Derrota na Previdência pode “destroçar de vez” o governo Temer, diz Helena Chagas

Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – A jornalista Helena Chagas avaliou como um erro a decisão de governistas em fechar questão sobre a reforma da Previdência. Segundo ela, usado de mandeira desesperada, a cobrança por fidelidade pardária pode não ser garantia de votos e deixar o governo Temer exposto. Se não conseguir votar o projeto ou for derrotado, mesmo após ter fechado questão, o governo ficará “desmoralizado”. A crise pode “destroçar de vez um governo e sua base.”
Por Helena Chagas
Em Os Divergentes
Fechar questão numa votação é sempre uma jogada de risco. Pode ter efeito positivo e deixar à vontade deputados que estavam pressionados pelas bases a votar de uma forma – ganham a desculpa da disciplina partidária para votar do jeito que o governo e o partido querem. Quando usado na base do desespero, porém, o recurso pode ter efeito contrário, expondo dissidências e divisões, e enfraquecendo mais ainda o Planalto e os partidos aliados.É que pode acontecer agora no caso da Previdência.
Fechar questão e perder – ou não conseguir votar, que é uma espécie de derrota – é desmoralizante. E pode destroçar de vez um governo e sua base. É uma medida extrema que pode acelerar a percepção de que o rei está nu.
Há muitos e muitos anos, nos idos de 1984/85, foi o que aconteceu nos estertores do regime militar, acelerando sua deterioração, quando o então partido do governo, o PDS, fechou questão pelo voto em Paulo Maluf no Colégio Eleitoral que acabou elegendo Tancredo Neves.
Naquele jogo de cartas marcadas, o PDS teria maioria numérica para derrotar Tancredo, não fossem as dissidências no próprio partido, formadas pelo grupo que acabou intitulado Frente Liberal – o pai do extinto PFL, hoje DEM -, integrado por José Sarney, Marco Maciel, Guilherme Palmeira e outros. A direção do PDS fechou questão e chegou a recorrer à Justiça argumentando que os votos dados a Tancredo, contrários à orientação partidária, não poderiam sequer ser computados. Coisas da ditadura. Mas perdeu todas no TSE, expôs a deterioração do regime e Tancredo foi eleito pela aliança entre o PMDB e os dissidentes.
Guardadas as diferenças de tempo, espaço, objeto e motivação, a consequência de um fracasso na estratégia do fechamento de questão determinada pelo Planalto para a Previdência pode ter um resultado parecido: expor a deterioração política do governo Michel Temer e mostrar que o rei está nu.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Nu !!!!

    Há quanto tempo ele está nu ? desde sempre . Como deputado só se elegeu com pouquíssimos votos ! Não fosse o STF, toda a mídia , PGR, granes empresários e safadezas do PSDB, segurando sua capa de golpista, já estaria fazendo fazendo seu espetáculo diário, tal e qual o artista nu , que revoltou todos os pseudomoralistas da cidade Grande .

    Aff !

  • Efeitos perversos de uma reforma sem rumo..

    Vivemos num País onde o novo significa energia, sucesso e menores custos. A população está envelhecendo em ritmo acelerado e enfrentando um problema muito grave no mercado de trabalho: a troca da experiência por resultados rápidos, nem sempre obtidos de maneira sustentável.

    Enquanto na Europa e Países desenvolvidos os jovens adentram no mercado de trabalho após a conclusão do ensino superior, muitas vezes pós graduação e/ou especialização, compondo uma mão de obra qualificada de alto valor agregado, em nosso país os jovens começam a trabalhar cedo, vivem um período de produtividade alta e são descartados mutio cedo das organizações.

    Assim um profissional acima de 45 anos (que pode estar no mercado de tralhalho a trinta anos) já é considerado velho e portanto preterido pelo mercado. Não existem pesquisas sérias indicando este efeito perverso nas relações trabalhistas e o preço que pessoas experientes, muitas vezes altamente quaificadas terão com as medidas propostas por este governo insano, nem o assunto é tratado com profundidade na grande mídia.

    De que forma estes profissionais conseguirão chegar aos 65 anos de trabalho sem conviver com o desemprego e tendência a substituição cada vez mais forte por entrantes no mercado de trabalho, dispositos a obter resultados a qualquer custo.

    Só nos resta torcer para que esta insanidade sucumba diante da mediocridade de um congresso corrupto e disposto a arrancar até o ultimo centavo de um governo moribundo como este.

  • Seguindo ordens

    O governo Temer está apenas seguindo ordens e cumprindo a sua parte no acordão que o mantém livre e solto (hoje e no futuro com a promessa de “tem que manter isso, viu!”), assim como também ao consórcio golpista. Quem defende mesmo a reforma da previdência o faz através das emissoras de TV e no PIG em geral, por trás do fone de ouvido que cutuca ao “colonista” de plantão nas coberturas noticiosas.

    É um engano tentar atribuir a Temer e ao grupo que ocupa hoje o Planalto algum protagonismo pessoal nesta história toda. O governo atual está com o rabo extremamente preso, sem popularidade alguma, tentando cumprir com os acordos combinados com o verdadeiro gestor do golpe: o grande capital financeiro.

  • Curioso

    È curioso como neste artigo Helena Chagas se preocupa mais com as questões estratégicas do governo, do que com as questões éticas. Estes nossos jornalistas que brandiam tanto a ética, e a luta contra a corrupção, e defendiam o impeachment, hoje em dia só se preocupam com as estratégias do poder. E de forma """"neutra"""  sequer julgam os aspectos éticos morais administrativos, e que comprometem, o país suas instituições e tudo o mais.  Nada disso importa, agora apenas o desenrolar dos """fatos""" e salvar a própria pele.

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

35 minutos ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

53 minutos ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

2 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

17 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

18 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago