Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

PT: corrompido e acuado, por Aldo Fornazieri

O PT e seu governo vivem o pior momento desde que a agremiação assumiu o poder em 2003. O partido vem perdendo a batalha intelectual e moral junto à sociedade e aparece cada vez mais identificado como um partido corrupto. O próprio presidente Lula disse, com todas as letras, no último dia dois de maio, que o partido se corrompeu. Ao falar da origem pobre do partido, da militância aguerrida, Lula constatou que aquela postura  foi abandonada e  afirmou que agora “é tudo uma máquina de fazer dinheiro, que está fazendo o partido ser um partido convencional.”

O problema, no entanto, não se restringe à substituição da militância espontânea pela “máquina de fazer dinheiro”. Desde a eclosão da crise do mensalão, principalmente a partir do início do seu julgamento, o partido se deixou ser diariamente massacrado e taxado de corrupto, sem capacidade de expressar reação e de sair da defensiva. O problema se agravou ainda mais nas semanas recentes, com os episódios de André Vargas e da crise da Petrobrás.

Na questão do mensalão, o PT conduziu-se pela política da indecisão e, quem entende de política, sabe que a indecisão é fatal. O partido nunca reconheceu erros em relação ao episódio. Se tivesse cometido erros, o mais correto teria sido vir a público, desde o início do julgamento, reconhecê-los fazendo uma autocrítica, recompondo-se moralmente com a opinião pública. Se não errou, o partido vem se comportando de forma covarde. Se é este o caso, está deixando, passivamente, que se cometa uma injustiça contra seus ex-dirigentes. Se está convicto de que não errou deveria ter mobilizado a militância durante o julgamento e, consumada a condenação, deveria mobilizar-se para exigir uma anistia aos condenados. Em suma, se errou, continua errando por não fazer autocrítica e se não errou, o erro é mais grave porque está deixando que se cometa uma injustiça.  Junto ao senso comum vale a máxima: “quem cala consente” e a imagem que se firma é a de que o partido tem culpa na questão do mensalão.

O PT se desfez da bandeira da luta contra a corrupção e isto é notável há bastante tempo. Mas três episódios recentes chamaram a atenção dos observadores políticos. O primeiro diz respeito à suspeita de graves irregularidades relacionadas ao cartel do metrô e a reforma de vagões, no Estado de São Paulo, envolvendo os governos tucanos. A bancada petista da Assembleia Legislativa e o partido como um todo, estranhamente, não desenvolveram nenhuma grande batalha política para que as suspeitas fossem investigadas. 

O segundo, diz respeito ao expurgo da quadrilha de fiscais que vinha dilapidando os cofres da prefeitura de São Paulo, promovido pelo prefeito Haddad. O prefeito chegou a ser criticado por setores do partido pela ação moralizadora, pois ela afetava, supostamente, conveniências políticas e alianças com o PSD de Kassab. O terceiro episódio se refere ao silêncio dos petistas ante a falta de isonomia do STF em relação ao mensalão mineiro dos tucanos. O mensalão mineiro ocorreu cerca de sete anos antes do mensalão petista. Sequer chegou a ser julgado pelo STF, numa clara violação do princípio da isonomia, fato que denota, mais do que qualquer outro, determinadas escolhas políticas do Supremo. O PT não promoveu nenhuma denúncia acerca do episódio.

A Aristocratização e Falta de Renovação do PT

É certo que o PT ascendeu ao poder com escassa ideologia republicana da virtude. Mas, o partido, quando militava na oposição, era portador de uma ideologia imprescindível ao êxito político: a ideologia da concepção da política como combate. Esta ideologia estabelecia o vínculo do partido com uma das virtudes fundamentais para uma política da moralidade e da construção do bem público: a virtude da coragem. A ideologia da política como combate e a virtude da coragem são barreiras fundamentais para bloquear a concepção da política como  conveniência e negócio, que leva à corrupção. São elas que promovem o compromisso e o radicalismo necessários para estar sempre junto aos setores sociais mais necessitados e mais pobres.

O poder, os palácios, os gabinetes, as viagens, os bons restaurantes, os bons salários, a ascensão social, a visibilidade pública, as boas bebidas, os ternos bem talhados e as novas amizades  amoleceram os corações e as convicções dos petistas que antigamente militavam nas portas de fábrica, nas ruas, nas universidades, nas greves, no enfrentamento da polícia etc. Como não abriram as portas dos palácios e dos gabinetes ao povo, perderam o contato com o mesmo. O povo continua com a baixa renda e pobre, sem direitos a serviços de qualidade, humilhado nas periferias.  O povo enfrenta as bombas da polícia nas desocupações violentas e as balas na militarização das favelas do Rio de Janeiro. O governo deveria ouvir mais o povo e a sociedade civil organizada e menos marqueteiros que sugerem a Dilma ocupar, simbolicamente, uma ridícula posição de “rainha no imaginário popular”.

O governo continua subsidiando o grande capital com uma taxa negativa de juros de 1% através do BNDES. As taxas de juros do povão, endividado nos bancos ou no cartão de crédito, é superior a 90%. Os trabalhadores perdem de duas a três horas diárias no transporte público degradado. O governo subsidia a gasolina para os mais ricos, coloca em risco a Petrobrás e destrói a indústria do etanol. O fato é que os petistas, encastelados nos palácios e nos gabinetes, além de perderem o contato o povo, estão perdendo o reconhecimento e a fidelidade da juventude, dos sem teto, dos moradores da periferia, de muitos trabalhadores e da classe média. Como todo partido, o PT se aristocratizou. Não levou em conta a necessidade de renovação de quadros, de ideias e de inovação nas políticas públicas. Cresce no eleitorado o desejo de aplicar uma vendeta, uma vingança, uma desforra através das urnas, no PT.

O que aconteceu no Ato da CUT, no Primeiro de Maio, quando todos os políticos foram vaiados e repudiados, é um sintoma dessa vendeta. As vaias e as hostilidades que o Secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, enfrentou no Sindicato dos Bancários, no Rio de Janeiro, mostram o tom crítico com que parte da sociedade vê o governo. O fato é que o PT começa a ficar um partido acuado nos ambientes sociais mais amplos. Há quase um consenso acerca dos erros de condução da política econômica do governo, fato reconhecido até por economistas e analistas petistas ou simpatizantes do partido.

A situação se agrava também porque o partido e o governo estão perdendo o compasso da política, situados cada vez mais numa posição de acuo, de defensiva. A campanha eleitoral começa a dominar o ambiente. Há pouco tempo e pouca margem de manobra para o governo e para o partido. É verdade que o PT é, ainda, o partido mais preferido pelo eleitorado. Conta com uma base militante ampla. Mas esta é um exército desmobilizado, mal conduzido e com baixa moral. Talvez, uma reação mais forte seja possível se o partido levar a sério o duro soco no estômago que lhe aplicou o presidente Lula no último dia dois de maio.

Aldo Fornazieri – Cientista Político e Professor da Escola de Sociologia e Política.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. cada “especialista”!

    Autor pronto para ser “o especialistas” nas entrevistas pigais.

    Não está tudo bem no PT, mas (o pig adora o mas) infinitamente pior na outra vertente.

  2. “Na questão do mensalão, o PT

    “Na questão do mensalão, o PT conduziu-se pela política da indecisão e, quem entende de política, sabe que a indecisão é fatal. O partido nunca reconheceu erros em relação ao episódio.”

    Errado: Lula, que fala pelo partido, veio a publico em cadeia de radio e televisão pedir perdão aos brasileiros e brasileiros pelo que os companheiros fizeram no Mensalão.

    “Queria, neste final, dizer ao povo brasileiro que eu não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas, porque o povo brasileiro, que tem esperança, que acredita no Brasil e que sonha com um Brasil com economia forte, com crescimento econômico e distribuição de renda, não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo.” (Luiz Inácio Lula da Silva)

    1. Vai catar coquinho

      Lula pediu desculpas pela prática do caixa 2 eleitoral pelo partido, foi crime eleitoral,  prescrito quando do julgamento do “mentirão”, o correto seria terem julgado os responsáveis pelo que praticaram(caixa 2) e não pelo que nunca praticaram, a tal compra de votos de deputados eleitos para votar as reformas de Lula, isso nunca existiu e Lula nunca pediu desculpas por isso, vai catar coquinho

  3. PT

    O Aldo, assim como o Lula, estão tentando acordar o PT.

    Mas parece que os seus simpatizantes estão “deitados em berço esplendido”.

    Quando acordarem, talvez já seja tarde.

     

  4. Tudo isso, com muitos

    Tudo isso, com muitos exageros, é certo.

    Mas, qual o partido de musculatura que tem uma bandeira programática mais consistente que o PT?

    Quem conseguiu governar o Brasil sem o centrão?

    E digo mais, os governos do PT fizeram muito, muitíssimo, dentro de uma sociedade onde o poder econômico e midiático está completamente dominado pelos princípios conservadores e reacionários.

    É certo que o “comer pelas beiradas” já atingiu as suas possibilidades, mas, sem o PT no governo tudo o que sugere o autor do Post será mais do que difícil.

    Após a reeleição de Dilma será a hora do confronto com essas forças retrógradas, é isso que torço.

    1. Querido Assis, até concordo

      Querido Assis, até concordo com o que dizes, não há ninguém no espectro político que seja melhor que o PT. Mas, sinceramente, aguardar que um segundo mandato de Dilma não seja mais do mesmo me parece ingenuidade.

      Já foram aguardados o segundo mandoto de Lula, o primeiro de Dilma, agora o segundo de DIlma, e depois, o que será ? o primeiro do Haddad ?

      Aliás, onde estão as mudanças radicais do Haddad ?

      Ah, mudou o IPTU ? Vai cobrar imposto mais de trabalhadores que não moram na periferia e menos dos que moram ? E por acaso isso é alguma mudança ? Mudança seria cobrar imposto dos donos da cidade, das famílias que tem milhares de imóveis alugados cujo IPTU é pago pelo locatário.

      E qual seria então a opção ? Ora, a opção é o povo ir a rua e reivindicar seus direitos como cidadã, pressionando governos municipais, estaduais e federal. Isso é democracia, é um governo comandado pelo povo. Mas, se isso é feito são todos taxados de coxinha pelos próprios petistas, que preferem aguardar que o partido cumpra aquilo que históricamente prometeu e que o levou ao poder.

      1. Vc é cego?
        Até o mundo

        Vc é cego?

        Até o mundo mineral sabe que  quem barrou toda e qualquer mudança no IPTU na cidade de SP foi a Fiesp (Paulo Skaff) e o grupo Bandeirantes (João Saad) com a ajuda sempre fiel e cordata do restoda midia suja, que jamais se preocupou com o povão que era realmente quem iria se beneficiar!

  5. O “mensalão” não existiu

    O partido nunca reconheceu erros em relação ao episódio.

    Lula afirmou várias vezes que o PT errou ao lidar com o caso “mensalão” no campo jurídico quando o caso estava sendo levado na arena política pelo aparato midiático-penal, reconheceu o erro sim. Quanto a dizer que o PT praticou mensalão, ou seja, comprou deputados eleitos para votar  as reformas de Lula, isso é mentira. Como é possível se reconhecer que se praticou um crime que de fato não se praticou? Vc mentiu várias vezes aí ou nem sabe onde caiu o último avião. Vamos à verdade dos fatos: O PT sempre reconconheu que houve caixa 2 eleitoral e assumiu o erro e por tal erro o PT deveria ter sido punido quando da sua ocorrência e jamais ter sido punido por aquilo que não ocorreu, o seja, o tal “mensalão” que, está mais do que provado, não existiu, segue coletânea de links(clique aquipara textos, videos, com falas de juristas, advogados, jornalistas, todos demonstrando que o mensalão não existiu, claro que o PT não pode assumir um ato que não cometeu, pq mesmo, por causa do erro judicial do aparato midiático-penal, então tá! 

  6. Eh isso ai
    Uma das criticas mais certeiras. Vai levar chumbo ninguem do PT hoje gosta da verdade e ainda colocaria a dubia da presidente e a governabilidade. As obras nao acabadas. A verdade e a realidade esta no poder em nao Ser o poder, ai quem tem coragem e ideal politico. Logica de uma continuidade defensiva e sem coragem, se perdeu na sua propria corrupcao. A maxima de se conhecer um homem dando lhe poder. Esta eh a distancia entre a sociedade, os trabalhadores, os sindicatos, os sem terras e os estudantes. E a culpa eh da midia, por favor menos, poderia e teve oportunidades para mudar esta cena politica e nao eh agora na eleicao, pois a Ignes ja eh morta! Agora torce para nao haver retrocesso nas politicas em andamento.

  7. O próprio ZD acreditava que o STF fosse julgar de forma técnica

    O próprio ZD acreditava que o STF fosse julgar de forma técnica e o PT reconhece sim que errou ao tratar o “mensalão” como algo jurídico e não o que ocorreu de fato: Um golpe politico levado a cabo pelo aparato midiático-penal. Erra quem faz coro com esse aparato, o que nos interessa é que o mensalão não existiu e que assistimos a um monumental erro judicial a ser denunciado a todo momento, por quem tenha um mínimo de juizo na cabeçorra

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=lPEFsBB14vA%5D

    1. Negocia abertamente ? 
      É

      Negocia abertamente ? 

      É depois que o Assange publicou os documentos do governo americano nós vimos como ele negociava abertamente. KKKKK

      Por isso que o Assange está preso, este sim injustamente preso numa embaixada, sem julgamento, e nenhum governo “democrático” do mundo move sequer uma pallha para libertá-lo.

      Esse Dirceu é uma piada, vendo ele falar grosso então, é mais hilário ainda. 

  8. O prof. Aldo precisa ler mais

    O prof. Aldo precisa ler mais e interpretar o texto e contexto. O Governo do PT dispoe de parca fatia de poder. Nos municípios e estados há hegemonia do pensamento conservador e do patronato político, afirmado por Raimundo Faoro, em “Os donos do poder”. As agência privadas de hegemonia (TV, rádios, escola,universidades, igrejas, associações civis,etc) cimentam um consenso cultural no campo da superestrutura. Administrar a máquina pública, no enfrentamento de tais agências é complexo e dificultoso em um ambiente de frágil correlação de forças.

    O erro dos dirigentes foi de não se preocupar com a articulação dos intelectuais orgânicos nos municípios, estados, nas organizações da sociedade civil,  tal como fez Chave na Venezuela e no Equador.

    Há um medo  dos dirigentes de enfrentar o confronto e evitar explicitar a luta de classes. Em suma, não ocorreu a socialização da política.

    1. “O erro dos dirigentes foi de

      “O erro dos dirigentes foi de não se preocupar com a articulação dos intelectuais orgânicos nos municípios, estados, nas organizações da sociedade civil,  tal como fez Chave na Venezuela e no Equador.”

      Ainda bem. 

      mas o processo esta ai e deve ser evitado para não se tornar mos vassalos do socialismo.

  9. Como o PT se corrompou a

    Como o PT se corrompou a exemplo de todos os outros, a única saída é fazer política na rua, já que a representatividade só funciona quando há virtude republicana, o que não é o caso do Brasil pós-ditadura. 

    A abstenção e o voto nulo, a negação do voto, seja contra ou a favor é o caminho para tirar a sustentabilidade e legitimidade desses governantes.

    Espero que não tenhamos que esperar muito tempo para aprender, como os espanhois, que depois de 40 anos da farça política encenada por PSOE e PP, descobriram que todos serviam ao mesmo senhor. 

    La ABSTENCIÓN, leyenda urbana y decisión política

     

    Una serie de leyendas urbanas sobre la abstención en los procesos electorales salpican a la opinión pública. Algunas de ellas son capaces de meterse en la ideología de cientos de miles de personas como realidades palmarias. Veamos los dichos:

    ABSTENERSE FAVORECE AL PARTIDO GANADOR. Difícil, muy difícil de demostrar matemáticamente esta afirmación tan categórica. Lo cierto es que al no participar, pero apareciendo en el censo, los porcentajes se ejecutan al margen de los no votantes. El reparto de votos y escaños no tiene en cuenta ni para un lado ni para otro a los que decidieron no participar.

    SI TE ABSTIENES NO TIENES DERECHO A PROTESTAR LUEGO. Suelen decir esta insensatez los que no protestan nunca, esto es, los que tienen vedado en su ideario, cualquier presencia en manifestaciones, reivindicaciones, protestas, boicots, acciones… y que recurren al voto como único medio de inmersión democrática, alertan que al no ir a votar ya pasas a ser un apátrida social.

    HAY QUE VOTAR PARA ACABAR CON LAS POLÍTICAS DE DERECHAS. Y los que afirman esto se quedan tan anchos pensando que el PSOE es de izquierdas, o que la suma de siglas PSOE+IU (como en el caso de Andalucía) es casi un gobierno revolucionario, Algo así como “Todos contra el PP” para no tener que decir “todos contra el sistema” porque en él cabrían partidos y organizaciones que con el título de “progresistas” y con votos de gente bien intencionada, practican políticas de derechas, en el municipio, en la Comunidad autónoma, en el país y, por supuesto, en Europa. En un intento desesperado suelen añadir que aunque sea votemos al menos malo, en blanco o nulo.

    SI TE ABSTIENES QUEDAS REGISTRADO Y TE PUEDEN SACAR LA PENSIÓN O LA PRESTACIÓN POR DESEMPLEO. Argumento esgrimido por gente mayor que ve con pánico, y consecuencias irreparables, que falte la cruz de haber votado al lado de su nombre y apellido en el censo electoral que se usa en la mesa de votación. Cualquiera sabe las consecuencias luego, dicen.

    SI NO VOTAS NO CAMBIAS NADA. Un desconocimiento profundo de la historia. Un intento estúpido de demostrar que solo con las dichosas urnas se puede cambiar el curso de la historia, Se cargan de una vez las revoluciones que en el mundo han sido y la lucha de, por ejemplo, cientos de miles de anarquistas, que desde siempre han explicado que las elecciones son una forma de dominio de los poderosos.

    Lo cierto es que si usted encuentra entre las 41 candidaturas que se presentan a las elecciones europeas del 25 de mayo alguna que merezca su confianza, vótela. Pero si no es el caso o piensa que el sistema se resquebraja con más rapidez con una enorme abstención, aproveche el día de primavera para cosas más útiles. Mientras, no estaría mal una reflexión sobre las razones por las que los dueños del sistema, los privilegiados, la casta política más corrupta, sus medios de desinformación masiva, tiene tantas ganas de que vayamos a las urnas y que la abstención sea lo más baja posible. ¿Una forma de legitimar su poder?

     

     

    INSURGENTE

     

  10. Não é verdade que o PT abandonou a luta contra a corrupção

    Não é verdade que o PT abandonou a luta contra a corrupção, isso se aplica ao PSDB e não a PT, por favor faça uma consulta para não dizer asneiras, se vc tiver sem disposição pesquisa ao menos no Google com estas frases, se os links não tiverem sumido na varredura feita pelo Google a mando de Arrocho Neves vc ai encontrar sim
     

    Lula sanciona lei sobre transparência nos gastos públicos:

    Lula quer tornar a corrupção crime hediondo:

    Dilma adota tolerância zero para combater corrupção:
     

    PSDB tem o maior número de barrados pelo ficha limpa:

     

    FHC volta a dizer que assinou sem ler decreto de sigilo eterno:

    O Brasil não esquecerá: 45 escândalos que marcaram o governo FHC:

    Ex-presidente do BC de FHC e empresários são indiciados pela PF:

    Corrupção no Governo FHC/Serra:

    Chega às livrarias ‘A Privataria tucana’, de Amaury Ribeiro Jr. CartaCapital relata o que há no livro:

  11. Foi a turma da “Sininho” que vaiou Carvalho

    A ativista Elisa de Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, referiu-se a Carvalho como “palhaço” e “ministro da Suíça”. Outro manifestante da Frente Independente Popular (FIP) disse que o lugar de Carvalho era a “sete palmos abaixo do chão”. (Diário do Centro do Mundo sobre as vaias do Não Vai Ter Copa a Gilberto Carvalho em reunião no Sindicato dos Bancários).

     

  12. Não foi bem assim
    Sobre as supostas vaias no 1 de Maio,  eram mais de 80 mil pessoas(segundo os organizadores), os shows eram interrompidos para que as autoridades falassem,  dependendo de quem tivesse cantando até eu mesmo protestaria, e há também a suspeita de que os tucanos infiltraram pessoas no ato para vaiar, a própria CUT já sabia disso bem antes do ato, segue trecho do texto de Eduardo Guimarães sobre o 1 de Maio da CUT que, como se sabe, já sabia de antemão da infiltração de tucanos:

    (…)  O Globo forçou a mão. Estendeu vaias a Haddad a todos os outros petistas. Contudo, segundo relatos de liderança da CUT presente ao ato as vaias de fato aconteceram, mas, à diferença do que relatam os jornais, não partiram “do público”, mas de um grupo infiltrado em meio à manifestação e que não tinha relação com o movimento sindical.

    Atos públicos como os de 1º de maio são perfeitos para esse tipo de ação. Como a rua é pública, qualquer um que esteja passando pode participar. Assim, seria fácil, por exemplo, a Força Sindical infiltrar pessoas no ato da CUT – Força e CUT travam batalhas políticas todo 1º de maio em São Paulo, disputando quem reúne o maior público.

    Mas o mais interessante é que a CUT já suspeitava de que aconteceria o que aconteceu. O Blog recebeu email de membro da CUT no fim da tarde do dia 30 alertando para o que poderia acontecer. 24 horas antes do ato da central sindical, Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual, enviou e-mail a blogueiros que o leitor pode conferir abaixo.

    —–

    “(…) Até o final da tarde desta quarta-feira, um batalhão de repórteres havia se credenciado para cobrir o ato da CUT, CTB E CSB no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. A Globo credenciou 49 pessoas. Todos os veículos estão lá: CQC, Pânico, TV Fama etc.

    Opa, a Globo credenciou meia centena de profissionais quando não há nenhum interesse em cobrir qualquer coisa desse grupo de centrais?! Há algo fora do comum nisso aí.

    É uma mídia que não vai cobrir a democratização das comunicações, o eixo do ato, também não vai falar das reivindicações do movimento sindical. Estará interessada em produzir cenas para as eleições ou criminalizar ainda mais a cobertura política.

    Antevejo que o cenário será o pior possível (…)” 

    —–

    Dito e feito. A previsão de Salvador se confirmou. Mas, por via das dúvidas, antes de publicar este post o Blog procurou o diretor da RBA para saber se o alerta que enviou a blogueiros partiu de uma intuição sua ou se a própria CUT compartilhava tais suspeitas de sabotagem de seu ato público.

    Segundo Salvador, a direção da CUT já previa o que acabou ocorrendo. Segundo esse interlocutor, ele foi alertado pela própria secretária de Comunicação da CUT-SP, Adriana Magalhães. Mas a entidade sabia que não haveria como impedir a infiltração.

    Por sorte, a grande maioria do público presente ao ato – que não participou das vaias a Haddad – aceitou democraticamente a sabotagem dos infiltrados, evitando um confronto que poderia ter desfecho trágico devido à grande quantidade de pessoas presentes.

    A maior suspeita sobre a autoria dessa infiltração recai sobre Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força”, quem, segundo matéria da Folha de São Paulo publicada nesta sexta-feira (2), estava alcoolizado quando, aos berros, sugeriu que a presidente Dilma Rousseff fosse encarcerada no presídio da Papuda.

    Abaixo, a matéria da coluna Painel, da Folha de São Paulo de 2 de maio de 2014

    —–

    FOLHA DE SÃO PAULO

    2 de maio de 2014

    Painel

    Vera Magalhães

    PINGA NI MIM

    Paulinho da Força comprou três garrafas de tequila “Revolución” para a festa da central e, às 11 horas, já circulava com um copo à mão. Disse que era para “calibrar o discurso”. Acabou dizendo que Dilma deveria estar na Papuda. A fala preocupou advogados da central.

    CONTRA-ATAQUE

    Auxiliares de Dilma ficaram indignados: “Isso é linguajar de quem está muito doido, fora do juízo. Esse deputado deve ter enchido a cara antes do ato”, diz o ministro Paulo Bernardo (Comunicações)

    —–

    Como se vê, a campanha eleitoral que o Brasil viverá nos próximos meses tem tudo para repetir ou até superar a de 2010. Armações, farsas, calúnias e até crimes eleitorais ou mesmo comuns serão usados fartamente pela oposição.

    Aécio Neves, sobretudo, é tão conhecido por suas baixarias quanto José Serra. Mineiros costumam dizer que Aécio é muito pior do que Serra. Capaz de muito mais golpes baixos.

    O PT e a própria candidata do partido à reeleição precisam ter em mente que com punhos de renda será difícil enfrentar essa máquina de calúnias, difamações e golpes eleitorais de última hora. Sem o apoio da mídia não seria nada, mas com Globo, Folha, Veja e Estadão apoiando as armações tucanas elas ganham força. Inclusive sindical.

     

     

    1. Quer dizer que só tucano pode

      Quer dizer que só tucano pode vair o PT.

      Cidadão comum não irá vair o PT nós damos tanto para eles, fizemos de tudo, e quem  vaia o PT só se for tucano.

      Pobre não vaia o PT, nós damos bolsa familia,  rico não vai vaiar o PT nós damos bolsa BNDES, classe média n ão vai vaiar  nos damos o bolsa miami.

       

  13. Os clichês da leitura do PT fixada somente na velha mídia.

    Os clichês da leitura do PT fixada somente na velha mídia.

    Falar da estrutura Política do Brasil vem antes de falar do PT e passa por dois caminhos, antes de qualquer coisa:

    1) A mídia oligopolizada que se comporta como um partido político.

    2) A dissociação entre o voto do eleitor no Executivo e no Legislativo. O PT vence eleições para Presidente (a) e não faz nem 20% do Congresso Nacional. O Governo de centro-esquerda é eleito e o Congresso eleito é, majoritariamente, de centro-direita. 

    Essa ideia de jogar o PT na vala comum com a Imprensa que temos e o Congresso que elegemos não é justa. 

    Precisa existir equilíbrio nas análises.

    Algumas perguntas:

    Medidas populares, grandes transformações. Quais os limites que se têm com o Judiciário e Legislativo que temos?

    E a velha mídia como se comporta para com o PT?

    Com velha mídia batendo 24 horas por dia, onde se pode chegar politicamente, como se relacionar com a sociedade e por quais caminhos? Existe solução deste entrave no desenvolvimento do Brasil que é a velha mídia com o Congresso Nacional que temos elegido?

    E a força do Capitalismo central e do Mercado, 24 horas por dia querendo levar o Brasil na rota do atraso, na rota contrária que já deixamos para trás, que é a rota neoliberal? Forças patrocinando 24 horas por dia a notícia negativa do PT.

    Quando se noticia uma coisa boa dos governos Petistas? 

    Quando mostram uma obra de importância na infraestrutura, obras inauguradas nos quatro cantos do Brasil, diariamente?

    Quando mostram as ferramentas de combate à corrupção existentes nos dias de hoje no Plano Federal?

    Quando dão uma decisão no STF favorável ao PT?

    Quando fazem uma denúncia contra as oposições? 

    Etc.

    Eu creio que essa imagem que o Aldo Fornazieri tem mostrado em vários textos, parte do noticiário e das conclusões da velha mídia, mídia sem espaço para o contraditório e a reflexão e que tem uma ideologia própria e unificada pró-capitalismo neoliberal e anti-PT desde sempre.

    As imagens que ele cria do PT são fruto de reflexão ou de cópia do ideário da mídia tradicional?

    Para mim, está mais na leitura diária de um só lado do noticiário, o noticiário da velha mídia, o que não pode gerar daí um contraponto, porque não se reflete nada sem outras opiniões diversas da mídia tradicional.

    A discussão é muito maior. Quando se fala que o PT e o Governo Federal não fizeram isto ou aquilo, se deve pensar: não fizeram ou não é noticiado? Ou não se tem o espaço necessário para que se faça divulgação ampla?

    O PT tem diversos erros, mas tem milhares de acertos, não vale esse maniqueísmo, onde só se enxerga o “MAL” no partido. O intelectual sem uma dialética nas análises fica sem estofo para as críticas. Vira superficial a discussão.

    Um exemplo: falar que “o povo continua com baixa renda e pobre sem direitos a serviços de qualidade, humilhado nas periferias. O povo enfrenta as bombas da polícia nas desocupações violentas e as balas na militarização das favelas do Rio de Janeiro”.

    Espera um pouco. 12 anos no poder e a gente vai querer que a pobreza de 5 séculos estivesse resolvida num piscar de olhos? Nós vemos uma notória mudança do quadro social do Brasil, ninguém ouve mais falar que morre milhões de pessoas no País por causa da fome, nem que no Nordeste a seca seja impedimento para a melhoria das condições de Vida de sua população. Veja se era assim, 12 anos atrás. E, espera um pouco, a Polícia Militar do Rio de Janeiro é de Estado Governado pelo PT?

    É claro que nem tudo são rosas, mas negligenciar avanços sociais implementados pelo PT e dizer que ele tem agido, quase que na totalidade, de forma errada até aqui é desonesto.

    70% de aumento salarial acima da inflação, não é pouca coisa. Pleno emprego em meio a grande crise capitalista nascida em 2008 não é pouca coisa. Acesso a bens duráveis, política de crédito para o povo não é qualquer Governo que se aventura fazer. Minha Casa Minha Vida não é uma fantasia de marketing, vamos combinar, certo?

    Indo pelo caminho da área do Professor.

    Tínhamos 3 milhões de universitários em 2002, hoje temos 11 milhões.

    Será que essas críticas estariam sendo feitas agora, por intelectuais das mais variadas ideologias, se não houvesse um crescimento vertiginoso do número de universitários no Brasil? Quase quadruplicou o número de alunos e penso que por extensão, o número de professores universitários, também.

    E mais, será que no rumo do neoliberalismo teríamos Internet e computadores difundidos no seio de toda a sociedade? Teria voz, os diversos intelectuais Brasil afora? E teríamos mercado para a área de Licenciatura via Universidades?

    Acesso a Internet permite um Professor universitário sair dos clichês da velha mídia. A valorização do acesso ao ensino superior permitiu a ampliação significativa de vagas de professores no Ensino Superior, dai que para o próprio intelectual que escreve o artigo já é notório saber que não é bem assim, a História. Os jovens das periferias estão estudando e se formando, também. E que bom!

    Precisarão cada vez mais se informar e lutar por um Brasil que seja para todos. Terão que brigar muito ainda, só que a ferramenta do conhecimento está sendo oferecida. É uma primeira geração de pessoas de milhões de famílias que tem acesso à Universidade. Vão aprender aos poucos e vão valorizar quem lhes proporcionou esse caminho novo. E vão brigar por melhorias das condições de vida dos bairros em que moram. E, politicamente, vão interferir nos Governos, de qualquer ideologia.

    Talvez, estes e os milhões de novos inseridos na sociedade via melhoria da renda, possam nos explicar melhor o PT, do que a partir de clichês midiáticos. 

    Quem vai contar a História do PT no Governo é o povo. É a nova classe C. São os que foram retirados da miséria extrema. Não será nós, que já nascemos numa realidade outra, a dos 30%.

    E que fique claro!

    Nenhuma candidatura que vença em 2014 poderá reverter esse caminho de inclusão e de possibilidade de ascensão social.

    Vencer e mudar a rota atual do desenvolvimentismo com inclusão e possibilidade de ascensão social será somente na base de um estelionato eleitoral.

    Ai sim! Poderemos ver manifestações nas ruas pedindo a cassação de um Presidente da República e não vai haver repressão policial  e aparato midiático que dê jeito.

    O povo não está contra o PT. O povo quer ir além deste passo inicial. Tenta vencer uma eleição sem dizer abertamente o que irá fazer no Poder para ver o que acontece. Um novo Collor não cabe mais!

    Não existe mais espaço para ideias neoliberais no Brasil. O povo experimentou o novo e quer mais novidades e quem lhes ofereceu até agora foi apenas o PT. É injusto taxa-lo de uma imagem como a do texto perante o povo, pode ser perante as classes médias e médias altas dos tempos de FHC para trás, aquelas classes que se aliaram a Burguesia para uma diferenciação social do povão e que são as menos habilitadas para uma análise do Brasil de 2014 em relação ao Brasil de 2002 para trás.

    Ninguém vai cuspir no prato que comeu. Esta a minha opinião.

    O PT tem um mérito exponencial: foi o único partido em 514 anos de Brasil que fez coisas boas para melhorar a vida dos pobres. Cuidado com o que se fala do PT e seus 3 mandatos de governo.  

    Quer falar do PT seja equilibrado.

     

    1. Por uma questão de justiça,

      de conteúdo crítico e de manter a proposta contrapontista do blog, o Nassif deveria elevar o comentário acima a post.

      Já que publicou o risível texto do Fornazieri, publica também a réplica do outro italiano Tambelli.

    2. Este texto é o mais claro e

      Este texto é o mais claro e coerente defesa do PT que encontrei na internet e na midia até hoje.

      É lógico que neste balaio não existem anjos. A busca do Poder inevitavelmente é inspiração da vaidade humana, da cobiça e da comodidade, do que qualquer sentimento altruistico.

      Esperar uma politica das que existem nos paises nórdicos é uma utopia ingenua e que sabemos que não se realizara tão cedo por estes lados.

      Tirando as complexidades intelectuais e filosoficas tão bem carregadas pelos que chegam e mantem o poder o que o povão quer realmente é a simplicidade. O brasileiro não é ambicioso, se contentaria com um minimo de condições que lhes desse alguma dignidade e condições de alguma prosperidade.

      Acontece que historicamente as elites dominantes sempre negaram que tais condições alcançassem este povo desprezado.

      Talvez e muito certamente o PT deixou-se emaranhar pelo que o autor do tópico identificou como relaxo e comodidade que torna indolente os detentores do poder. Sempre foi assim.

      Se o PT desejasse continuar a a ser o porta voz das insatisfações populares teria que continuar a ombrear com as vozes das ruas, evidentemente isto deixou de acontecer.

      Manter o poder é como qualquer disputa esportiva se relaxar sempre aparecera um contendor mais determinado. Vemos os grandes campeões esportivos sairem da pobreza ganharem o titulo mundial e como consequencia da vida boa deixarem de ser o invencivel e perderem dramaticamente a posição alcançada.

      A sorte do PT é que a atual legislação eleitoral favorece suas pretensões de manter o poder. Cade uma cara nova que faça com que o eleitor aposte suas minguadas fichinhas?

      O processo eleitoral vigente patrocina a permanencia do poder de quem esta a volta do poder, até se muda os personagens, mas as coisas continuam as mesmas para o povo. Sempre excluido do banquete.

      É$ uito dificil o PT sair do poder, diante das opções existentes.

  14. Um partido com um número

    Um partido com um número inacreditável de afiliados poderia ter feito muito contra seus opositores, como eles fazem diatriamente contra os petistas. No caso específico dos réus petistas presos, somente neste caso, o que temos visto é um silêncio sepulcral dos que estão no congresso. Se foi fácil para os blogueiros conseguirem angariar recursos para o pagamento das multas dos réus, quanto os militantes não poderiam já ter feito. Bastava entrarem com um abaixo-assinado na Internet para que as pessoas se manifestassem contra as insanidades de Barbosa.

    O Ministro da Justiça sega a ser injusto por ver tudo acontecendo debaixo do seu nariz sem que nenhuma medida seja tomada. Age como um medroso, ou mesmo como se estivesse contra o seu partido. 

    O que leio nos blogues contra as sacanagens praticadas contra Dirceu e Genoíno, enquanto Pimenta da Veiga, Eduardo Azeredo, José Arruda, o próprio Maluf, entre tantos, que, comprovadamente, praticaram mal-feitos, cada um em cada momento, e cada um com suas blindagens, enfim, vejo nos blogues, geralmente artigos com sentimentos fraternais em relação aos réus petistas, quando, inclusive conheço melhor o problema que deveria ser para os demais, e não vejo no congresso nenhum discurso inflamado de petistas contra nada. Às vezes, é um pmdebista, como Requião, que sai em favor de Lula ou de Dilma. 

    Sem dúvida, houve e continua havendo uma acomodação incrível dos petistas em geral, daí que esse silêncio passou a ser mais desgastante para a imagem do PT, que ficou e es´tá em cima do muro. Eu também vi as reações de Lula contra seus colegas. E ele tem toda razão.

    Dilma, embora se imponha, embora esteja longe de ser uma política desonestas, pode até cair em alguma situação mais desagradável porque é muito técnica, mas não sabe usar dos recursos que estão nas suas mãos para fazer valer a sua autoridade. Toda hora tem alguém chamando-a de ladrona, como faz aquele idiota do Mário Couto, pedindo o impedimento dela, sem que ela se defenda. Poderia até já ter aberto uma ação contra esse canalha, que convém aos colegas justo por ser mais canalha que eles. 

    Há muita coisa errada no PT e no Governo, como se lhes faltasse orientação. Acho, por exemplo, que foi um erro Dilma se antecipar ao Dia do Trabalhador com aquela fala em cadeia nacional. Sua fala serviu para o deboche e uma armação pronta e imediata dos oposicionistas, que tiraram grandes vantagens em São Paulo, durante as manifestações da força Sindical e da CUT.

    Do jeito que vão as coisas, é mesmo possível que Dilma continue caindo nas pesquisas, e não será por falta de aviso.

     

  15. Que texto nojento

    Que texto horroroso, um panfleto sem pé nem cabeça baseado em mentiras, apenas para ser viralizado nas redes sociais, que lambança, isso é fofoca do disse que me disse da imprensa, kd as fontes em que o autor se baseia para escrever essas asneiras, kd os dados, onde esse tal de Aldo foi buscar isso, como o Nassif pode publicar essa porcaria, o que Lula sempre diz e deve ter repetido é que o PT se tornou grande demais, sendo natural portanto que aquil ali surja algum caso de corrupção, 

    RANKING DOS PARTIDOS COM MAIS FICHAS-SUJAS

    Vejam como são as coisas. Tem gente que gosta de discutir política e não entende bulhufas do assunto. 

    Há pouco veio um sujeito, Valter Frassini , dizer que o PPS, coitadinho, não está envolvido … Ver mais · Comentar · Compartilhar 

     

    1. Penso como você, Avatar

      é estranho também, pensando em retrospectiva! 

      Nunca lí um texto pigal lá por meados de 2000 cuja síntese fosse “PSDB corrompido e acuado”!

  16. O professor Aldo estah

    O professor Aldo estah certissimo. Eu  sou ex eleitor do PT , mas não sou bobo como os comentaristas militantes, que acham que há um enorme complô contra o partido. O cancer estah nas alianças que o partido fez e farah. Ontem mesmo, finalmente alguem da área sindical postou sobre a Petrobras. Pois a maioria dos comentarios procurava desclassificar o artigo. A figura que melhor representa o partido hoje é o Andre  quero me dar bem Vargas. A administração federal está fora de controle. Há ministerios em que não há dinheiro para pagar os correios. Lamentavel 

    1. Coxinha…

      você está bem atrazado: esse papo de ex eleitor do PT já está muito manjado. Esses funcionários do Instituto Millenium são bem fraquinhos.

  17. O que o autor quer é uma correção de rumo

    Certa militância parece  não querer enxergar.

    Tirando uma injustiça aqui, um exagero acolá (evidente que as vaias no 1 de maio foram coisa  de gente infiltrada), a avaliação do Aldo Fornazieri é dolorosamente verdadeira. O partido se afastou dos movimentos sociais, da luta sindical, passou a dar ênfase às alianças para ganhar eleições e na política tradicional, desprezando a aproximação com os movimentos populares. Se omitiu vergonhosamente na questão do julgamento da AP 470 e no massacre de Dirceu e Genoíno,  Perdeu a combatividade. É uma partido acuado, acovardado. Apanha na mídia, apanha nas redes sociais e não reage. Há várias estratégias para enfrentar o PIG e o PT não adota nenhuma.

    Mas alguns aqui não conseguem lidar com críticas, mesmo à esquerda, mesmo as construtivas. Encaram tudo como traição, “fazer o jogo da direita” e quetais.  É preciso  mais humildade.Esse argumento de que “no PSDB é pior” é muito raso. Afinal o autor não elogiou o PSDB, não afirmou que seria a melhor opção. O PSDB vai ter sempre o beneplácito do  PIG e do judiciário, o PT sabe que não pode contar com eles, então  tem que lutar com as amas de que dispõe. E está desperdiçando-as.

  18. Porque ainda vou de PT

    Desfiliei-me do PT há pouco tempo, e um dos motivos foi porque em minha Goiânia, o nosso alcaide petista, em lugar de acercar-se de gente idônea e produtiva fez foi chamar pra seu governo tudo quanto é partido fuleiro da praça que só vive de ocupar espaços aqui, ali e acolá pra bancar seus projetos ocultos, com os quais afundam a administração em um mar de inoperância, micos, vexames e denúncias de todo o tipo como nunca dantes se viu nesta Cidade.

    Alem disso, implantou-se aqui uma gestão meio arrogante e sem transparência, onde a militância ou suas instâncias mais qualificadas não são consultadas ou informadas sobre absolutamente nada.

    Dito isso, parece até um absurdo dizer que ainda vou de PT nas proximas eleições, porém, não será mais pelo partido e suas lideranças mas sim devido as outras luzes serem ainda mais rarefeitas, mais luscofusco, penumbrentas.

    Por exemplo, independente do partido como não optar por nomes como Haddad, Padilha, Dilma etc., para ao menos exercer seu dever cidadão de votar?

  19. O “estômago”, a “cabeça”(esta

    O “estômago”, a “cabeça”(esta principalmente) do PT é o Lula. Então esse “murro” do Lula foi reflexivo. 

    Não se pode, sob pena da análise ficar incompleta, dissociar os problemas atuais do PT, de certo modo previsíveis em parte em função da “fadiga” do Poder, do seu maior líder e sua própria razão de ser, Lula. 

    Concordo plenamente, tanto é que continuo a votar e defender esse partido em todas as instâncias, que o PT, conforme bem delineado pelo Alexandre Tambelli em comentário abaixo, está superavitário em termos de acertos. Muito foi feito, até mais que o esperado nesses doze anos, em especial a mudança de enfoque, de eixo, com relação ao processo de desenvolvimento. Pela primeira vez na nossa história governos preocuparam-se, de fato, em mudar a face injusta, até mesmo cruel, de um país que emergiu no século XIX já com graves e profundas  assimetrias sociais e que atravessou todo o século XX sem arrostá-las. 

    Mas pertinente é parte da crítica feito pelo articulista. O PT além de se deixar acuar também se distanciou demais da sua postura tradicional, cuja característica mais básica era a disposição para a luta em prol de mudanças efetivas, associada ao senso de ética no trato da Coisa Pública. Nesses aspectos, rebater recorrendo às necessidades de alianças para a governabilidade soa apenas como meia-verdade. Muito dos desvios e das omissões independeram, ou independem, dessa necessidade.

    Também soa falsa a sempre recorrência a imprensa como a ÚNICA responsável por esse processo gradativo de rejeição, se não repulsa, do partido junto a dita classe média. Afirmar isso seria o mesmo que avaliar esse estamento seja formado só por bobões, radicais ou reacionários, e não por cidadãos conscientes e com bastante senso crítico. Não se desconhece, claro, que a tática nazista de Gobbels produziu, continua produzindo, alguns resultados. Mas não ao ponto, de sozinha, criar um ambiente tão refratário a esse partido. 

    O próprio PT e seu líder maior de certa maneira também contribuíram/contribuem para esse desprestígio: seja por conveniência(em funções das pré-citadas alianças), seja mesmo por simples covardia. A última esse mutismo revoltante com relação aqueles que doaram suas vidas(quase literalmente, no caso de José Genoíno) por esse projeto de Poder. 

    Por que Lula só se reportou acerca desse julgamento farsesco lá “fora”? Por que não emitu nenhum comunicado aqui dentro? Alguém leu, ouviu, assistiu alguma declaração dele denunciando os abusos do Sr. Joaquim Barbosa?

    Lula nessa, infelizmente, não pode se fazer de desentendido. Sair de banda e achar que não é com ele. É com ele SIM!!

    O destino do PT, a própria refundação desse partido para recuperar o muito que ficou ao longo do caminho, está nas mãos de Luiz Inácio Lula da Silva. Se ele se empenhar nisso tenho certeza que sairá vitorioso. 

  20. Arf…Novamente o aldiota.

    Cansaço…Depois de ler tanta asneira eu não imagino nada mais apropriado que mandar um palavrão…

    Não carece…porque o autor não tem estatura que mereça tanto desprendimento de energia.

    Na base do oba-oba da escrotidão o autor processou, julgou e condenou o André Vargas, assim como todo o governo, sabe-se lá em que autos…

    Depois desanca a citar 80% disso, 3 horas daquilo, com rigor de cientista de volante de táxi (sem ofensas ao motoristas, olhem bem).

    Toma as vaias a políticos ou hostilidades de bases sindicais aparelhadas pela cripto-esquerda como sinal de reprovação, esquecendo os ensinamentos da boa sociologia sobre o ânimo do senso comum com seus representantes, seja aqui, seja na Alemanha ou na Inglaterra.

    Enfim, temos no blog uma nova categoria: as aldiotices.

  21. O boato aqui em SP

    “O próprio presidente Lula disse, com todas as letras, no último dia dois de maio, que o partido se corrompeu.”

    O Boato aqui em SP é que o Lula e CIA do PT, roubaram 23 bilhões de reais, estes estão escondidos em paraísos fiscais. Estão todos bilionários, e que o JB é cumpadre do Genuíno e Dirceu, os presos do mensalão estão em prisão que parecem mais spa, etc…

    Foram deixando a boataria se espalhar… virou verdade. 

  22. “O mensalão mineiro ocorreu

    “O mensalão mineiro ocorreu cerca de sete anos antes do mensalão petista. Sequer chegou a ser julgado pelo STF, numa clara violação do princípio da isonomia”

    Ia tão bem e aí solta uma pérola dessas. O mensalão mineiro foi anterior, mas só foi descoberto POR CAUSA DO mensalão petista, na figura do Marcos Valério. Não há problema algum de isonomia.

    Quanto ao fato de ter ido para a jurisdição mineira, o mesmo ocorreu com o processo do TRF envolvendo Genoíno (lembrem-se que ele assumiu mandato porque quis) e com o petista Professor Luizinho, que renunciou no início e nada sofreu (como também pagou com serviços externos o Silvinho “Land Rover”). Os outros renunciaram praticamente na porta da cadeia.

    1. Não é verdade que o mensalão

      Não é verdade que o mensalão mineiro só foi descoberto após o mensalão petista. Já se sabia dos desvios das estatais mineiras (o patrocício ao Enduro da Independência chamou atenção assim que ocorreu) logo após a eleição de 98. Porém como eram tucanos, aquilo não deu em nada. O que não dava era para acusar o PT de usar o esquema do Marcos Valério e ignorar aquilo que já se sabia e tinha sido deixado de lado alguns anos antes. De quebra os tucanos de São Paulo atacaram o PT e as pretensões do Aécio.. Como ignorar que Aécio recebeu 150mil de Marcos Valério em 98 e em 2002 o sócio do Valério estava na coordenação de campanha ao governo de Minas? Mais, muitas doações a campanha vieram de empresas onde a DNA era contratada, como a Fiat. As empresas do Marcos Valério eram bem fortes em Minas e já tinham se inserido no governo federal desde os anos 95/96.

       

  23. O partido do medo?

    Dá uma urticária quando vejo que a cartilha para 2014 será “votem no PT para evitar o arrocho e o desemprego”. Em 2010, foi “votem no PT para evitar a privatização do Pré-Sal”. Esse argumento não será usado agora, já que Dilma leiloou Libra e concedeu inúmeras estradas, portos e aeroportos.

    Entre estes slogans e “vote no PSDB para evitar a derrocada do Plano Real”, igual Serra fez em 2002, pouca diferença existe. Ontem houve um tópico muito interessante, sobre Márcio Pochmann falando sobre o mito da nova classe média. O aumento dos empregos formais, segundo o acadêmico, ocorreu em ocupações de baixíssima especialização e salário.

    Obviamente, apenas a manutenção do status quo não é o ideal. Sem avanços sérios (e céleres) na educação básica, sem a incorporação de novas tecnologias e uma política industrial que faça-nos deixar o nosso eterno atraso de nação exportadora de matéria prima bruta e importadora de bens de alto valor agregado, difícil atender aos reclames dos jovens que foram as ruas no ano passado.

    Jovens, aliás, pertencentes em grande parte ao celebrado estamento da Classe C, indivíduos que conquistaram emprego com carteira assinada, ingressaram no mercado de consumo de celulares, roupas de marca, cursam muitas vezes uma universidade privada, mas ainda assim se deparam com o muro (quase) instransponível de se obter educação de qualidade, planos de saúde privados, bons serviços públicos, enfim, completar o processo de ascensão iniciado nos últimos anos.

    Creio que a manutenção do PT, como alternativa viável de poder, implica em disputar constantemente a preferência deste estamento. A elite é insignificante em termos de números de votos; os grotões e mais pobres vão de PT; a classe média tradicional fecha com a oposição; é justamente nesse setor, o dos “ascendentes”, é que pode significar a glória ou ruína do partido.

    O que venho observando é que, na “Classe C”, pelo menos entre os mais jovens, o sentimento anti-petista, nos mesmos moldes raivosos da classe média tradicional, vem crescendo. Uma mistura de discurso anti-corrupção (por causa do “Mensalão”) e inconformidade com o fato dos serviços públicos que utilizam ainda se encontrarem em estado terminal.

    Sem disputar politicamente, sem o contraditório político, uma classe ascendente cada vez mais conectada e informatizada tende a comprar o discurso meritocrático de classe média tão propagado pela grande mídia. A boa notícia é que este setor é órfão, como pudemos ver na rejeição ampla, geral e irrestrita a partidos vista nas manifestações de junho do ano passado. A má é que o PT é o alvo preferencial dos incoformados, podendo resultar num processo já visto na Espanha (com o PSOE) e no Chile (com o PS, que agora voltou ao poder).

    Essa história de virar, de novo, o partido do medo, com terrorismo midiático que mal sabemos se é verdade (de Aécio, pode-se esperar, mas Campos, por exemplo, rejeitou este discurso dizendo que não mexeria no direito dos trabalhadores), não ajuda no sentido de fazer o processo avançar.

    Paradoxalmente, o que Aldo disse está certo: o “novo PT”, conciliador, pragmático, foi perfeito quando existia uma margem de manobra grande para distribuir renda sem incomodar a elite. Hoje, com este processo atingindo seu teto, só o “velho PT” mesmo para resolver. O PT que não dependia de doação de empreiteiro, banqueiro e ruralista, que, ao invés de disputar espaço televisivo com os tucanos, tinha uma militância que fazia campanha no boca-a-boca.

    Ao invés dessa sanha, beirando o desespero, de se agarrar ao poder, mesmo que segurando o bigode de um Sarney, ou agarrando o bote de grandes empresários/rentistas financiadores de campanha, o partido deveria pensar em estratégias de longo prazo, como manter a sobrevivência nessa sociedade em transição.

    Em 2014 provável que Dilma ganhe de W.O., já que a oposição consegue ser pior ainda no beija-mão ao grande capital improdutivo que nós temos. Só que mais 4 anos assim, sem avançar, trancados em gabinetes e longe dos movimentos sociais, só Lula mesmo para evitar uma derrota em 2018, com o risco dele próprio sair chamuscado em um novo mandato, já que Sebastianismo só é bonitinho quando contado em forma de poesia.

    1. Com todo o respeito às suas colocações, fiz algumas anotações

      Dá uma urticária quando vejo que a cartilha para 2014 será “votem no PT para evitar o arrocho e o desemprego”.

      Seu votarmos no Armínio Fraga e cia vamos ter urticárias pro resto da vida.

      Em 2010, foi “votem no PT para evitar a privatização do Pré-Sal”. 

      A par dos questionamentos, o importante é que o pré-sal está aí,  o regime de partilha idem, 100% dos royalties para educação e saúde, investimentos de bilhões de reais, indústria naval como uma das maiores do mundo, vc quer que mesmo. Vote no Aécim que ai vc vai ver o pré-sal, cujas estimativas ultrapassam os 20 trilhões de reais, fugir das nossas mãos.

      Esse argumento não será usado agora, já que Dilma leiloou Libra e concedeu inúmeras estradas, portos e aeroportos.

      Só em concessão de aeroportos (que continuam propriedade do Estado) Dilma faturou várias vezes mais que os míseros 3 bi de reais pelos quais a turma do Arminio Fraca vendeu a Vale, para receber em moedas podres, a União assumiu as dividas fiscais e trabalhistas, etc etc.

      Obviamente, apenas a manutenção do status quo não é o ideal.

      Mudar o status quo por decreto não há como, e como isso é possível se o campo progressista no Congresso é sempre minoritário, nem a CPMF conseguiu-se manter, a taxação das grandes fortunas para ajudar na saúde foi boicotada pelo clero e ruralistas.

      Sem avanços sérios (e céleres) na educação básica, sem a incorporação de novas tecnologias e uma política industrial que faça-nos deixar o nosso eterno atraso de nação exportadora de matéria prima bruta e importadora de bens de alto valor agregado, difícil atender aos reclames dos jovens que foram as ruas no ano passado.

      Que coisa, o Gerdau abocanhou o setor siderúrgico que segundo os tucanos seria bom para o Brasil e agora se aprochegou pro rumo dos tucanos de olho no dinheiro público, como nos velhos tempos. São mais de 500 anos de atraso e desmandos, o Brasil está no caminho certo, estamos caminhando para a erradicação da miséria e um incremento na educação, que tem recebido cada vez mais aportes financeiros, consulte os dados.

      Jovens, aliás, pertencentes em grande parte ao celebrado estamento da Classe C, indivíduos que conquistaram emprego com carteira assinada, ingressaram no mercado de consumo de celulares, roupas de marca, cursam muitas vezes uma universidade privada, mas ainda assim se deparam com o muro (quase) instransponível de se obter educação de qualidade, planos de saúde privados, bons serviços públicos, enfim, completar o processo de ascensão iniciado nos últimos anos.

      Nos últimos anos foram criadas universidades como nunca, há muitos estudantes no exterior, bolsistas, há uma tendência de melhorar, isso é que importa.

      O que venho observando é que, na “Classe C”, pelo menos entre os mais jovens, o sentimento anti-petista, nos mesmos moldes raivosos da classe média tradicional, vem crescendo. Uma mistura de discurso anti-corrupção (por causa do “Mensalão”) e inconformidade com o fato dos serviços públicos que utilizam ainda se encontrarem em estado terminal.

      Problema de comunicação do PT e governo, que tem desejado a desejar.

      Sem disputar politicamente, sem o contraditório político, uma classe ascendente cada vez mais conectada e informatizada tende a comprar o discurso meritocrático de classe média tão propagado pela grande mídia.

      Concordo.

      Essa história de virar, de novo, o partido do medo, com terrorismo midiático que mal sabemos se é verdade (de Aécio, pode-se esperar, mas Campos, por exemplo, rejeitou este discurso dizendo que não mexeria no direito dos trabalhadores), não ajuda no sentido de fazer o processo avançar.

      ….Aécio é versão tupiniquim de Silvio Berlusoni. Campos está mais para Caprilles que, na Venezuela, jurou de pés juntos que manteria as políticas de Chavez,,,,hum….Como isso é possivel se ele(Campos) já sinalizou que indicará o dono do Itaú para o Ministério da Fazenda, caso seja eleito. Bom para rentistas e especuladores.

      Paradoxalmente, o que Aldo disse está certo: o “novo PT”, conciliador, pragmático, foi perfeito quando existia uma margem de manobra grande para distribuir renda sem incomodar a elite. Hoje, com este processo atingindo seu teto, só o “velho PT” mesmo para resolver. 

      Velhos tempos que não voltam mais, o momento é outro, bola prá frente.

      O PT que não dependia de doação de empreiteiro, banqueiro e ruralista, que, ao invés de disputar espaço televisivo com os tucanos, tinha uma militância que fazia campanha no boca-a-boca.

      Como disputar uma campanha nestes termos: De um lado dinheiro para se fazer uma campanha e, do outro, pires na mão. Infelizmente o tempo passou, a realidade se impôs, o PT recorreu até ao caixa 2 eleitoral que, como sabemos, o aparato midiático-penal deu o encaminhamento que lhe foi conveniente.

      Ao invés dessa sanha, beirando o desespero, de se agarrar ao poder, mesmo que segurando o bigode de um Sarney, ou agarrando o bote de grandes empresários/rentistas financiadores de campanha, o partido deveria pensar em estratégias de longo prazo, como manter a sobrevivência nessa sociedade em transição.

      Até quero ver se Campos for eleito, se Aécio for eleito(bater 3 vezes na madeira, xô..) se não vão se agarrar ao bigode do Sarney face a grande bancada de deputados que ele controla no Congresso. É do nosso sistema eleitoral que, é claro, não vai mudar, os que se beneficiam disso não querem, é assim em todo o mundo.

      Em 2014 provável que Dilma ganhe de W.O., já que a oposição consegue ser pior ainda no beija-mão ao grande capital improdutivo que nós temos. Só que mais 4 anos assim, sem avançar, trancados em gabinetes e longe dos movimentos sociais, só Lula mesmo para evitar uma derrota em 2018, com o risco dele próprio sair chamuscado em um novo mandato, já que Sebastianismo só é bonitinho quando contado em forma de poesia.

      Concordo.

      1. Irônico ler esse teu

        Irônico ler esse teu comentário 10 mesês depois, que pena, ainda acredito que o pt possa dar uma de fenix, mas estou ficando cada vez mais cético :/

    2. Cara sei que teu comentário é

      Cara sei que teu comentário é antigo mas ele sintetiza de forma eloquente exatamente o que eu penso sobre o que ocorreu com o PT. Vou linkar teu comentário.

  24. Cientista político prosaico

     

    Cientista político prosaico

    Nassif tem dado destaque, ou ao menos, oportunidade de serem postados aqui no Blog, aos artigos do professor-doutor Aldo Fornazieri, graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Santa Maria com mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP. Além do que é Diretor Acadêmico na FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

    Além destas informações colhidas no CVLattes, procurei saber um pouco mais a respeito de quem é Aldo em sua página no Facebook, uma vez que a mantém aberta a todos.

    Considera-se “um rude campônio que tem suas criações de gansos, galos e galinhas, marrecos e cães-todos animais de estimação, não para consumo pois consumir suas carnes seria um ato de alta traição à confiança depositada por estes, criaturas de sensibilidade e sabedoria”.

    O que chama a atenção,  no entanto, é a grande quantidade de links de postagens feitas no Blog do Nassif. São pelo menos 22 incluindo a de hoje:

    1)      PT: corrompido e acuado

    2)      A crise da esquerda e o fim da luta sistêmica

    3)      A crise do transporte e a proposta de Haddad

    4)      Reveses, pessimismo e esperança

    5)      Favoritismo e riscos de Dilma

    6)      Crise de liderança: o gestor e o político

    7)      Clientelismo e corrupção do sistema político

    8)      Os desaparecidos da democracia e sua degradação

    9)      O manual de repressão do governo Dilma

    10)   Haddad e as elites paulistanas

    11)   Tumultos urbanos e esgarçamento social

    12)   Paradoxos do poder

    13)   Estado de direito, propriedade privada e estado social

    14)   Rolezinhos e capitalismo predador

    15)   O PT e a candidatura Eduardo Campos

    16)   Protestos marcaram 2013

    17)   Mandela: o último e o primeiro líder

    18)   Mensalão: prisões, destino e tragédia

    19)   Democracia e violência

    20)   Reforma política e republicanismo

    21)   A independência e o Brasil sem rumo

    22)   As ilusões da autonomia e da horizontalidade

    Todos os títulos seguidos de; por Aldo Fornazieri no jornalggn.com.br.

    Em (2) … depois de um blábláblá sobre marxismo e tal,  ele emplaca esta:

    “ Depois de 12 anos de governo, o PT não conseguiu implementar reformas estruturais capazes de remover os mecanismos que geram a desigualdade no Brasil. A recuperação da renda e as políticas inclusivas foram necessárias e configuraram conquistas importantes. Mas não foram mudanças estruturais e poderão regredir sob outro governo. Dilma está terminando seu primeiro mandato em meio a riscos crescentes na sua reeleição. Nas prefeituras, depois dos êxitos iniciais, os governos petistas enfrentam dificuldades em renovar e implementar novas políticas públicas. A crise nos serviços é acompanhada por uma espécie de crise de imaginação e de capacidade.”

    Em (4)… “O pessimismo que vem se disseminando pela sociedade tem três razões de ser: baixas perspectivas econômicas; sua fabricação pelo mercado financeiro e esgarçamento social. A crise de perspectivas econômicas vem sendo determinada por alguns fatores: baixo crescimento, inflação elevada, sinais errados do governo e necessidade de ajustes duros no futuro próximo. Todos esses elementos estão relacionados.”

    Em (5)… “As maiores vulnerabilidades de Dilma são: baixo crescimento na economia; inflação ameaçando chegar no teto da meta; baixa disponibilidade para dialogar com políticos, empresários e movimentos sociais; ausência de um discurso político e moral capaz de apontar rumos e de dirigir a sociedade brasileira e vontade de mudança na maior parte do eleitorado. Vários temas, alguns de responsabilidade do governo federal e outros não, também deverão pesar negativamente sobre Dilma: violência, saúde pública, crise urbana, falta de moradia popular, precariedade na infra-estrutura, problemas ambientais e crise de perspectiva de diversos grupos econômicos e sociais.”

    Em (6)… “(Os criminosos se mostram cada vez mais ousados e a violência continua vitimando mais do que as guerras. Muitas pessoas não acreditam mais na mediação das instituições e dos políticos. A polícia, o vereador, o deputado, o prefeito, o governador e a presidência da república são instituições e representações com baixa legitimidade e a crise de representação se dissemina.

    No plano político, a base governista do governo federal se divide em lutas clientelistas e fisiológicas e a presidente Dilma se mostra inapetente em conduzi-la politicamente.”…

    … “A desigualdade no Brasil continua gritante e os agravos que a maior parte do povo sofre em seus direitos são vistos por toda parte. Existe uma situação de injustiça e de iniqüidade. A ocasião para o surgimento de líderes extraordinários está dada. Mas, por enquanto, prevalecem o gerencialismo insípido e a corrupção. Quem sabe, as lutas e os protestos, tal como no passado, possam forjar novos líderes.”

    Em (8) …” Os prováveis candidatos à presidência da república não expressam alternativas estimulantes. Todos eles – Dilma, Aécio, Eduardo Campos e incluindo Marina Silva – apresentam índices de rejeição acima de 33%, segundo a última pesquisa CNT.

    Em (9)… “O fato é que o governo Dilma vem errando em muitas frentes. E quanto menos tem a oferecer para garantir os direitos dos cidadãos, mais parece flertar com o conservadorismo. A aproximação da copa do mundo, que vem se revelando cada vez mais uma escolha errada para o Brasil e uma falta de noção de prioridades para o povo, parece aumentar o risco desse flerte.”

    Em (11) … “O Brasil está doente, terrivelmente doente…”

    …”Enquanto tudo isto acontece, a presidente Dilma dá um rolezinho em Lisboa para jantar, com sua comitiva, em restaurante de luxo….”

    …”Governos fracos e oposições sem rumo perpassam a realidade política dos municípios à União. No plano da economia, o que vem pela frente não é nada animador. A política brasileira vive uma espécie de um apagão administrativo, um apagão mental e um apagão moral…”

    Em (15)… ”Além do individualismo e do particularismo, a candidatura de Eduardo Campos é resultado de possíveis erros do PT e do governo Dilma. Aparentemente, não foi dada a devida atenção a um aliado histórico. Dilma desenvolve um estilo autocrata tanto na sua relação com os aliados, quanto em relação ao seu Ministério e com o próprio PT. A negligencia das relações políticas costuma custar caro a governantes com perfil tecnocrático – normalmente arrogante e auto-suficiente. Dilma e o PT não se anteciparam no sentido de discutir uma relação estratégica com Campos e o PSB que apontasse para o futuro…”

    Em (22)… “No caso do Brasil (e de modo geral nas democracias ocidentais) o que há é uma crise de governança (incapacidade dos governos de produzir resultados satisfatórios para a sociedade), mas não um colapso das instituições. É bem verdade que no Brasil, nem governo nem oposição, nem PT e nem PSDB, conseguem dar direção política e moral à sociedade, indicando sentidos e destinos…”

    Em (18) …” Os dirigentes petistas cometeram uma série de erros com a ascensão do partido ao poder. Alguns deles corromperam a sua personalidade: passaram a andar em carros blindados; usar camisas brancas engomadas com botões e braceletes de ouro; se apartaram da militância e do povo encastelando-se em palácios e escritórios protegidos por aparatos de segurança; freqüentaram os hotéis mais luxuosos; viraram habitues dos restaurantes mais sofisticados; beberam os vinhos e os uísques mais caros. Enfim, ostentaram os símbolos de riqueza e poder que haviam condenado na época da militância dura..”

    Em (21) …” O pronunciamento da presidente Dilma alusivo aos 191 anos da nossa Independência é a expressão mais acabada de que o Brasil não consegue pensar-se enquanto nação. Dilma fez um discurso conjuntural, centrado nos problemas comesinhos do dia-a-dia – uma espécie de propaganda do seu governo. Nenhuma palavra acerca do significado da nossa Independência, do nosso caráter enquanto povo, do nosso destino enquanto nação.

                Foi um discurso decepcionante, encadeado na corrente histórica de uma elite política que só consegue pensar em duas coisas: ou nos interesses dos grupos que representa ou na continuidade de seu grupo no poder…”

    O Doutor Aldo se declara em termos abaixo em certo momento:

    …“Como é publicamente sabido, sou ligado ao PT desde os primeiros anos de existência do partido. Esta declaração seria desnecessária se os argumentos do debate público fossem julgados pelo seu conteúdo e não pelo sectarismo adesista que não quer reconhecer o debate democrático e a legitimidade das opiniões dos outros. O fato de alguém militar ou simpatizar com um partido não o isenta do juízo crítico acerca dos rumos partidários ou de governos integrados por membros desse partido. O bem e o interesse de um povo e de um país estão acima dos bens e dos interesses dos partidos.”

    Não fosse o próprio dizendo-o seria difícil deduzir isto, pois o mesmo faz mais do que a crítica interna construtiva necessária a qualquer partido.

    Estranho primeiramente a ausência de posts e artigos de sua autoria, seja no GGN, seu facebook, ou qualquer outro lugar, criticando o PSDB ou seus governantes e candidatos.

    Estranho também, que despido do verniz cultural e o traquejo da formação acadêmica para redigir seus textos, sobre muito pouco de conteúdo que não sejam críticas ao Partido ou à Dilma Rousssef. Onde está em seus artigos a profundidade de análise da sociedade brasileira em seu contexto histórico e a realidade social?

    Estranho também a impressão que o autor me passa de informar-se somente pela imprensa convencional, dado que as suas análises refletem puramente a visão de país passada diuturnamente pelo noticiário cotidiano da TV e os grandes jornais. Imperdoável em dias de Internet.

    Ao falar do Dr. Aldo, longe estou de pretender usar o argumento “ad hominen” ou pretender atacar o mensageiro invés de contestar a mensagem. Passei o dia todo lendo (sim, estou com tempo!) tudo que encontrei, para justamente, conhecer seu pensamento.

    Ele (seus argumentos) não é de todo ruim, mas acaba focando somente no que seria – segundo ele – as falhas.

    Isto é mais do que fogo amigo e muito, muito menos que o esperado de um cientista político, ainda que prosaico.

    Luís Fraga.

    1. Concordo. Isso não é crítica construtiva

      Não fosse o próprio dizendo-o seria difícil deduzir isto, pois o mesmo faz mais do que a crítica interna construtiva necessária a qualquer partido.

       Concordo. Isso não é crítica construtiva………………, muito pelo contrário, ,… Todos sabemos que quem apoia o PT tem essa coisa de criticar o partido, o próprio Lula faz isso, mas sabemos muito bem quando isso é feito de forma a ajudar ao invés de detonar, destruir. Diante deste batalhão de pessoas atacando o PT na TV, rádios, jornais, portais, temos que fazer a defesa neste momento em que o fundamental é a reeleição de Dilma para evitarmos o retorno de  Armínio Fraga e cia. Claro que o PT cometeu erros, não fugimos disso, por outro lado o importante é reafirmarmos esse projeto Brasil que tem dado certo e que tem que continuar, isso é o ponto principal. 

    2. Boa análise, Fraga.
      Também

      Boa análise, Fraga.

      Também percebo que o discurso é repetitivo (e chato), calcado em fatos do dia a dia político jogado pela grande mídia, ou seja, desenha seus textos com um recorte para um falso debate, pois a pauta da grande mídia é uma furada.

      Além de repetitivo nestes falsos debates, sendo um cientista poderia embasar seus discursos em dados mais concretos, em documentos com dados sociais e de desenvolvimento humano, nas interações políticas entre os agentes públicos e a sociedade, criticar os avanços ou retrocessos em políticas públicas (com bases em dados, e não em retórica), e, sendo acadêmico, abusar de fontes oriundas de dissertações e teses que contenham dados mais aprofundados, que apontem tendencias e também soluções.

      Do jeito que está, parece um militante que foi esquecido ou, ao contrário, que gostaria de ser chamado para o centro do poder do partido.

      Mas acho que o Nassif gosta muito destes textos, e muitas das colunas do Blog tem críticas semelhantes.

      Curiosidade: ele sabe que seus textos tem guarida no GGN, mas reparei que ele nunca aparece por aqui no debate, ou nos contrapontos feito pelos comentaristasaos seus própios textos.

  25. O artigo do prof. Fornazieri
    O artigo do prof. Fornazieri é crítico ao PT, e embora discorde dele em muitos pontos, reconheço que o mesmo é bastante lúcio e racional, em momento algum apelativo e raivoso. Não obstante faço aqui alguns reparos.Não é que o partido tenha errado ou deixado de errar na questão do mensalão, a questão é que o mensalão nunca existiu e sequer foi provado (pelo menos no formato em que foi vendido pela mídia, com o objetivo claro de criminalizar o partido). O que houve foi crime de caixa-2, e crime cometido por praticamente todas as correntes políticas brasileiras, em todos os processos eleitorais recentes, o que demanda uma reforma política e eleitoral urgente que forças conservadoras (por motivos óbvios…) teimam em não levar adiante. Criminalizar o caixa-2 apenas no PT (fazendo do partido mero bode expiatório…) é fácil, difícil é fazer uma reforma política e eleitoral ampla, que não admita tal tipo de prática e a puna com rigor, seja quem for que a cometa…Quanto ao deslumbramento de algumas correntes e lideranças com o poder que acham que tem, e o seu consequente afastamento das bases e de suas lutas históricas… Isto é fato… Mas também um risco que o partido teve que correr e uma alternativa que ele teve para governar dentro do nosso presidencialismo de coalizão. Entre ser eternamente oposição ou ser governo, ainda que com alianças heterodoxas e concessões aos inimigos ideológicos o partido optou pela segunda alternativa… E isso tem custos… Não obstante o artigo do prof. Fornazieri esquece de frisar que isso também possibilitou pequenas reformas, que apesar de tímidas, contribuíram para retirar muita gente da miséria  inseri-la no mercado de trabalho, com uma política de recuperação do salário mínimo inegável…Pode-se questionar que essa ascensão social seja frágil por ter vindo via desenvolvimentismo consumista e de certa forma despolitizado… Mas de qualquer forma veio, e representou ampliação de renda e acesso ao consumo que em outras épocas os mais pobres nunca experimentaram…Por fim se em gente querendo se vingar do PT, ótimo, se quer se vingar votando em correntes mais à esquerda, como o PSOL ou PSTU, ainda dá pra entender… Se a vingança no entanto for votar no mercadista e elitista PSDB a vingança não é vingança, tem outro nome: tiro no pé…Já que não há nada mais anti-popular e corrupto do que o PSDB e a penca de partidos que o acompanham em sua aliança de direita… com apoio de certo tipo de mídia malandramente monopolista e manipuladora nas informações, mas que gosta de posar como isenta jornalisticamente falando. Isenção que não tem e que nunca praticou aliás.

    1. Caixa 2 com dinheiro público

      Caixa 2 com dinheiro público tem outros nomes: peculato e gestão fraudulenta, crimes comprovadamente prticados no caso do mensalão, conforme decisão do STF (cuja maioria dos membros foi indicada pelo próprio PT). Quanto ao PT ainda ser uma opção de esquerda, não se esquça da base aliada do Governo Dilma, com aliados como PP e PSD.. 

      1. dinheiro público???
        Mas e se o dinheiro não for público. O VisaNet não é público. O Banco Rural tb não. Não houve descio de nenhum centavo público.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador