Datafolha: 30% se definem como petistas e 22% bolsonaristas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

São os mesmos aliados de dezembro do ano passado, com oscilação mais negativa para Bolsonaro, que perdeu 3% de apoiadores

Lula e Jair Bolsonaro. Fptos: Divulgação/Ricardo Stuckert/José Dias
Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Divulgação/Ricardo Stuckert/José Dias

Pesquisa do Instituto Datafolha mostra que 30% dos eleitores brasileiros se definem como petistas e 22% como bolsonaristas.

A resposta revela que se mantêm os mesmos aliados de dezembro do ano passado, com uma pequena oscilação, mais negativa para Bolsonaro, que perdeu 3% dos apoiadores frente 2% do PT.

A pesquisa de agora também buscou maiores nuances entre os públicos que se identificam com cada uma das posições políticas: outros 9% se dizem “mais próximos” do bolsonarismo e 10% mais alinhados ao petismo.

Os que se definem como “neutros” são 22% e 5% afirmam não ter nenhuma preferência. O Instituto ouviu 2.028 eleitores, em 126 cidades brasileiras.

Assim como o perfil já retratado ainda na campanha eleitoral, no ano passado, permanecem como “bolsonaristas” eleitores com maiores salários (32%), que ganham de 5 a 10 salários mínimos, eleitores do Sul (28%), do Norte e Centro-Oeste (30%), e os evangélicos (29%).

E estão entre os maiores defensores do PT os nordestinos (42%), os que possuem menores rendas (39%) e os mais velhos (37%).

Leia também:

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador