
A economista italiana Clara Mattei, autora de “A ordem do capital: Como economistas inventaram a austeridade e abriram caminho para o fascismo”, uma das obras de política econômica mais importantes dos último anos, estará em São Paulo nesta terça-feira, na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). O GGN transmitirá o evento, que será aberto ao público e terá tradução simultânea, a partir das 15h, em parceria com os canais da FESPSP e da FPA.
Em entrevista exclusiva ao jornal GGN, a economista destaca que a obra desafia as bases do liberalismo econômico ao mostrar que políticas de austeridade e modelos não democráticos de poder, permitiram aos economistas implementar medidas que subordinam os trabalhadores e perpetuam tais sistemas sob disfarces democráticos. Leia a entrevista feita pela jornalista Patricia Faermann >> Clara Mattei: Capitalismo prosperou no fascismo com austeridade.
Mattei revela a tensão histórica entre capitalismo e democracia, exemplificando com a Itália de Benito Mussolini, onde a austeridade foi usada para esmagar a mobilização dos trabalhadores e fortalecer o fascismo com o apoio de economistas. Ela destaca que, após a Primeira Guerra Mundial, experimentos sociais centrados na participação dos trabalhadores foram rapidamente anulados pela austeridade, consolidando regimes autoritários favorecidos por economistas liberais.
O link estará disponível a partir de amanhã. É possível acompanhar no canal do Youtube da TV GGN.
Leia também:

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.