Pesquisa CNN: Lula com 40%, Bolsonaro 32% e Ciro Gomes com 9%

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Pesquisa CNN mostra, também, que sem João Doria (PSDB) ou Simone Tebet (MDB), Bolsonaro e Ciro Gomes sairiam favorecidos

Pesquisa da CNN/RealTime Big Data, feita por telefone, divulgada nesta quarta-feira (25), mostra Lula com 40% das intenções de voto contra 32% de Jair Bolsonaro, no primeiro turno.

O levantamento divulgado pelo jornal ouviu 3 mil pessoas por ligações telefônicas, entre esta segunda (23) e terça-feira (24), e afirma deter margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram apresentados 3 cenários aos entrevistados por telefone: com os pré-candidatos incluindo Simone Tebet (MDB) e João Doria (PSDB), este último que já não está na disputa; pré-candidatos com Doria e sem Tebet; e os pré-candidatos com Tebet e sem Doria.

Atualmente, o cenário mais próximo da realidade, sem Doria e com Tebet, trouxe os seguintes resultados: Lula (PT) com 40%; Bolsonaro (PL) com 32%; Ciro Gomes (PDT) com 9%; Simone Tebet (MDB) com 2%; André Janones (Avante) com 2% e Luciano Bivar (União Brasil) com 1%.

Na opção anterior, quando Doria permanecia na disputa, o ex-governador obtinha 5% das intenções de voto.

Naquela situação, os 3 pontos percentuais de diferença com o cenário de Tebet (que recebeu 2% de intenções) seria tirado de cada um dos três primeiros candidatos: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes, no qual cada um receberia um ponto percentual a menos se Doria estivesse na disputa.

A pesquisa mostra também que sem um candidato da chamada “terceira via” da aliança MDB, Cidadania e PSDB, seja Doria ou Tebet, Lula permaneceria com 40% das intenções de voto, mas Bolsonaro e Ciro Gomes sairiam favorecidos: 33% e 11%, respectivamente.

Destaca-se, contudo, que essas pequenas diferenças ainda se inserem na margem de erro.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador