Em SC, professor perde emprego depois de ler aos alunos textos contra tortura

Jornal GGN – O professor de educação física Willian Meister foi demitido da Escola Municipal de Educação Básica Oswaldo dos Reis, de Itapema, Santa Catarina, por ter apresentado um texto poético sobre a ditadura para discussão com os alunos. A cobertura é do portal Jornalistas Livres.

William contou que optou pela aplicação do debate por estar dentro do projeto de incentivo à leitura que integra todas as disciplinas da escola. A aula aconteceu durante a semana do 55ª aniversário do golpe que instituiu a Ditadura Militar no país de 1964 a 1985 e, aproveitando também o fato de a quadra da educação física estava passando por reformas.

Meister apresentou aos alunos Canção para ‘Paulo’ (A Stuart Angel), escrito pelo poeta paraibano Alex Polari, preso e torturado pelos militares aos 20 anos. Ele revelou à estilista Zuzu Angel que testemunhou a morte do seu filho, sob violenta tortura.

Logo após a aula, o professor disse que recebe uma advertência do diretor, Emílio César da Silva, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação de Itapema. Silva é próximo da secretária municipal de Educação, Alessandra Simas, irmã da prefeita Nilza Simas (PSD). As duas se destacaram durante a campanha eleitoral em apoio ao então candidato Jair Bolsonaro (PSL).

Ainda segundo Meister, a direção da escola justificou sua advertência por conduta inadequada. Dois dias antes de receber a chamada, soube pelo diretor que havia uma denúncia anônima de um pai “youtuber” à prefeita Nilza Simas. Depois ficou sabendo que o pai era o ex-militar Marcelo Fidêncio. Finalmente, na véspera do Dia do Trabalhador, quando deveria renovar o contrato como professor Admitido em Caráter Temporário (ACT), Meister recebeu uma carta da secretaria municipal de Educação que estava dispensado do posto ocupado desde 2012 por concurso público.

Em entrevista aos Jornalistas Livres, o professor explicou que o caso dos poemas sobre tortura foi o ápice de um processo de perseguição político-ideológica mais longo. Em 2012, Meister se candidatou a prefeito de Itapema pelo PSOL, fazendo oposição direta à chapa vencedora do PSD.

Ele levou o caso à justiça argumentando ainda que a demissão fere o princípio de legalidade, uma vez baseada em uma advertência irregular, amparada apenas na queixa do pai contra o texto discutido em sala de aula.

“Nossa representação ao MP contra a minha demissão denuncia vários indícios de assédio moral, com farta documentação, ocorridos desde o início do ano, que levaram a gestão da escola a cometer crime de improbidade administrativa”, completou. Para ler a reportagem dos Jornalistas Livres na íntegra, clique aqui.

Canção para ‘Paulo’ (A Stuart Angel)

Por Alex Polari

Eles costuraram tua boca
com o silêncio
e trespassaram teu corpo
com uma corrente.
Eles te arrastaram em um carro
e te encheram de gases,
eles cobriram teus gritos
com chacotas.
Um vento gelado soprava lá fora
e os gemidos tinham a cadência
dos passos dos sentinelas no pátio.
Nele, os sentimentos não tinham eco
nele, as baionetas eram de aço
nele, os sentimentos e as baionetas
se calaram.
Um sentido totalmente diferente de existir
se descobre ali,
naquela sala.
Um sentido totalmente diferente de morrer
se morre ali,
naquela vala.
Eles queimaram nossa carne com os fios
e ligaram nosso destino à mesma eletricidade.
Igualmente vimos nossos rostos invertidos
e eu testemunhei quando levaram teu corpo
envolto em um tapete.
Então houve o percurso sem volta
houve a chuva que não molhou
a noite que não era escura
o tempo que não era tempo
o amor que não era mais amor
a coisa que não era mais coisa nenhuma.
Entregue a perplexidades como estas,
meus cabelos foram se embranquecendo
e os dias foram se passando.

Redação

Redação

View Comments

    • Uma hora ou outra a resposta terá que ser violenta... Sei lá, queimar agências bancárias, confrontar a polícia, quebrar a cara de uns fascistas... No mínimo, constranger com força estes vermes.

      Agora, se ficarmos no Facebook vamos viver num país nazista.

  • Infelizmente no sul ocorre muito destas babaquices .
    Numerosos Imigrantes (vale repetir: IMIGRANTES) da Alemanha compõem uma parcela da sociedade desta regiao que se mostra extremamente preconceituosa e com um espirito escroto de apoiar ditaduras e aprendizes de tiranos.

      • A vítima em questão estava fugindo da competência. Era professor de educação física, e estava usando o cargo para fazer militância política. É crime. A demissão foi justa.

        • Militância política em um poema? Vc conhece a lei de incentivo à leitura, aplicada a TODAS as matérias? Claro que não. Ser contra a tortura não é ser político. É ser humano!

        • Deixe de ser burro, idiota: nas práticas pedagógicas existe uma coisa chamada transversalidade ou tema transversal a partir da qual qualquer professor de disciplinas diferentes pode trabalhar temas próximos como, por exemplo, um professor de educação física trabalhar direitos humanos em sala de aula. Isso não é militância política, animal, mas prática pedagógica e além disso, direito de cátedra.
          Por outro lado, é proibido criticar teu governo, teus ídolos e a ditadura? Se for, é ditadura, imbecil!!!

        • Radagaisus,

          O Igor idiota certamente não sabe que quando os militares deram o golpe em primeiro de abril de 1964 houve uma festa monstro em Blumenau (J. F. Silva, "História de Blumenau", 2a. edição). Ele não sabe disso porque na verdade ele não sabe nada de nada. Mas para que os colegas tenham ideia aqui em Santa Catarina o Bozo teve mais de 80% de votos. A população toda é organicamente fascista.

      • Concordo. Pode ter raiz alemã.
        E como tudo obedece a 3a lei N, quase sempre o feitiço se volta contra o feiticeiro.
        A tolerância atualmente dispensada a expansão de teorias nazifascitas no Brasil, certamente acabará vitimando descendentes não alinhados com a prática.
        Pode ser o caso. Bem observado!

  • Parabéns pela coragem, Professor ! E vá em frente em suas reivindicações judiciais. E se for possível saia dessa cidade, melhor, desse estado. SC não lhe merece. Leve seus serviços para o Piaui, ou Bahia, ou Rio Grande do Norte, ou Maranhão. Minha sugestão não é retórica, não. Apesar de não ser perseguido estou pensando seriamente em me mudar para um desses estados, onde o ar é muito, muito melhor para a saúde.

  • Parabéns ao Professor, por ensinar aos alunos contra a tortura. Houve tempo nesse país em que esse seria um comportamento normal. Hoje, parece censurado por seres humanos. Assim como a liberdade de pensamento. Na TV aberta, uma abjeta censura, a ditadura do pensamento único. Triste país esse. Não vejo futuro para ele. O que aconteceu com as nossas sinapses?

  • Viva a era da ditadura democrática... Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la, triste a nossa realidade
    Meus Parabéns professor, muita força e continue sempre

    • E desde quando tocar em um fato ocorrido na história de um país é ser doutrinador ? Doutrina é o que se aprende em aula de religião, é quando apenas o professor diz ter razão e nada nem ninguém pode desafia-lo ou discordar de seu pensamento mesmo apresentando uma crítica construtiva !

  • A ditadura se instaurou em alguns municípios da região Sul, não é para menos, pois foi a região que mais deu votos para esse ser repugnante que está no comando do Brasil, infelizmente. Vejo pessoas sem o menor conhecimento em política ou história, professores... enfim, é lamentável ??? A Vc Professor o meu total apoio, sinto muito por ter chegado a essa situação, e a esses opressores o meu repúdio. Desejo te todo sucesso do mundo, consciência limpa e honestidade não tem preço

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago