CIA prepara drones para ataques na Síria

Do blog de Humberto Capellari

A CIA prepara o uso de drones na Síria

O Centro de Contra-terrorismo que gere o plano secreto de execuções com aviões teleguiados (drones) dirigido pela CIA, sobretudo no Paquistão e no Iémene, acaba de formar um grupo de especialistas encarregados de reunir informação «sobre islamistas radicais na Síria», anunciou o diário Los Angeles Times na sua edição de 15 de março de 2013. [1].

Este quotidiano cita como fonte vários responsáveis norte-americanos «actuais e anteriores», os quais indicam que se trata de um passo para eventuais «ataques letais com drones» na Síria.

Segundo o Los Angeles Times, o trabalho deste grupo de especialistas «incluiu a colecta de informação sobre extremistas islâmicos» e que o seu objetivo seria o de «proteger os Estados Unidos e os seus aliados» face ao recrudescimento da violência na Síria.

Deve salientar-se que os autores deste artigo não se colocam nunca a questão, sobre o que poderá impedir esta equipa da CIA de recolher informação de espionagem permitindo a Washington atacar os dirigentes do governo sírio, incluindo o próprio presidente Bachar al-Assad.

Los Angeles Times tampouco se questiona, tal como a agência francesa AFP, no seu despacho [2] onde retoma esta revelação, sobre com que direito uma agência norteamericana irá «liquidar» seja quem for sobre o território de um país terceiro.

Finalmente, sendo o novo director da CIA, John O. Brennan, um acerbo crítico da maneira como Estados Unidos promoveram a emergência da al-Qaeda como meio de lutar contra a presença soviética no Afeganistão nos anos 1980, a revelação do Los Angeles Times parece vir confirmar a hipótese emitida desde novembro de 2012 por Thierry Meyssan, sobre a eventual liquidação dos «jihadistas que trabalharam para a agência» [3] mas que se tornaram actualmente num estorvo muito incomodativo para Washington. ( REDE VOLTAIRE )

Tradução
Alva

[1] « CIA begins sizing up Islamic extremists in Syria for drone strikes », por Ken Dilanian e Brian Bennet, Los Angeles Times, 15 de Março de 2013.

[2] «Syrie: la CIA envisage de liquider des islamistes radicaux de l’opposition», por Francisco Leong, AFP, 15 de Março de 2013 – Síria: a Cia encara a liquidação dos islamistas radicais da oposição, NdT) .

[3] «Obama II : la purge et le pacte», par Thierry Meyssan, Rede Voltaire, 27 de Novembro de 2012 – (Obama II : o pacto e a purga , artigo de T. Meyssan na Rede Voltaire, em Português, NdT).

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

14 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

17 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

18 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

19 horas ago