Lula recebe a faixa presidencial de representantes do povo brasileiro; saiba quem são

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Em meio à negativa de Bolsonaro sobre o ato, a equipe de Lula reuniu o povo em sua diversidade para cumprir a missão histórica

Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente eleito e empossado Lula (PT) recebeu, emocionado, a faixa presidencial das mãos de sete representantes do povo brasileiro, neste domingo (1). 

Lula subiu a rampa do Planalto, em Brasília, acompanhado dessas pessoas, da cachorra “Resistência” e da esposa Janja, durante a programação da cerimônia de posse. O vice-presidente Geraldo Alckmin e a esposa, Lu Alckmin, também acompanharam o trajeto. 

A faixa presidencial passou pelas mãos de todos as pessoas que representam o povo brasileiro e foi colocada em Lula por Aline Sousa, de 33 anos, uma mulher negra catadora de materiais reciclados desde os 14 anos, da terceira geração de uma família de catadoras e que integrou o Movimento Nacional de Catadoras.

Entre os representantes do povo, estavam: 

  • Aline Sousa, 33 anos, catadora
  • Cacique Raoni Metuktire, de 90 anos
  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão
  • Francisco, 10 anos, morador de Itaquera (SP) e torcedor do Corinthians – assim como Lula
  • Ivan Baron, que tem paralisia cerebral
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor
  • Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
POSSE-ESPECIAL

A passagem da faixa é um ato simbólico que foi estabelecido pelo ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, em 1972. Hoje, a ação contas entre as normas do cerimonial público que indica que a faixa deve ser passada ao presidente da República pelo seu antecessor.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador