Política

Acordo entre Lula e Janones fica mais próximo após incorporação de propostas ao programa

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República deve ganhar um novo aliado nesta semana: o deputado federal André Janones, pré-candidato do Avante.

O político mineiro, que briga pelo quarto lugar nas pesquisas com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) – ambos vêm variando entre 2% e 4% desde maio – afirmou no último fim de semana que estaria disposto a abrir mão da sua candidatura em favor de Lula, “caso o PT incorpore 100% das minhas propostas”.

Não se sabe se a campanha petista aceitou realmente a totalidade das propostas de Janones, mas muitas delas foram sim agregadas ao programa da chapa Lula-Alckmin nesta segunda-feira (1/8), como relata a coluna do jornalista Kennedy Alencar no UOL.

Entre as ideias incluídas estão: um aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, além de tornar o programa permanente incluir uma cota adicional para mães solteiras, a inclusão de todos os inscritos no Cadastro Único como beneficiários do Auxílio Brasil e a criação de uma estrutura dentro do Ministério da Saúde para tratar de políticas públicas referentes à saúde mental.

Encontro com Lula

A aproximação entre Lula e Janones se iniciou na semana passada, quando o deputado federal por Minas Gerais publicou uma mensagem no Twitter dizendo que “Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar Lula”.

A mensagem foi prontamente respondida pelo petista, através da mesma rede social: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”.

Segundo a coluna de Kennedy Alencar, o gesto de assumir as propostas de Janones ao programa de Lula e Alckmin foi mais um passo na direção do acordo que deve ser selado ainda esta semana.

Lula e Janones têm um encontro marcado nesta quinta-feira (4/8) e o clima iniciado nas mensagens de Twitter, e reforçado com a adesão programática, indica que o acordo entre os dois poderia ser selado nesse mesmo dia.

Redação

Redação

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

4 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago