Brasilianas.org discute hoje transformação dos movimentos sociais

Debate contará com a participação da especialista em Movimentos Sociais, Maria da Glória Gohn. Colabore enviando perguntas. Clique aqui.


Foto-fonte: Fernando Frazão/Agência Brasil

Luis Nassif recebe hoje (24), a partir das 20h00, no programa de debates Brasilianas.org especialistas para levantar elementos que apontem para uma mudança de paradigma no modelo de formação, articulação e atuação dos novos movimentos sociais urbanos no Brasil, decorrentes do impacto da crescente globalização e uso das novas ferramentas de comunicação, possibilitando-os trabalhar cada vez mais de forma articulada e em redes.

Os convidados para esse debate são a professora titular da Faculdade de Educação da Unicamp, mestre e doutora em sociologia e ciência política, Maria da Glória Gohn; o professor do curso de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP, Pablo Ortellado; e o historiador pela USP, ativista do movimento negro, poeta e educador, Allan da Rosa. O ambiente virtual ocupa hoje o espaço de debate antes protagonizado por sindicatos, comunidades eclesiais de bairro, associações de bairro e até mesmo academia. A internet tem, ainda, a qualidade de ser mais democrática e não restrita as fronteiras geográficas. Esse formato permite a atuação de múltiplos protagonistas e assim, na lógica de paradigmas cunhada pelo físico e filósofo Thomas Kuhn, podemos estar vivendo um momento de crise das antigas formas de mobilizações sociais, que tendem a monopolizar o conhecimento e o poder através de estruturas verticalizadas, para aquelas de caráter horizontal, que permite uma maior participação e formação política do indivíduo.

Não perca e participe mandando perguntas que poderão ser respondidas ao vivo. Clique aqui.
Quando: Hoje, segunda-feira (24 de agosto), ao vivo.
Horário: 20h00 às 21h00
Saiba como sintonizar a TV Brasil: Clique aqui.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Pergunta:

    - Os Movimentos Sociais por um lado podem (e acho que é um dever) receberem apoio pelos partidos progressistas, PORÉM, por outro lado, em que medida ocorre (e se deveria evitar ) a condução para que suas autonomias não fiquem secundárias? Isto é, para que não se confundam partido ou PartidoS e Movimentos, o que afastaria pessoas e setores apartidários ou não simpatizantes com esse ou aquele partido ou partidos progressitas?

  • Quem? Quem, Nassif?

    Nassif, hoje eu amanheci com uma perguntar encasquetando a minha cabeça: Quem levou a nossa presidenta Dilma para entrar no PT? Você, grande Nassif "sete dedos", menestrel mor dos grandes saraus, saberia dizer?

Recent Posts

Do homicídio ao omnicídio, por Mario Bunge

Ainda que toda morte violenta seja condenável, é óbvio que o assassinato de N pessoas…

1 hora ago

Investimento estrangeiro: prós e contras, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Tento esclarecer, mostrando onde estão as lacunas e falácias nos argumentos, que são apenas parcialmente…

1 hora ago

O ouro de Taubaté, por Heraldo Campos

Como estará agora essa atividade minerária no campo e que acelera e predispõe o aumento…

2 horas ago

O cantautor de palavras profundas, por Aquiles Rique Reis

André Morais, paraibano de João Pessoa, após lançar Bruta Flor (2011) e Dilacerado (2015), nos…

2 horas ago

Luís Nassif: Haddad dá pistas sobre seu modelo fiscal

Se o governo Lula não apresentar o contraponto, o próximo 1º de maio será realizado…

2 horas ago

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

14 horas ago