Categories: Internacional

O Chile na Corte de Haia

Por MiriamL

Da Ansa

PIÑERA DEVERÁ DISCUTIR DEMANDA DO PERU EM HAIA EM ENCONTRO COM CORREA

SANTIAGO DO CHILE, 3 NOV (ANSA) – O presidente chileno, Sebastián Piñera, deve voltar a discutir o processo que seu país enfrenta na Corte Internacional de Justiça, em Haia, no qual o Peru pede a redefinição dos limites marítimos bilaterais, ao receber seu homólogo equatoriano, Rafael Correa.

A Embaixada do Equador em Santiago informou que Correa chegará na sexta-feira à região de Punta Arenas, na Patagônia, e dali se transferirá à Antártida, onde passará uma noite — conforme as condições climáticas.

DeacDe acordo com informações reportadas hoje pelo jornal La Tercera, esta será uma nova oportunidade para que o chileno aborde a demanda em Haia, já que a réplica do Peru diante do tribunal será apresentada na próxima terça-feira.

Ainda conforme a imprensa, Piñera teria conversado por telefone com seu par sobre o papel de Quito no processo. Lima alega que a fronteira com o Chile deveria ser delimitada por uma linha equidistante das costas dos dois países e não paralela sobre as águas do Pacífico, como é atualmente.

Uma fonte do governo local assinalou que o presidente manifestou a Correa o interesse de que o Equador inscrevesse diante da Organização das Nações Unidas (ONU) a carta náutica publicada em agosto, durante uma visita de Piñera ao país.

O documento oficializou a tese de que a fronteira marítima com o Peru é baseada na Declaração de Santiago, de 1952, e no Convênio sobre Zona Especial Fronteiriça Marítima, de 1954 — acordos firmados entre as três nações.

O argumento peruano em Haia é de que estes tratados se referem à pesca e não podem ser usados para delimitações, enquanto o Chile sustenta que eles se referem também à fronteira. A assinatura da carta náutica do Equador representou um forte apoio ao governo de Piñera.

No Palácio de La Moneda, sede do Executivo chileno, o encontro deste fim de semana é visto com muito interesse.

No dia 26, Correa recebeu o presidente peruano, Alan García, ocasião em que o visitante afirmou que ali começava o início de “um caminho de unidade indestrutível, um caminho de amizade, de paz, de cooperação” com o Equador. Em Santiago, começou a circular a versão de que o colóquio poderia colocar em risco o apoio ao Chile. No dia 26, Correa recebeu o presidente peruano, Alan García, ocasião em que o visitante afirmou que ali começava o início de “um caminho de unidade indestrutível, um caminho de amizade, de paz, de cooperação” com o Equador. Em Santiago, começou a circular a versão de que o colóquio poderia colocar em risco o apoio ao Chile. (ANSA)

03/11/2010 13:16

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

5 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago