Categories: Eleições

Índio e a apropriação do Ficha Limpa

Ao contrário do que informou hoje o jornal Folha de São Paulo, o deputado federal Índio da Costa (DEM), não foi o relator do “Projeto Ficha Limpa”.

O relator do projeto, como pode ser facilmente verificado no site do Congresso, foi o deputado José Eduardo Cardozo, do PT:

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=21571

Dezenas de deputados (entre eles, Indio da Costa) apresentaram emendas ao projeto. Na matéria de hoje – sobre um candidato a deputado federal pelo DEM de São Paulo que está preso por estelionato e registrou sua candidatura de dentro da cadeia – a Folha de São Paulo afirma que “o DEM busca associar a imagem do partido à Lei da Ficha Limpa, cujo relator na Câmara foi Indio da Costa (DEM-RJ)”. Não é verdade.

X

Discursos e Notas Taquigráficas da CÂMARA DOS DEPUTADOS:

Regozijo com a aprovação do Projeto Ficha Limpa. Congratulações ao Relator da matéria, Deputado José Eduardo Cardozo. Orador: INDIO DA COSTA, DEM-RJ

Regozijo com a aprovação pela Casa do texto integral do Projeto Ficha Limpa. Congratulação ao Presidente Michel Temer pela condução dos trabalhos da Casa.

Orador: INDIO DA COSTA, DEM-RJ

http://bit.ly/agzaTX

O SR. INDIO DA COSTA (DEM-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, gostaria de registrar minha alegria por este dia. Talvez seja o dia mais feliz para mim neste mandato. 
O Ficha Limpa será aprovado na integralidade do relatório. Saio agora da reunião no Colégio de Líderes e trago esta informação. Todos os partidos que apresentaram os destaques, porque não podem retirá-los, votarão favoravelmente à sua derrubada. Mas os próprios Líderes que assinaram, solicitando os destaques, são contrários aos destaques, o que significa a maturidade parlamentar, comprovada neste País. 
Na semana passada, quando alguns Líderes encaminharam para reduzir do texto a sua robustez, nós tivemos aqui uma votação contrária dos Parlamentares desses próprios partidos, mesmo sendo contrários aos seus Líderes. 
Portanto, é uma demonstração de maturidade do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados. Se forem derrubados hoje, nesta Casa, os destaques supressivos, o texto vai para o Senado Federal. É importante que todos nós, Parlamentares, representantes da população brasileira, cobremos dos nossos Senadores agilidade necessária no voto para que o Ficha Limpa já valha para as eleições de 2010.
Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o Relator José Eduardo Cardozo, que fez um trabalho muito competente e benfeito. Solicito a S.Exa. – farei isso mais tarde neste plenário – que volte a concorrer às eleições, porque o Brasil precisa de Parlamentares da estatura dele.
O SR. PRESIDENTE (Beto Albuquerque) – Muito obrigado, Deputado Indio da Costa. 
Reiteramos que o Presidente Michel Temer envida esforços para que esta Casa conclua hoje a votação desse projeto, ouvindo e atendendo, sensibilizados, o desejo da sociedade brasileira. Todos estão de parabéns pelo esforço feito em relação a essa matéria.

X

Mais informações no site do Congresso:

http://www2.camara.gov.br/busca/?q=ficha+limpa&x=0&y=0

Texto da Lei Complementar nº 135, de 4 de Junho de 2010 (LEI DA FICHA LIMPA)

http://bit.ly/de7QWw

Projeto de lei:

http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=21571 

Por Mariana Machado Silveira

Nassif,

Com todo o respeito, mas seu post está totalmente fora de contexto. O Indio da Costa foi o primeiro parlamentar a se interessar pelo Ficha Limpa no Congresso. Uniu todos os textos num consenso que resultou no projeto, uniu-se ao MCCE e chamou a atenção dos parlamentares para a importância do Ficha Limpa. Foi relator no grupo de trabalho na Câmara e, só depois, a relatoria passou para o Cardoso. Portanto, creio que esse seu post está equivocado. Atenciosamente,

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago