PSOL se posiciona contra o impeachment e o ajuste fiscal

Do PSOL

Contra o impeachment, mobilizar pelo ‪#‎ForaCunha‬ e contra o ajuste fiscal!

Frente ao aguçamento da crise política após a aceitação do pedido de impeachment pelo presidente da Câmara, o PSOL, em seu Diretório Nacional e no plenário do 5º Congresso, aprovou resolução manifestando sua posição de conjunto.

No texto, o partido convoca a militância a mobilizar, junto com os movimentos sociais na Frente POVO SEM MEDO, contra o ajuste fiscal do governo e pelo Fora Cunha. Ao mesmo tempo, somos diretamente contrários ao processo de impeachment em curso – sem, contudo, defender o governo. Continuaremos na oposição à esquerda.

Leia na íntegra a resolução (também pode ser conferida aqui:http://bit.ly/1mcC1Nv):

A CRISE E O IMPEACHMENT

O 5º Congresso Nacional do Partido Socialismo e Liberdade, diante dos últimos acontecimentos que agravam a crise política, considera que:

1- Os efeitos da crise econômica e política, aprofundadas pelas medidas do governo federal, pesam especialmente sobre os trabalhadores e o povo, que sofrem a violência do desemprego e da perda do poder de compra dos salários, enquanto os grandes rentistas e os bancos ampliam seus lucros. Nosso modelo neoliberal periférico se aprofunda com a política de ‘ajuste’ do governo Dilma. Os governos estaduais do PSDB, PMDB, PT e outros agem na mesma direção;

2- Vivemos a mais aguda degradação do nosso sistema político, com o crescente desencanto da população em relação aos parlamentos e aos partidos, quase todos capturados pelas grandes corporações econômicas e corrompidos pelo assalto aos cofres públicos, o eleitoralismo, o clientelismo, a demagogia e a rebaixada disputa por nacos do Orçamento Público;

3- Processo de impeachment, que pode culminar no ato mais extremo da dinâmica política legal – a destituição do governante -, tem previsão constitucional (arts. 85 e 86 da CF). Mas este, decidido por Eduardo Cunha, o ilegítimo presidente da Câmara dos Deputados, construído num ambiente de chantagens mútuas e posições oportunistas de todos os grandes partidos, foi descarada retaliação, no marco de barganha que o deputado pratica permanentemente, dentro do Legislativo e fora dele. Cunha abusa de suas prerrogativas para salvar seu mandato, atingido por denúncias robustas de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, ocultação de bens e outros crimes. As ruas, em especial as mobilizações das mulheres e da juventude, clamam por sua cassação. Ele carece, portanto, de legitimidade, em especial para tomar decisão de tamanho impacto. O PSOL já advoga há tempos o afastamento de Cunha e não reconhece a validade de suas iniciativas;

4- O mérito da denúncia que embasaria o afastamento da presidente da República – as chamadas ‘pedaladas fiscais’ – não tem, a nosso juízo, substância para promover destituição de quem detém mandato eletivo. Governos estaduais de diversos partidos também as praticaram, o que é questionado pelos que se vinculam à concepção neoliberal do ajuste fiscal contra o povo, com supressão de direitos. Para nós, no plano fiscal e orçamentário, é imperativa a auditoria da dívida e o fim do superávit primário;

5- Destituir Dilma, a cujo governo antipopular nos opomos, para colocar em seu lugar Michel Temer (PMDB), significaria aprofundar “uma ponte para o futuro” que é mera continuidade do presente, pavimentada pelos materiais do privatismo puro e duro;

6- Para nós do PSOL, as saídas da crise só virão com ampla mobilização popular em torno de reformas profundas, que instituam um novo modelo econômico, soberano, igualitário e ambientalmente sustentável. Além de um modelo político, livre do financiamento empresarial, que aprofunde a democratização do país, através do qual as maiorias sociais possam se tornar as maiorias políticas, e a transparência republicana, melhor antídoto à corrupção sistêmica. Reforçamos nossa luta frontal contra Cunha e todos os corruptos, e de oposição programática e de esquerda ao governo Dilma. O PSOL não participará de manifestações que tenham como finalidade defesa do governo ou de defesa do impeachment.

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PSOL está fazendo o que todos

    PSOL está fazendo o que todos os eleitores da Dilma deviam fazer.

    Joguei meu voto numa urna eletrônica do TSE e não no lixo. 

    Não ao golpe. 

  2. por causa de uma simples

    por causa de uma simples tapioca, que custa mais ou menos uns R$ 3,5, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, caiu. Já o Eduardo Cunha (que foge de aeroporto tal cmo o diabo da cruz) investigado e acusado das mais diversas roubalheiras milionárias, devidamente comprovada pela Procuradoria de Justiça da Suíça,ainda não foi preso. 

    Delcídio Amaral foi preso com base numa gravação de celular! Já Eduardo Cunha, titular de cinco contas de mais vinte milhões de reais,  bloqueadas na Suíça, devido a meios imoraios e ilegais, continua livre e solto,com direito de pautar até o Jornal Nacional, da Globo!!!

  3. Comentário.

    O PSTU, por outro lado, quer um fora Dilma e Assembleia Constituinte.

    Essa, sim, é uma análise de conjuntura digna de alguém que, ao se distanciar do Cunha, dele se aproxima.

  4. O negócio é mais simples do

    O negócio é mais simples do que parece ou do que querem fazer parecer. O negócio é o respeito para com a democracia e onstituição, e o consequente trabalho do político para consolidação da democracia e constituição. Político é eleito pelo povo para representar o povo. Jamais deve representar empresas ou protegê-las através de leis egoistas que ferem a constituição, mesmo que no momento isto esteja acontecendo devido os políticos estarem sendo eleitos pelas empresas graças ao investimento privado das empresas encima dos polítcos, para representá-las. Ou seja, o voto do povo hoje é um voto de cabresto. O político ganha e é eleito pela imagem que as empresas criam dele com investimentos privados. Está conspirando tudo contra a democracia e a constituição. Duvido que se tiver alguém com a constituição debaixo do braço e expor tudo isso que disse com base na constituição e direitos, poderão inventar desculpas contrárias. Acontece que no Brasil hoje, se perverteu a constituição com o dinheiro. Aquilo que estiver na constituição e não for a favor do capital de alguns que os políticos representam, deverá ser alterado para que favoreça o capital de alguns e prejudique a democracia da maioria. Transformando o planeta em uma grande favela a céu aberto. Se não houver um fortalecimento da democracia e um ensino da constituição nas escolas, as pessoas cada vez mais saberão menos de seus direito e apoiarão suas restrições em nome do capital de alguns. Se não aproveitarmos a maioria que temos para virar o jogo, o jogo será virado contra a maioria que se tornará uma minoria. Ou seja, se não tomarmos cuidado, daqui alguns anos as pessoas estarão se manifestando contra seus direitos e a favor do direito de uma minoria; inclusive criminalizando-a por lutarem pelos seus direitos.

  5. Saudades que tenho da época em que…

    PT tinha um discurso semelhante. Pena que a realidade é mais forte do que nossos ideais e ela conseguiu capturar parte importante de nossa militáncia e direção.  Fica provado definitivamente que ao se “flexibilizar” para ganhar o poder, homens de princípios perdem a virgindade. Por outro lado, do ponto de vista de milhões de brasileiros, foi mal ou bom esta flexibilização que permitiu que eles tivessem alguma esperança de vida melhor para si e para seus filhos?  Bom, penso que neste mundo todo temos um papel a representar. Uns fazem o jogo do bonzinho, do virtuoso, do puritano e idealista, outros, mais práticos, fazem o papel do malzinho e metem a mão na merda, para dela fazer pão e vinho que possam ser repartidos com os miseráveis. Sigamos em nossa jornada e respeitemos o papel de cada um, afinal, todos fazem parte da esquerda e por vias diferentes ajudam a construir um mundo melhor.

    1. [   Pena que a realidade é

      [   Pena que a realidade é mais forte do que nossos ideais e ela conseguiu capturar parte importante de nossa militáncia e direção. ]   num  pais que, salvo as exceções, ninguém sai das miséria social se não se submeter as piores safadezas e comer das piores imundices, ninguém tem morral para julgar o petismo. Nenhum desse seria corrupto se nunca tivesse tido do outro lado

  6. essa esquerda ainda não

    essa esquerda ainda não entendeu que grandes democracias, como a cubana , só nasce depois que ou se apoia  sem restrição ou até exige ir para o paradeon.

  7. Incompatibilidade

    Ser contra o impedimento da presidenta e ao mesmo tempo contra o ajuste fiscal é de um esquizofrenia incompatível. Ou o boi fica vivo e o urubu com fome, ou o boi morre e o urubu se regala.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador