Política

MPE diz que Lula não cometeu infração ao chamar Bolsonaro de ‘genocida’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cometeu infração ao chamar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de ‘genocida’, segundo parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O tema foi levantado pelo partido de Bolsonaro, que pediu uma punição à Lula e ao PT por propaganda eleitoral antecipada, diante de evento público realizado pelo partido em Teresina (PI) no dia 03 de agosto, além de considerar que Lula ofendeu o presidente ao imputá-lo o crime de genocídio.

“Com efeito, o cenário político-eleitoral apresenta peculiaridades que devem suavizar os rigores na apreciação das palavras usadas pelos atores do processo quando de suas avaliações recíprocas”, afirma manifestação do MPE, assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

“A crítica é componente irrecusável ao discurso político, de importância sempre encarecida para a formação da consciência dos cidadãos, decorrendo daí mesmo a consideração da liberdade para as formular como indispensável para a democracia”, ressaltou.

Além disso, o representante do MPE ressaltou que aqueles que assumem posição de governo estão sujeitas a passarem por “apreciações exaltadas sobre decisões que tomou no período da sua Administração, por meio de críticas que tendem a subir de ponto em tempos próximos de eleições em que o alvo é tido como candidato”.

As informações são do portal UOL.

Leia Também

Qual o grau de doença da sociedade que permite, indiferente, chacinas genocidas como um hábito? Por Eduardo Ramos

Esticar ou não a corda não impedirá o genocida de tentar o golpe, por Francisco Celso Calmon

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

View Comments

  • Que parecer amanteigado. Pisando em ovos, untando a forma, o MPE livra a cara do Lula sem se indispor com o mandatário. Procurador prudente.

Recent Posts

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

8 horas ago

Medida provisória viabiliza importação de arroz

Para evitar especulação e manter preço estável, governo federal autoriza a compra de até 1…

9 horas ago

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

10 horas ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

10 horas ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

10 horas ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

10 horas ago