Com PMDB na Saúde, PSDB vê menor possibilidade de impeachment

Por Ilimar Franco

A reforma dá estabilidade ao governo Dilma

Em O Globo

A presidente Dilma tornou mais sólida sua base de apoio no Congresso. Com a pasta da Saúde nas mãos do PMDB, é muito menor a possibilidade do impeachment prosperar. Essa é a avaliação feita por dirigentes tucanos.

A perda da Saúde gerou enorme frustração no PT. Mas seus líderes no Congresso reconhecem que esse é o preço a pagar para fortalecer o apoio ao governo. Fragilizado pela Operação Lava-Jato, o PT não pode pensar em se afastar de seu próprio governo e de abdicar de combater os que o querem fora do poder. No caso das pastas temáticas (Igualdade Racial, Mulheres etc) estão conformados. Repetem que a estrutura mudou, mas o importante é que as políticas serão mantidas.

A presidente nunca terá o apoio de todos nas bancadas aliadas, mas o risco de defecção foi reduzido. A votação na bancada do PMDB da Câmara sobre indicar ou não nomes para o Ministério, inclusive Saúde, foi eloquente. Votaram sim 42 e não 9.

Mesmo com baixas em suas bancadas. A manutenção das pastas do PSD (Cidades); do PP (Integração); do PR (Transportes); do PCdoB (Ciência e Tecnologia); do PRB (Esportes); do PTB (Desenvolvimento, Indústria e Comércio): e, do PDT (sem pasta definida), afastam a possibilidade de uma articulação política consistente pela deposição da presidente Dilma.

A experiência demonstra que crises econômicas e manifestações de rua não derrubam governos. O relevante é a articulação política.

Foi assim que o PSD aproveitou um erro de Jânio Quadros e declarou a vacância na Presidência da República. Foi dessa forma que a UDN, o PSD e os militares apearam João Goulart do Planalto. E, foi uma costura entre Itamar Franco, o PMDB e o PSDB, que deflagrou o impeachment do atual senador, Fernando Collor. E é, por isso, que agora, os tucanos (segundo reportagens) diziam que estavam nas mãos do PMDB, e do vice Michel Temer, para tocar o impeachment.

O quadro sempre pode mudar, mas essa é a pintura do momento. Uma outra tela ainda está por ser desenhada.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • SEM CHANCE!

    SEM CHANCE!

    DILMA ESTÁ VENDENDO A ALMA AO DIABO EM NOME DO PODER E DO CARTÃO CORPORATIVO NA FAIXA...

    ESPERO QUE TENHA O FAIRPLAY HUMANITÁRIO TOMA-LÁ-DÁ-CÁ  DE NÃO VENDER NÃO TROCAR NÃO EMPRESTAR A SAGRADA QUERIDA MAMÃE.

    • Sugestão

      E qual sera a sua sugestão, sr. sapiência ? Mergulhar mais e mais o país no inferno e entregá-lo de mão beijada aos golpistas, maus perdedores ? Bem disse o Lula : " Para se governar este pais temos de fazer aliança até no inferno!" E eu diria "meter a mão na sujeira".

      • Lenita, tudo bem em nome da

        Lenita, tudo bem em nome da governabilidade. Tudo bem para  evitar que esse Brasil caísse numa guerra civil sem precedentes, na qual eu e muitos de nós estaríamos na primeira fila. Agora, votar no PT de novo? só se ele vir sozinho na chapa!

    • Aqui estou eu ...

      Aguardando sugestões, se você as tiver, além desta indignação pequeno burguesa de quem se acha sofisticado e, típico brasileiro, nada faz ou nada acha a fazer ...

  • Mas na mão de alguém que sugeriu renuncia?

    Colocar no ministério de maior importância e orçamento um politiqueiro que dá entrevista dizendo que a situação da Dilma é insustentável, e que demandaria uma renúncia dela, nunca dele, pois não faz parte de seu vocabulário, é terrível, é desastroso, é humilhante, é a subserviência ao chantagismo político, é a total prostação.

    Ter de ser em algum momento confrontada com o vídeo desse abjeto falando o qua falou dela, tenham certeza, deverá ser o momento de maior frustação de uma Dilma que suportou um pau de arara, mas se verga à política mais rasteira, ao pior procedimento de alguém do qual se espera estatura, envergadura para levar adiante os destinos de um país.

    É decepcionante em todos os sentidos.

    E não me venham falar em razão de sobrevivência, pois essa se aplica apenas à iminência de uma morte física, momento ainda em que muitos se arvoram de uma coragem impar para não ceder e por isso se tornam herois.

     

  • Podem ficar "intranquilos"

    Podem ficar "intranquilos" porque o impedimento não depende  do PSDB ou do PMDB, se a oposição não corresponder passa se por cima dos politicos. 

    • E você pode tirar seu jumento

      E você pode tirar seu jumento da chuva pois seus sonhos foram para o brejo.

      Que tal umas férias? Esse trabalho de troll não cansa???

      • Trollagem profissional

        Não cansa porque é remunerado...

        Serviço de telemarketing especializado... Muito bem pago com recursos das empresas corruptoras e outras máfias.

  • Nessa toada, apenas o cargo

    Nessa toada, apenas o cargo de presidente será da cota do PT e creio que apenas até o PMDB assim determinar. Esse partido terá o botão vermelho sempre à mão: se ele achar que as condições conjunturais estão convenientes para que assumar de vez a presdiência, assim será feito. Se ele achar que é mais vantajoso o PT arcar com o desgaste de "governar", enquanto ele (o PMDB) se apresenta como  fator de equilíbrio e de governabilidade, assim também será feito. De qualquer forma, tchau PT! Não terá Lula (desgasatdo que só) que dê jeito...

  • O PT ganhou mas não levou,

    O PT ganhou mas não levou, vai tocar um governo que quase não é seu, não tem a sua cara, não irá trazer nenhuma boa noticia e que vai levar bordoadas durante muito tempo, situação bem dificil.

  • ....

    Tem comentarista aqui que votou nos Caiado da vida e ai não quer que Dilma negocie..,...discursam contra a corrupçao e até querem os royalties do  pré-sal para a educação e saúde mas votam num Zé Serra office boy da Chevron e não em Suplicy..,...vai entender

     

     

     

  • Fim de papo...

    Acabaram as ameaças à presidente que faliu o Brasil e seus parceiros nessa nobre tarefa.

     

    Ao mesmo tempo estão soterrando a Lava Jato.

     

    Acho que é o fim do Brasil... Até 2050, seremos como a América espanhola, fragmentada em republiquetas e países pífios, apesar que vergonha é ser enorme e pífio.

     

    Que seja, nunca passamos e nunca passaremos da fase de proto-país mesmo...

     

    • Já que comenta aqui

      Deveria também ler os post do Nassif. Para parar de falar abobrinha! Quem deixou o Brasil quebrado e sem reservas cambiais dando calote foi FHC, Tente reescrever a história para os analfabetos políticos da veja e globo, não aqui entre esclarecidos

  • Porque será que o PMDB gosta

    Porque será que o PMDB gosta tanto da pasta da saude, será que estão todos os membros do partido doentes?

    Êta partido fisiologista, até  quando? 

    • lembrando que o Cunha

      tava com um projeto lá envolvendo Operadoras de Planos de Saúde e SUS, lembra de algo assim?

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

37 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

1 hora ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

4 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

5 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

6 horas ago