Lula: “Se o PDT tivesse apoiado o PT, Bolsonaro não tinha vencido as eleições”

"Temos quatro governadores do PT, temos o Flávio Dino, temos o Ciro Gomes, temos o Haddad. O Lula necessariamente não tem de ser candidato" em 2022, afirmou

Jornal GGN – O ex-presidente Lula disse em entrevista ao jornal Diário do Grande ABC que a culpa de Jair Bolsonaro ter vencido a eleição presidencial de 2018 não foi do PT, mas do PSDB, que “definhou” na disputa e não chegou ao segundo turno – ao contrário do que vinha ocorrendo há 4 eleições consecutivas – e do PDT, que não apoiou Fernando Haddad na reta final.

“O Bolsonaro chegou à Presidência da República porque os tucanos definharam. Eles definharam. Se o PDT tivesse tomado a decisão de apoiar o PT, o Bolsonaro não tinha vencido as eleições. Eu não faço crítica porque cada um tom decisão que bem entende”, disse Lula. Após terminar a eleição em terceiro lugar, Ciro Gomes, o então candidato do PDT, deixou o Brasil rumo à Europa sem declarar apoio a Haddad.

Lula ainda disse que o PT tem condições de ter candidato próprio em 2022. “Ganhar ou não é questão da disputa. O PT tem condições de ganhar e construir aliança com setores de esquerda para ganhar as eleições e recuperar o direito deste País em exercer uma governança.”

Ao mesmo tempo, o ex-presidente afirmou que pode ou não ser o candidato do PT, e até apoiar um aliado de outro partido. “Se chegar ao dia de definir e eu perceber que sou a pessoa que tem condições de derrotar, não tenha dúvida que minha tesão política vai para 20 anos de idade. Eu posso ter essa mesma vontade de ajudar companheiros do meu partido. Ou alianças políticas. Temos quatro governadores do PT, temos o Flávio Dino, temos o Ciro Gomes, temos o Haddad, que foi extraordinário candidato. Temos muita gente. O Lula necessariamente não tem de ser candidato.”

Leia também:  Haddad fez "revolução nas finanças" e entregou SP com capacidade de investimento a Doria-Covas

“ANTIPETISMO NÃO EXISTE”

Lula também repetiu na entrevista ao DGABC que não acredita em antipetismo como fator determinante para a derrota do PT.

“Esse negócio do antipetismo é fantástico. Historicamente você vai perceber que nunca ganhei uma eleição no primeiro turno. (…) Disputei três eleições tendo cerca de 30% dos votos. Não poderia mais disputar para ter 30%. Precisaria ser candidato para ter 50%. Fui procurar aliança com o Zé Alencar e construímos uma aliança que nos permitiu ganhar a eleição. Temos de construir isso para 2022. Não existe o antipetismo, antitucano, antiArena, antiCiro, antiLula. Não o existe isso. Precisamos saber quais os defeitos que temos para que a gente, durante o processo, possa corrigir para convencer o povo.”

Ainda segundo o ex-presidente, “esse tipo de gente que vota no Bolsonaro sempre existiu. O que o Bolsonaro deu para eles foi uma espécie de cidadania de colocar sua ignorância para fora sem ter vergonha. Essa gente tinha simpatia pela ditadura militar, pela tortura, não gostava do Bolsa Família, não gosta de negros, de tratar o aborto como questão de saúde pública. Essa gente existia, já foi Malufista, já foi Janista. Era antipetista. É antidemocrática.”

Leia a entrevista, veiculada nesta segunda (26), completa aqui.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

37 comentários

  1. Se tivesse apoiado o Brizola em 89 o Collor não seria eleito. Se tivesse sido pragmático e participado do governo Itamar Franco o FHC não teria sido eleito e reeleito. Pra 2002 nem precisava do Alencar, seria eleito com uma chapa pura de esquerda. Aliás, se tivesse feito um governo verdadeiramente de esquerda muitas das mazelas que temos hoje seriam dizimadas. Se não tivesse imposto o Temer à Dilma não haveria a famosa puxada de tapete em 2016. Enfim… Existe anti-petismo sim. Sou de esquerda, mas busco primeiro opções em outros partidos como PSOL, pstu, pcb ou PCdoB antes do PT. Em votações para deputados e vereadores (dispensáveis) não voto no PT de forma alguma. Pra prefeito, governador, senador (dispensável) e presidente posso avaliar.

    32
    29
    • É por conta dessa raiva infantil contra o Lula que o nazismo chegou ao poder.
      Algumas retificações: Lula não poderia apoiar o Brizola, porque este ficou em 3° lugar. Quem foi ao segundo turno foi o Lula.
      Você diz que Lula chegaria ao poder em 2002 de qualquer maneira, mesmo com uma chapa puro sangue. Então prove. Como e porquê?
      Se tivesse feito um governo de esquerda… talvez tivesse sofrido um impeachment, como a Dilma, que enfrentou a tudo e a todos e perdeu.
      Quanto ao Temer, Lula não o impôs. Tentou, inclusive de todas as formas, negociar a presença do PMDB na chpa, com outro vice, inclusive tentou demover o Eduardo Campos, convidando para ser vicê da Dilma e cabeça de chapa em 2018. Campos não quis e morreu.
      Agora, enfim, faça o que fizer, não venha dizer que um cara que saiu do poder há uma década é culpádo pelo que se fez ao país, com anuência da maioria da população.
      O Brasil vai enfrentar um desastre sem precedentes e o Lula tem menos responsabilidade do que os 57 milhões que votaram num nazista e os outros 42 milhões que não votaram em ninguém. Desta vez não tem conversa, a culpa é da população que aceitou, servilmente, pular no abismo.

      42
      12
      • Hegel diz assim: “A História nos ensina que a História não nos ensina nada”. De fato a História não ensinou nada a Lula.

        9
        10
      • – Lula poderia apoiar Brizola sim, no primeiro turno, pois houve a proposta de uma união das candidaturas progressistas e o projeto mais ousado era o do Brizola, vide o trabalho que fez como governador do RJ. Aliás, um vídeo compartilhado no canal “Tattoo no toco” aponta que as eleições de 1989, na precária cédula de papel, foram fraudadas para impedir a vitória de Brizola, porque ele sim metia medo nas elites reaças desse país.

        – Lula chegaria ao poder em 2002 com uma chapa puro sangue caso se aliasse, por exemplo, ao Ciro Gomes (que, àquela altura, entraria como vice, obviamente), que chegou a ocupar a primeira posição nas primeiras pesquisas de opinião. Nunca tive nada contra José de Alencar, mas se aliar a gente como Sarney e Maluf levou a mensalão, petrolão, projeto econômico neoliberal Palocci/Meirelles e todas essas porras que levaram a uma derrocada econômica sem precedentes no governo Dilma e ao consequente golpe.

        – Lula pôs o Michel Temer como vice ainda no primeiro mandato de Dilma e já sabendo do bandido que ele sempre foi.

        – Não se pode dizer, evidentemente, que Lula pariu essas olavetes fascistas que sempre existiram e saíram do armário, mas o PT e seus erros crassos pariu Bolsonaro, que surfou na onda do antipetismo, a grande força que levou esse genocida ao poder. Além disso, Lula está há 10 anos fora do poder, mas continua a dar as cartas até hoje.

        – Por fim, por quê será que praticamente 100 milhões de eleitores, quase metade da população brasileira, não quis Haddad e a volta do PT ao poder? Isso é muito simbólico.

        5
        8
    • Lula perdeu porque milhões de pessoas não aguentavam mais o PT, depois de 13 anos.
      A novidade a ser explicada é por quê? Bolsonaro venceu, ao invés de Geraldo Alckmin.

      7
      18
      • Por que ninguém aguenta mais esta farsa entre Partidos dito Progressistas, entre eles PT e PSDB. Ninguém aguenta mais a mentira da pseudo Redemocracia.

        4
        10
    • Caudilhismo Absolutista Esquerdopata e seu DonSebastianismo. E lá se vão 90 anos. ‘O lobo perde o pelo mas não perde o vício’. A culpa? Esta é dos outros. É a Pátria da Surrealidade !!!! (P.S. O que interessa é controlar o Talão de Cheques. AntiCapitalista, é claro?! E alguém crê que será diferente em 2022? (Licença Poética KKKKKK)

      2
      10
  2. Esse Lula da Silva não é mole.Em nome da nossa velha amizade vou aquietar-me.Mas essa estória de que não é candidato,doi-me a região situada entre o fígado e a alma.

    8
    5
  3. Lula: “Se o PDT tivesse apoiado o PT, Bolsonaro não tinha vencido as eleições”
    O Antipetismo, a força política mais forte do Brasil de hoje, não existe para os petistas. Lula, sai da política, procura outra coisa pra fazer. Seu tempo já passou. Você já deu sua contribuição.

    14
    22
    • No segundo turno, quase todos os eleitores do Ciro votaram no Haddad. O que Lula pensa? Que se o Ciro ficasse gritando, o eleitor do Meirelles ou do Amoedo passaria a segui-lo? Jamais, jamais. O PT tentou pegar o voto de mais gente ao centro, escondendo o vermelho, a estrela e o próprio Lula na propaganda do segundo turno, mas não teve jeito.

      Pouco antes do primeiro turno, o Datafolha publicou uma pesquisa em quem perguntava ao eleitor dos outros em quem ele votaria se o segundo turno ficasse entre PTxBolsonaro. Aplicando os percentuais ali obtidos à votação que os outros tiveram no primeiro turno, dava quase exatamente o resultado final da eleição. Ninguém ia mudar se o Ciro não fosse a Paris.

      4
      5
  4. Em História, o “SE” não serve para nada.
    Se Kennedy tivesse aceitado o carro coberto na visita ao perigoso Texas, ele não teria morrido e Lyndon Johnson não teria sido presidente. Aliás, se Nixon tivesse pedido a recontagem dos votos, nem Kennedy teria sido, porque ganhou por apenas 100.000 votos em dois estados corruptos, Illinois, controlado pelo mafioso prefeito de Chicago, Richard Daley, e Texas, dominado pela máfia do próprio Johnson.
    Nixon ria e falava: “Até as vacas do Texas saíram dos ranchos e foram votar em Kennedy, mas preferiu ficar quieto.
    SE, SE, SE, SE… se é nada… o que está feito, está feito… o tempo não volta.

    4
    8
    • Vou tentar alguma coisa para você parar de escrever imbecilidades.
      O SE que você citou diversas vezes no seu comentário chinfrim,tem várias funções na Língua Portuguesa.Se você acertar ao menos uma,eu providencio tirar uma Cruz de suas costas.Pode até pedir ajuda a uma igual,AMORAIZA ela adora seu papo furado.

    • Lula é passado. Está velho e liquidado. Deveria seguir o exemplo do Mujica do Uruguay, ser eleito presidente de honra do partido, e passar o que lhe resta de vida dando conselhos para a militância jovem da esquerda.
      A propósito. Até o presente momento, ele não pode ser candidato a nada. Está encalacrado na justiça e é indiferente se os processos foram justos ou não. A regra é clara, ele não pode concorrer a nada.

      9
      17
      • Mesmo a regra sendo clara e Lula não podendo concorrer a nada,ele tem força de tirar uma das cruzes das suas costas.Não há hipótese de você carregar duas cruzes de ferro-gusa no lombo e não parar falar tanta asneiras.Uma Cruz veio por ordem das escrituras sagradas,a outra tenho certeza que foi Jair que te obrigou.

  5. O PT é um paciente terminal e Lula o seu corpo.
    Lula, o corpo que definha envenenado pela mídia sórdida, em vez de fugir do hospital prefere ir tomando a sopinha matadora.
    Por que Lula não fez como Evo Morales?

    10
    13
  6. Se o PDT tivesse este peso Ciro Gomes teria ido para o segundo turno.
    Quem votou em Ciro no segundo turno em maioria ou votou no Haddad ou anulou e Ciro não teria mudado este voto. Jogar a derrota na conta do Sr. Gomes é desculpa.

    10
    7
  7. Lula está errado o amigaço dos coronéis cearenses, tucanos enrustido e outrora viajante fujão sofre de raquitismo eleitoral, sem cura, e se esquece que a maioria do partido votou a favor do impeachment, logo, no quanto pior……afiançou o temer, unha e carne com tudo o que não presta e com as desgraças que se abateram sobre o país, o resto é conversa fiada….
    Lula erra em não se rebelar com as injustiças que sofre, há uma expressão policialesca, que é “tourear um processo”, enquanto meterem processo atrás de processo nas suas costas, Lula vai perder tempo “toureando-os” e sendo manipulado, passou da hora de Lula chutar o balde e declarar que não terá um julgamento imparcial……..e isso independe de ser candidato ou não, é questão de Justiça, direito de qualquer cidadão…..

    1
    1
  8. Já admirei essa homem um dia o poder subiu a cabeça o pt poderia ter dado um tempo e voltado com força larga de ser burro as contas não batiam vcs não apoiam ninguém coloca candidato velho demais e um que ninguém nem conhece

    3
    5
  9. Como afirmar que Lula está ultrapassado se todos seus adversários (longe e próximo ) o temem totalmente, se tivesse ultrapassado teria tido Lava Jato? Lawfare? Falsas e infantis acusações sem provas? Obstrução total de sua defesa? Por que o STF não julga a suspeição de Moro, por exemplo? Ora é óbvio que todos temem Lula e sua total e irrestrita influência política que nenhum outro político tem na atualidade.
    “Os piores cegos são os que não querem enxergar”, já diz esse sempre atualissimo ditado.
    Se Lula é velho, o novo são Witzel , Bolsonaro, Moro, o Governador de Santa Catarina etc etc!
    E a Nova Política do Bolsonaro em Brasília?

    8
    1
  10. Com faz historicamente, pra Lula o PT NUNCA erra. O problema são os outros.
    O próprio Lula, na entrevista, se contradiz sobre o antipetismo (que ainda continua enorme e vai derrotar fragorosamente o PT nas eleições do próximo mês. É só aguardar o resultado).
    Essa mitificação de Lula cega sua própria visão e o faz negar a realidade evidente. Exatamente como fazem os fanáticos bolsonaristas.
    O fato histórico é que a arrogância de Lula fez com que sua errada estratégia eleitoral em 2018 ensejasse a eleição de Bolsonaro. Mas Lula nunca vai admitir que estava errado. Apesar da estratégia de Cristina Kirchner ter provado que Lula estava errado. Mas Lula não erra; é um gênio.
    No próximo dia 16 de novembro vamos ver quais serão as falácias que Lula e o PT divulgarão para explicar o resultado das urnas.
    Enquanto isso, Bolsonaro vai destruindo o Brasil e açambarcando as instituições.

    5
    4
  11. Com faz historicamente, pra Lula o PT NUNCA erra. O problema são os outros.
    O próprio Lula, na entrevista, se contradiz sobre o antipetismo (que ainda continua enorme e vai derrotar fragorosamente o PT nas eleições do próximo mês. É só aguardar o resultado).
    Essa mitificação de Lula cega sua própria visão e o faz negar a realidade evidente. Exatamente como fazem os fanáticos bolsonaristas.
    O fato histórico é que a arrogância de Lula fez com que sua errada estratégia eleitoral em 2018 ensejasse a eleição de Bolsonaro. Mas Lula nunca vai admitir que estava errado. Apesar da estratégia de Cristina Kirchner ter provado que Lula estava errado. Mas Lula não erra; é um gênio.
    No próximo dia 16 de novembro vamos ver quais serão as falácias que Lula e o PT divulgarão para explicar o resultado das urnas.
    Enquanto isso, Bolsonaro vai destruindo o Brasil e açambarcando as instituições.

    3
    4
  12. Lula é a maior liderança política do país. Tanto o amor quanto o ódio que gera comprovam este fato. A entrevista é muito boa, muito bem conduzida. Vale a pena ser lida. A manchete posta pelo GGN é reducionista no limite e não dá conta da dimensão do que foi falado.

    5
    2
  13. E vice-versa… Mas preferiram até entregar Pernambuco ao Paulo Câmara retirando candidatura da Marília Arraes só pra ferrar as alianças do candidato do PDT. Mas é isso. O PT só aceita frente ampla se for com ele na cabeça de chapa e critica os outros por prometerem fazer o que eles fizeram como se absurdo fosse, apenas porque apesar disso terem feito, a promessa deles era muito mais elevada ainda que não cumprida. E viva o Sebastianismo que espera o retorno de nosso salvador em 2022…

    3
    2
  14. Não tenho raiva pelo Lula, muito menos infantil. Ele é super apegado ao poder e, a meu ver, despreparado pra ser presidente novamente. Seu tempo passou. Que liderança foi criada no Brasil neste século? Nenhuma! Muito disso se deve a esse apego exagerado pelo poder.
    Vamos aos fatos…
    Quando eu disse do apoio ao Brizola me referia ao primeiro turno mesmo. Igual na eleição passada.
    Não tenho como provar que Lula seria eleito com uma chapa pro sangue. E você também não tem como provar que não seria. Isso não é ciência. É um sentimento, uma análise, e somos livres para fazer isso.
    Então, não posso querer um governo verdadeiramente de esquerda? Por receio de um processo de impeachment? Então, porque votar na esquerda? Votei no Lula naquela eleição querendo um governo de esquerda apesar dos conchavos com os quais não concordava. Se não posso votar em alguém que faça um governo verdadeiramente de esquerda porque levantam as bandeiras?
    Lula não é culpado de todas as mazelas que sofremos. Entretanto, com o poder, vem grandes responsabilidades. Se não é grande o suficiente pra assumí-las que seja ao menos humilde pra não aceitar o trabalho.
    Esses políticos e esses militantes cegos não sabem conversar com as pessoas. Conversam com espelhos. O PT traiu, não o povo, mas traiu uma idéia, um pensamento, um modo de ver o mundo. E… Esses mesmos 57 milhões este elegeram o inominável também votaram no Lula. Será que seu voto vale mais do que dos outros?

    5
    3
  15. Lendo tanta infâmia aqui contra o Presidente Lula que eu confirmo que eu sempre escrevo aqui. O que este povo tá tomando merece! E muito ainda vai tomar! Nada menos que isto

  16. Pensei que a censura tivesse desaparecido daqui.Ledo engano,apenas indiquei que Lula falou uma grande bobagem quando atribuiu a derrota de Haddad ao vazamento de Ciro pra casa da PQP.Haddad perderia com Ciro,sem Ciro,mutiplicado Ciro,ou até se Ciro estivesse dentro das urnas.Essa bobagem serviu de mantra para justificar a crônica de uma morte anunciada por uma esquerda imbecilizada que não conseguiu outra forma de consolar os cornos.Lula em um movimento de rara infelicidade,sai com essa mesma cantilena,indigna de um político de sua envergadura,o Blog reproduz e se reedita o famoso FEBEAPA-FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLAM O PAÍS.Porra,dois anos e cacetada depois,Haddad perdeu por que Ciro vazou,como a fazer acreditar que os eleitores de Ciro votariam fechados com Haddad.Me façam uma garapa com limão balão.Pior do que asneira dita por Lula,não foi o Blog repercutir a baboseira,mas a quantidade do Copacabana Me Engana que a postagem gerou.Pior do pior,foi o Blog não ter registrado minha opinião,como uma espécie de “meter gosto ruim”,numa dobradinha:Ciro para Presidente,Lula como Vice,o que me faz acreditar que quase 100 % dos participantes daqui,são assíduos noveleiros da Globo.Enganem-se todos,eu não violão.

  17. Pensei que a censura tivesse desaparecido daqui.Ledo engano,apenas indiquei que Lula falou uma grande bobagem quando atribuiu a derrota de Haddad ao vazamento de Ciro pra casa da PQP.Haddad perderia com Ciro,sem Ciro,mutiplicado Ciro,ou até se Ciro estivesse dentro das urnas.Essa bobagem serviu de mantra para justificar a crônica de uma morte anunciada por uma esquerda imbecilizada que não conseguiu outra forma de consolar os cornos.Lula em um movimento de rara infelicidade,sai com essa mesma cantilena,indigna de um político de sua envergadura,o Blog reproduz e se reedita o famoso FEBEAPA-FESTIVAL DE BESTEIRAS QUE ASSOLAM O PAÍS.Porra,dois anos e cacetada depois,Haddad perdeu por que Ciro vazou,como a fazer acreditar que os eleitores de Ciro votariam fechados com Haddad.Me façam uma garapa com limão balão.Pior do que asneira dita por Lula,não foi o Blog repercutir a baboseira,mas a quantidade do Copacabana Me Engana que a postagem gerou.Pior do pior,foi o Blog não ter registrado minha opinião,como uma espécie de “meter gosto ruim”,numa dobradinha:Ciro para Presidente,Lula como Vice,o que me faz acreditar que quase 100 % dos participantes daqui,são assíduos noveleiros da Globo.Enganem-se todos,eu não violão,ou bandolim.

  18. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome