Lula teve melhora na imagem em 3 meses e 50% aprova governo, mostra IPEC

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Metade da população aprova a maneira como Lula governa e cresceu de 33% para 37% aqueles que avaliam bem o governo

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula teve um aumento da sua avaliação positiva nos últimos três meses. De acordo com a pesquisa IPEC, divulgada nesta quinta-feira (11), metade da população (50%) aprova a maneira como Lula governa o Brasil e cresceu de 33% para 37% aqueles que avaliam seu governo como “ótimo” ou “bom”.

Está no patamar de um terço aqueles que avaliam o governo como “regular” (31%) e o mesmo para “ruim” ou “péssimo” (31%). E 44% desaprovam a maneira de governar de Lula.

Avaliação positiva desempatou

Em comparação à pesquisa anterior, realizada em março deste ano, os números são positivos para o presidente. No levantamento de março, havia um empate técnico entre aqueles que avaliavam de forma positiva o governo e os que avaliavam de forma negativa.

Agora, houve desempate e Lula é mais bem avaliado por uma diferença de 6 pontos percentuais. Foram ouvidas 2 mil pessoas em diferentes cidades do país, apresentando uma margem de erro da pesquisa é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Quem avalia bem Lula

A maior concentração de pessoas que avaliam positivamente o governo Lula se dá entre aqueles com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (48% avaliam positivamente Lula) e que vivem no Nordeste (53%).

Também são apoiadores de Lula os católicos (44% o avaliam positivamente) e eleitores com 60 anos ou mais (48%). Entre os eleitores de Jair Bolsonaro em 2022, 61% avaliou negativamente o governo Lula, e 39% dos evangélicos também.

Metade não confia no presidente

A mesma pesquisa questionou o nível de confiança dos eleitores sobre o presidente Lula. E 51% disseram que não confiam no presidente, enquanto 46% afirmaram que confiam. Os números são os mesmos da pesquisa de março.

Aqueles que desconfiam de Lula são predominantemente os que consideram a gestão ruim ou péssima (98%), os que votaram em Bolsonaro em 2022 (86%) e evangélicos (63%).

Por outro lado, também é metade (50%) aqueles afirmam “aprovar” a forma como Lula governa o país e 44% afirmam desaprovar. Os resultados são os mesmos da pesquisa anterior.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador