um Pró Uni. E nosso país estaria no mesmo nível de uma Grécia, ou do Brasil de décadas passadas com o FMI sempre em nosso encalço. Pré Sal ? em mãos americanas e banqueiros felizes para sempre. Qdo teve início a história do mensalão, me senti decepcionada tb, como acredito ter acontecido com muitos. Mas diferentemente de  alguns, acredito que o PT é ainda um dos melhores partidos, pois os restantes estão, dia a dia se tornando verdadeiros lixos, onde impera a traição. E o que me deixa irritada mesmo é ver que o PT não tem nenhuma voz para defendê-lo e a injustiça deste processo comprado, não tenho a menor dúvida.

        Abraço.

  22.  
    Aahah…..esse aí só deve

     

    Aahah…..esse aí só deve querer aparecer.

    Até que que não petista sei que eles foram condenados por crimes que não cometeram e as penas foram superdimensionadas.

    Quanto daria aí por fazer caixa dois de campanha e mais uns detalhezinhos..?

    Por que não fica quieto se não tem mais a dizer..?

    Isso com certeza são disputas internas, e eke agora com isso quis dizer: Viu, eu não disse que ia dar merda..?

    Esse tal de olívio deve ser a perfeição na faxe da terra.

  23. Pôncio.

    Funcionou o que deveria funcionar. O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou e a Justiça determinou a prisão, cumpra-se a lei.

    Em seguida sinalizou para o criado/escravo que veio trazendo uma bacia de prata, e nela lavou as mãos. Ao que o escravo indagou: “vai querer sabonete também, seo Pôncio?”

    1. Acho que é exatamente isso…
      Acho que é exatamente isso… o Bigode sonha com aquele de PT de antanho, ético, puro, combatido, perseguido e… sem chance de chegar ao governo (ao poder ainda não chegou)!

  24. Gente ! Não é a primeira vez

    Gente ! Não é a primeira vez que o Olívio diz isto. Desde o início esta é sua opinião. Somente está repetindo o que acha.

    O que me intriga é ele não perceber que houve linchamento a um partido, que foi uma escandalização midiática que amplificou os “crimes” cometidos. Foi e continua sendo um festival de arbitrariedades que não dá pra se calar. Não é possível ele achar que tudo correu normalmente e está tudo correto. Como assim não foi um julgamento político? Ele não tem nada a dizer sobre as ilegalidades barbosianas no momento das prisões?

    Ele poderia muito bem ter criticado o uso de caixa dois e aproveitar para mostrar saídas, como por exemplo a forma de financiamento das campanhas eleitorais, mas criticar por criticar seus companheiros e alegar julgamento justo, aí é demais.

    1. Eu não gosto de falar de AP

      Eu não gosto de falar de AP 470 porque já tem muita gente mais qualificada e conhecedora para falar.

      Mas acho que você tem razão, ele está sendo mais ‘realista que o Rei’, simplificando demais o processo e até quem não é petista percebe que houve um grau de partidarização no julgamento e na comunicação pela mídia.

       

  25. O PT tem alguns destes

    O PT tem alguns destes “trairas” ” cobras traiçoeiras” que não ensitam em “picar pelas costas” , Não sabia que por traz daquele Bigode ridiculo, poderia existir uma figura tão cruel e capaz de apunhalar  companheiros pelas costas.

    O ostracismo dele na política é por sua falta de competência, não por  culpar o PT nem Dirceu , mau carater este Olivio.

    1. Eu acho que a jogada dele é

      Eu acho que a jogada dele é essa.

      Ao falar o que a mídia quer ouvir ele consegue destaque e publicidade.

      É puro oportunismo.

      Não esperava isso dele. E não perdoo.

      Se eu o vir largado na sarjeta, cuspo em cima.

    1. Certamente é uma jogada

      Certamente é uma jogada oportunista com intenção eleitoral.

      Ele ainda vai se arrepender amargamente dessa atitude asquerosa.

      Por que não se manifestou antes? Por que está apenas usando o momento de forma oportunista e personalista.

      Aposto que daqui a pouco ele sai do PT para tentar uma carreira pseudomessiânica como a subMarina.

      E aproveita que ainda está dentro para apunhalar as pessoas pelas costas.

  26. Crítica política

    CRÍTICA POLÍTICA¹ – Vamos deixar uma coisa bem nítida por aqui. Hoje postei uma entrevista de Olívio Dutra, ex governador do Rio Grande do Sul, sobre a questão da AP 470. Não concordo com nada do que ele disse e acho que ele está equivocado nesta questão. 

    Agora, vir dizer que Olívio Dutra é um “traíra”, “calhorda”, “invejoso” ou “recalcado”, me desculpem, mas isso é de uma demência que não tem nome! Se militantes do PT não tem condições de aceitar uma divergência feita de forma franca, então a situação está mesmo muito mal. 

    Repito, não concordo com a avaliação dele sobre a AP 470, mas ele é um dos fundadores e construtores do Partido dos Trabalhadores, e tem todo o direito de fazer as críticas que quiser fazer. Ou será que a partir de agora vamos começar a punir os “delitos de opinião”? 

    Criticar oportunistas que praticam leviandades contra o PT é uma coisa, mas criticar, e ainda da forma grotesca como alguns fazem contra os próprios companheiros, de longa militância, aí já é demais. Olívio faz uma crítica política, há muito tempo, diga-se de passagem.

    Então que o critiquem política, não pessoalmente. E muito menos utilizando expressões, estas sim, calhordas até não poder mais.

     

    ¹ Post feito hoje à tarde a respeito do posicionamento de Olívio Dutra e das exaltadas críticas que ele sofreu por parte de alguns setores da militância petista.

    1. E por que fez essas críticas

      E por que fez essas críticas só agora?

      Poderia (e deveria, se as críticas fossem sinceras) ter dito isso antes. Dizer agora é querer surfar na notoriedade do caso.

      Quando a mídia se voltar contra ele (e vai), ele não terá a menor solidariedade minha, como os companheiros injustiçados não estão tendo dele.

      Ao contrário, vou fazer como ele está fazendo, vou aproveitar para cuspir em cima.

      Assim quem sabe ele percebe a merda que está fazendo, quando for ele o injustiçado.

      É TRAÍRA SIM

      Prefiro um inimigo que te ataca pela frente do que um traíra desses que te apunhala pelas costas.

      Repito, o problema não é a opinião dele, mas sim sua atitude oportunista e traidora.

      Para mim morreu… e já está fedendo.

  27. puxa que chato

    não encontrei um comentário do comissário Diogo!! sempre tão ávido em alegar a inocência dos mensaleiros.

    para os demais, quem não sabe coloco aqui uma foto da época da fundação do pt, que credencia o bigode a falar o que pensa sem abrir mão da coerência, que foi perdida pelo pt ao chegar ao poder. desistiram do discurso histórico para chegar ao poder de qualquer maneira. enquanto alguns se perderam o rumo, deslumbrados com o poder, o bigode continua o mesmo.

    http://www.aldeiagaulesa.net/2012/03/olivio-dutra-partido-dos-trabalhadores.html#.Uo6gIcSThvA

    Olívio Dutra “Partido dos Trabalhadores: o partido que ajudei a fundar”

     
    O ex-governador e presidente de Honra do PT gaúcho faz uma análise dos caminhos tomados pelo Partido dos Trabalhadores, desde sua fundação que teve como impulso a ideia de que o povo devia ser o sujeito de sua história, até a chegada de Dilma Rousseff a presidência da República.

    Por Olívio Dutra  

    Sempre fui desvinculado organicamente de estruturas políticas antes e, depois, dentro do PT. Não reivindico isso como virtude, mas não é tampouco um defeito, talvez uma limitação. Venho da vertente sindicalista que ajudou a fundar o partido.

    Um balanço do PT, como partido de esquerda, socialista e democrático, tem de vê-lo como parte da luta histórica do povo brasileiro, em especial dos trabalhadores, na busca de ferramentas capazes não só de mexer mas de alterar a estrutura de poder do Estado e sociedade brasileiros marcada por privilégios baseados no enorme poder político, econômico, cultural de uma minoria. O PT nasceu para lutar por uma sociedade sem explorados e sem exploradores e radicalmente democrática.Antes do PT, ainda no século XIX, surge o PSB, o primeiro partido de esquerda do Brasil republicano. O movimento operário anarquista das primeiras décadas do século xx era avesso à idéia de um partido. O PC surge em 1922. O PT aparece numa conjuntura de enorme agitação política reprimida por uma ditadura militar, fruto do golpe de 1964 que recompôs as elites contra um populismo que já não controlava mais as lutas sociais.Este populismo, iniciado por Vargas e que inspira Jango e Brizola, era dirigido por gente ligada ao latifúndio “esclarecido”, um pouco na tradição dos republicanos gaúchos- Julio de Castilhos, Borges de Medeiros – que compartilhavam a idéia de que política não é para qualquer um, que o povo precisa de alguém que o cuide.O PT nasceu com a idéia de que o povo devia ser o sujeito de sua história, o que marcou os seus primeiros passos. Mas, à medida em que conquistou mandatos em vários níveis, a coisa foi ficando“osca”, suas convicções e perspectivas foram perdendo nitidez. Houve uma acomodação na ocupação das máquinas institucionais (inclusive no Judiciário).Diante desse processo o PT não se rediscutiu, não discutiu os efeitos dessa adaptação à institucionalidade de um Estado e de uma sociedade que, para serem democráticos, precisam ser radicalmente transformados.Assim, o PT cresce quantitativamente – em 2011 temos três vezes mais diretórios municipais, passamos de mil a 3 mil, em função de eleições e do fato de o partido estar no governo federal e em governos estaduais, municipais, além de ter eleito centenas de parlamentares nos três níveis de representação.E, bem mais que as idéias ou mesmo o programa, o que mobiliza o partido, ultimamente, são as eleições internas e externas. Somos todos responsáveis por isso: a política como um “toma lá, dá cá”, confundindo-se com negócios, esperteza,e a idéia de tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados. E tem gente chegando no partido para isso, favorecidos pelo discurso da governabilidade mínima com o máximo de pragmatismo político.Mesmo com os dois mandatos de Lula, demarcatórios na história de nosso país,o Estado brasileiro não foi mexido na sua essência. O 1º mandato foi de grande pragmatismo, onde a habilidade de Lula suplantou o protagonismo do Partido e garantiu, para um governo de composição, uma direção, ainda que com limites, transformadora da política. A política de partilhar espaços do Estado com aliados políticos de primeira e última hora de certa forma já vinha de experiências de governos municipais e estaduais mas ali atingiu a sua quinta essência. No 2º mandato, ao invés de o PT recuperar o protagonismo, diluiu-se mais um pouco, disputando miríades de cargos em todos os escalões da máquina pública.Quanto à Dilma, ela é um quadro político da esquerda. Seu ingresso no PT, honroso para nós, não foi uma decisão fácil para ela, militante socialista do PDT e sua fundadora.O PDT estava no governo da Frente Popular(PT, PDT, PSB, PC, PC do B) no RS. Veio conosco no 2º turno. No 1º turno sua candidata tinha sido a ex-senadora Emilia Fernandes. A relação do Brizola com o PT e com nosso governo nunca foi tranqüila. Tive de contornar demandas descabidas para criar secretarias para abrigar pessoas de sua indicação. Lembro o quanto lutamos pela anistia e volta dos exilados ainda durante a ditadura. Ocorre que em 1979, quando Brizola voltava do exílio, nós, os bancários de Porto Alegre – eu era presidente do sindicato da categoria – estávamos em greve. Caiu a repressão sobre nós com intervenção no sindicato e prisão de lideranças. Brizola permaneceu em São Borja no aguardo de que, com a prisão dos dirigentes, a greve acabasse. Veio até Carazinho, mas como a greve, apesar da repressão, não terminara, voltou para São Borja. A categoria tinha a expectativa que ele, pelo menos, desse uma declaração contra a repressão ao movimento. Não se manifestou.Quando do governo da Frente Popular, em decorrência de o PT e PDT terem candidaturas opostas à Prefeitura de POA(nosso candidato, eleito, foi o Tarso Genro), Brizola, como presidente nacional do PDT, fez pressão para que trocássemos os secretários pedetistas ligados ao “trabalhismo social”: Dilma, Sereno, Pedro Ruas e Milton Zuanazzi, caso contrário o PDT deixaria o governo. Não concordamos. Eles foram mantidos nos cargos e com plena liberdade para se decidirem sobre sua vinculação partidária. Todos eles travaram uma discussão intensa nas instâncias do PDT e deliberaram desfiliarem-se e, posteriormente, após nova discussão interna, desta vez nas instâncias do PT, filiarem-se ao nosso partido. A Dilma, à época em que reabrimos a negociação sobre os subsídios, favores tributários e renúncia fiscal para a Ford, estava ainda no PDT e, como Secretária de Minas e Energia do nosso governo, participou da construção da decisão que, séria, responsável e republicanamente tomamos. Sua postura determinada nessas e em outras circunstâncias teem o nosso reconhecimento, respeito e admiração.Ela tem clareza sobre como funciona o Estado e como deveria funcionar, sob controle público, para ser justo, desenvolvido e democrático mas, a composição do governo é um limitador e ela não vai poder alterar as estruturas arcaicas e injustas do Estado brasileiro, coisa que o próprio Lula, com toda sua historia vinculada às lutas sociais da s últimas décadas, não conseguiu fazer. Para mexer nisso, tem que ser debaixo para cima!Então aí está o papel do partido que não pode se acomodar. Nós, os petistas, nos vangloriamos de feitos em prefeituras, governos estaduais e federal. Mas, criamos mais consciência no povo para que se assuma como sujeito e não objeto da política?Nas eleições fala-se em “obras” e não se discute a estrutura do Estado, como e quem exerce o poder na sociedade e no estado brasileiros, os impostos regressivos para os ricos e progressivos para os pobres, as isenções, os favores tributários, a enorme renúncia fiscal. Tem prefeitura do PT que privatiza a água, aceitando o jogo do capital privado e a redução do papel do estado numa questão estratégica como essa.(grifo meu)O PT não se esgotou no seu projeto estratégico,mas corre o risco de se tornar mais um partido no jogo de cena em que as elites decidem o quinhão dos de baixo preservando os privilégios dos de cima. (grifo meu) Nosso partido tem de desbloquear a discussão de questões estruturais do estado e da sociedade brasileira da disputa imediata por cargos. Essa discussão deve ser feita não apenas internamente mas com o povo brasileiro.Realizar Seminários onde se discuta até mesmo o papel e o estatuto das correntes internas. Seminários com os lutadores sociais para discutir como um o partido com nossa origem e compromisso pode governar transformadoramente sem se apequenar no pragmatismo político.A lógica predominante, diante das eleições do ano que vem, é de governarmos mais cidades, mas qual a cidade que queremos? A imposta pela indústria automobilística, desde os tempos de JK, com ferrovias privatizadas e sucateadas e o rodoviarismo exigindo que o espaço urbano se esgarce e se desumanize para dar espaço para o automóvel particular? Onde as multinacionais se instalam com as maiores vantagens do mundo e as cidades viram garagens para carros, onde túneis, viadutos e passarelas, cuja capacidade se esgota em menos de 10 anos, tecem teias de concreto que mais aprisionam do que libertam o ser humano?O PT deve refletir sobre suas experiências de governar as cidades . São muitas e nenhuma definitiva. O Orçamento Participativo não foi radicalizado ao ponto de ser apropriado pela cidadania como ferramenta sua para controle não só de receitas e despesas, verbas para obras e serviços, no curto prazo,mas sobre a renda da cidade, sua geração e o papel do governo na sua emulação e correta distribuição social, cultural, espacial, econômica e política. O Orçamento Participativo tem que ser pensado não como uma justificativa para a distribuição compartilhada de poucos recursos mas como gerador de cidadania capaz de, num processo de radicalidade democrática crescente, encontrar formas de erradicar o contraste miséria/riqueza do panorama de nossas cidades.A crise econômica mundial está longe de ser debelada e os países ricos teem enorme capacidade de “socializar” o pagamento dela com os países pobres. No chamado Estado de Direito Democrático o ato de governar é resultado de uma ação articulada e interdependente entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ocorre que na sociedade capitalista o Poder Econômico, que não está definido na Constituição, é tão poderoso e influente quanto todos aqueles juntos. Portanto, a confusão entre governo e esse poder “invisível” privatiza o Estado e é caldo de cultura para a corrupção.Como presidente de honra do PT-RS tenho cumprido agenda partidária, fazendo roteiros, visitando cidades, participando de atos de filiações, ouvindo as lideranças de base e discutindo o PT. Sinto-me provocado positivamente com esta tarefa.Mas na estrutura que existe hoje o Partido é cada vez mais dependente, inclusive financeiramente, dos cargos executivos e mandatos legislativos que vem conquistando. É difícil, pois, uma guinada, sem que haja pressão debaixo para cima sobre as direções , correntes, cargos e mandatos. Assim como está o PT vai crescer “inchando”, acomodando interesses. A inquietação na base quanto à isso ainda é pequena mas é sinalizadora de que a luta para que o PT seja um partido da transformação e não da acomodação vale a pena.(*) titulo criado a partir das afirmações do presidente de Honra do PT/RS

     

  28. O Olivio, fulgo o “bigodão”,

    O Olivio, fulgo o “bigodão”, é uma das figuras mais respeitadas do PT aqui no RS. Agora que causa espécie a tais declarações, isto causa. Me recordo que na época da CPI do Correio, houve uma acusação de que o PT do RS teria recebido, através do caixa 2, quantias não declaradas para campanha para governador. O governador eleito, na época, se me recordo bem, era o Olívio. Nada foi provado  e ficou assim. Houve uma campanha horrível da RBS, co-irmã da Globo , contra o Olívio e contra o PT. E, por problemas de facções dentro do PT, o Olívio não concorreu a reeleição, saindo o Tarso como candidato, perdendo para o Rigotto do PMDB. Olívio nunca perdoou o Tarso e sua corrente dentro do partido. Apartir daí nunca mais concorreu a qq. cargo eletivo. Uma pena que agora venha a publico, em um momento tão delicado para o partido, fazer este tipo de declaração , que todos sabemos não refletir a realidade. Mas, mágoa é mágoa, e mesmo os grandes homens se deixam levar por ela.   

  29. Olivio,por que você não falou

    Olivio,por que você não falou do mensalão do psdb,e do Dantas,e do Cachoeira,e do mensalão do Fhc da reeleição…Hipócrita.

  30. prefiro o inimigo a este tipo de “amigo”

    Lembrei-me do esculacho que Dilma deu no agripino
    quando agripino a chamou de mentirosa

    Agripino nunca chamaria olivio de mentiroso
    olivio não mentiria, pois não é ético mentir

    e que se foda os parceiros!

    1. A questão não é mentir.

      A questão não é mentir. Ninguém pede para que ele minta. Porém a ilegalidade desse julgamento é flagrante e ele sabe disso.

      Tenho a impressão que ele quer é aproveitar o momento para se fortalecer na mídia e no PT.

      Não tenho nada contra quem fala a verdade, mesmo que me seja desagradável, mas ele teve muito tempo para emitir sua opinião e deixou para fazer isso no pior momento, em uma clara manobra oportunista. Eu odeio traíras oportunistas.

      Para mim morreu… e já está fedendo.

      1. Conoorodo. Há as instâsncia

        Conoorodo. Há as instâsncia partidárias ó para ouvir tais queixas, não precisa usar mídia para nada.  Tudo é coisa que basta uma coversa  entre amigos  e se resilve.

      2. Sim o julgamento é político e

        Sim o julgamento é político e ilegal mas se não fosse os envolvidos, mesmo que não todos, ainda seriam condenados. Não por estas acusações,..mas por outras.

         

        É um caso de caixa dois e foram pegos com a boca na botija.

        Não houve compra de votos mas é caso de caixa dois.

  31. Grande Olívio

    OD só precisa se aprofundar sobre a AP 470, o que por sinal é um assunto prá lá de complicado até prá advogados, nem acho correto cobrar dele esta compreensão sobre este embróglio prá lá de complicado,   apesar da derrapada que indignou muitos do nosso campo e deu um gostinho de prazer aos udenistas de plantão,  apesar dos pesares, no frigir dos ovos o OD  merece todo nosso respeito,

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=NApfbXiIIJ8%5D

    1. Eu não respeito oportunistas

      Eu não respeito oportunistas que se aproveitam dos momentos para agradar a mídia e aparecer na onda da notoriedade que a mídia dá a quem quer que fale mal do PT.

      Quando forem para cima do Olívio Dutra (e vão) ele precisará de companheiros para apoiá-lo. EU VOU CUSPIR EM CIMA.

       

      1. Concordo!

        Olivio acaba de fazer o jogo sórdido da midia golpista. Será que ele tá feliz agora???

        Exatamente nas piores horas é que sabemos quem é amigo e quem é traíra.

         

        Acho que o ex companheiro Olivio já pode se juntar aos traíras mais queimados e rumar pro lamaçal piguento.

  32. A cada dia

    ficam mais claras as palavras da retumbante frase do “Rei da Espanha” (embora endereçadas erroneamente, tornou-se aquilo que conhecemos como atirou no que viu, acertou no que não viu!)

    Olivio, por que não te calas???????????????????????

  33. Infelizmente, algumas grandes

    Infelizmente, algumas grandes figuras de nossa história das últimas décadas, parecem ter enlouquecido. Depois dos artistas que resolveram virar censores, depois de velhos, agora o Olívio me sai com uma dessa. Sem mais comentários, apenas lamentar.

  34. Repercutindo uma desabafo

    Silvio Melgarejo

    TRAÍRA, SIM

    Inicio meu comentário com uma frase dita por Olívio Dutra na entrevista de que estamos tratando. Ele disse:

    “Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é o presente.”

    Exatamente. E é bom que Olívio tenha assim se expressado, porque me deixa à vontade para julgá-lo por essa mesma medida, que ele usa em relação aos outros.

    Traíra é quem trai. E Olívio Dutra trai o PT, quando junta-se à direita para sustentar uma versão sobre o caso do mensalão, que ele não tem o direito de não saber ser uma farsa. Com o volume de informações hoje disponíveis, eu só posso crer que Olívio mente, porque burro eu não o considero.

    Ouvi, não faz muito tempo, de uma companheira, que ela não conhecia bem o processo, não conhecia provas, mas acreditava no mensalão porque pessoas do PT que ela respeitava muito “falavam como se tivesse acontecido mesmo algo”. Ela se referia a Olívio Dutra.

    ….. me perdoe, mas o que Olívio faz não é crítica política. Ele apenas vinga-se de maneira desleal e irresponsável de seus desafetos. O ódio lhe obscurece a razão e impede que ele veja o mal que faz ao PT. Barbosa é, para ele, o anjo vingador, que lhe dá o prazer de ver padecer seus inimigos. E o PT, como é que fica?

    O PT não é mais nada para Olívio. A vindita é tudo. O PT sangra e Olívio goza. Pois que vá regozijar-se com os inimigos do partido. Eu não mais o reconheço como companheiro. Porque enquanto luto pelo PT, pela verdade e pela justiça, este homem rancoroso, que já tanto representou para o partido, dispara contra tudo isso, de dentro mesmo da trincheira comum em que nos encontramos. E isso é uma traição, não posso ver de outra forma.

    Como militante do Partido dos Trabalhadores, sinto-me, sim, traído por Olívio Dutra. Razão pela qual julgo apropriado quando o chamam de traíra. Como disse ele mesmo, não é o passado que está em jogo, é o presente. E, por sua atitude no presente, Olívio não merece (meu)  respeito.

     

  35. Um ponto para reflexão Olívio Dutra

    Tenho o mais profundo desprezo e asco aos meus inimigos políticos representados pelo PSDB e DEM e toda  e qualquer tralha que seja de ex-esquerdistas que hoje  se ajoelham,  rezam  e, que alguns dizem que até mamam do leite da direita, contudo por meu ideal de Justiça, de Descência e Coerência Democrática mesmo para estes não desejaria vê-los submetidos a esta farsa que foi o julgamento da AP-470.

    Muito menos para você, tchê, pois o pião da polica roda e vai que um dia para no seu número e você com toda sua conhecida e provada honestidade, assim como a do Genoíno, sente-se injustamente num banco de réus sem instância superior de apelação, sendo julgado por um Juiz Parker tupiniquim aplicando-lhe espúria  e politicamente uma teoria de domínio do fato jabuticabada.  Aí, velho, você vai me dizer se pimenta no olho é refresco. Contudo, uma coisa dou como certa: – você teria em Genoíno e Dirceu dois dos mais ferrenhos defensores de sua liberdade  caso um dia ela lhe fosse vilipendiada e roubada, isso tudo sem falar na companheirada que não te abandonaria na beira da estrada.

    O que talvez tenha lhe passado desapercebido, o que duvido, é o perigo real e imediato que corre a Democracia Brasileira que você como tantos de nós lutou para restabelecer e que está hoje manchada pela vergonha de termos em pleno Estado de Direito prisioneiros políticos no Brasil.

    Atos como este de 15 de novembro mostram que a moçada está aí para tudo o que der e vier, se com votos ou não, isto é um mero detalhe. Provaram do sangue gostaram. Resta saber o tamanho da sede.

     

  36. Olívio traira

    Infelizmente nisso o PT, é como os outros partidos,alguns de seus filiados por mediocridade e inveja, qdo contrariados, se vingam de forma torpe. Tivemos outros exemplos disso: Marina Silva, Plínio A. Sampaio, Heloísa Helena. A diferença é que esses saíram do PT pra destilar o seu ódio, enquanto Olívio o faz ainda filiado. O grave é que ele tem conhecimento que o que houve foi caixa 2, porém foram condenados por crimes muito mais graves e esse calhorda sabe que eles não cometeram. Uma lástima

    1. AS voce ja notou que existe

      AS voce ja notou que existe outras realidades alem da tua? Saia pra luz rapaz. Vai abaixo uma coisa bem  “cherne” mas sempre bom de ler:

      O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal.

      A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa, ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas. Os prisioneiros fazem, inclusive, torneios para se gabarem, se vangloriarem a quem acertar as corretas denominações e regularidades.

      Imaginemos agora que um destes prisioneiros é forçado a sair das amarras e vasculhar o interior da caverna. Ele veria que o que permitia a visão era a fogueira e que na verdade, os seres reais eram as estátuas e não as sombras. Perceberia que passou a vida inteira julgando apenas sombras e ilusões, desconhecendo a verdade, isto é, estando afastado da verdadeira realidade. Mas imaginemos ainda que esse mesmo prisioneiro fosse arrastado para fora da caverna. Ao sair, a luz do sol ofuscaria sua visão imediatamente e só depois de muito habituar-se com a nova realidade, poderia voltar a enxergar as maravilhas dos seres fora da caverna. Não demoraria a perceber que aqueles seres tinham mais qualidades do que as sombras e as estátuas, sendo, portanto, mais reais. Significa dizer que ele poderia contemplar a verdadeira realidade, os seres como são em si mesmos. Não teria dificuldades em perceber que o Sol é a fonte da luz que o faz ver o real, bem como é desta fonte que provém toda existência (os ciclos de nascimento, do tempo, o calor que aquece etc.).

      Maravilhado com esse novo mundo e com o conhecimento que então passara a ter da realidade, esse ex-prisioneiro lembrar-se-ia de seus antigos amigos no interior da caverna e da vida que lá levavam. Imediatamente, sentiria pena deles, da escuridão em que estavam envoltos e desceria à caverna para lhes contar o novo mundo que descobriu. No entanto, como os ainda prisioneiros não conseguem vislumbrar senão a realidade que presenciam, vão debochar do seu colega liberto, dizendo-lhe que está louco e que se não parasse com suas maluquices acabariam por matá-lo.

      Este modo de contar as coisas tem o seu significado: os prisioneiros somos nós que, segundo nossas tradições diferentes, hábitos diferentes, culturas diferentes, estamos acostumados com as noções sem que delas reflitamos para fazer juízos corretos, mas apenas acreditamos e usamos como nos foi transmitido. A caverna é o mundo ao nosso redor, físico, sensível em que as imagens prevalecem sobre os conceitos, formando em nós opiniões por vezes errôneas e equivocadas, (pré-conceitos, pré-juízos). Quando começamos a descobrir a verdade, temos dificuldade para entender e apanhar o real (ofuscamento da visão ao sair da caverna) e para isso, precisamos nos esforçar, estudar, aprender, querer saber. O mundo fora da caverna representa o mundo real, que para Platão é o mundo inteligível por possuir Formas ou Ideias que guardam consigo uma identidade indestrutível e imóvel, garantindo o conhecimento dos seres sensíveis. O inteligível é o reino das matemáticas que são o modo como apreendemos o mundo e construímos o saber humano. A descida é a vontade ou a obrigação moral que o homem esclarecido tem de ajudar os seus semelhantes a saírem do mundo da ignorância e do mal para construírem um mundo (Estado) mais justo, com sabedoria. O Sol representa a Ideia suprema de Bem, ente supremo que governa o inteligível, permite ao homem conhecer e de onde deriva toda a realidade (o cristianismo o confundiu com Deus).

      Portanto, a alegoria da caverna é um modo de contar imageticamente o que conceitualmente os homens teriam dificuldade para entenderem, já que, pela própria narrativa, o sábio nem sempre se faz ouvir pela maioria ignorante.

      Por João Francisco P. Cabral
      Colaborador Brasil Escola
      Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU
      Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

       

       

  37. Oh Olivio, que coisa hein?

    Um pronunciamento desses é tudo  o que precisava a Direita carcomida deste país para desviar o olhar das imensas injustiças cometidas nesse julgamento. Ninguem esta contra condenações de malfeitos. Mas a ótica do Supremo e seu presidente neste caso especifico, é tão deformada, que tem que ser contestada, para o bem da democracia no país. A direita não pode destruir essa tentativa de se governar o país para todos. Olivio ficou estudando Latim e descuidou-se do que acontece no país real. A direitaça agradece.

  38. TERÁ OLIVIO TODAS AS RESPOSTAS? ONDE TA A GRANA?

    Ou o repórter é incompetente ou é mal intencionado. Nada além disso justifica uma matéria chulé dessas. OD afirma q Genoíno e Dirceu erraram, pisaram na jaca. ok. ele, OD, portanto, sabe absolutamente tudo o que ocorreu e tem, em tese, condições de derrubar ou confirmar todas as linhas publicadas pelo império midiático – falido, mas… – nesses últimos 7 anos. pq não falou tudo? onde ta a grana? qual o tamanho da grana? foi caixa 2? Genoino, Dirceu e os demais “mensaleiros” embolsaram algum? se sim, quanto? se foi apenas caixa 2 como OD condena o PT e absolve o resto? ou sabe ele mais sobre o esquemão que reelegeu fhc e banca até hoje a tucanada em SP? se sabe pq n fala? o autor da matéria – chulé, diga-se – nada perguntou ou foi orientado a não perguntar e depois jogar conversa fora?

     

    sem essas respostas há apenas divagações de OD que mais alimentam a sanha das hienas do que servem de orientação aos que tem ainda de digno e legítimo dentro do PT.  OD deveria ter respeitado o próprio passado – e também o presente – dele próprio.

  39. “Erros do STF?” Intensões consumadas, gente! Script do partido

    Erros do STF nada, gente! Intensões consumadas, gente!

    Script do “partido da imprensa golpista” seguido a risca por um relator agora nitidamente escalando uma candidatura “por fora” do sistema político/partidos, isso sim. Ações organizadas, estruturadas, com objetivos claros. A direita não tem projeto, e não tem candidatos pra esse “não projeto” reduzido ao lacerdismo redivivo. E não tendo sequer alguem à altura do dito, o PIG assume o comando. Batbosão vem naquela esteira do janismo, collorismo… varrer a corrupção, eliminar os marajás… Então, ajoelhando pras “instituições” OD imagina que está valorizando ou deslegitimando o seu partido? “Seu”, como se fosse dono da verdade e da ética? Fez, de outro modo, o que o PIG faz sistematicamente… emitir juízos desconectados dos fatos. Uma coisa onírica, no caso. Ainda não aterrisou, sei lá por quais motivos, pra não emitir juizos falsos… mas que levou irresponsavelmente águas turvas ao moinho da direita, levou!

  40. O endereço Janio de Freitas

    O endereço Janio de Freitas comparando a casa simples de Genoino com   o apartamento mais caro  do mundo em Paris de FHC

     

    Data imprecisada, ou imprecisável, e não recente. Fernando Henrique Cardoso, no uso de toda a simpatia possível, discorre para os comensais suas apreciações sobre fatos diversos e pessoas várias. De repente, intervém a mulher de um brasileiro renomado, há muito tempo é figura internacional de justo prestígio, ministro mais de uma vez, com importantes livros e ensaios. Moradores íntimos de Paris por longos períodos, mas não só por vontade própria, consta que nela nada restringe a franqueza. Se alguém na conversa desconhecia a peculiaridade, ali testemunhou um motivo para não esquecê-la:
    – Pois é, mas nós sabemos do apartamento que Sérgio Motta e você compraram na Avenue Foch.
    Congelamento total dos convivas. Fernando Henrique é quem o quebra, afinal. Apenas para se levantar e afastar-se. Cara fechada, lívido, nenhuma resposta verbal.
    A bela Avenue Foch, seus imensos apartamentos entre os preços mais altos do mundo, luxo predileto dos embaixadores de países subdesenvolvidos, refúgio certo dos Idi Amim Dada, dos Bokassa, dos Farouk e, ainda, de velhos aristocratas europeus.
    Avenue Foch, onde a família Fernando Henrique Cardoso está instalada. No apartamento emprestado, é a informação posta no noticiário, pelo amigo que passou a figurar na sociedade da fazenda também comprada por Sérgio Motta e Fernando Henrique Cardoso, em Buritis.
    Avenue Foch, é ela que traz de volta comentários sobre a historieta, indagações de sua autenticidade ou não, curiosidade em torno do que digam outros possíveis comensais.

  41. Não a toa Dirceu, que prova

    Não a toa Dirceu, que prova mais uma vez, silenciosamente estrepitoso, que não verga, cresce ainda mais de importância e cristaliza-se como figura ímpar nas mudanças significativas e essenciais na história política brasileira recente, principalmente a cada vez que algum companheiro da jornada pronuncia-se nos termos que Olívio faz agora e que permite e dá direito a indagação que não pode ser calada:

    Imagine-se, considerando o que Olívio expressou em liberdade sobre o julgamento, se no papel de Dirceu, Genoíno, João Paulo, Gushiken, professor Luizinho ou Delúbio, ao reconhecer-se de fato e não de direito, denunciado, indiciado e como alguns desses, condenado e ilegalmente preso na Papuda?

    A história de um partido que desde sempre pretendeu mudar a história do país desigual, se constrói com homens reais de carne e osso, mutantes ao correr do tempo, sensatos, de ação, decididos e perseverantes em fazer acontecerem os objetivos, e não com meninos ideais, insensatos, birrentos, de falação e indecisos quanto a fazerem acontecer os objetivos, sempre iguais, até mesmo quando envelhecidos.

    Descanse em paz Olívio Dutra e ao menos o chimarrão continue sendo seu digno companheiro.

  42. Esses “ex alguma coisa,

    Essas magoas , sempre elas, mas que sina essa do PT ,  naõ sei se conheço tucanos

    ou Demos  tão ressentidos. Mas enfim esse partido lascado o PT  virou ator de tudo, que novela…

    pelo andar da carruagem teremos novos capítulos em 2014 e possivelmente 2018.

  43. Lembrar ao ex-governador

    Lembrar ao ex-governador Olívio Dutra que as pessoas , como as instituições, tsmbém “têm o seu funcionamento”.

    Como anda o “funcionamento” do ex-governador?

    Falar esse tipo de coisas, numa hora dessas?

    Dá a impressão que o ex-governador não está “funcionando” bem.

    Ele se junta à velha clã: HÉLIO BICUDO, PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO que envelheceram mal. Muito mal.

    O sorriso do Dirceu, 45 anos depois, nos deixa mais animados.

    1. Envelhecer

      Infelizmente, não soube envelhecer. É preciso sabedoria. Restou uma história e muito ressentimento. E pior: ciúme de homem que é o que existe de pior. Lamentável, mas nem todos chegam juntos à praia.  

  44. Não existem provas

    Olívio Dutra é o Lobão do PT. Ele deve ter tomado chimarrão estragado para dizer uma estupidez dessa natureza, ou ENTÃO ser um cara completamente desinformado. Mas eu fico, por uma questão de raciocínio lógico, com a opinião da maioria dos internautas que comentaram o assunto, PORQUE EU NÃO ADMITO DESINFORMAÇÃO com relação aos abusos cometidos nessa  farsa repugnante que foi este julgamento. Esse cara é um oportunista, um ressentido, OLÍVIO DUTRA é um desequilibrado! Quer reaparecer em cima da desgraça daqueles que foram condenados SEM PROVAS, e age de maneira semelhante ao carrasco Joaquim Barbosa: com desprezo, ódoio, rancor e uma satisfação quase sado-masoquista pela humilhação imposta aos réus e aos seus familiares.

    Enxergar a verdade não é uma questão de ponto de vista, é uma questão de avaliação da realidade com base em fatos concretos e insofismáveis.E um julgamento de “supostos criminosos” não é uma querela subjetiva sobre a qualidade de uma obra literária. Não se trata, portanto, de uma avaliação sobre a qualidade de um livro . Simplesmente não existem provas sobre a culpa dos réus, culpa decretada aprioristicamente, e provas no sentido contrário foram escondidas pelo relator do processo, numa atitude maquiavélica, criminosa e odiosa do senhor Joaquim Barbosa. Não existem provas contra os réus e eu DECRETO A INOCÊNCIA DE TODOS ELES ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO. PONTO.

    1. ser solidario com o erro não

      ser solidario com o erro não e ser solidario e ser cumplice!

      esse tipo de solidariedade que esta pedindo e coisa de criminosos!

  45. O Olívio certamente sabe de

    O Olívio certamente sabe de coisas que aconteceram, reprovou-as, está com a consciencia limpa, lutou para trazer o partido de volta às origens (sem resultado). É o maior responsável pelo fenomeno petista no RS dos anos 90 e fez isso por falar de forma simples o que pensa sem estratégias, planos e tama-lás-da-cás. Olívio Dutra é algém para ser ouvido com atencao,

  46. Que boa oportunidade

    Que boa oportunidade teve Olívio Dutra de ficar calado. Não soube acompanhar o momento atual. A tentação de dizer: “eu já falei!”, “eu não sou dessa turma!”, “eu sou gente boa!”, etc., falou mais alto que a solidariedade com o seu partido e com os seus colegas.

    “Não sou dessa turma!” foi a Heloísa Helena, que ficou com cara de tacho ao saber que a sua campanha foi bancada com fundos coletados pelo Delúbio no esquema Caixa 2 e que hoje amarga na cadeia por esse fato. “Gente boa!” é o Suplicy, que entre micos e trapalhadas vem mostrando um grau de senilidade política assustador. Já o Olívio, embora respeitado pelo seu passado em RS, passa hoje uma imagem de Marina de bigode, um “sub-ex de ex” cheio de dor de cotovelo.

  47. Se, para Olívio Dutra, o

    Se, para Olívio Dutra, o presente é que está em jogo, o que está ele fazendo pelo presente da nação? Estudando, cultivando as artes, aprimorando sua cultura, viven uma vida tranquila. Muito bom para ele, mas e o Brasil com isso? Se ele saiu da vida política para não sujar as mãos, deveria falar apenas dos assuntos com os quais quer lidar. Eu também não quero fazer parte disso e me tornar profissional da política, mas eu quero que alguém o faça, por isso não saio condenando os partidos.

    Não o chamaria de traíra, pois o respeito mais do que ele parece respeitar seus ex-companheiros. Mas que é falso é porque já sujou as mãos, como Marina, e agora vem com transtorno obsessivo compulsivo de ter as mãos limpas a todo custo. Pois eu, simpatizante e eleitora do PT informo ao “companheiro” que, para mim, ele, José Dirceu, Genoíno e todos os históricos do PT são iguais e que, agora, a  mídia só lhe dá manchete porque correu da raia, jogou a toalha, não oferece mais riscos. Será que é muito difícil para ele entender isso? Se for, José Dirceu estava certo ao tirá-lo do ministério.

  48. Olivio Dutra

    Olivio Dutra não mudou seus pricipios e sua ética, quem mudou foi o PT.

    Olivio continua lutando pelos mesmos ideiais que sempre lutou, alguns errados do meu ponto de vista, mas mantém a coerrência .

    ” que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. 

    1. Udenistas em festa

      Eu sei que os udenistas de carteirinha, como é vc, adorou, ah, vcs não abandonam o velho e hipócrita discurso do “mar de lama”, não tem propostas, desde Getúlio Vargas é assim,  haja paciência prá aguentar tanto cinismo destes QI de ameba como o AL.

  49. Incoerente sim!

    Olivio mostra toda sua incoerencia pois nao é possivel que nao saiba como se conduziu esta patranha da midia-stf com o apoio desta oposiçao mediocre.  A quantidade de fatos questionaveis presentes neste julgamento de exceçao é tao grande que em qualquer faculdade de direito vai se tornar um “case” de estudo.  Se ele nao concorda com o caixa 2, otimo, tb nao concordo.  Mas dai a ignorar como se deu o julgamento e vir com esta conversa de que o Genoino nem devia ter assumido o cargo de deputado por estar sob julgamento mostra uma visao muito destorcida da realidade.  Ele ja tinha julgado os companheiros de partido muito antes. Porque nao propos a expulsao dos envolvidos na plenaria do PT?  Podia ter se juntado com a Helô e brigado dentro do partido para que o assunto fosse debatido, pois era um dos seus maiores lideres naquele momento.  Por outro lado,  ele nao pode ser tao ingenuo a ponto de ignorar que sua critica neste momento de fragilidade dos seus companheiros é mais um empurrao nas pedras da avalanche de odio contra o PT.  O Olivio me lembra o comportamento dos membros da Gang dos Quatro durante o periodo revisionista pós Mao Tse.  E antes de mais nada, Diogo Costa,  é preferivel ter amigos fieis a nos apontarem os erros mas apoiando a causa que estes tipos “teflon” ao estilo gaucho do Pedro Simon…

    1. Penso que OD se informará adequadamente sobre o ‘mentirão”

      Ricardo, eu aqui, a par de ser fã de carteirinha de OD, fico me perguntando o motivo dessa sua alfinetada, não sei se teria a ver com disputa interna, uma vez que Genoino é da Mensagem ao Partido. Pelo menos não é esta a posição oficial da tendência como um todo, pois outros membros da Mensagem, como por exemplo Marilena Chauí, pensam diferente. O Tarso Genro(fundador da Mensagem), tempo atrás, tinha uma visão pró STF mas agora não a tem mais, dias atrás publicou um artigo em defesa de Genoino. Ressentimento ou revanche contra Zé Dirceu que o preteriu frente ao Ministério das Cidades em prol das “más companhias?”. Não sei. Há uma terceira possibilidade: Falta de informação no que diz respeito a AP 470. Creio que seja isso e, se for o caso, é só uma questão de tempo ele(OD) mudar seu ponto de vista. Senão vejamos: Aqui mesmo no blog temos colegas que. pelo menos no início do julgamento,  apoiavam o STF. Ocorre que este assunto é de difícil compreensão e que demada tempo para a sua compreensão, até mesmo para pessoas da área, ou seja, para advogados. Eu mesmo levei um bom tempo para entender que o mensalão não existiu, afinal de contas era bombardeado na minha cabeças de dia e de noite, pela imprensa, o mantra do mensalão a la Escola Base. Com o tempo as coisas ficaram clara, da mesma forma que clareou para mim a visão que eu tinha sobre os “terroristas” da ditadura militar e até votei numa “terrorista” para presidente deste pais, da mesma forma ocorrerá com o “mensalão” junto a população em geral, não descarto que, no futuro, seja instalada uma Comissão da Verdade STF e as vítimas de esculacho não serão os Genoinos e os Zés da vida. Enfim, vejo isso como uma coisa normal e muito bonito, e demonstra humildade por parte de quem faz isso. OD está meio isolado do mundo, embora participando de aividades do PT, lutou muito pela eleição de Tarso Genro e Dilma. Mas, no que diz respeito a AP 470, está sim desinformado, não creio que seja do seu estilo sacanear pessoas como Genoíno, por um ou outro motivo:

      Esse julgamento de exceção vai desabar que nem desabou a ditadura militar, e olhe lá que pensei que fosse demorar anos para que iso fosse acontecer mas parece que o esgotou já está arrebentando por todos os lados. A divulgação, pela Globo,  da nota intelectuais e juristas em  repúdio contra decisão de Barbosa é sinal disso. Vai desabar. Só não concordo que Barbosa deva ser o único a sofrer esculachos num futuro não muito distante, o próprio pig tem culpa no cartório, será que a Globo pedirá desculpas novamente, como o fez recentemente no que diz respeito a ditadura militar. Só sei que o povo, com o tempo, ficou sabendo que os Zés não eram terroristas e nem Dillma e outras mulheres que lutaram pela democracia. Da mesma forma, a populaçãoa ficará sabendo que os terroristas ops mensaleiros de hoje são vítimas de um engodo.  Muita gente ainda não entende a AP 470 e por isso acha que os “mensaleiros” tem culpa no cartório e até acham que o STF agiu corretamente e, para quem pensa assim, pega mal a falta de solidariedade nestas horas, como muito bem demonstrou Nassif neste artigo, enfim, pega mal, inclusive para inimigos políticos, a falta de solidariedade para com os vencidos nessa guerra insana, afinal de contas, nas guerras, as imagens que mais nos tocam são aquelas em que inimigos  se ajudam em situações limites. Esculachos virão por ai e não serão contra José Genoíno e outros Zés.

      “(….) Na disputa partidária, há uma ausência de grandeza, de generosidade, que transformou a disputa política em uma arena de gladiadores sem escrúpulos.

      Vendo Fernando Henrique Cardoso celebrar a desgraça dos adversários, à luz do calvário de José Genoíno, veio-me à memória Mário Covas.

      Se vivo fosse, provavelmente Covas sairia de São Paulo, iria até Brasília e, desavenças políticas à parte, levaria seu abraço a Genoíno. E todo militante tucano estufaria o peito, de orgulho do seu líder, como os petistas, quando Lula abraçou FHC no velório de dona Ruth.

      É uma fase de transição. O país não é mesquinho como parece ter se tornado nos últimos tempos. É questão de tempo para que novos ventos surjam trazendo de volta o discurso da mudança, da solidariedade e da pacificação nacional (…)” 

      http://www.jornalggn.com.br/noticia/o-avanco-do-obscurantismo-e-da-perda-da-generosidade

  50. Joaquim Barbosa age com o

    Joaquim Barbosa age com o ódio dos que – julgando-se mais do que realmente o são – atribuem ao PT ou a LULA, DILMA ou ZÉ DIRCEU a causa externa de suas frustrações ou derrotas. 

    O Olívio Dutra pertence a esse bloco de ressentidos (entram aí, Gabeira, Marina, Maria Helena, Cristovam, etc, etc) que foram atropelados em suas atitudes sonháticas pelo trator chamado realidade, aquele que carrega as exigências do aqui e do agora avançando como rolo compressor.

    Na mesma estrada esburacada transita, ao embalo de muito féu, o bloco das viúvas de 64, a mídia conservadora e a turma que frequenta o apartamento do FHC em Paris.

    O ódio – esse gigante indomável da alma – une a todos.  O regozijo só não é maior porque Dirceu e Genoíno são dois postes de arueiera. 

    Toda força a essa madeira de qualidade!

     

  51. As mulheres (mães e esposas)

    As mulheres (mães e esposas) que esperavam para vizitar seus queridos internos chamavam os deputados de “puxa saco de ladrão”. 

    Já pensaram se os parlamentares pudessem responder a altura com “geradoras e cumplices de ladrões”?

    Mas é assim mesmo nossa sociedade e o ser humano de forma geral.

    Sempre culpamos os outros por aquilo que naturalmente fazemos.

    A propósito…

    Alguém aqui acredita que Olívio Dutra nunca lançou mão do expediente de caixa 2?

    Não?

    Nem ele. Mas isso não o impediu de criticar todo o partido por algo que ele também fez.

    1. as mulheres mães e esposa.

      Bispo: ele tá estudando latim porque sabe que o LATIM existiu e ele tambem existiu como governador  porcausa disso.Esse Dutra é um cara de pau.Caixa dois é mais antigo que andar pra frente.

  52. Para Olívio Dutra, condenação de petistas é justa

    Me perdoe o meu impagável Olivio Dutra, por quem tem imenso respeito e admiração, mas são presos políticos sim. Concordo com as prisões porque, afinal, houve ato ilícito – embora NÃO COM DINHEIRO PÚBLICO, e por isso mesmo as penas NÃO correspondem à realidade dos fatos. Os companheiros só foram julgados por serem do PT. DO CONTRÁRIO, ONDE ESTÃO OS MEMBROS DE TODOS – EU ESCREVI ‘TODOS’ – OS OUTROS PARTIDOS, QUE TÊM AS MESMAS PRÁTICAS? Estão todos livres, todos sem processo algum – o PSDB que o diga. Então, são, sim, presos políticos!

    1. Mas Romilda o julgamento ali

      Mas Romilda o julgamento ali foi dos ptistas , os dos outros partidos teram sua vez e o Minist. Barrozo ja esta estudando o mensalão dos tucanos . Quanto ao Olivio Dutra , ficou comprovado sua que ainda temos pessoas equilibradas e que não se deixam levar pela paixão política . 

      Quanto as ilicitude do caixa dois do PT , foi muita grana vindo de banco público e particular e a defesa durante o julgamento não conseguiu justificar as movimentações , grandes advogados estavam defedendo os mensaleiros mas não conseguiram convecer o colegiado de 11 juizes do STF , e até o Lewandoski votou pela condenação em muitas questões .

  53. Olívio, quem te viu e quem te vê

    Esse Olívio ainda está no PT gaúcho? Parece discurso do PSOL e PSTU, ex-petistas frustrados e vingativos. Se ainda está no PT, será que não leu as mais completas investigações até hoje sobre as entranhas e patranhas da AP-470, realizadas pela equipe da Revista do Brasil liderada pelo jornalista Raimundo Pereira, demonstrando que o caso Visanet é uma farsa facilmente desmascarada pela própria documentação contida nos Apensos do processo? Será que os petistas gaúchos não divulgam, pelo menos entre si mesmos, essas reportagens? 

    Na verdade eu acho que o Olívio tem conhecimento dessas reportagens sim, embora não obrigatoriamente tenha se interessado em lê-las e raciocinar sobre elas. Para fazer jus e manter a coerência com a seriedade que conhecemos sobre seu passado, Olívio poderia ao menos ter feito menção ao trabalho de Raimundo e contestado suas conclusões, divulgando aos leitores daquele jornal a existência desse contraditório. Neste caso Olívio foi bastante desonesto intelectual e politicamente, ficando para a história como um traidor da verdade, alinhando-se com os mesmos que passaram décadas detonando suas próprias passagens pelos governos da Prefeitura de Porto Alegre e do Estado gaúcho com sérias acusações de corrupção e má gestão.

    E olhe que o Raimundo Pereira nem é petista. É simplesmente o democrata socialista que sempre foi nos últimos 45 anos em busca da verdade para a construção de um mundo bem melhor do que este que o Olívio tem buscado desde que saiu, magoado, do Ministério das Cidades do Governo Federal somente viabilizado inclusive por essas ações de Caixa 2  “sem uso de dinheiro público” que foram deturpadas para “mensalão com uso de R$74 milhões do BB”.

    Pois é, na hora H da verdade, vamos conhecendo os antigos companheiros que mudaram de lado!

    1. Olivio quem te viu quem te vê

      Calma gente!O  homem tá esdudando Latim,passeando por bibliotecas,presidindo associçao de teatros.O maior mérito do Lula foi ter conseguido realizar o melhor governo da historia rodeado pelos teoricos da vida.Esse dai deve ser um intelectual a lá FHC,imaginem quando o mundo “acabou” .segundo a midia,com aquelela crise que o Lula chamou de Marolinha.O Dutra deve ter dio o mesmo que o FHC,va para casa apague a luz porque ta vindo uma crise brava,nao saia na rua,o mundo acabou,deu no cartel midiatico.Estudando Latim.Pelas barbas do profeta,esso moço deveria estar fazendo historia…

      1. Olivio quem te viu quem te vê

        Quem precisa estudar história es tu, desinformado. Não sabe nada sobre a formação do PT e que Olívio foi um deles. Olívio foi PREFEITO de POA, GOVERNADOR do RS, PRESIDENTE do PT e MINISTRO.

        Ele já é um homem da História. Enquanto tu sempre sempre um escrvinhador dessas bobagenzinhas.

        E se não sabes, Olívio não concordou com  o que viu no Ministério das Cidades. Entrou em choque com Dirceu que colocou Fortes do PP, para incrementar os ‘acordos’ . Deu no que deu.

        Olívio é um homem que tem ideologia, tem palavra, coisas que coxinhas como tu nunca ouviram falar . E tenho dito!

  54. Frederico69, sua concepção da atividade política é antiquada

     

    Frederico69,

    Enviei na quinta-feira, 21/11/2013, pouco depois das 20 horas, após o comentário de Alberto Santos Neto, enviado às 20:03 e antes do comentário de Marcos Antonio, enviado às 20:10. O comentário, que recebeu o nº 154715, não teve nada de extraordinário e deve ter ocorrido algum tilt no sistema para que ele não fosse incluído na relação de comentários.

    Reproduzo o meu comentário mais à frente realçando antes dois comentários que saíram praticamente em seqüência. Primeiro, destaco um seu comentário enviado quinta feira, 21/11/2013 às 22:14, em que primeiro você reclama pela falta de um comentário de Diogo Costa a quem você chama de “comissário Diogo!!” e diz que ele está “sempre tão ávido em alegar a inocência dos mensaleiros”. Depois da reprimenda em Diogo Costa, você transcreve uma entrevista de Olívio Dutra concedida, ao que me parece, em março de 2012.

    E o segundo comentário que eu gostaria de destacar é o de Diogo Costa, enviado quinta-feira, 32/11/2013 às 22:13 (Embora enviado antes do seu no que diz respeito ao horário, o comentário de Diogo Costa ficou depois do seu, o que só se explica se se leva em conta o número do comentário 154807, o seu e 154812, o de Diogo Costa e se se entende esta diferença como decorrente de uma banda larga mas rápida no seu caso), em que ele faz a defesa do direito de opinião de Olívio Dutra, ainda que ele, Diogo Costa, discorde da avaliação que Olívio Dutra faz sobre a AP 470.

    E lembro que o comentário de Diogo Costa criticando os muitos comentaristas que acusavam Olívio Dutra de traíra recebeu cinco estrelas de avaliação. E o seu comentário apresentando uma pobre introdução e trazendo uma bela entrevista de Olívio Dutra foi avaliada com somente uma estrela. Tenho, entretanto, de reconhecer que as duas avaliações estão coerentes uma vez que Diogo Costa critica Olívio Dutra enquanto você o defende, em um post em que a maioria dos comentaristas se manifestaram contrários a Olívio Dutra.

    Disse que sua introdução à entrevista de Olívio Dutra foi pobre pela forma de tratamento que você dá a Diogo Costa e porque você refere-se aos réus da Ação Penal 470 no STF como mensaleiros. Mensaleiros é o termo que foi utilizado para dizer que os deputados foram comprados para votar conforme o desejo dos que os comprara. Ocorre que ninguém foi penalizado pela venda do voto. Então pela decisão do STF na Ação Penal 470, o termo mensaleiro é incorreto.

    E eu considero como bela a entrevista de Olívio Dutra e louvo a você pelo fato de a ter recuperado porque ela revela uma faceta do PT na sua origem e que é mais importante, uma faceta bonita, mas que a meu ver está errada. Seja por exemplo a seguinte frase:

    “Somos todos responsáveis por isso: a política como um “toma lá, dá cá”, confundindo-se com negócios, esperteza,e a idéia de tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados”.

    Na frase há dois pontos interessantes. Primeiro ele censura a política do “toma lá, dá cá”. Ora, a política do “toma lá, dá cá” é da essência da democracia representativa. E depois ele critica a idéia de se tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados. A primeira vez que eu li, eu pensei que ele havia dito “tirar proveito político dos cargos públicos conquistados”. Se fosse essa a forma como ele dissera, em meu entendimento, ele estaria errado em criticar este procedimento porque o objetivo de um partido em conquistar cargos públicos é tirar proveito político. Agora acusar o partido de “tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados” está errado por outro motivo. “Tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados” é infração ao ordenamento jurídico que não pode ser tratada de modo equivalente ao”toma lá, dá cá” a menos que o “toma lá, dá cá” se refere também a uma ação ilícita. E atos ilegais dessa natureza são cometidos pelo infrator e não pelo partido. E o infrator deve ser responsabilizado. Então que se diga que são duas coisas distintas: o “toma lá, dá cá” e o “tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados”. O “toma lá, dá cá” é da essência da democracia participativa a menos que configure um ilícito e deve ser elogiado, enquanto “tirar proveito pessoal dos cargos públicos conquistados” é um ato ilícito e deve ser não só criticado como combatido. Esta confusão de Olívio Dutra é decorrente de uma concepção equivocada da atividade política em uma democracia representativa.

    E outra parte da entrevista que bem revela uma concepção de política que em meu entendimento está equivocada é a que se depreende desta parte em que ele discorre sobre o orçamento participativo. Diz ele:

    “O Orçamento Participativo não foi radicalizado ao ponto de ser apropriado pela cidadania como ferramenta sua para controle não só de receitas e despesas, verbas para obras e serviços, no curto prazo, mas sobre a renda da cidade, sua geração e o papel do governo na sua emulação e correta distribuição social, cultural, espacial, econômica e política. O Orçamento Participativo tem que ser pensado não como uma justificativa para a distribuição compartilhada de poucos recursos, mas como gerador de cidadania capaz de, num processo de radicalidade democrática crescente, encontrar formas de erradicar o contraste miséria/riqueza do panorama de nossas cidades. A crise econômica mundial está longe de ser debelada e os países ricos têm enorme capacidade de “socializar” o pagamento dela com os países pobres. No chamado Estado de Direito Democrático o ato de governar é resultado de uma ação articulada e interdependente entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ocorre que na sociedade capitalista o Poder Econômico, que não está definido na Constituição, é tão poderoso e influente quanto todos aqueles juntos. Portanto, a confusão entre governo e esse poder “invisível” privatiza o Estado e é caldo de cultura para a corrupção.Como presidente de honra do PT-RS tenho cumprido agenda partidária, fazendo roteiros, visitando cidades, participando de atos de filiações, ouvindo as lideranças de base e discutindo o PT. Sinto-me provocado positivamente com esta tarefa.Mas na estrutura que existe hoje o Partido é cada vez mais dependente, inclusive financeiramente, dos cargos executivos e mandatos legislativos que vem conquistando. É difícil, pois, uma guinada, sem que haja pressão debaixo para cima sobre as direções , correntes, cargos e mandatos.”

    Em meu entendimento, a concepção de Olívio Dutra do Orçamento Participativo é de quem não acredita na Democracia Representativa. E para mim, o Orçamento Participativo deve-se constituir em uma espécie de apêndice da Democracia Representativa, servindo mais como uma forma de estimular a participação popular. Olívio Dutra quer que a Democracia seja uma atividade ética. E a ética só pode funcionar na democracia direta pois nela os participantes podem renunciar aos seus próprios interesses e nela, em razão da participação simultânea de milhões de pessoas não há condição de barganha, de acordos, de “toma lá, dá cá” (Que eu tenho grafado “toma-lá-dá-cá”), de “é-dando-que-se-recebe”, ou seja, do tão demonizado fisiologismo. O fisiologismo é próprio da Democracia Representativa.

    E eu tenho insistido em considerar superior a democracia representativa em relação a democracia direta pelo fato de a Democracia Direta levar a exclusão de grupos minoritários enquanto que a Democracia Representativa exatamente em razão do fisiologismo consegue dar oportunidade para que os grupos minoritários possam defender os seus interesses compondo-se com outros grupos. Na Democracia Direta, a composição, a barganha, o toma-lá-dá-cá só seria possível se os participantes fossem em um número diminuto e a decisão fosse tomada não de forma pontual como é na democracia direta mas em forma de um processo como é na democracia representativa em que se tem mais oportunidade para os acordos, os acertos, os conchavos, as barganhas, os toma-lá-dá-cá.

    O grande problema na análise política dos nossos dias é não se perceber que a democracia direta, pelo seu efeito de exclusão dos grupos minoritários, representa um retrocesso em relação à democracia representativa tendo apenas como ponto de superioridade o efeito participativo da população. Nesse sentido devem-se criar na democracia representativa mecanismos que incentivam a participação da população no processo democrático.

    E outro problema, que de certo modo está associado a este anterior, é se conceber a democracia representativa como um processo em formação que precisa se ver livre de práticas nefastas como o fisiologismo. O fisiologismo só deve ser extirpado da prática política quando ele corresponde algum tipo penal. Ora se ele corresponder a algum tipo penal, o fisiologismo não é o fisiologismo inerente e benfazejo à prática democrática. Se o que se denomina de fisiologismo corresponde algum tipo penal, ele deve ser denominado pelo nome do tipo penal a que ele corresponde e não ao fisiologismo necessário ao funcionamento da atividade democrática no processo de composição de interesses que se realiza mediante a figura da representação.

    Eu tenho criticado esta visão de se conceber o fisiologismo como uma prática nefasta do sistema democrático. Visão que eu vejo entranhada no PT no nascedouro do partido e que Olívio Dutra bem me parece representar. E é uma concepção que é expressa por pessoas de grande vivência no regime democrático. Eu sempre trago quando comento este engano de se classificar o fisiologismo como um ato ilícito, o post “FHC combate o fisiologismo que praticou” de quarta-feira, 16/11/2011 às 10:59, de autoria de Luis Nassif e que pode ser visto no seguinte endereço:

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/fhc-combate-o-fisiologismo-que-praticou

    Luis Nassif inicia o post “FHC combate o fisiologismo que praticou” dizendo que “o fisiologismo é uma praga do modelo político brasileiro” e já no encerramento do post, antes apenas de dar como exemplo de fisiologismo a relação de ministros de Fernando Henrique Cardoso, ele faz a seguinte ressalva em relação ao fisiologismo: “Como garantir a governabilidade sem sistemas de cooptação política?”

    Então para Luis Nassif o fisiologismo é uma praga, ou seja, um ilícito, mas ao mesmo tempo ele deve ser aceito para permitir a governabilidade.

    O fisiologismo dentro do entendimento que eu proponho não é ato ilícito. Não é, portanto, uma praga. E mais nem deve ser considerado como algo inerente só ao modelo político brasileiro. Agora, uma vez definido o fisiologismo como ato ilícito, ele não pode ser aceito como necessário para a governabilidade.

    E por fim, segue o que eu havia elaborado como comentário e que cheguei a enviar, mas que, por motivo desconhecido, acabou não aparecendo como comentário a este post “Para Olívio Dutra, condenação de petistas é justa: “eu não os considero presos políticos”” de quinta-feira, 21/11/2013 às 17:48, e que é originado de uma sugestão sua com a transcrição da reportagem do Jornal do Comércio de autoria de Jimmy Azevedo e intitulada “Olívio considera justa a prisão dos mensaleiros”. Se meu comentário não tivesse sido excluído ele apareceria na segunda página deste post “Para Olívio Dutra, condenação de petistas é justa: “eu não os considero presos políticos””, página em que também estaria o comentário seu transcrevendo a entrevista de Olívio Dutra e o comentário de Diogo Costa e pelo qual você tanto ansiou.

    Então, esta primeira parte deste meu comentário não se refere a entrevista recente do Jornal do Comércio “Olívio considera justa a prisão dos mensaleiros” e que foi transformada neste post “Para Olívio Dutra, condenação de petistas é justa: “eu não os considero presos políticos”” , mas a uma entrevista ao que me parece de março do ano passado.

    E agora seguem os dois parágrafos que eu já havia escrito.

    Eu teria nenhuma crítica a fazer a Olavo Dutra se ele tivesse criticado a forma como se processaram as ordens de prisão. Em meu entendimento que, ainda que formado em Direito, é entendimento de leigo, principalmente nesta questão de execução penal, nas ordens de prisão, Joaquim Barbosa foi além da previsão legal.

    Em relação ao julgamento da Ação Penal 470, continuo entendendo que só na montagem da acusação contra Henrique Pizzolato, na montagem da acusação dos empréstimos do PT no Banco Rural e na montagem da acusação contra José Dirceu – momentos em que talvez as provas não fossem exatamente aquelas apresentadas no STF – o nosso Supremo Tribunal Federal tenha omitido, realçado ou sobrestado algum fato como modo de dar consistência a toda a acusação ou como forma de a tornar mais grave.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 21/11/2013

  55. Olívio traíra?????????

    Muito antes de ser traíra Olívio foi traído:

    – Não está na memória de vocês a conditatura de Tarso em 2002 em vez do Olívio?

    – Não está na memória de vocês os ‘vazamentos à imprensa’ contra Olívio patrocinados por Palocci e Cia?

    – Pelo menos, pelo que li, está na memória de alguns a saída do Olívio do Mcidades para cedê-la ao aliado PP.

    Eu também não achei adequado o Olívio se pronunciar neste momento, mas ele tem o direito de dizer o que pensa e quando quer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador