As denúncias e o caso Gabriel Chalita

Em todo modelo democrático, há a influência de grupos econômicos na política. Seja nos Estados Unidos ou no Brasil, cada partido político monta alianças com grandes grupos que irão financiar suas campanhas e ter direito ao butim.

São partes interessadas todos os grupos que dependem de demandas do Estado de empreiteiras a grupos de mídia -, que dependem da regulação pública – empresas de telecomunicações -, no caso dos EUA empresas ligadas ao complexo industrial-militar.

A diferença do Brasil é o grau de promiscuidade da política com os negócios, que chegou a tal ponto que criou uma cadeia improdutiva da corrupção, na qual todos se beneficiam.

O partido que está no poder seja o federal ou nos estados beneficia-se e aos seus, enquanto situação. Do outro lado, o principal partido de oposição se beneficia do discurso da denúncia especialmente se não tem bandeiras para colocar no lugar.

Ponto central nesses jogos são os grupos de mídia. São eles que dão repercussão a denúncias. Quando isentos, são grandes fiscais da cidadania. Quando parciais, tornam-se cúmplices de jogadas do pior nível.

***

O jogo é simples. Aparece uma testemunha qualquer, com idoneidade ou não, e faz uma acusação verbal contra o alvo a ser destruído. Pouco importa se a acusação tem fundamento ou não. Aceitam-se até acusações em off, sem a menor garantia de que exista ou não um acusador.

O passo seguinte é conseguir um procurador que transforme a manchete em inquérito. Depois, há a investigação de praxe, que fornecerá mais materiais para denúncias, em um processo de retroalimentaçao.

No final, pouco importa se nada foi apurado, se a pessoa era inocente, se as denúncias eram falsas. O estardalhaço foi suficiente para liquidar com sua vida ou carreira política. E nada ocorrerá com os que participaram da trama – de procuradores e veículos de mídia.

***

Um exemplo notório desse jogo é o que ocorreu com o ex-deputado Gabriel Chalita.

Secretário da Educação de Geraldo Alckmin, acumulou um bom cacife eleitoral.

José Serra cercou seu espaço no PSDB e Chalita se viu obrigado a mudar de partido. Foi para o PMDB, candidatou-se a prefeito de São Paulo e obteve 13% dos votos. Seria um candidato competitivo ao governo do estado de São Paulo.

***

De repente, aparece um ex-assessor com uma denúncia amplamente repercutida pela revista Veja que sempre atuou como braço armado de Serra.

Na sequencia, o então Procurador Geral da República Roberto Gurgel enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de abertura de inquérito contra ele. Em São Paulo, foram abertos 11 inquéritos pelo Ministério Público Estadual.

Os jornais de São Paulo foram inundados de declarações dos promotores estaduais, divulgando documentos, fotos, e-mails do ex-assessor, mesmo antes de apurar sua consistência e veracidade.

***

A maior parte das denúncias foi arquivada, por falta de provas. Restaram alguns episódios menores, de âmbito administrativo. Mas a carreira política de Chalita estava liquidada; sua vida pessoal, devassada. O que aconteceu com os veículos que divulgaram as falsas denúncias?

Nada. No precário modelo jurídico brasileiro, eles têm liberdade para matar.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Os grupos de midia brasileiros

    Globo. Abril, FSP e as sombras ainda semi-vivas(OESP, SBT etc..) são a face mais corrupta da sociedade brasileira.

    E são eles que se auto-intitulam defensores da ética e da moral.

    O Brasil é hoje claramente tirado para baixo pelo oligopólio midiático.

     

    • Os grupos de midia brasileiras

      Concordo totalmente Lionel. Como entendo como absurdo o que fizeram para liquidar a promissora carreira Política de um homem como Gabriel Chalita. Também com Gurgel pelo meio. Além de Serra, Veja e etc.l Saiba Chalita que ele é muito respeitado e os que o conhecem jamais deram qualquer crédito a esses bandidos.

       

       

       

       

       

       

       

       

       

    • Porque te calas

      Não entendo como uma ABI uma associação de grande respeitabilidade se cala nesta hora. justo ela que teve marcação implacavel quando a ditadura mandava no Brasil.

  • A hora é de união. Defendemos

    A hora é de união. Defendemos um modelo de governo voltado à diminuição das igualdades, à mais justiça social, à mais cidadania... O risco que corremos nos obriga a unirmos. "Unidos jamais seremos vencidos". 

  • E o governo do PT, hem?
    Não

    E o governo do PT, hem?

    Não conseguiu nem aprovar o direito de resposta na mídia. Nunca fez questão.

    Comprou uma briga épica com médicos, fez um barulho danado com a participação social....

    Com a mídia? Nenhum incômodo.

    Um dia vou entender essa omissão. Ou não.

  • Parceiros do Futuro

    Lamento  o ocorrido com o Sr. Gabriel Chalita, é fato que neste País aqueles que tem interesse em melhorar o nosso BRASIL, sempre sera condenado......Trabalhamos juntos no Programa Parceiros do Futuro nas Escolas Estaduais e tenho grande respeito por ele ter criado um programa que ajudou muitos jovens. Obrigada e torço pelo seu retorno bem mais forte. Quem sabe na Presidencia da nossa querida Republica.

     

    Abraços;

     

    Carmen P.M.Costa

  • A culpa é dos proprios

    A culpa é dos proprios politicos que se esquecem de suas obrigações, poderiam regulamentar o direito de resposta e a aplicação de multas pesadas nesses casos, mas o que fazem? Nada!!

  • ARMAÇÃO CONTRA OS BLOGS PROGRESSISTAS?

    ARMAÇÃO CONTRA OS BLOGS PROGRESSISTAS?

    Nassif,

    Ontem, no final da noite, o blog publicou post desautorizando e recriminando um comentarista que o colocou como "fonte" de ataques contra um candidato. Um desses ataques se refere a um vídeo de um suposto "policial civil" com acusações pesadíssimas. Lembrei então que o link para este vídeo foi espalhado em todos os blogs progressistas que eu leio regularmente. E me ocorreu a seguinte suspeita de armação: o "denunciante" do vídeo pode ser alguém contratado para fazer um trabalho sujo, e você há de convir que, sendo este o caso, o sujeito do vídeo pode ser até um membro de "uma quadrilha que atua nos presídios paulistas", para usar a expressão usada pela grande imprensa e pelo governo paulista para mascarar o problema.

    Todos lembramos do sequestro do Diniz e da camisa que vestiram num dos bandidos na véspera da eleição de 1989. A minha suspeita agora é esta: o vídeo é jogo sujo pesado da direita, com um possível desmascaramento do "policial civil" às vésperas da eleição e vestida de camisa em quem todos sabemos. Não duvido também que até consigam desta vez até um cartão de filiação a um partido político do sujeito ou de "alguém ligado" a ele. 

    Dessa vez, entretanto, eu acho que esta armação visa também os blogs progressistas, que já há algum tempo vêm sendo acusados vergonhosamente pelos colunistas da direita na grande imprensa, e seriam "criminalizados" agora por esta imprensa sem escrúpulos e, você sabe, também pelos seus membros associados de sempre nas instituições.

    Anoto também que, mesmo que a suspeita não se verifique, este vídeo  é por si só criminoso, pois faz acusações sem prova, extrapola o debate político de alto nível que travamos, e, no meu entender, todos os seus links nos blogs deveriam ser retirados. Assim, sugiro que leve tudo isto em conta e tome as precauções necessárias, com os demais blogueiros que possam ser afetados.

  • Gabriel Chalita

    Um absurdo que se juntem elementos colm Serra, Veja e essa imprensa nojenta que temos no Brasil e tenta macular o nom e de pessoas sérias que são ameaças ao poder que detem, como tentam agora decidir as eleições no Brasil. Admiriro muito Gabriel Chalita e jamais acreditei no que disseram a imprensa e esses procuradores e promotores que precisam aparecer. O Gurgel não enganou ninguem com as suas posições. Resta o povo conseguir enchergar. Que Deus não nos abandone. Enfase não dão ao que não interessa essa maior parte da imprensa que nos dá raiva. 

  • Chalita, homem de bem!

    Gabriel tem de sair da política de vez, e viver a vida dele literária, a carreira no exterior, ele precisa de paz e um tempo para recuperar o fôlego e se reerguer desse grotesco cerco que armaram para ele.

    Ele é forte, bom e será competente para se reerguer na sua vida pessoal, profissional, mas a carreira política, graças a Deus realmente foi liquidade. Infelizmente para um país carente de homens como ele no poder, mas felizmente para ele que será mais feliz, pois retomará suas verdadeiras vocações: literatura e educação.

    Ele nasceu para dar aula e escrever, isso é fato, por mais que o desmereçam, por mais que o menosprezem, ele é um homem empreendedor, criativo, ativo e que trabalha por nossa literatura e educação.

    Que venham as críticas, mas que ele faça delas sempre degraus para subir, como ele fez e fará sempre. 

    Admiro demais essa pessoa. Ele é um homem íntegro, sim!

    Abraços,

    Excelente artigo!

    Cristiana

  • Tem-se a impressão que

    Tem-se a impressão que justiça e mídia são faces da mesma moeda. Resultado: A situação que nos encontramos. Foi noticiado hoje que todas as grandes empreiteiras estão envolvidas nas denúncias do caso Petrobrás. E que elas já mandaram o recado de que, se condenadas, serão consideradas inidôneas.  E nessa condição não poderão tocar obras em andamento. Ou seja: Paralisam o País. Uma sugestãobaseada no domínio dos fatos operacionalizada pelo Joaquim, para evitar essa catáastrofe: Pegar apenas uma delas, a menor. Mas, o perigo maior penso eu não são as construtoras e sim o envolvimento do poderzão com seu nepotismo cruzado. Qua faria ruir a república caso o maior malandro do País abrisse o bico. O que mudou até agora é que as coisas estão um pouco mais visíveis, e a criação de inúmeros órgãos e processos para que os impunes de sempre não sejam importunados.

    • Por causa disso não. Existem

      Por causa disso não. Existem centenas de outras empreiteiras internacionais, hiper , super melhores do que as nossas. A China com todo seu aparato de pessoal técnico teve que se curvar e contratar empreiteiras americanas, alemãs e inglesas para desenvolver seus megaprojetos. A mão de obra operosa continua sendo a do país. Não com que se preocupar.

    • Mídia e Justiça

      Seria bom verificar a veracidade desse "encadeamento lógico" noticiado: Todas empreiteiras envolvidas, se condenadas, param as obras e paralisam o país.

      Parece implícito que são culpadas, mas são grandes demais para serem condenadas.

      Só que qualquer processo de "gente grande" demora anos para acabar, se é que acaba. Enquanto isso, quem garante que somente essas empreiteiras dão conta do recado?

      É mais provável que surjam outras durante o processo, com os mesmos donos, com outras caras...

    • Como? Não entendi? O PT conta

      Como? Não entendi? O PT conta com o aparato midiático, ou seja, o meio sem o qual é impossível que esse processo deslanche? O PT conta com simpatias no Ministério Público?

      Responderei ao teu questionamento se responderes, com honestidade as duas perguntas acima.

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

22 minutos ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

23 minutos ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

53 minutos ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

2 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

2 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

3 horas ago