PSDB cresce 15% no País enquanto PT perde mais da metade das prefeituras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A derrota do prefeito Fernando Haddad em São Paulo está computada na lista de perdas do PT na eleição de 2016. Alvo preferencial da Lava Jato, a legenda colheu os frutos da campanha de desconstrução sem data para acabar, elegendo apenas 256 prefeitos, uma queda de 59,4% em relação ao pleito de 2012.

O PT só conseguiu eleger um prefeito de capital no primeiro turno, em Rio Branco (AC), e disputa o segundo turno em Recife (PE). A título de comparação, em 2004, foram nove prefeitos eleitos em capitais. Em 2008, cinco, e nas últimas eleições, em 2012, eram quatro. A última vez que o PT administrou apenas uma capital foi em 1985, ano em que conquistou apenas Fortaleza (CE). 

Enquanto isso, o PSDB surfou na onda antipetista e emplacou João Dória no primeiro turno em São Paulo e Firmino Filho em Teresina (PI). Ao todo, o partido elegeu 791 prefeitos em todo o País, sendo o segundo maior no número de prefeitos, atrás apenas do PMDB.

O crescimento do tucanato foi de aproximadamente 15% em relação à eleição de 2012, quando conquistou 686 prefeituras. Agora, o PSDB vai disputar mais oito capitais no segundo turno, entre elas, Belo Horizonte, no Estado já governado por Aécio Neves.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Enquanto isso na sala de

    Enquanto isso na sala de justiça…

    Batman contata super homem que por sua vez contata o homem invisível…

     

    MEDIDA PROVISÓRIA Nº 747, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016.

     

    Altera a Leiº 5.785, de 23 de junho de 1972, para dispor sobre o processo de renovação do prazo das concessões e permissões dos serviços de radiodifusão.

    (…)

    Art. 4º  As entidades que desejarem a renovação do prazo de concessão ou permissão de serviços de radiodifusão deverão dirigir requerimento ao órgão competente do Poder Executivo durante os doze meses anteriores ao término do respectivo prazo da outorga.

    (…) § 4º  Na hipótese de não serem observadas as exigências legais e regulamentares afetas à renovação, o órgão competente do Poder Executivo se manifestará pela perempção e a submeterá ao Congresso Nacional, na forma estabelecida no § 2º do art. 223 da Constituição.” (NR) (grifei)

    Aqui eu incluiria o seguinte: Que não está claro na supracitada MEDIDA PRIVISÓRIA QUE TEM FORÇA DE LEI. REPITA-SE: TEM FORÇA DE LEI!!!!!!!!!

     

    CAPÍTULO V

    DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

    Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

    (…) § 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio. ATENÇÃO: O POVO É BOBO, AVANTE A R…G…….

    Art. 5º  Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação. (grifei)

    Brasília, 30 de setembro de 2016; 195º da Independência e 128º da República.

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 3.10.2016 (grifei)

    MICHEL TEMER

    Gilberto Kassab

  2. Os resultados foram ruins

    Os resultados foram ruins para o PT, como não podiam deixar de ser. Estiveram muito longe da propalada “aniquilação” do partido, no entanto. Mesmo a derrota em São Paulo não foi a debacle anunciada; Haddad chegou em segundo lugar, quando se esperava que chegasse em quarto ou quinto. E o vereador mais votado na capital é o Suplicy.

    Em resumo, não se quebrou, de forma alguma, a polarização PT/PSDB, até porque no momento todos os partidos da direita são meros aliados do PSDB, não alternativas independentes. No campo de cá, o que ocorre é um realinhamento, com uma aproximação bastante evidente entre o PT e o PSOL, mas não a substituição de um pelo outro.

  3. Hummmm

    “Xôvê” se entendi o paulistano. Apanham das “puliça”… mas votam no boneco do xuxu. Roubam a merenda dos seus filhos… mas “isso não vem ao caso”,votam no boneco o xuxu. Eu confio nas urnas eletrônicas mas NÂO confio em quem as manipula. Que esse resultado é estranho, isso é. Agora dizer que o resultado da cidade de São Paulo influenciará no Brasil inteiro, é um enorme exagero.

    1. Impressionante a força do PP

      O partido mais citado na lava jato.. cresceu.

      Daí vc vê a importancia da conivência da mídia, do judiciário/mpf e dos coxa com os corrutpos de estimação deles, faz muita diferença.

    2. Eis que emerge das catatumbas

      Eis que emerge das catatumbas  um dos mais fiéis e aguerridos militante do PORRA: Partido do Ódio da Revolta e da Raiva, o indefectível “Livre Andador”(tradução googliana de Free Walker) que estava mais sumido que rapariga(puta) na semana santa. 
      Evoluiu, o danado: até gráfico já sabe editar.

  4. Se considerarmos que o PSDB é

    Se considerarmos que o PSDB é o segundo partido com mais candidatos barrados pela lei da ficha limpa (o campeão é o PMDB), podemos concluir que a luta conta a corrupção promovida pelos paneleiros está dando ótimos resultados. Parabéns aos envolvidos.

     

    PS: No ranking de barrados pela ficha limpa, o PT está na décima-primeira colocação.

  5. E eu espero uma renúncia

    E eu espero uma renúncia coletiva na direação do PT para ontem e a convocação de um congresso do partido, para que seu futuro seja reavaliado.

  6. Brasil em breve se tornará o

    Brasil em breve se tornará o Tucanistão! O primeiro país privatizado do mundo, onde não se governa com representantes eleitos, pois esses são todos corruptos e sim gestores, esses sim pessoas qualificadas que vecenram na vida por seus méritos. No Tucanistão tudo é bbb (bom, bonito, barato) e como uma boa republiqueta as ofertas a preço de banana.

  7. Erros do PT

    Agora esse é o mantra dos analistas politicos, esquecem do jornalismo de guerra que detonaram as administraçoes petistas 24 hs por dia nos ultimos dez anos mesmo esquivando se uma hora o golpe entra !

     

  8. Vitória da corrupção, do

    Vitória da corrupção, do entreguismo, da partidarização do judiciário, da parcialidade da mídia. Quem puder, tiver coragem e condições caia fora do Brasil. Isto aqui não vale a noite mal dormida de ontem para hoje que muitos tiveram.

  9.  
    I can’t believe the news

     

    I can’t believe the news todayI can’t close my eyes, make them go awawy

    (…) 

    Sunday bloody sunday

    (…)

    Domingo sangrento sem dúvidas, mas como diz a canção:

    “And the battles just begun

    There’s many lost

    But tell me who has won?

    (…)

    “Sunday Blood Sunday”- U2.

     

     

    https://www.vagalume.com.br/u2/sunday-bloody-sunday-traducao.htm

    Perdemos sem dúvidas,mas as causas ainda dependem de análises mais apuradas. Tem coisas que nem percebemos, o PT a partir de 2004 foi perdendo prefeituras de capitais, por quê?

    Chamou a atenção, no domingo sangrento petista, o nível recorde de votos nulos, brancos e, principalmente, a abstenções. A princípio, o grande vencedor foi a desilusão com a política. No Rio e SP, o não voto superou os líderes.

    Serão dias difíceis e tenebrosos. A letra da canção que Bono & Cia fizeram em relação, não a Irlanda natal, mas a  outrora conturbarda irmã do norte britânico, diz que a batalha só começou.

    Está cada dia mais difícil saber ou prever como será este Brasil que se está desenhando. Por trás da derrota do PT, está a derrota do povo, provocada pelo próprio. Um verdadeiro tiro no pé.

     

     

     

  10. Prefeitura de São Paulo

    Considero importante: quem ganhou a eleição para a prefeitura de SP foram as abstenções, voto nulos e em branco. Já em relação aos votos válidos aí ganhou o Doria. Em sendo assim, não dá para festejar, a rejeição ao Dória foi maior.

  11. Os três grandes “vencedores”

    Os três grandes “vencedores” desse pleito( a ordem fica a critério do leitor) foram:

    – O PDDP: Partido dos Desiludidos e Descrentes da Política

    – O PORRA :  Partidos do Ódio, da Revolta e da Raiva

    – O PMEG: Partido do Me Engana que Gosto

    A enormidade dos votos brancos, nulos e abstenções gabaritam o PDDP. Já o PMEG, apesar de não ser novo, ficou encorpado mesmo após 2014. É constituídos pelos que teimam em negar a realidade e achar desculpas para tudo. Menos, claro, para seus equívocos e barrigadas. Por esse aspecto, poderia também ser reconhecido como PA: Partido da Alienação. 

    Bem, por enquanto fiquemos apenas no PORRA-Partido do Ódio, da Revolta e da Raiva, uma grei que se formou paulatinamente a partir de 2003 tendo como ideário central o ódio e o desejo de destruição do chamado Partido dos Trabalhadores que – ousadia suprema e imperdoável – conquistou o Poder e, pela primeira vez, o fez instrumento efetivo de mudanças em todas as áreas do país. 

    Num crescendo, o PORRA chega a seu máximo nesse ano da graça de 2016. Após sucessivas derrotas, eis, enfim, seu objeto de ódio atingido de morte e combalido ao chão. 

    Nunca vi tanta comemoração para uma derrota(ou derrotas, se quiserem) como nesse pleito que passou. Refiro-me às manifestações de alegria, no nível da catarse, pelo fracasso do PT-Partidos dos Trabalhadores nessas eleições. O PORRA, enfim, tinha o que festejar. 

    Desde bares até redações de jornais e estúdios de TV, passando pelas redes sociais, a tônica é uma só: o “maldito” PT, o “desgraçado” do PT, acabou, foi enterrado. 
    Bem, resta agora( necessariamente nessa ordem):
    1) Acabar com o Lula; se possível prendê-lo. 
    2) Arguir sobre a “herança maldita” do PT.
    3) Cassar o registro do partido e colocá-lo na clandestinidade.
    4) Salgar a terra onde os petistas pisaram e declarar malditas até a quinta geração todos eles.
    5) Aos renitentes petistas, tal qual esse coitado que ora escreve, TATUAR no braço qualquer sinal que o identifique como tal.

    E viva o PORRA! Viva!

     

     

  12. Todas as análises são

    Todas as análises são válidas. A maioria possui certa lógica, outras não. É fato que o PT sofreu uma campanha impressionante por parte da grande mídia, e isso influencia sim a população. Mas, pensar que o eleitor é influenciado SOMENTE E APENAS pela mídia não é cometer o mesmo erro que o PT cometeu? Isto é, esquecer os próprios erros e culpar somente os outros?

    Será mesmo que só existem anjos no PT? Será mesmo que DIrceu, Genoíno, Delúbio, Lula, Dilma, Palloci, Mantega, Gleisi, Bernardo, etc, são todos santos, perfeitos, imaculados?

    Será mesmo que todos os próceres petistas que foram presos, foram falsamente presos? 

    O PT chegou ao poder carregando a estrela do moralismo, da não corrupção, da honestidade e da esperança. 

    O PT, em 2002, era uma supernova.

    O PT, em 2016, é uma estrela com brilho quase inexistente. 

    Será que é só culpa da mídia?

     

    1. Lugar p/ procurar culpas é no confessionário

      E o lugar de anjos é no Céu, nao na política nem em nenhuma outra área da sociedade real. Achar que um partido poderia ser feito só de puros é de uma alienaçao total. Haja moralismo b*b*c*!

  13. Acredito que deve-se analisar o municipios e estados caso a caso

    Acredito que deve-se analisar o municipios e estados caso a caso.

    Sempre existe a mania de observar SP e achar que o Brasil é um só.

    Em SP, HADDAD apesar do 3 maior orçamento do Brasil não se comunicou com o seu eleitor, continuou lutando contra a propaganda negativa, achando que por ser honesto(assim como Dilma) seria poupado, não lutou na periferia e nela atuou. Este ano deveria ter atuado fortemente nas radios comunitaria, basta ver onde o Doria teve mais votos.

    A eleição de prefeito é pessoal, dependende do candidato, do governador e do presidente.

    O problema é que o PT, tem asco do poder, por exemplo na Bahia, o governador é do PT( 3 mandato ) e ocorreu um diminuição de prefeituras(hoje só tem 36 prefeituras), como é possivel? simples o PT se coligou com partidos que enfrenta no municipios (exemplo PSD), ou seja mesmo depois de 10 anos o PT ou seus aliados historicos ainda não apreenderam a jogar com o Poder.

    Terá grande dificuldade em 2018 contra o DEM, o ACM neto deve ser candidato. 

     

  14. Ciclo da política.

    Normal.

    E deve demorar uns 16 anos para encontrar com o outro lado. Enquanto isto os partidos de esquerda retornarão aos 20% de eleitores.

  15. Precisamos aguardar as próximas eleições

    Precisamos lembrar que o fim do governo de conciliação, pois fim fim também as alianças regionais que vinha sendo praticada pelo PT, o que reduzir significativamente a participação do PT na eleição de prefeitos e vereadores.

    De qualquer maneira o PT obteve um número de prefeituras maior do que as 2004 obtidas em 2000, e em 2002 o PT venceu as as eleições presidenciais.

    Um dos motivos do crescimento do PSDB, é justamente este, pois o rompimentos das alianças enfraqueceu tanto o PT com os partidos burgueses, e este espaço foi ocupado pelo PSDB, que muitos lugares amplia as aliança regionais justamente com os partidos que romperam com o PT.

    Tudo depende de como o PT vai reagir as atuais condições. Lembrando que até pouco tempo era comum  o afastamento de dirigentes com longa história no Partido, por divergências em relação as alianças com os partidos burgueses.

    O PSOL surgiu muito mais em função destas políticas de intervenção em diretórios municipais e estaduais, do que em função de divergência política em relação ao governo federal .

    Sem dúvida o PT ficou menor, diria que ficou menso inchado, e agora não terá outra alternativa, e terá de ficar a esquerda do espectro político, e caso consiga liderar o movimento de resistência ao retrocesso nas políticas sociais e econômicas, certamente aumentará a participação nas próximas eleições.

    O PT precisará se reorganizar diante das novas condições políticas, além disso terá que desemprenhar um papel fundamental na organização da resistência ao retrocesso político, social e econômico, mobilizando e organizando os trabalhadores no campo e na cidade.

    1. Concordo com vários pontos de

      Concordo com vários pontos de sua análise e acho que o PT não precisa nem liderar o movimento de resistência, basta participar de forma decisiva desse movimento e conseguir ao mesmo tempo se reaproximar das bases, dos sindicatos e dos movimentos sociais, compondo com outros partidos de esquerda.

      Acho importante no entanto lembrar que quando se fala no PT “voltar às origens” não se trata de voltar a fazer exatamente as mesmas práticas dos anos 80, mas de se voltar para as bases políticas e fazer o trabalho político compondo pela esquerda. Bemvindo Siqueira disse com muita propriedade que não há mais nenhum espaço para conciliação com a direita e não foi nem a esquerda que fechou essa possiblilidade, foi a própria direita que radicalizou e fechou todos os canais de diálogo. Porém há novas forças políticas se formando, não necessariamente no âmbito dos partidos. A conjuntura é diferente dos anos 80, em muitos casos pior, com o fascismo atacando com muito mais ousadia e mais profundamente incrustrado no judiciário e nos meios de comunicação. Cabe voltar às origens, mas antenados com a realidade dos novos tempos.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador