Governo diz que voltará a discutir capitalização da Previdência

Secretário de Produtividade e Hamilton Mourão finalizam que a reforma aprovada não é "ótima", e será retomada em até 5 anos

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Dois nomes do alto escalão do governo Bolsonaro manifestaram nesta segunda (15) que não haverá desistência permanente em relação à capitalização da Previdência, embora o tema tenha sido retirado das discussões que estão ocorrendo sobre a reforma na Câmara, até agora.

Outro nome do governo, Onyx Lorenzoni, havia projetado tentar rediscutir a capitalização no segundo semestre de 2019.

A capitalização da Previdência, inspirada no modelo chileno, consiste em acabar com o sistema solidário – em que os trabalhadores da ativa pagam pelo aposentados atuais – para um em que cada trabalhador vai fazer sua própria poupança para o futuro.

O GGN está produzindo uma série especial de reportagens e um documentário sobre a capitalização da Previdência. Confira detalhes aqui.

O secretário de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que será preciso retomar a discussão do regime de capitalização em alguns anos.

“Conforme o general Mourão falou, nosso vice-presidente, daqui a alguns anos, talvez menos que cinco, o Brasil vai ter de voltar para essa discussão sobre a capitalização da Previdência. É isso que vai garantir o equilíbrio permanente da nossa Previdência”, afirmou.

O vice Hamilton Mourão, por sua vez, comentou em evento do mercado, no Rio de Janeiro, que a capitalização sonhada pelo atual governo é necessária para o “equilíbrio fiscal”.

“Qual era a primeira coisa para buscar o equilíbrio fiscal? A reforma da Previdência. Felizmente ela está encaminhada. Não da forma como nós, governo, gostaríamos, mas existe um velho aforismo no meio militar que diz que o ótimo é inimigo do bom. Então, vamos ter uma reforma boa, não uma ótima. Daqui a cinco, seis anos, nós vamos estar novamente discutindo isso aí”, disse o vice-presidente.

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sinceramente, daqui a cinco nem vou dizer onde desejo que essa turma esteja….

    E essa reforma ainda tem que ser votada não? Durante todo o recesso deveriam fungar no cangote de cada parlamentar que votou a favor prometendo o limbo para eles………

    Mas a oposição finge que não quer a maldita reforma…..

    1. Quem vai perder é você, então mova-se! Se não acredita na oposição, mostre a ela e ao governo quem manda na lojinha. Quando começou a revolução russa o povo foi pra rua sem lideranças, pois estas estavam exiladas. Foram pra rua com fome.

  2. Haverá capitalizaçåo para as forças armadas também , ou eles estão pensando só em garantir ” o seu” ???? Em tempos de farinha pouca, meu piråo primeiro…

  3. Para os militares ou só para o povão, este governo está sem rumo, quem os escolheu, devem estar arrependidos, ainda tem ignorantes que o defendem, lavagem cerebral, estão anestesiados.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador