Depois da tormenta vem o Berlusconi, por André Araújo

Depois da tormenta vem o Berlusconi

por André Araújo

Na exata sequência do roteiro da Operação Mãos Limpas italiana, o comunicador Luciano Huck se apresenta como a “nova geração que quer chegar ao poder”. Liquidada a política e os políticos quem se apresenta para gerir o Estado?

Aquele que é conhecido do público através dos meios de comunicação?  Mas quem? 

Ora, os comunicadores, quem mais poderia ser.

Assim, entrega-se o Estado no seu ápice a homens de circo que se apresentam como NÃO POLITICOS, embora seja uma pureza apenas de embalagem. Berlusconi quando tomou de assalto o poder na Itália já estava profundamente envolvido com esse Poder nos seus aspectos mais escuros e sombrios, ninguém tem extensas concessões de emissoras de TV em um país burocrático, como a Italia, sem estar entrelaçado com o Poder.

Já Huck respira política em casa há décadas. Seu padrasto é Andrea Calabi, um dos grã-tucanos de alta plumagem,  foi presidente do Banco do Brasil e do BNDES no governo FHC e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin.

Não é, portanto, alguém alheio à politica mas, como esperto que é, se apresenta como pairando acima da política, a mesma que brindou seu padrasto com altíssimos cargos.

A aparição de comunicadores é algo absolutamente natural no vácuo da política verdadeira. São genéricos de políticos, alpinistas escaladores e o grande problema que apresentam, contrariamente aos políticos tradicionais, é que NADA SE SABE SOBRE ELES COMO POLITICOS.

Os políticos antigos têm sua vida  devassada, sabe-se exatamente quem são, não é segredo para o publico. Já o  aventureiro-paraquedista  é uma caixa preta lacrada. Opera com uma “capa” de personagem ficcional criado nos meios de comunicação mas ninguém sabe exatamente quem são, o que pensam, qual a agenda têm para o País. Como não tem vida pregressa ninguém sabe os podres ou as deficiências, porisso são considerados “virgens” da política,  quem não tem “ficha”, não tem passado. . O grande público é então iludido pelo “cara limpa”, como nunca esteve perto do cofre, nunca roubou mas por outro lado ninguém sabe quanto roubará se tiver a chave da casa forte, esse é o dito “novo” em política.

Esses personagens do “reality show”, podem ser idiotas  completos ou até bem intencionados incompetentes, mas sempre serão um baú de surpresas no momento da sua entrada em cena política, uma roleta russa para um País gigante no auge da crise institucional e econômica, uma aventura perigosíssima no meio de uma tempestade, um timoneiro sem prática e não testado quando mais se precisa de experiência e saber, capacidade de comando e caráter.

Treinado no palco o comunicador dará o circo, mas e o pão, ou seja, o governo real?

O País depende de um grande líder e não de um ator de mentirinha.

Cuidar com relativo sucesso de um grande País não é tarefa de curiosos, o atributo maior é a liderança, a capacidade de fazer convergir vontades e esforços para um alvo comum e este atributo depende de múltiplos fatores, não é um caso de marketing, o marketing é só a embalagem, não é o conteúdo.

 

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

View Comments

  • André
    Se me permite, o país depende de seu povo. Infelizmente, basta andar pelas ruas, ou se encontra ausente ou manipulado- no caso, qual a causa? E isto não é recente. O que assusta é que embora a enxurrada de notícias que abalariam um país, aqui é motivo de piada.
    O caos político sendo anunciado aos ventos - virá? - o econômico acontecendo, o tecido social se desfazendo e olhos ao redor.
    Dia 28 se anuncia uma greve geral. Será uma mostra de quão envolvida está a população.

  • André
    Se me permite, o país depende de seu povo. Infelizmente, basta andar pelas ruas, ou se encontra ausente ou manipulado- no caso, qual a causa? E isto não é recente. O que assusta é que embora a enxurrada de notícias que abalariam um país, aqui é motivo de piada.
    O caos político sendo anunciado aos ventos - virá? - o econômico acontecendo, o tecido social se desfazendo e olhos ao redor.
    Dia 28 se anuncia uma greve geral. Será uma mostra de quão envolvida está a população.

    • Não creio que seja dessa

      Não creio que seja dessa forma. 

      Quem comanda um País, sempre, são as suas elites. 

      Elites de vários tipos, Política, Intelectual, Cultural, Financeira, Burocrática (funcionários públicos), Midiática, etc..

      O povo sempre é massa de manobra, para o bem ou para o mal. Seja no Brasil, nos EUA, na Noruega, na India, na Belgica ou no Congo. 

      De forma que acreditarmos que o povo vai "acordar" para o estado atual das coisas é pedir demais, o povo é constantemente manipulado, de parte a parte, de lado a lado. 

      O que tem ocorrido de novo no País, é que a grande maioria das nossas elites, também está sendo manipulada, por duas das Elites, que são a Midiática e a Burocrática. Essas duas estão dominando. E claro, a elite Financeira sempre por trás, tentando não perder, ou perder pouco. 

      O que o Páis precisa é que suas elites tenham clareza do que se quer, do que se deseja para o futuro, como nação. 

      O FATO CONCRETO é que, com todos os seus vícios, a Elite Política nos trouxe até, aqui. Mais precisamente até o ano de 2014 quando as Elites Midiáticas e Burocrática tomaram o Poder e vem destruindo o País, desde então, sob o pretexto do moralismo e do "combate a corrupção". 

      O que temos hoje é uma briga de Elites, e a elite Politica não deve fugir da briga, caso contrário será eliminada. 

      Ela deve se UNIR, isso é crucial. É preciso que sentem a mesa, Lula, FHC, GM, G.A, Renan, Jucá, Maia, etc, e seja definido uma reação contras as duas elites, a Midiática e a Burocrática. E isso precisa ser rápido. 

      Enquanto não feito, o País continuará sangrando sem precedentes em sua história. 

      E o povo, meu caro, o povo, bestializado como sempre, não tem nada a ver com isso, continuará sendo massa de manobra como sempre foi em toda a história e em todos os Países. 

      • Daniel

        Deixa de ser estraga prazer. Deixei meu lado Darcy se manifestar e você vem e pisoteia. Podia esperar a semana santa passar.

  • Lá vou eu encrespar novamente

    Lá vou eu encrespar novamente com o André Araújo, de quem eu gosto muito.

    Você diz que depois da tormenta vem o Berlusconi.

    E depois do Lula veio quem? A mãe de todas as tormentas Dilma Vana Roussef.

    E quem a conduziu? Foi o Juiz Sérgio Moro? Foram as delações da Oderbrecht? Ou foi Lula?

    E por acaso a Dilma é política? Ela teve algum voto na vida antes de se tornar presidente do Brasil?

    Qual foi o mérito dela para ser escolhida? Uma burocrata incompetente não política.

    Sou 10 vezes mais o Luciano Hulk, o Tiririca do que a Dilma!

    E não confunda as falas.

    O que o Luciano Hulk disse é que a geração dele (nossa) deve tomar as rédeas do processo político e nisso eu concordo plenamente.

     

    • DEPOIS DO LULA

      Depois do Lula veio a Dilma que de qualquer forma foi aprovada a ponto de ser reeleita com todas a maquinações efetuadas pelos de sempre.

      No segundo mandato que não ocorreu, pois já estava marcado pra morrer pelos de sempre, que fizeram todo tipo de sabotagem, macomunados  com este congresso podre, mídia podre, judiciário, podre.

      Como liderar e governar com o PODRE PODERES? só sendo podre.

      • COMO GOVERNAR COM PODRES

        COMO GOVERNAR COM PODRES PODERES?

        A Dilma já respondeu.

        VAMOS DOBRAR A META E SER 2 VEZES MAIS PODRES.

         

         

         

    • Meu caro, um erro não

      Meu caro, um erro não justifica outro, a Dilma foi um erro consequente a um erro anterior, que foi a crucificação de Jose Diirceu, que seria o sucessor natural de Lula.  Há no Pais ainda um bom numero de politicos treinados e experientes para competir pela Presidencia, não precisamos de aventureiros e estranhos no ninho. A politica tradicional é evolutiva, ela faz sua propria decantação pelo voto. Se for para REVOLUCIONAR prefiro o estamento militar no Governo, são patriotas, preparados e

      não são arrivistas como um Hulk, o Exercito é um das tres forças que construiu este Pais, ao lado da Igreja e da Monarquia portuguesa, o Exercito existe há 400 anos e não é uma aventura, o que é inadmissivel no meu entendimento é o PARAQUEDISTA AVENTUREIRO porque é imprevisivel, mais imprevisivel do que um politico ruim.

      •  
         Dirceu e Paloci fizeram

         

         Dirceu e Paloci fizeram falta na sucessão do Lula. Mas a Dilma? O projeto do PT não merecia tamanho desastre.

      • Virgem Maria, me cubra e

        Virgem Maria, me cubra e guarde.

        JOSÉ DIRCEU SUCESSOR DE LULA!!!!!!!!!

        PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS, NETINHOS, BISNETOS ATÉ A 10ª GERAÇÃO.

        Seu comentário só se salva pela menção aos militares.

        Realmente, nunca precisamos deles tanto. Como em 1964.

        Gostatria que um general do Exército se candidatasse a presidente da república, e não essa caricatura que é o Bolsonaro.

        Atenção Generais.

        O Brasil precisa de seus valiosos prestimos, mais uma vez.

         

  • Caro André, no caso de a

    Caro André, no caso de a plutocracia lograr êxito em alçar o homem do caldeirão ao cargo de presidente do Brasil, ele será apenas um laranja dos que efetivamente mandarão no país. A globo e os demais grupos mafiosos é que vão regular a temperatura do caldeirão social. O narigudo, quando muito, vai "comunicar" as decisões. 

  • O que seria um político

    O que seria um político tradicional ? Um tipo coronel nordestino que há décadas permeiam a política nacional ou um ex guerrilheiro ou ex sindicalista. Qual " genotipo ou fenótipo " para poder alçar a soberba de crer ser um político para o autor? Pensava que os direitos políticos era,  além do voto, ter a garantia que todos podem participar diretamente da política como políticos. Enfim, quem sou eu para querer me intrometer em um assunto que somente os " escolhidos " podem opinar e subjugar. Quantos políticos tradicionais conhecemos são incapazes de convergir a vontade em um ato? Quantos senadores com vários mandatos foram incapazes de propor e aprovar um projeto se quer. Políticos gostam é do poder, quem quer fazer o bem cria uma ONG.

    • Grandes politicos

      Grandes politicos tradicionais na Historia Republicana : Pinheiro Machado,  Arthur Bernardes, Getulio Vargas, Benedito Valadares. Flores da Cunha, Israel Pinheiro, Francisco Negrão de Lima, Juscelino Kubtschek, Jose Maria Alkmin, Nereu Ramos, Tancredo Neves, Roberto Campos, Roberto Magalhães, Ulysses Guimarães, Renato Archer, Fernando Lyra,

      Antonio Carlos Magalhães, Petronio Portella, Adhemar de Barros, Carlos Lacrda, Amaral Peixoto, Leonel Brizola, Virgilio Tavora.

      Magalhães Pinto,  Bias Fortes, Oswaldo Aranha, Jose Americo de Almeida, Argemiro de Figueiredo, Orestes Quercia.

      Hoje o quadro é realmente mais pobre e quanto temos um inedito avanço do Poder Judiciario sobre os  eleitos está da Chefia do Poder Legislativo um Presidente do Senado de diminuta estatura politica para efrentar o tsunami.

      Cada Pais e cada época produz os politicos que correspondem aos tempos, nos EUA de hoje o quadro é desolador, a politica lá tambem chegou a seu ponto mais baixo na escala historica, Trump é a sintese dessa decadencia.

    • Grandes politicos

      Grandes politicos tradicionais na Historia Republicana : Pinheiro Machado,  Arthur Bernardes, Getulio Vargas, Benedito Valadares. Flores da Cunha, Israel Pinheiro, Francisco Negrão de Lima, Juscelino Kubtschek, Jose Maria Alkmin, Nereu Ramos, Tancredo Neves, Roberto Campos, Roberto Magalhães, Ulysses Guimarães, Renato Archer, Fernando Lyra,

      Antonio Carlos Magalhães, Petronio Portella, Adhemar de Barros, Carlos Lacrda, Amaral Peixoto, Leonel Brizola, Virgilio Tavora.

      Magalhães Pinto,  Bias Fortes, Oswaldo Aranha, Jose Americo de Almeida, Argemiro de Figueiredo, Orestes Quercia.

      Hoje o quadro é realmente mais pobre e quanto temos um inedito avanço do Poder Judiciario sobre os  eleitos está da Chefia do Poder Legislativo um Presidente do Senado de diminuta estatura politica para efrentar o tsunami.

      Cada Pais e cada época produz os politicos que correspondem aos tempos, nos EUA de hoje o quadro é desolador, a politica lá tambem chegou a seu ponto mais baixo na escala historica, Trump é a sintese dessa decadencia.

  • Trump é um fenômeno dentro
    Trump é um fenômeno dentro dessa lógica, um oportunista inescrupuloso que foi levando todo mundo na conversa não economizando nas promessas. A diferença está na solidez das instituições americanas e no fato de não estarem passando por crise política como a nossa. Com três meses de governo teve podados todos os seus esbirros autoritários. Comparando suas promessas de campanha ao Trump de agora enfrentando o mundo real parece um caso de gêmeo idêntico mas com personalidade invertida.

  • Por que nos posts do André
    Por que nos posts do André Araújo nunca aparece a barra de compartilhamento no smartphone?

    • Tem razão.

      No meu também não apareceu. Mas em cima na tela, ao lado direito do título do post, aparece o sinal de compartilhamento. Ao clicar nesse sinal aparecem várias opcões, inclusive whatsapp. Acabei de compartilhar via e-mail. 

        • Estranho.

          No meu no início da tela  aparece numa faixa azul, a letra   X   e logo a seguir: Depois da tormenta ve....e, continuando, o sinal para compartilhar.  E abaixo dessa faixa azul , no centro da tela : GGN  ( nas letras coloridas como conhecemos). Só depóis, abaixo apoarece opostdo AA.

          • O sinal..

            Não é o sinal de whatsapp. Não sei o nome,mas é o sinal que encontramos em vários artigos para compartilhar.

  • Cenários para a Rede Golpe...

     

    A Rede Golpe tem em sua genética o utilizar-se de sua concessão pública para ser órgão de propaganda oficial.

    Foi assim que, na ditadura militar, ela se desenvolveu e criou tecnologias de manipulação da opinião pública e de engenharia social.

    Trata-se de expertise desenvolvida por décadas, atuando em prol de governos (menos o de Dilma Rousseff, por que a tornerinha secou).

    E ela criou um mecanismo de autosustentação que manipula tanto o povo, quanto os governantes. Obviamente para aumentar os ativos e o poder dos seus donos.

    Trata-se de um perfeito moto contínuo. Não tem erro: ela provoca a crise e ela mesma se oferece para ajudar a sair da crise. No popular, ela bate e assopra. E assopra se a verba jorrar.

    Quais seriam os cenários que seriam ideiais para a Rede Golpe em um horizonte de 5 anos ?

    Planos:

    a) instaurar o caos e a desordem a fim de provocar um golpe e, assim, mostrar suas competências genéticas

    b) alinhar com seus prediletos tucanos (Dória ?)

    c) fazer um experimento com algum meta-candidato-fake para ver se cola.

    d)

     

     

    • Apresentado por Goubery do

      Apresentado por Goubery do Couto e Silva...

      Tenho muita vontade de ainda pender e, caso o candidato da esquerda seja o Lula, voto nele, mas que ficaram várias dúvidas no ar, e a manipulação é para isso mesmo, que deixá-nos cabreiros. Mesmo porque, sindicato no Brasil, tende para a pelegada mesmo...

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

31 minutos ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

1 hora ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

2 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

3 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

3 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

4 horas ago