Lula venceria por 50,5% das intenções de votos válidos na pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (28), contra 36,3% de Jair Bolsonaro.
A 4 dias das eleições, a pesquisa mostra que Lula ampliou a vantagem contra Bolsonaro para 13 pontos de distância, na pergunta estimulada: 46% contra 33%.
Outro resultado do levantamento que indica a possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno são os demais eleitores, que não afirmaram nem Lula nem Bolsonaro.
São os eleitores de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) ou dos demais candidatos. Enquanto 66% deles mantêm a decisão de voto, outros 24% afirmam que podem mudar e votar em Lula no 1º turno.
Na prática, esses eleitores somam 13,17% das intenções de votos válidos. Assim, 24% seria um acréscimo de 3,16 pontos percentuais a Lula, garantindo sua vitória com 53,6% dos votos válidos
Dos eleitores que permanecem escolhendo Ciro Gomes, 27% ainda podem mudar para Lula. E 30% dos eleitores de Tebet também.
As respostas para a melhora de Lula
Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro entre os eleitores do Nordeste (65% escolhem Lula) e entre os mais pobres, de até 2 salários mínimos (56%) e de 2 a 5 salários mínimos (42%).
Ao mesmo, se no levantamento anterior Jair Bolsonaro tinha empate na margem de erro com Lula entre os homens, agora ele perde: 45% votam em Lula e 35% em Bolsonaro.
No segundo turno, Lula ganha as eleições com 52% contra 38% dos votos diretos, ou 55,3% dos votos válidos.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 24 e 27 de setembro, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.