5 de junho de 2026

Acordo entre Lula e Janones fica mais próximo após incorporação de propostas ao programa

Aliança entre Lula e Janones deve ser selada ainda esta semana, segundo o jornalista Kennedy Alencar
Fotos: Câmara dos Deputados (Janones) e Ricardo Stuckert (Lula)

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República deve ganhar um novo aliado nesta semana: o deputado federal André Janones, pré-candidato do Avante.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

O político mineiro, que briga pelo quarto lugar nas pesquisas com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) – ambos vêm variando entre 2% e 4% desde maio – afirmou no último fim de semana que estaria disposto a abrir mão da sua candidatura em favor de Lula, “caso o PT incorpore 100% das minhas propostas”.

Não se sabe se a campanha petista aceitou realmente a totalidade das propostas de Janones, mas muitas delas foram sim agregadas ao programa da chapa Lula-Alckmin nesta segunda-feira (1/8), como relata a coluna do jornalista Kennedy Alencar no UOL.

Entre as ideias incluídas estão: um aumento do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, além de tornar o programa permanente incluir uma cota adicional para mães solteiras, a inclusão de todos os inscritos no Cadastro Único como beneficiários do Auxílio Brasil e a criação de uma estrutura dentro do Ministério da Saúde para tratar de políticas públicas referentes à saúde mental.

Encontro com Lula

A aproximação entre Lula e Janones se iniciou na semana passada, quando o deputado federal por Minas Gerais publicou uma mensagem no Twitter dizendo que “Bolsonaro me bloqueou, Ciro não aceitou encontrar comigo, Tebet ignorou por completo minha existência, enquanto aquele que lidera as pesquisas pediu publicamente pra conversar comigo. Humildade e democracia andam lado a lado. Convite aceito. Vamos conversar Lula”.

A mensagem foi prontamente respondida pelo petista, através da mesma rede social: “Combinado. Política se faz com diálogo e juntando pessoas pelo bem comum. Vou te ligar”.

Segundo a coluna de Kennedy Alencar, o gesto de assumir as propostas de Janones ao programa de Lula e Alckmin foi mais um passo na direção do acordo que deve ser selado ainda esta semana.

Lula e Janones têm um encontro marcado nesta quinta-feira (4/8) e o clima iniciado nas mensagens de Twitter, e reforçado com a adesão programática, indica que o acordo entre os dois poderia ser selado nesse mesmo dia.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados