7 de julho de 2026

Lula envia Múcio para frear avanço dos EUA após Trump enquadrar PCC e CV como terroristas

José Múcio se reúne com vice-ministro americano no Peru para alinhar a soberania nacional após decisão unilateral de Donald Trump
ministro da Defesa, José Múcio. | Foto: © Valter Campanato/ Agência Brasil

▸ Ministro da Defesa José Múcio viaja ao Peru para discutir com EUA a classificação do PCC e CV como terroristas.

▸ Reunião ocorre em Cusco durante Conferência de Ministros da Defesa das Américas, articulada a pedido do Brasil.

▸ Múcio reforçará soberania nacional e buscará cooperação respeitando limites jurídicos e territoriais brasileiros.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O ministro da Defesa, José Múcio, viaja ao Peru nesta quarta-feira (8) para abrir um canal de diálogo direto com o governo dos Estados Unidos. O principal objetivo do encontro com o vice-ministro de Guerra americano, Elbridge Colby, é discutir a recente decisão do presidente Donald Trump de classificar as facções brasileiras Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A medida foi tomada de forma unilateral no início de junho, sem consulta prévia às autoridades brasileiras. A reunião ocorre em Cusco, em paralelo à Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CMDA), e foi articulada a pedido do governo brasileiro para esclarecer a extensão da iniciativa de Washington.

Antes de embarcar para o país vizinho, Múcio se reúne com o presidente Lula (PT) para definir a estratégia e o tom do posicionamento oficial. O Planalto busca compreender se a nova tipificação americana envolve planos de interferência ou atuação direta no território brasileiro.

O principal receio da ala diplomática e militar do governo é que a classificação sirva de justificativa para eventuais ações externas que comprometam a autonomia do país, traçando um paralelo com ameaças de intervenção ocorridas anteriormente na Venezuela.

Defesa da soberania

Durante a audiência com Colby, Múcio deve enfatizar as ações que o Brasil já adota no enfrentamento às facções criminosas. O ministro foi orientado por Lula a reforçar a importância da soberania nacional, sustentando que a segurança pública e o combate ao crime organizado em solo brasileiro são prerrogativas exclusivas das forças de segurança do país.

Múcio, frequentemente escalado pelo presidente para mediar crises e gerenciar assuntos sensíveis do Executivo, tentará reverter ou flexibilizar o status atribuído aos grupos criminosos, buscando um modelo de cooperação que respeite os limites jurídicos e territoriais do Brasil.

Com informações da CNN Brasil

LEIA TAMBÉM:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados