Lava Jato inventa crime do “IA”, um novo tipo penal, por Armando Coelho Neto

Por Armando Rodrigues Coelho Neto
Antes de qualquer coisa, dois esclarecimentos ao leitor são necessários. Meus textos escritos às pressas, movidos pelo terrorismo midiático diário, aqui ali apresentam pequenas agressões à norma culta. Mas, no presente caso é proposital. O verbo IR, em algumas passagens deveria vir como iria ou IRIAM. Mas, se fosse obedecer essa regra, não daria pra explicar o ”IA”, esse novo tipo penal inventado na “vazocracia”.
O segundo esclarecimento é que não posso assumir a autoria desse texto. Aqui figuro como mero editor, pois tudo que a Polícia Federal precisa nesse momento é afastar mais um delegado federal. Qualquer um que possa atrapalhar a tentativa de golpe.
Vamos, pois, ao crime do “IA”, que começa com um promotor escolhido pela abjeta revista Veja. O tal barnabé estava pedindo a prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva por causa de um apartamento que ”IA” ser dele. Não dá pra saber se ele ”IA” comprar pelo preço normal ou subfaturado, com dinheiro seu ou roubado, mas o promotor, que queria aparecer (e apareceu), acha que “IA”.

Teria declarado em entrevista que os corretores todos afirmaram que o apartamento não foi vendido para terceiros porque ”IA” ser do Lula. Sendo do Lula, qualquer outro comprador “IA” ter o prazer de morar no mesmo prédio onde o ex-presidente “IA” viver. Segundo a lenda, um tal Vaccari teria passado o passivo da Bancoop para a OAS, que por sua vez, “IA” beneficiaria Lula.
O Lula, dizem as más línguas, visitou o apartamento com clara intenção de quem “IA” comprar o imóvel. Fez visita inclusive com o presidente da empresa, que “IA” favorecê-lo na tal compra. Dizem até que a cozinha planejada era uma coisa que ”IA” agradar a Dona Marisa. Consta também o filho do Lula, aquele que seria dono da Friboi, mas não provaram, “IA” ser intermediário da compra.
Nessas circunstâncias, Lula ”IA” ser beneficiado como ex-presidente por uma empresa que lucrou em obras efetuadas durante seu governo.  Ou seja, o ex-presidente Lula ”IA”, a Marisa ”IA”, o filho do Lula ”IA”, e mais gente possivelmente também ”IA” ser beneficiada.
Com essas e mais outras, um tal Léo Pinheiro ”IA” puxar o saco do Lula, fazer isso e aquilo. Algum corretor “IA” acertar na previsão de que um vizinho ou outro “IA” ver o Lula lá vez por outra. Talvez mais. Nunca se sabe. Isso “IA” ajudar outras vendas.
Acontece que o ex-presidente Lula, na cabeça do tal promotor, não ”IA” ter dinheiro para a compra. Portanto Lula ”IA” comprar ou ganhar de mão beijada o dinheiro através de algum esquema o tal apartamento. Portanto, “IA”.
Ao final da história, pelo menos até o momento, em que pese todo o esquema criminoso de vazamento da Operação Lava Jato, patrocinado pelos orquestradores do golpe de estado em andamento, o ex-presidente Lula NÃO GANHOU NEM COMPROU tal imóvel. Apenas “IA”.
Desse modo, o elevador que ”IA” ser instalado para uso do Lula não vai ter seu passageiro ilustre. Não dá pra saber se a construtora ficou chateada com o cancelamento, mas o apartamento que ”IA” vir a ser do Lula ficou, pelo menos formalmente, só no ”IA”.
O negócio não se concretizou, e se o promotor ficou chateado com o imóvel que ”IA” para Lula mas não foi é uma pena. O Lula não pode ser preso nem condenado (agora é nessa ordem que funciona) por causa de um imóvel que ele ”IA” comprar lícita ou ilicitamente. O suposto crime que ele ”IA” cometer caso comprasse o tríplex “sem ter os recursos” ainda ou nunca aconteceu.
Como tudo ficou no campo do ”IA” se concretizar – apenas uma promessa, por causa do crime do “IA”, o ex-presidente que “IA” ser ministro, mesmo legalmente nomeado pela presidente Dilma Rousseff, não é. Mas embora sendo, só IA. Isto porque um juiz que IA em passeatas contra o governo não deixou. Agora, Lula está dependendo do Supremo Tribunal Federal, que precisa de tempo para entender o CRIME DO “IA”, que não consta no ordenamento jurídico nacional.
Armando Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal, ex-representante da Interpol em São Paulo
Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

View Comments

  • Se tivesse dinheiro sobrando,

    Se tivesse dinheiro sobrando, faria questão de comprar o apartamento triplex, com direito de apresentar o registro do imóvel com o nome do antigo dono. Dava um ponto final nisso. Aliás, ele está à venda ainda?

  • Quem se livra dos efeitos de um "processo" arranjado?
    E o kafkiano surge no bojo de um processo que nunca deveria ter existido.
    Ou seja, ao tentar se defender dessa aberração Lula teria cometido crime. Teria tentado obstruir a investigação, digo, a aberração.
    Como se tornou fácil arranjar um crime para um inocente. Basta infernizar sua vida.

  • Depois do promotor relisioso

    Depois do promotor relisioso espancador de mulher, vem um delegado com usando condicionais para incriminar o ex-presidente, e, o juiz Moro inicament diz que se baseou no "sarro" tirado pelo Edardo Paes para certificar-se de o sitio era mesmo de Lula. pede escusas ao STF, pela divulgação das escutas, quando nós sabemos que a intenção era mesmo incendiar o circo que els montaram.

    Vamos torcer para que mais verdades aparecam para ver o golpe não se concretiza, se acontecer vão entregar o reto das estatais, cortar os programas sociais,e, inplnater a terceirização geral (os revoltados de hoje vão chorar lagrimas de sangue amanhã.

    Epero estar vivo para ver.

  • e nós ficamos de fora

    o que me deixa triste, e que na minha periferia, tento diariamente falar para meus vizinhos, amigos, etc... que realmente tudo que passa na tv e etc é forjado... o problema é que a periferia prefere engolir o "Ia"; O que mais vejo nos grupos de whats, nas conversas de botequins é que realmente Lula é ladrão, Dilma tem que sair, e vou além, aqui no Sul, tenho observado um forte discurso periférico de separatismo, tipo "porque não separa, já que lá para cima, são todos corruptos", infelizmente esta leitura está tomando forma.

  • Eu ja tinha chegado a

    Eu ja tinha chegado a conclusão semelhante: estão querendo inventar o crime de tentativa de lavagem.

  • Texto genial. E posso dizer

    Texto genial. E posso dizer que a norma culta só foi desrespeitada em duas passagens.

    E esse crime, do "IA", não é de fato um crime, mas uma grave patologia que acomete procuradores, policiais e juiz da Lava Jato: INSANIDADE AGUDA. A abreviatura natural é a que foi usada no texto: "IA".

  • Gilmar está inventando mais

    Gilmar está inventando mais um crime em Lisboa : o de má-governança. Má pra ele (Gilmar). 

  • Nem Kafka,

    nem Philip K Dick do Minority Report...

    esta é a "Incrível Armata da justicia brasiliana"

     

    Deprimente. Dia 31/3 nas ruas!

  • A cada enxurrada de notícias

    A cada enxurrada de notícias "peculiares" lembro do personagem de programa humorístico do Jô Soares que costumava dizer:"não traz a máfia pro Brasil que esculhamba".

    Não sei qual vai ser o desfecho desse "regime change", se vai ou não ter golpe. Mas o processo  já é uma esculhambação.

  • E ainda tem muito mais...

    A chácara também ia ser dele, mas, não foi.

    Nessa brincadeira toda o Brasil, que ia ter um combate à corrupção, só tem um jogo golpista.

    O Brasil que ia ter um STF capaz de equilibrar o jogo do golpe, buscando ordenar juridicamente tudo, não vai mais.

    O Cunha que ia ser defenestrado pelo monte de provas contra ele, agora, vai tocar o golpe a machadadas.

    O PGR que ia ser peça fundamental num processo de limpar o Brasil, vai ser só figurante.

    E o povo, que ia ser feliz, com uma crescente busca de níveis sociais mais adequado, vai ter que adiar para os netos.

    Enfim, eu ia, tu ias, ele ia.

    Não vamos mais.

    A menos que retirem da nossa vida esses ias.

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

3 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

4 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

5 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

5 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago