A avassaladora Operação Abafa da Carne Fraca, por Janio de Freitas

Jornal GGN – Em sua coluna de hoje na Folha de S. Paulo, Janio de Freitas fala sobre as reações à Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17). Para ele, a estratégia para abafar as acusações foi tão avassaladora que “se confunde com os indícios que buscar negar”.
Janio ressalta que o governo Temer, ao lado de empresários, tem se esforçado para passar a tese de que as irregularidades apontadas pela operação são desvios pontuais. Entretanto, se o problema no setor era pontual, o colunista questiona porque o esquema vai de fiscais a políticos, com “altos gastos no financiamento/compra eleitoral”.
O jornalista também afirma que os danos causados pela operação às exportações de carne não podem impedir o desenvolvimento das investigações. Uma política inteligente, em vez do abafa suspeitoso, até atrairia a proximidade dos importadores com as investigações e análises.

Leia a coluna completa abaixo:
Da Folha
por Janio de Freitas
A Operação Abafa veio tão avassaladora, nos jornais, TV e Polícia Federal, que se confunde com os indícios que busca negar.
Se não aumentou a desconfiança do consumidor, tudo indica, no mínimo, que não lhe abalou os novos temores. Mas o abafa quer também impedir o desenvolvimento das investigações e nisso consegue êxito. O mais importante sobre as práticas de frigoríficos, que seria a negação, confirmação ou ampliação do já denunciado, está sob risco. E, com isso, ameaça a população de que tudo continue como está: sem o seu conhecimento seguro do que paga e come.
Policiais do caso asseguram já haver, entre materiais coletados e não divulgados, provas de grave violação das exigências sanitárias por determinados frigoríficos. Além de evidências da corrupção de fiscais do Ministério da Agricultura por aquelas empresas. De sua parte, o mesmo governo que nega, com os empresários interessados e suas associações, mais do que mero desvio pontual no setor, afasta funcionários e providencia farta rodada de substituições contra a corrupção de fiscais e superiores. Por que haveria essas medidas não pontuais?
Se tudo era tão limpo no setor, exceto em um só ponto dele, por que o esquema de corrupção vai dos fiscais a políticos, com altos gastos no financiamento/compra eleitoral? Por que a entrega a políticos do PMDB e do PP, pelo governo, de cargos ligados à fiscalização? Disputa por controle de fiscalizações é indicação segura de esquemas de corrupção grossa. Encobrir tudo isso é o motivo da pressão sobre a PF, inclusive com insinuações de substituição do seu diretor.
Verdadeiros e de pesadas consequências, os danos à exportação não impedem o desenvolvimento de investigações. São apenas pretextos do governo e dos interessados. São, na verdade, úteis aos importadores, por lhes garantirem melhor qualidade dos produtos comprados. Uma política inteligente, em vez do abafa suspeitoso, até atrairia a proximidade dos importadores com as investigações e análises. Ação, no entanto, só possível para quem não teme.
Não sabemos e não saberemos o que tem sido posto em nossos pratos. Sabemos, porém, que falhas de higiene, conservação inadequada ou inexistente, e substâncias impróprias são intoxicantes. Agem como venenos. Mas o governo e os economistas do seu pequeno mundo mental, com os jornalistas “da base”, só falam dos prejuízos à exportação. São, talvez, inexpugnáveis às bactérias neoliberais.
E quantos dos outros têm sofrido entre o pequeno adoecer e a grande intoxicação? Quantos ficaram doentes crônicos, quantos perderam a vida, perderam filhos ou pais por envenenamento alimentar –não importa, isso é gente, e o que preocupa são os cifrões e os porcentos da exportação, da balança comercial, do PIB e, sobretudo, do lucro de quem manipula esse jogo.
“São só 21 frigoríficos acusados”. Só. Como diz o bilionário Blairo Maggi, ministro da Agricultura: “Não podemos deixar essa crise matar a agroindústria”. Matar, só pessoas? Não parece muito justo.
BRASILEIRINHAS
1- Detentores de grandes fortunas sugerem ao governador de Nova York que paguem impostos maiores, para mais recursos destinados aos sem-teto, pobres em geral e escolas. Aguarda-se o comentário do pato do Paulo Skaf.
2- A Fundação Getúlio Vargas, do Rio, inaugura novo prédio, para a Escola de Administração. Ao qual dará o nome de Roberto Campos. Que, como administrador, estourou dois bancos.
3- O ministro Gilmar Mendes está atacado.
Redação

Redação

View Comments

  • Afinal, aquele delegado de

    Afinal, aquele delegado de merda chamado Grillo e seus capangas vão ser demitidos ou não?

    Pode um funcionário público, ou vários, fazerem uma merda dessa e ainda continuarem no serviço público?

    Porque o delegado responsável pela operação desapareceu da mídia?

    Sabe Janio, acredito que se há irregularidades elas devem ser apuradas e os responsáveis punidos de acordo com a lei. Apenas acho, que isto, investigação e punição, poderiam ser feitas de maneira discreta e até mais eficiente e sem gritar para todos que a carne é fraca.

    Na minha cidade tem um frigorífico que exporta carne. Os importadores tem representantes enviados do país deles para acompanharem todo o processo de abate. Desde a origem do boi até se o abate é feito de acordo com as regras deles.

    Tem até muçulmanos que vigiam se o boi está sendo abatido conforme as regras do alcorão.

    O boi não pode perceber que o fim está próximo nem pode sofrer. Tem de ser muito rápido e limpo.

    Penso que na maioria dos frigoríficos deve ser assim.

    • De acordo, caro Jossimar:

      De acordo, caro Jossimar: nenhuma linhazinha sobre o que estão fazendo com o boquirroto imbecilizado do delega. Era para ter sido exonerado de cara, junto com o diretor da pf (outro que "baba" vazajatos" e o tal serralho (ou borralho) que lucrou nas mãos do fiscal-corrupto-corrompido-corruptor. Aí, o temerista-GOLPISTA não diz água. Seria a dona Macela vegana?

  • A folha é um panfleto

    A folha é um panfleto disfarçado de jornal. É panfleto da máfia golpista ditatorial que está saqueando o Brasil, e é impresso e distribuido pelos picaretas "famiglia frias" e sua cambada de mercenários da mesma laia. Já assassinaram muita gente e continuam de plantão para assassinarem mais se for determinado pelas polícias e forças armadas dos eua com filial por aqui, tocadas por apátridas covarde Assassinam e ainda publicam, como se nada tivessem a ver com o crime! É o exemplo dessa matéria vomitada por um dos salafrários que lá se entocam! Cada matéria dessa é um golpe dentro do golpe! Parece que êles não tem nada a ver com isso, mas eles são um dos responsáveis pela carne fraca bem como por todas as operações ditatoriais do país. Assim como assassinaram o Vlad, não nos causará espanto se daqui a pouco assassinarem mais jornalistas, e é capaz de dizerem "mas não eram jornalistas!" 

     

  • Imagem horrorosa

    Que foto deprimente: o vampiro, o sósia do Cachoeira e um capataz lá atrás.....interessante se notar que, logo no inicio da Lava Jato - operação do PSDB - não tiveram o mesmo empenho em defender a indústria do Petróleo, Gás, Eletronuclear, que representa 13% do PIB enquanto a do mercado de carnes 7%....ah, me esqueci: destruir o pré-sal e a economia nacional fazia parte do golpe de Estado para destruir também a democracia...

     

    • Lindios!

      Hehehe, "sosia do Cachoeira" vai deixar o Taques bem irritado. O "capataz" la de tras é o ex-prefeito de Cuiaba, deputado federal etc, Wlson Santos. Olha so que interessante Wilson Santos, que saiu do PDT para o PSDB, foi indicado por Aécio Neves (sim, ele mesmo, o abominavel homem das neves) para ser conselheiro da Cemig... Ê mundo pequeno, sem porteira, sô!

  • Temos uma zelite zelote bizarra

    Temos uma zelite zelote bizarra, pior do que a do Congo, senão vejamos: o campo progressista, pensando no desenvolvimento nacional e nos empregos, até mesmo face ao que já havia ocorrido com a Petrobrás, foi o primeiro a sair a campo para apontar como suspeita a operação Carne Fraca....o que fazia esse Congresso rapineiro enquanto nos ocupávamos de outras questões como a defesa da economia nacional, bem como protestávamos contra o sequestro do blogueiro Eduardo Guimarães a mando de Moro? Aprovaram a terceirização...

    A terceirização como o diabo gosta

    https://jornalggn.com.br/blog/jose-carlos-lima/a-terceirizacao-como-o-diabo-gosta

     

  • Se querem salvar a indústria

    Se querem salvar a indústria da carne, tem que ser algo ao largo do MT. Além é claro de seu ministro da justiça estar com rabo preso (ao rabo da vaca?), ele é capaz de protagonizar aquele circo patético que foi levar embaixadores para comer carne uruguaia e australiana. 

    Temer não conserta nada, só estraga o já estragado

  • A ordem é abafar, já que não

    A ordem é abafar, já que não tem petista no rolo, descorbriram que  o filho do Lula não é dono da Friboi, pois se fosse usariam a operação para trancafiar algum petê que viesse a ser delatado.

  • Nessa o Janio pisou na bola...

    Eu não afirmo, mas imagino que políticos tenham interesse em controlar a fiscalização para fazer andar mais devagar ou mais depressa um procedimento, em vez de esconder salmonela - que aliás, pode ser flagrada pelos compradores.

    É como ser parado numa blitz de trânsito, o guardinha lá pode te segurar por horas, verificando extintor (ainda existe obrigatoriedade?), estepe, chave de rodas ou lanternas queimadas. E mesmo que seu carro seja novo isso pode acontecer.

    Nessas horas é melhor ser amigo do guarda, ou não?

    Fico imaginando o prazo que deve levar pra sair uma licença de operação de um frigorífico, depois o emaranhado de resoluções e portarias que devem ser seguidas, para enfim poder abater e comercializar os animais.

    E por fim, a questão maior nessa Carne Fraca já foi exaustivamente discutida aqui, é o espalhafato, a generalização, o exibicionismo de delegados, a demora entre o início das investigações e seu desfecho, o timing político - às vésperas da votação da terceirização, ou logo em seguida ao aniversário da lava jato que se critica acima de tudo.

    Discordo do Janio, nessa...

  • Adroaldo falou sobre o Mensageiro mas nada disse sobre a mensage

    Adroaldo, você falou bonito contra o mensageiro. Mas o que você tem a nos dizer sobre a mensagem em si?

  • O "Toureiro Suburbano"

    “Um pedaço do Acém? Não tem / Um pedaço da Pá? Não há / A Costela do boi? Já foi / Cadê o Miúdo? Foi tudo / Cadê o Miolo? Deu bolo / A tourada é cruel”. ---

    Moacir Franco, “Toureiro Suburbano” (*)

     

    Nassif: você sabe que olho Janio com cuidado. Ele muda mais de opinião que a moda. Mas nem por isto deixo de ler seus artigos e respeitá-lo. Esse, por exemplo.

    Foi exato quando disse que o “abafa quer também impedir o desenvolvimento das investigações e nisso consegue êxito”. Tiro preciso.

    É lógico! Não veio à tona porque o PMDB era o destinatário das benesses da maracutaia. Tem mais é que abafar, na tradição inaugurada pelo atual governo. “Ferrari” já profetizara.

    A questão do exterior é balela, principalmente da grande mídia. É desvio de atenção para coisas maiores.

    Os de fora vão agora comprar carne de primeiríssima a preço de banana. Dizem que Cargill e Bunge se movimentam a todo vapor. Evidentemente, com aval e ajudazinha do ministro da Agricultura.

    Os exportadores terão créditos subsidiados pelo BNDES para supostos prejuízos.

    A questão a ser evitada é a repercussão em casa, é só interna.

    Da carne podre, que ia para a merenda escolar e para os presídios e outros programas assistenciais, vão fazer o quê? Sem esquecer do quinhão do Povão. Isso é que tem de ser abafado.

    A carne que não vai sair e perder seu prazo de validade será “atualizada” por imersão em solução de vitamina C produzida pelos laboratórios do Carcamano da Moóca (do tempo que ele quebrava patente. Lembra?). Ficará “vermelhinha” nos açougues dos Frigoríficos do PMDB, PSDB/DEM/PPS e do PP/PTB. Parecerá que o garrote foi abatido ontem. Em alguns estabelecimentos, até um preparado da cor de sangue escorrerá do filé. E o frango, que cheiroso....

    Aqueles “33” heróis serão os bodes expiatórios. Mas com a embromação judicial partidária já combinada o crime prescreverá. Eles serão agasalhados por parlamentares da base do governo.

    Quanto a notícia, continuo cauteloso. Até porque a linha do pessoal da Barão de Limeira é morder e sopra, uma variante de “uma no casco outra na ferradura” (lembrando do Senador 477). Mas não deixou de ser interessante.

     

    (*) para ouvir e deleitar-se: youtube,be/ZVaa9k10R64

  • "O jornalista também afirma

    "O jornalista também afirma que os danos causados pela operação às exportações de carne não podem impedir o desenvolvimento das investigações."

    Por que não o contrário? Por que não "o desenvolvimento das investigações não pode impedir as exportações de carne"?

    ISSO, isso aí é o que tem de errado no Brasil nos dias de hoje. Não tem justificativa nenhuma as coisas ocorrerem e terem ocorrido desse jeito. É algo profundamente estúpido, não importa de que ângulo se olha. Como o Brasil foi acometido por essa praga de vaidade moralista misturada com falta de bom senso?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

2 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

5 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

6 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

7 horas ago