Eleições

Aécio e Jereissati ameaçam Doria e cogitam relançar Leite como candidato do PSDB

Uma reunião realizada na última terça-feira (8/2), em Brasília, alimentou ainda mais os questionamentos dentro do PSDB à candidatura de João Doria à Presidência da República representando o partido.

Foram cinco os caciques tucanos que estiveram presentes no encontro: Aécio Neves (MG), Tasso Jereissati (CE), José Aníbal (SP), Pimenta da Veiga (MG) e Eduardo Leite (RS). A pauta foi a insatisfação do grupo com a performance de Doria nas pesquisas.

Aécio e Jereissati seriam os líderes desse grupo, que vem pressionando o presidente da legenda, Bruno Araújo (PE) a pressionar Doria por uma mudança de rumos em sua campanha, ou por sua substituição por Eduardo Leite.

Desde 27 de novembro, quando foi oficializado como presidenciável do partido – após vencer Leite e Arthur Virgílio (AM) nas eleições prévias –, Doria tem mantido um tímido quinto lugar em todas as pesquisas, sempre atrás de Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) e muito abaixo dos líderes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL, candidato à reeleição).

Além disso, seu percentual tem variado sempre entre 2% e 4%, e raramente supera esse patamar – por exemplo, na pesquisa Quest/Genial, divulgada nesta quarta-feira (9/2), ele apresenta 2% das intenções de voto no “cenário 1”, e 3% no “cenário 2”.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, é o nome que o grupo pretende instalar como novo candidato, apesar de este ter sido derrotado por Doria nas prévias do partido – 53,9% contra 44,6% para o paulista.

Em declaração dada ao G1 nesta quarta-feira, o político gaúcho explicou a reunião do dia anterior dizendo que “mais que o baixo desempenho nas pesquisas, o que mais preocupa estes líderes do partido é a altíssima e persistente rejeição que o candidato escolhido tem no seu próprio estado a 45 dias de deixar o mandato. Se não consegue mostrar tendência de melhora no mandato, pode ser ainda mais difícil depois”.

Por sua vez, José Aníbal disse à coluna “Painel”, da Folha de São Paulo que “há uma inquietação. Como você compõe chapa para disputar eleições com uma campanha que tem 4% de intenção de votos? Mas não é só isso. É que não tem o que dizer, não tem discurso, não tem proposta”.

Segundo o ex-senador por São Paulo “o PSDB tem uma história de protagonismo. Esse cara (Doria) não oferece nenhum protagonismo ao PSDB. Nem pessoal, nem programático, nem de audácia. Não tem nada”.

Doria reagiu às críticas classificando o encontro em Brasílio como “jantar de derrotados” e dizendo que “o PSDB não se resume a cinco pessoas, não é o velho PSDB da mesa do vinho. Um pequeno grupo querendo tomar decisão por todos (…) o PSDB é um partido sem dono. Vencer ou perder é parte do jogo democrático, mas é preciso ter grandeza para saber perder e saber vencer”.

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

34 minutos ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

41 minutos ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

2 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

3 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

3 horas ago

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

3 horas ago