GGN lança versão em inglês de documentário sobre Sergio Moro

Jornal GGN – O GGN disponibiliza ao público a versão traduzida para o inglês do documentário “Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei”.

O vídeo narra episódios que marcam a trajetória de excessos cometidos pelo ex-juiz a partir da 2ª Vara Federal em Curitiba, depois transformada em 13ª Vara Federal, ou seja, dos tempos de Banestado até a Operação Lava Jato.

Grampos irregulares, prisões alongadas para obter delação premiada, monitoramento de advogados, instrumentalização de setores da mídia, persecução penal de alvos conhecidos ou de desafetos pessoais, parceria com o doleiro Alberto Youssef. Os métodos de Moro ficaram conhecidos internacionalmente após a Lava Jato, mas todos eles foram desenvolvidos desde o momento em que o então juiz assumiu a vara especializada em crimes financeiros, no início dos anos 2000.

Ainda durante o Banestado, criminalistas levaram aos tribunais superiores reclamações sobre as violações a direitos, a suspeição e a incompetência de Moro para conduzir e sentenciar determinados casos. Julgando o caso Catenacci, o então ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, alertou que em Curitiba havia um “juiz travestido de investigador”, mas a Corte não reconheceu ali a sua parcialidade.

Entre os episódios que mais chamaram atenção do público está a prisão de agricultores do programa nacional de aquisição de alimentos, que levavam uma vida humilde no interior do Paraná, e que amargaram meses na cela, sob custódia da Polícia Federal, pois eram considerados “chefes de quadrilha” por Moro e os agentes. Um erro que os traumatizou e só foi corrigido anos mais tarde, quando Gabriela Hardt teve de inocentá-los pela absoluta falta de provas de envolvimento em qualquer crime cogitado por Moro.

Com 74 minutos de duração e quase 150 mil visualizações na versão em português, “Sergio Moro: A construção de um juiz acima da lei” é uma produção liderada pelos jornalistas Luis Nassif e Marcelo Auler com apoio de Cintia Alves, Nacho Lemus, Lourdes Nassif e Patricia Faermann nas entrevistas, produção, roteiro e edição. O vídeo, financiado pelo público via Catarse, estreou em fevereiro de 2021, um mês antes de o Supremo Tribunal Federal, via decisão monocrática do ministro Edson Fachin, anular as duas condenações e mais duas ações penais contra Lula que tramitavam em Curitiba – a maior derrota da Lava Jato até agora.
Antes celebrado até na imprensa internacional, Moro agora é visto como o ex-juiz que usou a toga para se envolver em questões políticas nacionais. Após condenar e prender Lula, dando vitória a Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018, ele foi “premiado” com um cargo no governo, abandonado assim que percebeu que seu poder era limitado. Hoje, é advogado e consultor jurídico. O jornal The New York Times já trata a operação conduzida por ele como o maior escândalo jurídico da história.

O documentário do GGN evidencia como Moro, um homem comum, mediano, foi alçado à condição de “herói nacional” com apoio da grande mídia brasileira e setores do Ministério Público Federal e do próprio Judiciário, para depois mergulhar em um novo ocaso, com a imagem arranhada após as revelações da Vaza Jato e sua passagem desastrosa pelo Ministério da Justiça.

Vale a pena conferir.

Assista a versão em português abaixo:

Redação

Redação

Recent Posts

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 minutos ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

1 hora ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

1 hora ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

3 horas ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

3 horas ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

3 horas ago