22 de junho de 2026

Governo diz que voltará a discutir capitalização da Previdência

Secretário de Produtividade e Hamilton Mourão finalizam que a reforma aprovada não é "ótima", e será retomada em até 5 anos
Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Dois nomes do alto escalão do governo Bolsonaro manifestaram nesta segunda (15) que não haverá desistência permanente em relação à capitalização da Previdência, embora o tema tenha sido retirado das discussões que estão ocorrendo sobre a reforma na Câmara, até agora.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Outro nome do governo, Onyx Lorenzoni, havia projetado tentar rediscutir a capitalização no segundo semestre de 2019.

A capitalização da Previdência, inspirada no modelo chileno, consiste em acabar com o sistema solidário – em que os trabalhadores da ativa pagam pelo aposentados atuais – para um em que cada trabalhador vai fazer sua própria poupança para o futuro.

O GGN está produzindo uma série especial de reportagens e um documentário sobre a capitalização da Previdência. Confira detalhes aqui.

O secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que será preciso retomar a discussão do regime de capitalização em alguns anos.

“Conforme o general Mourão falou, nosso vice-presidente, daqui a alguns anos, talvez menos que cinco, o Brasil vai ter de voltar para essa discussão sobre a capitalização da Previdência. É isso que vai garantir o equilíbrio permanente da nossa Previdência”, afirmou.

O vice Hamilton Mourão, por sua vez, comentou em evento do mercado, no Rio de Janeiro, que a capitalização sonhada pelo atual governo é necessária para o “equilíbrio fiscal”.

“Qual era a primeira coisa para buscar o equilíbrio fiscal? A reforma da Previdência. Felizmente ela está encaminhada. Não da forma como nós, governo, gostaríamos, mas existe um velho aforismo no meio militar que diz que o ótimo é inimigo do bom. Então, vamos ter uma reforma boa, não uma ótima. Daqui a cinco, seis anos, nós vamos estar novamente discutindo isso aí”, disse o vice-presidente.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

7 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Naldo

    15 de julho de 2019 3:54 pm

    Sinceramente, daqui a cinco nem vou dizer onde desejo que essa turma esteja….

    E essa reforma ainda tem que ser votada não? Durante todo o recesso deveriam fungar no cangote de cada parlamentar que votou a favor prometendo o limbo para eles………

    Mas a oposição finge que não quer a maldita reforma…..

    1. Arthemisia

      15 de julho de 2019 5:12 pm

      Quem vai perder é você, então mova-se! Se não acredita na oposição, mostre a ela e ao governo quem manda na lojinha. Quando começou a revolução russa o povo foi pra rua sem lideranças, pois estas estavam exiladas. Foram pra rua com fome.

      1. naldo

        15 de julho de 2019 7:30 pm

        Até concordo, mas há que se ter um minimo de organização, e quem se habilita?

  2. Ugo

    15 de julho de 2019 4:34 pm

    a reforma previdenciária das vacas fardadas vai ser……

  3. Carlos Alencar

    15 de julho de 2019 4:46 pm

    Haverá capitalizaçåo para as forças armadas também , ou eles estão pensando só em garantir ” o seu” ???? Em tempos de farinha pouca, meu piråo primeiro…

  4. Roberto

    15 de julho de 2019 4:54 pm

    Para os militares ou só para o povão, este governo está sem rumo, quem os escolheu, devem estar arrependidos, ainda tem ignorantes que o defendem, lavagem cerebral, estão anestesiados.

  5. Garibaldi

    15 de julho de 2019 10:25 pm

    Realmente o nível de nossas forças armadas está lamentável. Jair é Hamilton.

Recomendados para você

Recomendados