Duas vitórias importantes do governo

Neste madrugada o governo conseguiu seu primeiro lance positivo em muito tempo. A estratégia montada conquistou o apoio de 60 deputados do PMDB, em torno da promessa de três Ministérios, dentre os quais o da Saúde e provavelmente o da Infraestrutura, que juntará os de Viação e Portos.

O negociador foi o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ),  presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Embora jovem, está no segundo mandato, Picciani não depende do presidente da Câmara Eduardo Cunha, mas é seu aliado.

Os sinais de que a manobra estava sendo bem sucedida foi o alarido da oposição, “denunciando” a entrega da Saúde ao grupo. É medida complicada. Historicamente, o Ministério da Saúde tem sido blindado nas barganhas políticas. A alegação dos líderes do governo é que se tratava de uma questão de vida ou morte do governo.

Com o acordo, o governo conseguiu manter quase todos os vetos de Dilma ao festival de gastança da Câmara, mostrando mais um acerto do governo, ao decidir enfrentar a votação de surpresa.

Ficou de fora, por enquanto, apenas os reajustes do Judiciário, por falta de quórum. O item mais caro – o Fator Previdenciário – foi mantido.

As articulações tiveram o dedo de Lula. Mas tem crescido a participação de Giles Azevedo, o discreto homem de confiança de Dilma. Giles não é pessoa das grandes articulações. Mas tem duas características importantes para o momento: os parlamentares sabem que os recados dados chegam até Dilma; e reconhecem que Giles é homem sem ambições políticas e sem jogadas duplas.

Foram duas vitórias maiúsculas, comprovando que a estabilização política está ao alcance de Dilma. Basta apenas não errar tanto.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  •  
     
    [FORA DE PAUTA(?!)]
    SOBRE

     

     

    [FORA DE PAUTA(?!)]

    SOBRE OS CRIMES E AS ILEGALIDADES COMETIDOS CONTRA O SENHOR JOÃO VACCARI NETO ... A condenação do senhor João Vaccari Neto serviu, entre outras patifarias, para cevar o putrefato estômago predador seletivo de reputações e os intestinos miasmáticos do [pseudo]jornalista Alexandre Garcia "dos patrões Marín(hos)" do FIFALÃO &$ da soNEGAção bilionária - e impune!O covarde usou todo o sarcasmo abjeto para continuar o assassínio da reputação do Henrique Pizzolato!Rosna [a $oldo IMUNDO], Garcia!Vomita toda a bilirrubina do ódio figadal, Alexandre Garcia [reles e infame] ex-porta-voz da ditadura militar!"O Henrique Pizzolato será extraditado pela Justiça italiana! O Pizzolato voltará direto para a Papuda, onde ficará preso porque é um fujão!"Sim, "bem assim", Sem dó nem piedade!Miseravelmente vulgar!Na edição de hoje (22/09/2015) do comentário panfletário-terrorista 'MAU Dia Brasil' do rádio! NOTA FÚNEBRE(!):aqui em Feira de Santana, Bahia, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.Empresas católicas [do lucro!].E, atualmente, também a serviço do 'golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão'! Messias Franca de Macedo - matuto 'bananiense'Feira de Santana, BahiaRepública Desses Bananas ‘Penas Amestradas’ a $oldo IMUNDO, Panfletário-terroristas, Nazifascistas e [mega]Corruptos até a enésima geração 

  •  
     
     http://4.bp.blogspot.com

     

     

     http://4.bp.blogspot.com/-s0jS5g8pEv0/VgK5n6pqx8I/AAAAAAAA6oM/Lpzmvi_TiRc/s1600/SergioMoromascara.jpg Lava Jato tira a máscara quarta-feira, 23 de setembro de 2015 (...) FONTES [LÍMPIDAS!]:  http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/09/lava-jato-tira-mascara.html http://www.ocafezinho.com/2015/09/22/lava-jato-tira-a-mascara/

  • Derrota

    Trocar ministério por apoio parlamentar pode até ser vitória do governo (não acho que seja, pois sinaliza vitória de achacadores), mas é derrota da Sociedade. Com os custos das campanhas eleitorais inflacionados pelas doações (ou melhor, investimentos) empresariais, os congressistas precisam se incrustar no Executivo porque, sendo nele que o grosso do dinheiro corre, os investimentos feitos nas campanhas eleitorais podem ser recuperados juntamente com gordos dividendos..

  • Quem acredita na vitória do

    Quem acredita na vitória do governo acredita em qualquer coisa. Quem bancou a rejeição do veto não foi o governo, mas as forças econômicas que mandam no país e veem esses gastos como o estopim de uma quebradeira crônica do Estado e, assim, o aprofundamento da crise econômica, o que lhes traria mais prejuízos. Na hora do "vamos ver", essa maioria vai dissolver no ar.

  • A conclusão que fica é que se

    A conclusão que fica é que se o PT quiser fazer um governo que tenha realmente a sua cara (se é que o partido ainda tem cara), terá que eleger muito mais parlamentares do partido e de seus poucos aliados fiéis (como o PC do B). Isso, só será possível se enfrentar a mídia e se mantiver as pontes com suas bases sociais (funcionalismo, CUT, etc.). Fazer a opção por elas ao invés das agências de risco. Ter vacilado em alguns momentos em relação a esses pontos foi o erro mais grave do PT.

  • Quer dizer que logo após
    Quer dizer que logo após Temer recomendar que negociasse com Cunha, Picianni é o cara?

    Quer dizer que Dilma entregou o SUS para Cunha?
    Que coisa chata heim. Que desagradável.
    Mas passa. Basta soprar.

    • Depois do petrolão, vem aí o

      Depois do petrolão, vem aí o escândalo do AAS infantil.

      E assim vamos demolindo algumas das poucas coisas que conseguiram erguer nos 500 anos dessa penúria: Petrobrás, SUS e Justiça do Trabalho.

  • Enquanto o filho Piciani

    Enquanto o filho Piciani parece compor com o governo, aqui no RJ, na Assembléia Legislativa, o pai era maior "mafioso".

    Esse jovem faz parte de familias oligarcas.

    Sinceramente, não levo muita fé em politicos profissionais, trazem ranço dos seus ascendentes.

    Pelo menos foi uma bola dentro do governo.

  • Vitoria? Talvez

    Ou PMDB preparando o terreno para governar no pós-impeachment.

    É lógico q o PMDB no caso do provável impeachment se concretizar não iria querer governar em terra arrasada.

     

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

12 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

15 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

16 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

17 horas ago